Semana Santa em Cordova: o que ver e o que fazer

A Páscoa em Córdoba caracteriza-se por ser tão peculiar como o resto das celebrações religiosas que se realizam noutras partes da Andaluzia nesta época do ano. Por esta razão, convido-vos a continuar a ler sobre os planos que poderão desfrutar.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Semana Santa em Cordova: o que ver e o que fazer

Córdoba | ©Jocelyn Erskine-Kellie

Córdoba é uma cidade muito importante no sul de Espanha, tanto pelo seu impressionante passado histórico como pela preservação do seu património arquitetónico e cultural. De facto, uma grande parte das melhores coisas para ver e fazer em Córdoba tem a ver com explorar as suas principais atracções turísticas, bem como algumas das suas tradições.

Assim, neste post vou explicar brevemente os planos que estão disponíveis para uma visita a esta parte da Andaluzia durante os dias da Semana Santa. Isto é algo que o ajudará a compreender o tipo de viagem que poderá desfrutar e a planear o seu tempo e dinheiro em conformidade.

1. Comece a desfrutar das procissões na quarta-feira de Páscoa

Semana Santa| ©Miguel Herrera
Semana Santa| ©Miguel Herrera

Uma das primeiras coisas que deve apreciar ao passar pela cidade de Córdoba durante a Semana Santa são as procissões organizadas pelas diferentes irmandades e confrarias católicas para comemorar a paixão de Cristo desde a sua chegada a Jerusalém até à sua ressurreição no domingo seguinte. O número de pessoas que participam nestas procissões religiosas não é tão significativo como noutras cidades, mas, ao mesmo tempo, a importância das tradições para os cordoveses é igualmente especial.

A maioria das procissões começa na Quarta-feira Santa e são basicamente os típicos percursos urbanos em que as ruas do centro histórico são percorridas para comemorar momentos específicos da paixão de Cristo, como a última ceia ou a agonia da sua morte. No caso de Córdoba, é preciso saber que estas procissões são caracterizadas por um silêncio impressionante que demonstra o respeito que esta cidade tem por estas tradições religiosas.

No entanto, há também o facto de estas procissões não ocuparem todos os seus dias, pelo que seria aconselhável aproveitar a oportunidade para participar em algumas das melhores visitas guiadas de Córdoba. Especialmente porque, com o acompanhamento de um especialista, aprenderá pormenores importantes sobre a história das tradições da Semana Santa e a sua ligação com alguns dos edifícios e monumentos da cidade.

Reservar uma visita guiada a Córdova

2. Não perca as exposições culturais

Museu de Belas Artes de Córdoba| ©Sergei Gussev
Museu de Belas Artes de Córdoba| ©Sergei Gussev

A oferta cultural durante a Semana Santa é uma das mais diversificadas de todo o ano e tem a ver com o facto de a cidade se tornar um importante destino turístico devido às suas tradições religiosas. Uma das exposições mais importantes durante esta época da primavera é a Bienal de Fotografia de Córdoba, que costuma ocupar diferentes recantos da cidade com exposições de fotógrafos locais e estrangeiros.

O Museu de Belas Artes de Córdoba e o Museu Municipal Taurino da cidade também costumam ter horários especiais que ampliam a possibilidade de um maior número de pessoas desfrutar das suas exposições permanentes. A eles juntam-se o Centro de Creación Contemporánea de Andalucía e o Museo Julio Romero de Torres.

A minha recomendação se quiser visitar estas instituições culturais é optar por um bilhete combinado que lhe permite pagar uma única taxa para entrar em diferentes museus da cidade. Também deve saber que os autocarros turísticos de Córdoba são uma boa alternativa para se deslocar pela cidade e chegar aos diferentes bairros onde estes museus estão localizados sem qualquer inconveniente.

3. Conhecer a tradição dos pátios na Quinta-feira Santa

Semana Santa e procissões| ©Antonio Soler
Semana Santa e procissões| ©Antonio Soler

Os pátios andaluzes são outro dos elementos mais interessantes da paisagem urbana da cidade. São espaços pertencentes às casas mais tradicionais, normalmente pintados de branco e repletos de plantas que criam um verdadeiro oásis no meio do clima árido de Córdova. Devido a esta importância, a Câmara Municipal tomou a iniciativa, há alguns anos, de recuperar um costume da Semana Santa que vem diretamente do século XIX.

Consiste no facto de, durante a madrugada de Quinta-feira Santa, as pessoas que se encontram em Córdova terem a possibilidade de visitar gratuitamente alguns pátios cordobeses pertencentes a residências privadas ou a instituições governamentais. Esta iniciativa inspira-se na tradição de amigos e familiares visitarem as casas alheias para comemorar a eventual morte e ressurreição de Jesus Cristo num altar.

De igual modo, se a sua visita durante a Semana Santa não coincidir com a madrugada de Quinta-feira Santa, saiba que os pátios cordoveses são uma daquelas atracções que não pode faltar numa viagem de três dias a Córdova durante a maior parte do ano. De facto, estes recantos da cidade são uma das principais atracções de outra feira turística temática primaveril que se realiza em meados de maio.

Passeio Turístico nos Pátios de Córdova

4. Saborear a gastronomia da Semana Santa de Córdoba

Caracóis| ©Javier Lastras
Caracóis| ©Javier Lastras

Em Córdova também há costumes culinários típicos da Semana Santa , como acontece em tantos lugares de Espanha. Isto tem a ver com o facto de, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Quinta-feira Santa, muitas pessoas decidirem aderir ao costume de não comer carne durante a Quaresma.

Um dos pratos mais característicos costuma ser os caracóis. Isto deve-se ao facto de o aparecimento destes animais, devido à chegada da primavera, ter permitido a criação de diferentes receitas peculiares ao longo dos anos. Tal como os caracóis que são incluídos na paella valenciana. Os doces mais tradicionais, como os gajorros e o cuajo, são outros protagonistas das invenções culinárias cordovesas para a Páscoa.

Em qualquer caso, a exploração gastronómica dos pratos quaresmais é algo que pode ser complementado de diferentes formas e a minha recomendação é que o faça durante o jantar. Isto porque podes continuar a noite participando em algumas das melhores coisas para fazer em Córdoba à noite, o que é ainda mais recomendável se tiveres em conta que esta é uma das melhores alturas do ano para sair para beber na cidade.

5. Aproveita para conhecer o centro histórico de Córdoba

Ponte Romana de Córdoba| ©Jorge Garcia
Ponte Romana de Córdoba| ©Jorge Garcia

Visitar a cidade de Córdoba em qualquer altura do ano e não aproveitar o momento para fazer um bom passeio pelo seu centro histórico é uma decisão muito errada. O facto é que esta cidade é a que tem o maior número de locais classificados como Património Mundial pela Unesco em todo o mundo. Além disso, fora destes títulos oficiais, existe também um grande número de outras maravilhas históricas que merecem ser conhecidas pelos turistas que visitam a cidade.

Por isso, optar por uma visita guiada é uma boa forma de se familiarizar com os locais mais importantes da cidade. Entre eles, a Ponte Romana de Córdoba, o Centro de Exposições El Arenal, a Sinagoga de Córdoba e a Praça de Touros Los Califas. Bairros como La Judería e La Magdalena são outras zonas a não perder, bem como outras atracções como a Plaza de la Corredera e o Templo Romano.

O melhor destas visitas guiadas é que costumam ser reservadas a grupos relativamente pequenos de pessoas, o que garante que todas as suas perguntas serão respondidas pelo especialista em história que o acompanha na visita. Qualquer hora do dia é boa para este tipo de visita, embora , como estamos na semana da Páscoa, seja preferível optar por uma visita que se realize durante a noite. Especialmente devido ao afluxo de turistas que caracteriza esta altura do ano.

Reservar um passeio a pé por Córdoba ao anoitecer

6. Não hesite em visitar a Mesquita-Catedral

Mesquita de Córdova| ©Marc Carpentier
Mesquita de Córdova| ©Marc Carpentier

A principal atração turística histórica de Córdova é um local peculiar não só pela sua arquitetura, mas também pelas diferentes alterações que sofreu ao longo da sua existência. É a Mesquita-Catedral da cidade e é basicamente um local que foi construído como uma mesquita durante o século VIII. Depois de várias ampliações, tornou-se a segunda maior mesquita do planeta a seguir a Meca, mas no século XIII, durante a conquista cristã, foi consagrada como catedral.

Depois disso, e no século XVI, foi finalmente construída uma basílica renascentista dentro da mesma estrutura pré-existente que tinha sobrado da mesquita. Hoje é Património Mundial da UNESCO e é considerada um dos maiores tesouros arquitectónicos da Andaluzia e do património histórico espanhol.

Exatamente por estas razões, este é um lugar que não pode perder durante a sua visita a Córdoba durante a Semana Santa. Especialmente se tivermos em conta que existe uma grande ligação com a história religiosa deste lugar. De facto, uma grande parte das procissões católicas durante a Semana Santa costuma incluir algumas partes da Mesquita-Catedral no seu percurso. Especialmente o Patio de los Naranjos, que é o jardim da Catedral.

A minha recomendação é que opte por uma visita guiada com entradas para a Mesquita de Córdoba, pois assim não perderá nenhum detalhe importante sobre o passado e o presente deste tesouro cordobês.

Reservar uma visita guiada privada a La Mezquita-Catedral

7. Também deve ir ao Castelo de Almodôvar

Castelo de Almodóvar| ©Jose Losada
Castelo de Almodóvar| ©Jose Losada

O património arquitetónico de Córdova não se limita ao centro da cidade. Muitas das aldeias circundantes que fazem parte da província de Córdoba também têm locais que merecem ser visitados, e um desses locais é o Castelo de Almodóvar. Visitar o Castelo de Almodóvar é uma boa opção para quem quer fugir às grandes multidões da Páscoa em Córdova.

Este edifício é também conhecido como o Castelo do bosque e distingue-se por estar situado numa colina que localmente se chama El Redondo. Basicamente, é uma fortaleza com várias fases estruturais que pertenceu ao Império Romano. Hoje em dia é uma construção que, após várias modificações, tem uma origem berbere localizada no ano 760.

O local caracteriza-se por cumprir todos os padrões da arquitetura medieval e, ao mesmo tempo, é um local que desempenhou um papel decisivo em muitas das estratégias da Igreja Católica durante a expansão castelhana no território andaluz. Este lugar fica a aproximadamente 48 minutos da estação de autocarros de Córdoba. Por isso, pode ser a escapadela perfeita se estiver à procura de planos que lhe permitam conhecer um pouco mais desta parte da comunidade autónoma da Andaluzia.

8. Passar a tarde nos jardins botânicos da cidade

Praça do Jardim Botânico de Córdoba| ©Relampague
Praça do Jardim Botânico de Córdoba| ©Relampague

Mesmo ao lado do Jardim Zoológico de Córdoba encontra-se o jardim botânico da cidade. Este espaço tem áreas adequadas para passar uma tarde inteira a passear e a desfrutar da natureza em pleno centro da cidade. No seu interior, também se encontra o Museu Etnobotânico de Córdoba e a soma destes lugares com o jardim zoológico podem ser alternativas de entretenimento perfeitas se estiver à procura de coisas para ver e fazer em Córdoba com crianças.

E é um facto indiscutível que a Páscoa tem de ser um feriado interessante para toda a família. Por isso, aconselho-o a equilibrar a exploração dos grandes tesouros arquitectónicos e históricos da cidade com outros planos que sejam divertidos para os seus filhos, porque assim todos na viagem estarão a desfrutar da experiência de conhecer uma das cidades mais bonitas da Andaluzia.

9. Tentar ver as esculturas mais impressionantes

A Virgem na procissão| ©Andrew and Annemarie
A Virgem na procissão| ©Andrew and Annemarie

Outro aspeto importante das procissões da Semana Santa são as imagens religiosas que as irmandades e confrarias tiram dos seus templos para percorrer as ruas. A importância destes elementos tem a ver com a beleza que os caracteriza. São verdadeiras obras de arte que, por vezes, pertencem à lista de criações dos melhores mestres da história da escultura religiosa espanhola.

No que respeita às imagens mais veneradas pelos cordoveses, é preciso saber que a imagem de Cristo Ressuscitado é digna de ser apreciada e pode ser vista na igreja paroquial de Nuestra Señora de Gracia. Por outro lado, a escultura do Cristo del Remedio de Ánimas que sai da igreja de San Lorenzo é outra das procissões mais representativas da cidade. De facto, a imagem deste Jesus Cristo é tão bela do ponto de vista artístico que é considerada um dos maiores patrimónios históricos da cidade.

10. Um passeio pelas serras de Córdoba é uma boa ideia

Serras de Córdoba| ©emijus
Serras de Córdoba| ©emijus

Na província de Córdoba encontra-se o Parque Natural das Serras Sub-Béticas. Este é um lugar que oferece alguns dos melhores percursos pedestres de toda a região andaluza. Por isso, é um lugar ideal para desfrutar da natureza durante a Semana Santa. Pelo menos se este é o tipo de plano que lhe interessa para a sua visita à cidade de Córdoba.

A minha recomendação para visitar este lugar é alugar um carro particular e explorar a área com maior tranquilidade e conforto. No entanto, se quiser fazer uma escapadela sem preocupações logísticas, pode aproveitar as excursões a Medina Azahara a partir de Córdova.

Sobretudo porque estas ruínas oferecem também a possibilidade de desfrutar da paisagem natural que caracteriza esta zona da Andaluzia. Outra recomendação que posso fazer é que tente fazer estas excursões no início da Semana Santa, uma vez que no final da mesma haverá uma maior procura devido ao aumento do número de turistas.