Melhores coisas para fazer em Quito

Quito é uma cidade cheia de história onde o passado e o presente convergem. Rodeada de cadeias montanhosas e vulcões, a sua localização a meia volta do mundo faz dela um dos destinos mais interessantes da América.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 12 minutos

Melhores coisas para fazer em Quito

Mitad del Mundo |©Jc2daK

Quito está localizada a 2.850 metros acima do nível do mar, no sopé da Cordilheira dos Andes, muito perto da linha do Equador. É a capital mais antiga das Américas, com um centro histórico bem preservado, e uma das cidades mais visitadas do continente. Isto deve-se em parte à sua proximidade do vulcão Pichincha e da linha do Equador.

Há muitas coisas para ver e fazer em Quito, tais como visitar igrejas antigas, subir a miradouros com vistas panorâmicas, baloiçar a uma altitude de 3.000 metros, descobrir arte pré-colombiana, explorar edifícios onde abundam as lendas, ou pôr os pés em cada hemisfério perto da cidade. Aqui estão as coisas mais interessantes para fazer na cidade, embora haja muito mais para explorar.

1. Passear pela praça principal da cidade: Plaza Grande.

A Plaza Grande|©Oscar Padilla Álvarez
A Plaza Grande|©Oscar Padilla Álvarez

A Plaza Grande ou Plaza de la Independencia é a praça mais importante de Quito e o coração do seu centro histórico. À sua volta encontram-se vários edifícios emblemáticos da cidade: a Catedral Metropolitana, a mais importante do Equador; o Palácio Carondelet, que é a residência oficial do presidente; e o Palácio do Arcebispo.

Na praça encontra-se o Monumento à Independência, que foi construído em honra dos heróis que promoveram o "Primeiro Grito de Independência" do Equador em 1809. As origens da praça remontam ao ano de 1500, quando tinha uma fonte de água no centro, exatamente onde hoje se encontra o monumento. A praça é um dos pontos turísticos obrigatórios da cidade e está incluída em todas as visitas guiadas de Quito.

  • Localização: Av. Venezuela entre Chile e Espejo. Centro Histórico de Quito.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolit ana é a igreja mais antiga da América do Sul, construída entre 1562 e 1567. Nela se pode ver a confluência da arte indígena e espanhola, e vários estilos arquitectónicos. Possui um museu que expõe obras de arte, pinturas e esculturas da Escuela de Arte Quiteña.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h30, e aos domingos, das 10h às 14h.
  • Preçoda entrada: cerca de 4 euros.

Palácio Carondelet

Esta é a residência oficial do presidente, mas não é a sede efectiva do presidente. Normalmente, são oferecidas visitas guiadas, mediante reserva, onde se pode ver a varanda presidencial. Mas o mais interessante é ver os Granadeiros de Tarqui, nos seus trajes tradicionais, a guardar a entrada do palácio.

É muito popular na cidade ir ver a Mudança da Guarda, que tem lugar todas as terças-feiras ao meio-dia, e envolve cavalos adornados com pompons, tambores, soldados em marcha e o canto do hino nacional.

Palácio do Arcebispo

O Palácio do Arcebispo é um dos mais antigos de Quito, datando do século XVI. Embora os escritórios do bispado estejam localizados no interior, seus pátios e varandas também abrigam lojas de artesanato e restaurantes com uma vista privilegiada da praça.

Reservar uma visita guiada a Quito

2. Experimente a Latitude 0 no Monumento Mitad del Mundo

Quito - Meio do Mundo|©Santiago Stucchi Portocarrero
Quito - Meio do Mundo|©Santiago Stucchi Portocarrero

Uma das coisas mais populares para fazer perto da cidade é visitar o Monumento Mitad del Mundo, e é a razão pela qual muitas pessoas fazem um transfer do aeroporto para Quito. É um lugar onde se pode pôr um pé em cada hemisfério; ou verificar experiências relacionadas com a Latitude 0.

O Monumento Mitad del Mundo fica a cerca de 28 km do centro da cidade, e pode-se lá chegar no autocarro Mitad del Mundo, ou contratando uma excursão por Quito, pois a maioria inclui uma visita a este monumento. No local existem museus, salas de exposições e restaurantes, e todos os fins-de-semana há eventos e concertos.

Aparentemente, a linha do Equador não passa no monumento, mas sim a 200 metros dali, no Museo Solar Intiñán. Pode aproveitar a sua visita para conhecer este museu, e aprender sobre a astronomia e a cultura dos habitantes nativos da América do Sul.

Detalhes interessantes

  • Localização: Mariano Calvache E18-94 y, Quito 170135.
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
  • Entrada: cerca de 5 euros para adultos e cerca de 2,5 euros para crianças.

Reserve o seu transfer do aeroporto

3. Descubra o Mercado Artesanal La Mariscal

Quito: Mercado Artesanal La Mariscal|©yucan
Quito: Mercado Artesanal La Mariscal|©yucan

Um dos locais mais visitados em Quito é o Mercado La Mariscal, onde se pode encontrar uma grande variedade de artesanato, como pinturas, têxteis e vestuário bordados, tapeçarias, jóias, instrumentos musicais, como quenas e ocarinas, e até chapéus panamianos, que na verdade são originários do Equador.

Este é um dos principais mercados de artesanato do país, localizado a cerca de 3 km da Plaza Grande. Tem cerca de 200 lojas que vendem produtos artesanais, muitos dos quais são feitos com técnicas indígenas antigas. É o local ideal para comprar artesanato típico equatoriano.

Outro mercado popular perto de Quito é o Mercado de Otavalo, que é considerado um dos melhores da América do Sul. Pode chegar à cidade de Otavalo de autocarro em cerca de duas horas, ou pode reservar uma excursão a partir de Quito, que também o levará a muitas atracções naturais na cidade e nos seus arredores, como a Lagoa Cuicocha.

Informações úteis

  • Localização: Jorge Washington 611, Quito 170143.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 9h às 17h.

Reservar uma excursão a Otavalo, Cotacachi e Cuicocha

4. Visitar a lendária Igreja de São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco|©Elias Rovielo
Igreja e Convento de São Francisco|©Elias Rovielo

A Igreja de São Francisco, construída no século XVI, é considerada o maior conjunto arquitetónico religioso das Américas. Abrange cerca de dois quarteirões e inclui capelas, templos, um convento e uma importante biblioteca franciscana.

A igreja, que foi consagrada a São Francisco, é composta por 13 claustros, um altar-mor e a biblioteca. No seu interior alberga cerca de 3.500 obras de arte da Escola de Quito, que se desenvolveu entre os séculos XVI e XVIII. Entre elas está a Virgem de Quito, do século XVIII, que é um símbolo da cidade.

Na fachada, destacam-se as representações incas do sol, cujo objetivo era atrair os nativos americanos para a igreja. Durante a visita, é possível passear pela Plaza de San Francisco, e também pelas catacumbas da igreja, onde atualmente existe um mercado de artesanato.

Por outro lado, a igreja ganhou destaque na cultura da cidade, devido às lendas que se contam sobre ela. Diz-se que a igreja foi construída por um exército de pequenos diabos, já que Cantuña, um indígena que foi encarregado de a construir, fez um pacto com o diabo para construir o complexo num curto espaço de tempo.

Pormenores interessantes

  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 15h às 17h30min. Domingos das 7h às 12h.
  • Taxade entrada: cerca de 3 euros por pessoa.

Reservar uma visita às lendas

5. Deslumbre-se com a Igreja da Companhia de Jesus

Igreja da Companhia de Jesus|©arjunalistened
Igreja da Companhia de Jesus|©arjunalistened

A Iglesia Compañía de Jesús é uma das igrejas mais visitadas de Quito, devido ao seu interior resplandecente: está quase inteiramente coberta de folhas de ouro de 23 quilates. É uma igreja barroca do século XVII com uma fachada feita de pedra vulcânica. Foi construída pelos jesuítas, que se inspiraram em dois templos jesuítas romanos: Il Gesú e San Ignacio.

As paredes da igreja foram esculpidas por artistas da Escuela Quiteña, que a transformaram numa verdadeira joia da cidade. Estima-se que a igreja contenha uma tonelada de ouro. Esta teria sido contribuída pelos indígenas que queriam assegurar que os seus filhos frequentassem a universidade jesuíta que mais tarde foi construída.

A Iglesia Compañía de Jesús é de estilo barroco, com uma mistura de outros estilos como o mudéjar e o neoclássico. No interior, destacam-se duas grandes telas, O Juízo Final e O Inferno, pintadas por Hernando de la Cruz em 1620.

Se a sua visita coincidir com a data da sua visita, tenha em conta que o museu oferece visitas guiadas gratuitas no primeiro domingo de cada mês.

Detalhes interessantes

  • Localização: García Moreno N10-43, Quito.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 9h30 às 18h30, às sextas-feiras das 9h30 às 17h30, aos sábados e feriados das 9h30 às 16h e aos domingos das 12h30 às 16h.
  • Taxade entrada: cerca de 5 EUR por pessoa. A subida às cúpulas custa cerca de 3 EUR extra.

6. Dar uma volta no teleférico de Quito

O teleférico|©Diario El Universo
O teleférico|©Diario El Universo

Uma das melhores coisas para fazer em Quito é andar no teleférico de 4.000 metros de altura para ver a cidade e a paisagem montanhosa circundante. Quito é uma cidade de grande altitude (2.850m) e foi construída numa das encostas da Cordilheira dos Andes.

O teleférico leva-o a cerca de 5 km do centro histórico de Quito e leva-o ao topo do monte Cruz Loma. A viagem dura cerca de 20 minutos e, uma vez no topo, pode fazer caminhadas, andar de bicicleta ou escalar; e tirar as melhores fotografias. Um trilho muito popular é o que leva ao Vulcão Pichincha, com cerca de 10 km de comprimento.

Não perca os baloiços, onde pode sentir algumas vertigens. No cimo, encontra-se também a Ermita de la Dolorosa e um pequeno centro comercial. Na descida, pode visitar-se o Parque Vulqano, um parque de diversões com brinquedos para crianças e adultos.

Recomendações para subir no TeleferiQo

O teleférico de Quito, ou TeleferiQo, é considerado o mais alto da América do Sul. É aconselhável levar folhas de coca para mastigar, rebuçados ou comprimidos. No caso de estadias de 3 dias em Quito, é normalmente feito no segundo ou terceiro dia, para que se possa aclimatar à altitude. Lembre-se também de levar um casaco quente.

Detalhes de interesse

  • Localização: Fulgencio Araujo, y, Quito 170527.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos fins-de-semana, das 9 às 20 horas. A hora de entrega é às 19 horas.
  • Taxa deentrada: cerca de 9 euros para adultos e cerca de 7 euros para crianças com menos de 18 anos. Os animais de estimação podem subir por uma taxa de 5 euros. O custo da subida de uma bicicleta é de cerca de 5 euros.
  • Como chegar lá: o autocarro deixa-o na base do teleférico em cerca de uma hora a partir do centro histórico de Quito. De carro, demora cerca de 15 minutos.

7. Apreciar a vista do Panecillo

PANECILLO|©Vida James
PANECILLO|©Vida James

Panecillo é uma colina situada no centro de Quito que oferece uma das melhores vistas da cidade. É famosa pela Virgem de Panecillo no topo, que é feita inteiramente de alumínio. Mede cerca de 30 metros e é considerada a estátua de alumínio mais alta do mundo.

O monte está situado no sul de Quito, a cerca de 2 km da Plaza Grande. A viagem demora cerca de 40 minutos de autocarro ou 15 minutos de carro. É possível ir a pé até ao topo do monte, mas atenção que o caminho não é muito seguro. Em alternativa, pode contratar uma excursão, uma vez que esta atração está incluída na maioria das visitas guiadas a Quito.

O miradouro do monte, ao qual se chega através de uma escada estreita, oferece uma das melhores vistas da cidade e dos vulcões circundantes. Do alto, é possível ver muitos dos edifícios históricos da cidade, como a Igreja de São Francisco e a Catedral Metropolitana. Há também lojas de artesanato, lugares para comprar comida e um pequeno museu na base da estátua.

Quanto à Virgen del Panecillo, trata-se de uma réplica da Virgem de Quito, que se encontra no altar-mor da Igreja de São Francisco. Foi feita por Bernardo de Legarda em 1734. Para além disso, o monte era um lugar sagrado para os habitantes nativos destas terras, e contam-se muitas lendas sobre ele, devido aos túneis existentes no monte.

Detalhes de interesse

  • Localização: Fulgencio Araujo, y, Quito 170527.
  • Horário: Aberto todo o dia. O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e fecha uma hora mais cedo nos fins-de-semana.
  • Entrada: gratuita. A entrada no museu custa cerca de 2 EUR por pessoa.

Reservar uma visita guiada

8. Explore os museus mais interessantes da cidade

Casa-Museu Oswaldo Guayasamin|©Sebas Viera
Casa-Museu Oswaldo Guayasamin|©Sebas Viera

Durante a sua visita, não pode perder os melhores museus de Quito, especialmente se estiver interessado em aprender sobre a história, arte e cultura de Quito. Alguns dos museus mais recomendados são o Museo de Arte Precolombino e o Museo Casa Guayasamin, dedicado à obra deste artista.

No Museo de Arte Precolombino Casa Alabado pode ver pinturas, esculturas, réplicas da sua arquitetura e outros objectos que pertenceram aos antigos habitantes desta região. Está localizado a cerca de 5 quarteirões da Plaza Grande. Há várias visitas guiadas de 30 minutos (mais uma visita gratuita de 30 minutos) que podem ser feitas e que tratam de temas específicos.

O Museo Casa Guayasamín era a casa do famoso artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, que agora foi convertida num museu. Para além das obras do artista, é possível ver os objectos de arte pré-colombiana e colonial que ele coleccionava. Está localizado a cerca de 7 km da Plaza Grande. Para além disso, e muito perto da Casa Museu de Guayasamín, encontra-se o Museu do Homem, que o artista construiu em honra do ser humano.

Museu de Arte Pré-Colombiana Casa Alabado

  • Localização: Cuenca N1-41, Quito 170401.
  • Horário: de quarta a domingo, das 9h às 17h30min.
  • Taxade entrada: cerca de 6 EUR por pessoa para visitas guiadas.

Casa Museu de Guayasamín

  • Localização: Mariano Calvache E18-94 e, Quito 170135.
  • Horário: de segunda a sábado, das 9h30min às 16h45min.
  • Taxade entrada: cerca de 10 EUR por pessoa para visitas guiadas.

Comprar bilhetes para a Capilla del Hombre e a Casa Museo Guayasamín

9. Visita ao Parque e Miradouro de Itchimbía

Miradouro do Parque Itchimbía Quito - Equador|©Foro Social Mundial de las Migraciones
Miradouro do Parque Itchimbía Quito - Equador|©Foro Social Mundial de las Migraciones

O Parque Itchimbía fica a oeste do Centro Histórico, a uma altitude de 2910 metros acima do nível do mar. É um espaço verde de cerca de 54 hectares com campos desportivos, pistas de jogging e de ciclismo e parques infantis.

Do miradouro do parque é possível ver o centro histórico de Quito, o Panecillo, que é outro dos principais miradouros da cidade, e os bairros circundantes. Também se pode ver a cordilheira e os vulcões que rodeiam a cidade, especialmente em dias de sol.

Para além de desfrutar da natureza e das vistas do parque, é possível visitar o Centro Cultural Itchimbía, também conhecido como Palácio de Cristal, onde se podem ver exposições, ouvir concertos ao vivo ou participar em actividades culturais. O edifício com paredes de vidro foi restaurado a partir de uma antiga estrutura de ferro que costumava ser um mercado.

No parque também se encontra a placa com o nome da cidade, onde é comum tirar fotografias. Há também restaurantes e bares no parque, onde pode recarregar as baterias antes de continuar o seu passeio, enquanto aprecia a bela vista do local.

Detalhes interessantes

  • Localização: QGH2+39C, Quito 170136.
  • Horário: diariamente das 5h às 18h, e fecha uma hora mais cedo nos fins-de-semana.
  • Entrada: gratuita.
  • Como chegar: da Plaza Grande chega-se em meia hora a pé, em meia hora de autocarro.

Reservar um passeio de bicicleta

10. Descobrir a rua La Ronda

Bairro La Ronda|©Elias Rovielo
Bairro La Ronda|©Elias Rovielo

A rua La Ronda é uma rua tradicional do centro histórico de Quito, repleta de lojas de artesanato, cafés literários, bares e restaurantes. É um beco de paralelepípedos com uma inclinação, onde se pode provar pratos típicos locais e aprender mais sobre a cultura da cidade.

A rua chama-se Juan de Dios Morales e vai desde o antigo Terminal Cumandá até ao Boulevard 24 de Mayo. A rua ganha vida especialmente após o pôr do sol, quando a iluminação o transporta para outra era, e em muitos locais pode ouvir música ao vivo. É por isso que é um dos locais a visitar durante os passeios gastronómicos noturnos.

Entre as atracções de destaque que se podem ver nesta rua estão a Casa de las Artes de La Ronda e a Casa 707, onde se realizam exposições de arte e concertos. Também se pode visitar a Capela do Roubo, que foi construída no local onde foram encontrados objectos roubados do convento de Santa Clara, um roubo que chocou a cidade e sobre o qual se contam muitas lendas.

A rua de La Ronda é um bom lugar para provar pratos típicos de Quito, como as empanadas de morocho ou as empanadas de viento, e bebidas como o canelazo, feito de canela e licor, ou o vinho de frutas.

Detalhes interessantes

  • Localização: QFGP+87W, Venezuela, Quito 170130, Equador.
  • Horário de funcionamento: Os bares, restaurantes e discotecas estão abertos diariamente das 15h à meia-noite. As lojas abrem das 10h às 18h.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Reservar um passeio gastronómico no turno