As 10 melhores coisas para fazer em Quito

Quito é uma cidade cheia de história onde o passado e o presente convergem. Rodeada de cadeias montanhosas e vulcões, a sua localização a meia volta do mundo faz dela um dos destinos mais interessantes da América.
As 10 melhores coisas para fazer em Quito

Mais sobre: As 10 melhores coisas para fazer em Quito

Quito fica a 2.850 metros acima do nível do mar, entre as cordilheiras dos Andes, muito perto da linha do Equador. É a capital mais antiga da América, com um centro histórico muito bem conservado, e uma das cidades mais visitadas do continente. Isso se deve, em parte, à sua proximidade com o vulcão Pichincha e com a linha do Equador.

Há muitas coisas para ver e fazer em Quito, como visitar igrejas antigas, subir a miradouros com vista panorâmica, balançar-se numa rede a 3.000 metros de altura, descobrir a arte pré-colombiana, explorar edifícios repletos de lendas ou colocar um pé em cada hemisfério perto da cidade. Aqui vou contar-lhe as coisas mais interessantes que pode fazer na cidade, embora haja muito mais para explorar.

1. Passeie pela praça principal da cidade: Plaza Grande

A Plaza Grande|©Oscar Padilla Álvarez
A Plaza Grande|©Oscar Padilla Álvarez

A Plaza Grande ou Plaza de la Independencia é a praça mais importante de Quito e o coração do seu centro histórico. Ao seu redor encontram-se vários edifícios emblemáticos da cidade: a Catedral Metropolitana, a mais importante do Equador; o Palácio de Carondelet, que é a residência oficial do presidente; e o Palácio Arcebispal.

Na praça encontra-se o Monumento à Independência, que foi construído em homenagem aos heróis que impulsionaram o «Primeiro Grito da Independência» do Equador em 1809. As origens da praça remontam ao ano 1500, quando costumava ter uma fonte de água no centro, exatamente onde hoje se encontra o monumento. A praça é um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade e está incluída em todos os passeios guiados por Quito.

  • Localização: Av. Venezuela entre Chile e Espejo. Centro Histórico de Quito.

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana é a igreja mais antiga da América do Sul, construída entre 1562 e 1567. Nela é possível ver a confluência da arte indígena e espanhola, e de vários estilos arquitetónicos. Possui um museu onde são exibidas obras de arte, pinturas e esculturas da Escola de Arte de Quito.

  • Horário: de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h30, e domingos, das 10h às 14h.
  • Preço do bilhete: cerca de 4 EUR.

Palácio de Carondelet

É a residência oficial do presidente, que não é a sede real do presidente. Costumam oferecer visitas guiadas com reserva prévia, nas quais você pode espreitar da varanda presidencial. Mas o mais interessante é ver os Granaderos de Tarqui, com seus trajes típicos, que guardam a entrada do palácio.

É muito popular na cidade assistir à Troca da Guarda, que acontece todas as terças-feiras às 12h e envolve cavalos adornados com pompons, tambores, a marcha dos soldados e o canto do hino nacional.

Palácio Arcebispal

O Palácio Arcebispal é um dos mais antigos de Quito, datando do século XVI. Embora as escritórios do bispado funcionem no seu interior, nos seus pátios e varandas também há lojas de artesanato e restaurantes com vista privilegiada para a praça.

Reserve uma visita guiada por Quito

2. Experimente a latitude 0 no Monumento Mitad del Mundo

Quito - Mitad del Mundo|©Santiago Stucchi Portocarrero
Quito - Mitad del Mundo|©Santiago Stucchi Portocarrero

Uma das coisas mais populares para fazer perto da cidade é visitar o Monumento Mitad del Mundo, e é por isso que muitas pessoas apanham um transfer do aeroporto para Quito. É um local onde pode colocar um pé em cada hemisfério ou ver experiências relacionadas com a latitude 0.

O Monumento Mitad del Mundo fica a cerca de 28 km do centro da cidade e pode chegar lá de autocarro Mitad del Mundo ou contratando uma excursão por Quito, já que a maioria inclui uma visita a este monumento. No local há museus, salas de exposições e restaurantes; e todos os fins de semana são realizados eventos e concertos.

Aparentemente, a linha do Equador não passa realmente pelo monumento, mas a 200 metros dali, no Museu Solar Intiñán. Pode aproveitar a sua visita para conhecer este museu e aprender sobre a astronomia e a cultura dos habitantes nativos da América do Sul.

Detalhes de interesse

  • Localização: Mariano Calvache E18-94 y, Quito 170135.
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
  • Preço do ingresso: cerca de 5 euros para adultos e cerca de 2,5 euros para crianças.

Reserve o seu transporte para o aeroporto

3. Descubra o Mercado Artesanal La Mariscal

Quito: Mercado Artesanal La Mariscal|©yucan
Quito: Mercado Artesanal La Mariscal|©yucan

Um dos locais mais visitados em Quito é o Mercado La Mariscal, onde pode encontrar uma grande variedade de artesanato, como pinturas, tecidos e peças bordadas, tapeçarias, joias, instrumentos musicais como quenas e ocarinas, e até chapéus panamenhos, que na verdade são originários do Equador.

Trata-se de um dos principais mercados de artesanato do país, localizado a cerca de 3 km da Plaza Grande. Conta com cerca de 200 lojas que vendem produtos feitos à mão, muitos dos quais são elaborados com técnicas indígenas ancestrais. É o local ideal para levar artesanato típico equatoriano.

Outro mercado muito visitado perto de Quito é o Mercado de Otavalo, considerado um dos melhores da América do Sul. Pode chegar de autocarro em cerca de duas horas até à cidade de Otavalo ou contratar uma excursão a partir de Quito, que também o levará a conhecer muitas atrações naturais desta cidade e arredores, como a lagoa de Cuicocha.

Detalhes de interesse

  • Localização: Jorge Washington 611, Quito 170143.
  • Horário: de segunda a sábado, das 8h às 18h, e aos domingos, das 9h às 17h.

Reserve uma excursão a Otavalo, Cotacachi e Cuicocha

4. Conheça a lendária Igreja de São Francisco

Igreja e Convento de São Francisco|©Elias Rovielo
Igreja e Convento de São Francisco|©Elias Rovielo

A Igreja de São Francisco, construída no século XVI, é considerada o maior conjunto arquitetónico religioso da América. Ocupa cerca de dois quarteirões e inclui capelas, templos, um convento e uma importante biblioteca franciscana.

A igreja, que foi consagrada a São Francisco, é composta por 13 claustros, um altar-mor e a biblioteca. No seu interior, abriga cerca de 3.500 obras de arte da Escola Quiteña, que se desenvolveu entre os séculos XVI e XVIII. Entre elas, destaca-se a Virgem de Quito, do século XVIII, que é um símbolo da cidade.

Na fachada, chamam a atenção as representações incas do sol, cujo objetivo era atrair os nativos americanos para a igreja. Durante a sua visita, pode percorrer a Praça de São Francisco e também as catacumbas da igreja, onde hoje funciona um mercado de artesanato.

Por outro lado, a igreja ganhou destaque na cultura da cidade devido às lendas que se contam sobre ela. Diz-se que a igreja foi construída por um exército de diabinhos, pois Cantuña, um indígena encarregado da sua construção, fez um pacto com o diabo para que ele construísse o complexo em pouco tempo.

Detalhes de interesse

  • Horário: de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 15h às 17h30. Domingos, das 7h às 12h.
  • Preço da entrada: cerca de 3 euros por pessoa.

Contrate um tour de lendas

5. Deslumbre-se na Igreja da Companhia de Jesus

Igreja La Compañía de Jesús|©arjunalistened
Igreja La Compañía de Jesús|©arjunalistened

A Igreja Compañía de Jesús é uma das igrejas mais visitadas de Quito, devido ao seu interior resplandecente: está quase totalmente revestida com folhas de ouro de 23 quilates. É uma igreja de estilo barroco do século XVII com uma fachada feita em pedra vulcânica. Foi construída pelos jesuítas, que se inspiraram em dois templos jesuítas romanos: Il Gesú e San Ignacio.

As paredes da igreja foram esculpidas por artistas da Escola Quiteña, que a transformaram numa verdadeira joia da cidade. Estima-se que a igreja contenha uma tonelada de ouro. Este teria sido doado pelos indígenas que queriam garantir que os seus filhos fossem para a universidade jesuíta que mais tarde foi construída.

A Igreja Compañía de Jesús é de estilo barroco, com uma mistura de outros estilos, como mudéjar e neoclássico. No seu interior, destacam-se duas telas de grandes dimensões, O Juízo Final e O Inferno, que foram realizadas por Hernando de la Cruz em 1620.

Se coincidir com a data da sua visita, tenha em conta que o museu realiza visitas guiadas gratuitas no primeiro domingo de cada mês.

Detalhes de interesse

  • Localização: García Moreno N10-43, Quito.
  • Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 18h30; sextas-feiras, das 9h30 às 17h30; sábados e feriados, das 9h30 às 16h; e domingos, das 12h30 às 16h.
  • Preço do ingresso: cerca de 5 euros por pessoa. Subir às cúpulas custa cerca de 3 euros a mais.

6. Passeie no teleférico de Quito

O teleférico|©Diario El Universo
O teleférico|©Diario El Universo

Uma das melhores coisas que pode fazer em Quito é passear no teleférico a 4.000 metros de altura para ver a cidade e a paisagem montanhosa dos arredores. Quito é uma cidade que fica a grande altitude (2.850 metros acima do nível do mar) e foi construída numa das encostas da Cordilheira dos Andes.

O teleférico parte a cerca de 5 km do Centro Histórico de Quito e leva-o até ao topo do cerro Cruz Loma. O trajeto dura cerca de 20 minutos e, uma vez no topo, pode fazer caminhadas, ciclismo ou escalada, além de tirar as melhores fotos. Uma trilha muito popular é a que leva ao vulcão Pichincha, com cerca de 10 km de extensão.

Não pode perder os baloiços, onde pode experimentar um pouco de vertigem. No topo também se encontra a Ermida da Dolorosa e um pequeno centro comercial. Ao descer, pode ir ao Vulqano Park, um parque de diversões com jogos para crianças e adultos.

Recomendações para subir no TeleferiQo

O teleférico de Quito, ou TeleferiQo, é considerado o mais alto da América do Sul. Tenha em mente que pode sentir enjoos no topo, por isso é aconselhável levar folhas de coca para mascar, caramelos ou pastilhas. Por isso, em estadias de 3 dias em Quito, costuma-se fazer no segundo ou terceiro dia, para que se possa aclimatar à altitude. Lembre-se também de levar agasalhos suficientes.

Detalhes de interesse

  • Localização: Fulgencio Araujo, e, Quito 170527.
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e fins de semana, das 9h às 20h. O horário de descida é às 19h.
  • Preço do bilhete: cerca de 9 EUR para adultos e cerca de 7 EUR para menores de 18 anos. Os animais de estimação podem subir pagando uma taxa de 5 EUR. O custo para subir com uma bicicleta é de cerca de 5 EUR.
  • Como chegar: o autocarro deixa-o na base do teleférico em aproximadamente uma hora a partir do Centro Histórico de Quito. De carro, chega em cerca de 15 minutos.

7. Aprecie a vista no Panecillo

PANECILLO|©Vida James
PANECILLO|©Vida James

O Panecillo é um morro localizado no centro de Quito que oferece uma das melhores vistas da cidade. É famoso pela Virgen del Panecillo, localizada no topo, que é feita inteiramente de alumínio. Mede cerca de 30 metros e é considerada a estátua de alumínio mais alta do mundo.

A colina fica ao sul de Quito, a cerca de 2 km da Plaza Grande. Pode chegar de autocarro em cerca de 40 minutos ou em 15 minutos de carro. É possível subir a pé até ao topo da colina, mas tenha em conta que o caminho não é muito seguro. Outra opção é contratar um passeio, já que é uma atração incluída na maioria dos passeios guiados por Quito.

O miradouro do morro, ao qual se chega por uma escadaria estreita, oferece uma das melhores vistas da cidade e dos vulcões que a rodeiam. Das alturas, é possível ver muitos dos edifícios históricos da cidade, como a Igreja de São Francisco e a Catedral Metropolitana. Há também lojas de artesanato, locais para comprar comida e um pequeno museu na base da estátua.

Quanto à Virgen del Panecillo, é uma réplica da Virgem de Quito, que se encontra no altar-mor da Igreja de San Francisco. Foi realizada por Bernardo de Legarda em 1734. Além disso, o morro costumava ser um local sagrado para os habitantes nativos destas terras, e há muitas lendas sobre ele, devido aos túneis que existem no morro.

Detalhes de interesse

  • Localização: Fulgencio Araujo, e, Quito 170527.
  • Horário: aberto todo o dia. O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e fecha uma hora mais cedo aos fins de semana.
  • Preço da entrada: gratuito. A entrada no museu custa cerca de 2 euros por pessoa.

Reserve uma visita guiada

8. Explore os museus mais interessantes da cidade

Casa-Museu Oswaldo Guayasamin|©Sebas Viera
Casa-Museu Oswaldo Guayasamin|©Sebas Viera

Durante a sua visita, não pode deixar de visitar os melhores museus de Quito, especialmente se estiver interessado em aprender sobre a sua história, arte e cultura. Alguns dos museus mais recomendados são o Museu de Arte Pré-Colombiana e o Museu Casa Guayasamín, dedicado à obra deste artista.

No Museu de Arte Pré-Colombiana Casa Alabado, poderá ver pinturas, esculturas, réplicas da sua arquitetura e outros objetos que pertenceram aos antigos habitantes desta região. Fica a cerca de 5 ruas da Plaza Grande. Existem várias visitas guiadas de 30 minutos (mais 30 minutos de visita livre) que pode fazer e que abordam temas específicos.

Por sua vez, o Museu Casa Guayasamín costumava ser a casa do renomado artista equatoriano Oswaldo Guayasamín, que hoje foi transformada em museu. Além das obras do artista, poderá ver os objetos de arte pré-colombiana e colonial que ele colecionava. Fica a cerca de 7 km da Plaza Grande. Além disso, muito perto do Museu Casa Guayasamín, encontra-se o Museu do Homem, que o artista construiu em homenagem ao ser humano.

Museu de Arte Pré-colombiana Casa Alabado

  • Localização: Cuenca N1-41, Quito 170401.
  • Horário: de quarta a domingo, das 9h às 17h30.
  • Preço do ingresso: cerca de 6 euros por pessoa para visitas guiadas.

Casa Museu Guayasamín

  • Localização: Mariano Calvache E18-94 y, Quito 170135.
  • Horário: de segunda a sábado, das 9h30 às 16h45.
  • Preço do bilhete: cerca de 10 euros por pessoa para visitas guiadas.

9. Passeie pelo Parque e Mirador Itchimbía

Mirador Parque Itchimbia Quito - Equador|©Foro Social Mundial de las Migraciones
Mirador Parque Itchimbia Quito - Equador|©Foro Social Mundial de las Migraciones

O parque Itchimbía fica a oeste do Centro Histórico, a cerca de 2910 metros de altitude. É um espaço verde com cerca de 54 hectares, onde há campos para praticar desporto, pistas para correr e andar de bicicleta e jogos para crianças.

Do mirador do parque é possível ver o centro histórico de Quito, o Panecillo, que é outro dos principais miradores da cidade, e os bairros vizinhos. Também é possível ver a cordilheira e os vulcões que rodeiam a cidade, especialmente em dias ensolarados.

Além de desfrutar da natureza do parque e das vistas, pode visitar o Centro Cultural Itchimbía, também conhecido como Palácio de Cristal, onde pode ver exposições, ouvir concertos ao vivo ou participar em atividades culturais. O edifício, cujas paredes são de vidro, foi restaurado a partir de uma antiga estrutura de ferro que costumava ser um mercado.

No parque também se encontra o letreiro com o nome da cidade, onde é comum tirar fotos. Há também restaurantes e bares no parque, onde pode recarregar as energias antes de continuar o seu passeio, enquanto aprecia a bela vista do local.

Detalhes de interesse

  • Localização: QGH2+39C, Quito 170136.
  • Horário: todos os dias das 5h às 18h, e fecha uma hora antes nos fins de semana.
  • Preço da entrada: gratuito.
  • Como chegar: a partir da Plaza Grande, pode chegar em meia hora a pé ou em meia hora de autocarro.

Reserve um passeio de bicicleta

10. Descubra a rua La Ronda

Bairro La Ronda|©Elias Rovielo
Bairro La Ronda|©Elias Rovielo

A rua La Ronda é uma rua tradicional do Centro Histórico de Quito, repleta de lojas de artesanato, cafés literários, bares e restaurantes. É uma rua estreita e inclinada, onde pode provar pratos típicos locais e conhecer melhor a cultura da cidade.

Na verdade, a rua chama-se Juan de Dios Morales e estende-se desde a antiga Terminal Cumandá até ao Boulevard 24 de Maio. A rua ganha vida principalmente após o pôr do sol, quando a iluminação transporta-o para outra época e, em muitos locais, ouve-se música ao vivo. Por isso, é um dos locais visitados durante os passeios gastronómicos noturnos.

Entre as atrações de destaque que você pode ver nesta rua estão a Casa de las Artes de La Ronda e a Casa 707, onde são realizadas exposições artísticas e concertos. Você também pode visitar a Capilla del Robo, que foi construída no local onde foram encontrados objetos roubados do convento de Santa Clara, um roubo que comoveu a cidade e sobre o qual existem muitas lendas.

A rua La Ronda é um bom lugar para experimentar pratos típicos de Quito, como as empanadas de morocho ou as empanadas de viento, e bebidas como o canelazo, feito de canela e licor, ou o vinho de frutas.

Detalhes de interesse

  • Localização: QFGP+87W, Venezuela, Quito 170130, Equador.
  • Horários: os bares, restaurantes e discotecas abrem todos os dias das 15h às 0h. As lojas abrem das 10h às 18h.
  • Preço da entrada: gratuito.

Reserve um tour gastronómico noturno

Avaliações de outros viajantes

4.8
· 4779 Avaliações
  • Y
    Y.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorámos
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma forma perfeita de conhecer a alma de Quito através das pinturas.
  • E
    E.
    4
    (0 Avaliações)
    O guia foi fantástico, explicou tudo com grande pormenor e sem rodeios.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Verdadeiramente um lugar magnífico, as obras têm um significado muito profundo que não é visível a olho nu.
  • M
    M. J.
    5
    (0 Avaliações)
    As obras do museu são realmente únicas, adorei poder entrar e ver as obras que nos transportam para outro mundo.