Melhor momento para ir à Copenhage

Para viajar para Copenhaga, é necessário, em primeiro lugar, conhecer a data mais adequada para se deslocar pela cidade sem qualquer inconveniente - continue a ler!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Melhor momento para ir à Copenhage

Estátua do porto de Copenhaga | ©Rafa G. Bonilla

Copenhaga é encantadora durante todo o ano, mas recomendo que a visite quando o tempo estiver agradável, ou seja, na primavera e no verão, pois as temperaturas são muito baixas no outono e no inverno.

Escolher a melhor altura para ir a Copenhaga é fundamental para estar preparado e evitar surpresas de última hora. Por exemplo, muitas actividades estão fechadas às segundas-feiras, pelo que não recomendo que inclua este dia da semana no seu itinerário. Pode consultar os sites oficiais dos monumentos e atracções ou mesmo marcar uma visita guiada, o que lhe poupará muitas chatices logísticas durante a sua viagem.

Qual é a melhor altura para viajar para Copenhaga?

Conhecer Copenhaga| ©Maria Orlova
Conhecer Copenhaga| ©Maria Orlova

Para desfrutar de todas as suas atracções, recomendo que marque a sua viagem entre março e maio, ou entre junho e agosto, meses que correspondem às actividades de primavera e verão. Durante a primavera, as temperaturas são agradáveis e há muitas actividades ao ar livre, não sendo necessário vestir roupa quente para se sentir confortável.

O verão em Copenhaga é mais fresco, pelo que é ideal para reservar um passeio de bicicleta e aproveitar os dias mais longos. Ao contrário de outros países escandinavos, o outono não é tão frio, mas a chuva está prevista e pode estragar muitos dos seus planos.

O inverno é para os corajosos, pois os dias são curtos e pode nevar.

Estações do ano em Copenhaga

  • A época alta em Copenhaga corresponde aos meses de junho, julho e agosto. O afluxo de turistas é muito elevado e, embora haja uma grande variedade de eventos, festivais e actividades, os preços do alojamento, das passagens aéreas e dos bilhetes são mais elevados.
  • A época média coincide com os meses de abril e novembro, altura em que os preços são mais estáveis e os monumentos podem ser vistos sem tanta gente no caminho.
  • A época baixa coincide com os meses de janeiro, fevereiro e março, quando se pode desfrutar das ruas sem tanta gente, as passagens aéreas são baratas, tal como o alojamento, mas muitas atracções fecham mais cedo ou não estão abertas ao público.

Reservar um passeio de bicicleta em Copenhaga

Visite Copenhaga na primavera: carnavais, actividades ao ar livre e muita cerveja

primavera em Copenhaga| ©Ingrid0804
primavera em Copenhaga| ©Ingrid0804

A primavera traz os primeiros raios de sol e as ruas começam a aquecer, pelo que é bom fazer um passeio a pé e, claro, reservar uma visita guiada a Copenhaga.

Também pode participar no Festival Nacional da Cerveja, que consiste em percorrer os bares e pubs da cidade e provar as cervejas locais.

O mês de maio, em particular, oferece uma grande variedade de actividades em Copenhaga. De facto, é considerado o melhor mês da primavera, uma vez que está próximo do verão e a cidade está cheia de festivais e eventos divertidos. Alguns dos eventos mais divertidos a não perder durante esta estação são:

  • O Carnaval de Copenhaga, que se realiza ao estilo brasileiro durante o mês de maio.
  • Sentar-se num café no centro histórico e rodear-se de uma manta, enquanto admira as ruas circundantes.
  • Participar na Maratona Nykredit de Copenhaga, uma maratona emblemática de maio que percorre locais emblemáticos da cidade.
  • Aproveite as primeiras semanas de abril, quando o Palácio de Amalienborg abre as suas portas para visitar os quatro recintos reais que preservam a história da monarquia dinamarquesa.

Vantagens de visitar Copenhaga na primavera

Se quiser fazer planos durante a primavera em Copenhaga, eis as vantagens de visitar a cidade durante esta estação:

  • Clima: As temperaturas são amenas, variando entre 10°C e 15°C, pelo que não precisará de trazer roupas quentes e a sua mala será leve. A ausência de vento e de chuva faz desta estação a oportunidade perfeita para explorar a cidade.
  • Dias mais longos: Poderá desfrutar da companhia do sol durante mais tempo, ideal para marcar planos nos cais ou nos arredores da cidade.
  • Vistas desafogadas: Se quiser subir à Torre Rundetaarn ou a outros pontos altos da cidade, a primavera é a altura ideal.
  • Floração: As cerejeiras decoram a cidade, tornando os passeios mais agradáveis e especiais.
  • Actividades ao ar livre: Pode visitar parques, andar de bicicleta, reservar um passeio pelos canais ou visitar os mercados da cidade.

Desvantagens de visitar Copenhaga na primavera

  • Praias muito frias: Se pretende desfrutar das praias ou dar um mergulho, não recomendo a primavera.
  • Acontecimentos imprevistos: Se viajar durante as primeiras semanas de abril, não seja demasiado confiante. A primavera está apenas a começar e pode encontrar temperaturas baixas e precipitação.

Reservar um pub crawl em Copenhaga

Visitar Copenhaga no verão: sol, festivais e praias

Canal de Copenhaga no verão| ©Peter B
Canal de Copenhaga no verão| ©Peter B

O verão em Copenhaga é a altura ideal para umas férias, pois as temperaturas são agradáveis, os raios UV não são perigosos e o calor é moderado. julho é o mês mais movimentado, pois a estação é a mais excitante. É também a altura ideal para reservar um passeio a pé por Copenhaga ou um passeio de Segway por Copenhaga.

Nesta estação, pode usar um fato de banho, camisas frescas e roupas de verão, mas não exclua um casaco para os passeios noturnos. No verão, recomendo um passeio de gôndola fora da cidade, no Castelo de Hamlet, um passeio pelos canais ou o aluguer de um caiaque. Algumas das melhores actividades de verão incluem:

  • Aproximar-se da iluminação da fogueira que celebra o solstício de verão, realizada durante o mês de junho.
  • Assistir aos festivais de verão, como o Festival de Jazz de Copenhaga, que traz música ao vivo à cidade, o Festival de Roskilde, onde actuam mais de 180 bandas nacionais e internacionais, ou os eventos electrónicos, como o Distortion Ø e o Festival Strøm.
  • Dê um passeio pela Antiga Biblioteca, para ver as exposições de arte disponíveis durante toda a época.
  • Saiba mais sobre a monarquia dinamarquesa, o Palácio Christian VIII está aberto de julho a agosto, ideal para visitar os apartamentos reais e o Museu Amalienborg.
  • Entre no Castelo de Rosenborg para ver os salões reais, os jardins e o museu que traça a história da monarquia.
  • Visite as praias onde centenas de pessoas tomam banhos de sol à beira-mar - pode ser um deles!

Vantagens de visitar Copenhaga no verão

Fazer coisas durante o verão em Copenhaga é uma excelente opção, pois é uma estação com muitas oportunidades. Entre elas:

  • Temperaturas: O verão oferece-lhe o melhor de Copenhaga, graças às suas temperaturas agradáveis, pode desfrutar de actividades ao ar livre, evitar a chuva e dar um mergulho na praia. Geralmente, mantêm-se entre 12° e 26° C.
  • Dias muito longos: Pode aproveitar ao máximo a sua visita, uma vez que escurece mais tarde de junho a agosto. As noites são frescas, pelo que também pode fazer passeios noturnos.
  • Mais diversão: Muitas atracções turísticas estão abertas até mais tarde ou exclusivamente durante o verão, e até oferecem preços de bilhetes com desconto. Um dos melhores planos é embarcar numa excursão de autocarro com paragens gratuitas.

Desvantagens de visitar Copenhaga no verão

  • Humidade: alguns dias podem ser húmidos e pegajosos, o que não é habitual, mas recomendo que esteja preparado para tudo. A humidade instala-se durante alguns dias no final de julho.
  • Alojamento elevado: Embora possa obter descontos nas atracções, é provável que o alojamento tenha um preço exorbitante, especialmente nas zonas mais centrais.
  • Multidões de turistas: Copenhaga está cheia de gente durante o verão, as filas de espera são maiores e as atracções podem estar sobrelotadas. Uma solução é comprar o Copenhagen Card, que lhe dá entrada gratuita nos monumentos, descontos em restaurantes e transportes gratuitos.

Reservar um cruzeiro turístico em Copenhaga

Visitar Copenhaga no outono: concertos ao ar livre, Dia das Bruxas e Noite Kulturnatte

O outono em Copenhaga| ©Scott Haddow
O outono em Copenhaga| ©Scott Haddow

Com a chegada do outono, deve voltar a incluir roupas quentes nas suas viagens a Copenhaga. Ainda é possível andar de bicicleta sem passar frio. As folhas das árvores estão a deixar a cidade e as cores do Jardim Botânico são um espetáculo.

Em meados de outubro, recomendo que procure planos em áreas cobertas ou compre um guarda-chuva para se proteger da chuva gelada. Nas últimas semanas de setembro, pode desfrutar de concertos ao ar livre nos Jardins Tivoli, às sextas-feiras, e os amantes do cinema não devem perder o Festival de Cinema de Copenhaga. As coisas divertidas para fazer no outono incluem:

  • Celebrar o Halloween nos Jardins Tivoli, pode vestir o seu fato mais assustador e desfrutar da dança dos zombies, entrar no hotel assombrado ou tirar uma fotografia com as decorações de abóbora. Não se esqueça de reservar o seu bilhete para os Jardins Tivoli.
  • Visite os melhores museus de Copenhaga, incluindo o Frilandsmuseet, um dos mais antigos museus ao ar livre do mundo, aberto exclusivamente durante esta estação. Pode visitar casas construídas entre 1650 e 1940, ou ver mais de 50 casas de quinta.
  • A imperdível noite cultural, mais conhecida como kulturnatten, está aberta das 17h00 às 05h00 da manhã. Realizada durante o mês de outubro, oferece história, cultura e arte, e o melhor é que os transportes em Copenhaga são totalmente gratuitos neste dia.

Vantagens de visitar Copenhaga no outono

O outono oferece muitas coisas para fazer, como reservar uma excursão a Copenhaga, além de ser uma época com uma variedade de vantagens atractivas, incluindo

  • Cores vibrantes: As ruas coloridas de Copenhaga tornam-se ainda mais encantadoras com a chegada do castanho do outono às árvores da cidade.
  • Halloween: O melhor plano para a época mais assustadora do ano encontra-se no centro histórico de Copenhaga, onde, para além do Tivoli, há muitas festas e actividades de entretenimento.
  • Temperaturas suportáveis: O bom tempo começa a deixar Copenhaga nos últimos meses do ano, por isso, aproveite ao máximo o mês de setembro antes da chegada das chuvas. As temperaturas começam a descer de 17°C para 4°C.
  • Evite as multidões: As multidões de turistas no outono são moderadas, pelo que poderá ter uma vista privilegiada dos palácios e monumentos.

Desvantagens de visitar Copenhaga no outono

  • Dias curtos: O sol põe-se cedo e os dias são nublados. Não recomendo subir às torres, pois a nebulosidade não lhe permitirá apreciá-las ao máximo.
  • Chuva:A chuva é inevitável e deve sair com proteção. Visitar os canais de Copenhaga é um plano complicado nesta altura do ano.

Reservar um cruzeiro pelos canais de Copenhaga

Visitar Copenhaga no inverno: Natal, mercados e patinagem no gelo

inverno em Copenhaga| ©Christian Kortum
inverno em Copenhaga| ©Christian Kortum

Durante o inverno, as actividades natalícias tornam a estação mais acolhedora. Recomendo que vá à procura de um glögg, considerado o melhor vinho quente da região, e que tente aproveitar ao máximo a luz, pois tende a escurecer muito cedo. É também uma excelente altura para reservar um autocarro de Copenhaga ou visitar alguns dos principais museus, como o Museu Nacional da Dinamarca.

Os festivais e as celebrações também assumem um papel central no inverno, sendo algumas das actividades ideais:

  • A reencenação do Quebra-Nozes no Parque de Diversões Tivoli, onde uma variedade de mercados também está em exibição de novembro a dezembro.
  • Ver a neve- as hipóteses de ver uma verdadeira queda de neve são maiores em fevereiro.
  • Participe na procissão de caiaques do Dia de Santa Lúcia, onde as pessoas acendem velas e iluminam o Canal Nyhavn, uma das melhores coisas para fazer em dezembro.
  • Visite os Mercados de Natal, pode encontrar muitos mercados temáticos de Natal, os mais populares são o do distrito de Christiania, onde pode provar a cerveja local, ou o do canal Nyhavn, que oferece espectáculos em frente ao mar.
  • Provar a comida dinamarquesa de Natal no Meatpacking District.
  • Patinagem no gelo- existem muitas pistas cobertas, mas também pode procurar opções naturais, como o Lago Peblinge Sø, que muitas vezes congela nesta altura do ano.
  • Dê as boas-vindas ao Ano Novo, pois todas as atracções estão abertas no seu último dia útil até à primavera.

Vantagens de visitar Copenhaga no inverno

No inverno, há muitas coisas para fazer em Copenhaga, que oferecem várias vantagens, incluindo

  • Natal nórdico: Os eventos de Natal em Copenhaga são mágicos, e os dinamarqueses fazem questão de que seja uma época mágica do ano.
  • Últimos dias: Muitas actividades oferecem descontos e eventos especiais, uma vez que estarão encerradas durante a época.
  • Época baixa: No inverno, há poucos turistas, exceto no Natal e no Ano Novo, altura em que costuma haver mais visitantes.

Desvantagens de visitar Copenhaga no inverno

  • Dias muito curtos: Nesta altura do ano, o sol nasce aproximadamente às 9h00 e põe-se às 15h00 da tarde.
  • Temperaturas extremas: O frio de Copenhaga no inverno não é para todos. No entanto, podem descer de 5° a -1°, pelo que o vestuário de proteção térmica é obrigatório na sua mala nesta época do ano.
  • Pouco espaço na bagagem: A quantidade de casacos grossos que vai precisar para se proteger do frio vai ocupar muito espaço na sua mala.

Reservar um autocarro em Copenhaga

Uma comparação das diferentes estações para visitar Copenhaga

  • inverno
  • dezembro - fevereiro
  • Dias muito curtos
  • Temperaturas extremas e neve
  • Baixo número de turistas
  • primavera
  • março - maio
  • Dias longos
  • Temperaturas amenas
  • Turismo moderado
  • verão
  • junho - agosto
  • Dias muito longos
  • Temperaturas agradáveis
  • Grande número de turistas
  • outono
  • setembro - novembro
  • Dias curtos
  • Temperaturas baixas com chuva
  • Pouco turismo