11 Coisas Para Fazer em Copenhage no Inverno

Se procura um destino de inverno mágico e acolhedor, sugiro que descubra os segredos mais bem guardados de Copenhaga e se apaixone pela sua atmosfera mágica de inverno.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

11 Coisas Para Fazer em Copenhage no Inverno

Jadines Trivoli no inverno | bdvd90

A capital da Dinamarca é conhecida por ser uma cidade encantadora em qualquer altura do ano. Há sempre muitas coisas para ver e fazer em Copenhaga, mas é durante o inverno que ela se transforma num lugar fascinante a não perder.

Esta cidade escandinava tem muito para oferecer durante a estação fria, desde patinagem no gelo nos lagos gelados a festivais e deliciosos cafés onde se pode saborear um bolo de canela. Nesta lista, aqui estão 10 coisas a não perder se visitar Copenhaga durante o inverno.

1. Explorar os museus da capital dinamarquesa ao seu próprio ritmo

Museu Nacional| ©sftrajan
Museu Nacional| ©sftrajan

Visitar os melhores museus de Copenhaga no inverno é uma excelente ideia por várias razões. Em primeiro lugar, durante estes meses, a cidade torna-se mais calma, pelo que os museus estão menos cheios e pode apreciar as exposições sem ter de lidar com as multidões. Além disso, o clima frio do inverno torna-os um refúgio quente e acolhedor para explorar e aprender sobre a história e a cultura dinamarquesas.

Há vários museus em Copenhaga que são particularmente interessantes para visitar no inverno. Aqui estão os meus favoritos:

  • O Museu Nacional da Dinamarca, que alberga uma das maiores e mais completas colecções de arte e cultura dinamarquesas. O museu tem exposições que vão desde os tempos pré-históricos até aos dias de hoje, incluindo uma importante coleção de artefactos Viking. Para além disso, o edifício do museu é uma estrutura impressionante por si só.
  • O Glyptotek, que é um museu de arte e escultura, possui um belo jardim de inverno com palmeiras que rodeiam uma fonte e um lago. O museu, que engloba arte antiga e moderna, inclui colecções de arte egípcia, grega, etrusca e romana, e pinturas e esculturas dinamarquesas e francesas dos séculos XIX e XX, entre muitas outras.
  • O Museu de História Natural da Dinamarca, que possui uma extensa coleção de espécimes de animais, plantas e minerais, também oferece exposições interactivas e educativas para crianças e adultos. O ambiente acolhedor do museu e a variedade de actividades fazem dele um local ideal para visitar num dia frio de inverno.
  • O Museu da Resistência Dinamarquesa em Copenhaga, onde descobrirá a história da resistência dinamarquesa durante a ocupação alemã de 1940-1945.
  • O Museu Dinamarquês da Guerra, em Copenhaga, instalado num edifício histórico e que inclui uma grande coleção de artefactos da história da Dinamarca em tempo de guerra.

2. Ver a cidade com conforto num autocarro turístico.

Autocarro turístico| ©The ST
Autocarro turístico| ©The ST

Uma forma ideal de explorar a capital dinamarquesa de forma confortável e flexível durante o inverno é reservar o autocarro turístico de Copenhaga com um passe válido por 48 horas.

Pode conceber o seu próprio itinerário e deixar-se deslumbrar pelas principais atracções, como o Palácio de Amalienborg, o Palácio de Rosenborg, a Pequena Sereia ou os Jardins Tivoli, entre outras, enquanto foge do frio que caracteriza esta estação.

Além disso, graças ao audioguia, ficará a saber tudo sobre a história da cidade em pormenor. E tudo isto de uma forma flexível, pois pode entrar e sair do autocarro sempre que quiser.

Reservar o autocarro turístico de Copenhaga

3. Viva o "janeiro Branco" em Copenhaga

inverno em Copenhaga| ©Maria Eklind
inverno em Copenhaga| ©Maria Eklind

Copenhaga é conhecida por promover actividades saudáveis e cuidados com o ambiente. A este respeito, o costume do janeiro Branco promove hábitos de vida saudáveis e visa reduzir o consumo de álcool após as celebrações do Natal.

A campanha foi lançada pela primeira vez em 2017 e, desde então, ganhou popularidade na Dinamarca e não só, tornando-se uma das melhores coisas para fazer em Copenhaga em janeiro e viver a cidade como um local.

Em Copenhaga, muitos bares e restaurantes oferecem bebidas sem álcool e opções de comida saudável para apoiar a campanha, pelo que é uma óptima altura para fazer um pub crawl por Copenhaga para ver algumas das melhores cervejas sem álcool e apoiar a causa. Além disso, são organizados eventos sociais e desportivos para promover um estilo de vida saudável, que estão a tornar-se cada vez mais populares entre os turistas.

Reservar um pub crawl em Copenhaga

4. Explore a Dinamarca iluminada no Festival das Luzes de Copenhaga

Festival das Luzes de Copenhaga| ©Peter Anderson
Festival das Luzes de Copenhaga| ©Peter Anderson

Durante os meses de inverno, o Festival das Luzes de Copenhaga é imperdível. Este evento anual ilumina a cidade com instalações de luz, projecções e espectáculos em diferentes partes de Copenhaga. Além disso, há também eventos especiais, como concertos e exposições de arte.

O festival decorre durante várias semanas entre fevereiro e março, quando a cidade se transforma num verdadeiro espetáculo de luzes. Durante esses dias, pode apreciar a iluminação de edifícios históricos, praças e parques, enquanto percorre a cidade sozinho, ou pode juntar-se a um dos passeios de segway, barco, caiaque ou a pé. Para além das instalações de luz, realizam-se eventos especiais, como concertos, exposições de arte e projecções de filmes ao ar livre.

Copenhaga é uma cidade fascinante que combina arquitetura, história e gastronomia com uma atmosfera cosmopolita e vanguardista. E no Festival da Luz, poderá admirar tudo isto de uma forma especial, mergulhando numa atmosfera festiva e animada. É uma oportunidade única para conhecer a cultura nórdica e saborear a requintada cozinha dinamarquesa.

Reservar um passeio de segway em Copenhaga

5. Descubra o bem-estar e o calor do hygge

Biblioteca Real Dinamarquesa| ©Ole Steffensen
Biblioteca Real Dinamarquesa| ©Ole Steffensen

Se visitar Copenhaga no inverno, uma das melhores coisas a fazer em dezembro é experimentar em primeira mão o conceito dinamarquês de "hygge", uma vez que dezembro é o derradeiro mês do hygge. Esta palavra refere-se à sensação de conforto, bem-estar e felicidade que se obtém num ambiente acolhedor e caloroso.

Durante este mês, a cidade enche-se de luzes e decorações que criam uma atmosfera acolhedora e mágica, sendo a altura perfeita para explorar a cidade a pé. As ruas do centro histórico, onde se situam os melhores edifícios de Copenhaga, vão fazê-lo sentir-se como se estivesse num conto de fadas.

Copenhaga é famosa pela sua gastronomia e no mês hygge encontrará opções de pratos deliciosos como smørrebrød (uma espécie de sanduíche aberta com diferentes coberturas), pratos quentes de carne e sopas. Para além disso, o café e o chá são uma parte importante da vida social. É por isso que é a estação perfeita para fazer uma visita guiada gastronómica a Copenhaga.

Reservar uma visita gastronómica a Copenhaga

6. Experimente a magia do Natal e do Ano Novo em Copenhaga

Natal em Christianshavn| ©Jens Cederskjold
Natal em Christianshavn| ©Jens Cederskjold

O Ano Novo e o Natal em Copenh aga são a altura perfeita para viver tradições únicas. Durante esta época do ano, a cidade é iluminada com luzes cintilantes, as árvores de Natal são decoradas e há muitas actividades para desfrutar. Uma das tradições dinamarquesas mais populares é a cerveja de Natal, que normalmente tem um sabor doce e picante. Pode beber-se esta cerveja nas caves clássicas, bem como nos modernos pubs de cerveja artesanal.

Os mercados de Natal são uma das melhores formas de viver o ambiente natalício. O mercado de Natal nos Jardins Tivoli é um dos mais populares. Um parque de diversões que se transforma num mundo de fantasia de inverno com bancas de comida, artesanato e atracções temáticas. Outros mercados a visitar incluem Nyhavn e a Câmara Municipal de Copenhaga.

Também se realizam eventos nos melhores castelos e palácios de Copenhaga. O Palácio de Christiansborg e o Palácio de Amalienborg estão normalmente abertos para as férias. Aí pode ver as decorações de Natal, aprender mais sobre a história da monarquia dinamarquesa e assistir a espectáculos musicais ao vivo. Recomendo que reserve os bilhetes para o Palácio de Christiansborg com bastante antecedência para poder desfrutar do local.

7. Festejar como um dinamarquês no Fastelavn, o carnaval de Copenhaga

Festejar Fastelavn| ©Bernt Nielsen
Festejar Fastelavn| ©Bernt Nielsen

Se planeia visitar Copenhaga em fevereiro, não perca o Fastelavn, conhecido como o carnaval dinamarquês, um festival tradicional realizado em todo o país no sétimo domingo antes da Páscoa. É uma das festas mais esperadas do ano, especialmente pelas crianças, mas é também uma oportunidade para conhecer a cultura e as tradições dinamarquesas.

Durante a Fastelavn, as crianças vestem-se com trajes de carnaval e participam em jogos tradicionais como a "piñata dinamarquesa", em que têm de bater num barril decorado com imagens de gatos até que este se parta e caiam doces e brinquedos. Há também desfiles de rua , concursos de máscaras e concursos de comida. Tudo isto cria uma atmosfera divertida e festiva que é perfeita para toda a família.

Para além da diversão, Fastelavn é também uma oportunidade para provar alguns dos deliciosos doces tradicionais dinamarqueses. Em Copenhaga, encontrará muitas padarias e cafés que oferecem as suas próprias versões de Fastelavnsboller, pãezinhos doces recheados com creme de baunilha e polvilhados com açúcar em pó. Junte-se aos dinamarqueses nesta celebração!

Reservar uma visita privada a Copenhaga

8. Divirta-se nas pistas de patinagem no gelo

Patinagem no canal de Frederiksberg| ©Jonas Smith
Patinagem no canal de Frederiksberg| ©Jonas Smith

Uma das atracções mais divertidas e emocionantes para fazer em Copenhaga no inverno é, sem dúvida, patinar no gelo. Em vez de ir a uma pista fechada, porque não aproveitar a oportunidade para patinar nas pistas de gelo ao ar livre no centro da cidade? É uma experiência única a não perder, ideal para uma tarde divertida e memorável na cidade.

Um dos locais recomendados é a pista de gelo Frederiksberg Runddel, situada junto à entrada do Jardim Frederiksberg. O acesso é gratuito e os patins podem ser alugados por um preço muito acessível. Mesmo depois de patinar, pode ficar e apreciar a patinagem nocturna de Copenhaga sob as luzes das árvores que rodeiam a pista. Se precisar de um café ou chocolate quente, pode comprá-lo na loja ao lado do jardim.

Outra opção é a pista de gelo de Broens, em frente ao porto. Ao contrário da pista de gelo de Frederiksberg Runddel, esta tem uma taxa de entrada e os patins também podem ser alugados. Enquanto patina, pode apreciar a vista do porto e provar uma deliciosa seleção de comida das bancas da Broens Street Kitchen.

9. Experimente a tradição escandinava: nadar em água fria

Na Banchina| ©kmurf
Na Banchina| ©kmurf

A tradição de nadar em água fria é uma experiência com muitos benefícios para a saúde e, se for suficientemente corajoso para dar o mergulho, é imperdível. Não se esqueça de procurar locais fiáveis e de seguir todas as directrizes de segurança para tirar o máximo partido desta emocionante tradição.

Copenhaga oferece várias opções para esta experiência, as mais populares das quais se situam no porto da cidade. Entre elas estão:

  • La Banchina, uma sauna e café que funciona durante todo o ano, especialmente no verão em Copenhaga, mas no inverno também permite dar um mergulho frio, ir à sauna a lenha e desfrutar de comida de inspiração italiana, vinho natural e café.
  • O CopenHot. Aqui pode experimentar um spa de uma forma completamente diferente. O interessante é que o CopenHot utiliza água do mar quente de uma forma ecológica e sustentável, poupando assim energia e minimizando a pegada de carbono. Depois de saborear a água a 40°, pode passar para o duche de barril gelado, ou vice-versa.

10. Experimente o desporto e as vistas de cortar a respiração no CopenHill

CopenHill| ©Martin Steiner
CopenHill| ©Martin Steiner

O CopenHill é uma atração turística única em Copenhaga que combina desporto, diversão e sustentabilidade, oferecendo uma grande variedade de experiências a visitantes de todas as idades. Trata-se de uma pista de esqui artificial construída no topo de uma instalação de incineração de resíduos, onde existe também uma área recreativa para caminhadas.

Uma das experiências mais emocionantes em CopenHill, para além da pista de esqui e da escalada em paredes, é o tobogã. Com a sua própria pista dedicada, com voltas e reviravoltas, é ainda mais emocionante. O trenó no CopenHill oferece uma experiência única a toda a velocidade, para todas as idades. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer com crianças em Copenhaga, porque também é muito seguro.

Para aqueles que preferem uma experiência mais descontraída, o CopenHill oferece caminhadas e vistas panorâmicas de cortar a respiração, tanto da cidade como da paisagem natural, enquanto se respira o ar fresco. Há também excelentes opções de comida e bebida e o tradicional café ou chocolate quente.

11. Venha ao Festival de Jazz de inverno de Copenhaga

Jazz em Copenhaga| ©Pernille Lassen
Jazz em Copenhaga| ©Pernille Lassen

O Festival de Jazz de inverno de Copenhaga é outra das muitas coisas para ver e fazer em Copenhaga no inverno. É um evento anual que se realiza em fevereiro e é uma experiência imperdível para qualquer amante de jazz que visite a cidade. Durante vários dias, Copenhaga enche-se de música ao vivo de alguns dos artistas mais proeminentes da cena internacional do jazz.

Os concertos têm lugar em diferentes locais, permitindo-lhe explorar os diferentes bairros e descobrir alguns dos locais mais interessantes da cidade. Desde salas de concertos e pequenos bares a igrejas e teatros, encontrará uma grande variedade de locais em Copenhaga onde poderá desfrutar de jazz ao vivo. E enquanto o faz, pode aprender sobre a comida, a arquitetura e os costumes locais, naquela que pode ser uma das melhores alturas para ir a Copenhaga.

Para além da música ao vivo, o festival também oferece uma série de actividades complementares, como workshops, palestras e sessões de audição, que são uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a música e a cultura do jazz. O Festival de Jazz de inverno de Copenhaga é um evento a não perder se visitar a cidade em fevereiro.