10 Coisas para Fazer em Dubrovnik em Dezembro

Dubrovnik é uma pequena cidade com uma história rica, uma cultura diversificada e numerosas atracções, pelo que não é de estranhar que haja muitas actividades nos seus museus, teatros, mercados e praças em dezembro, a época do Advento.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em Dubrovnik em Dezembro

Vista de la orilla de playa Dubrovnik |© Alfredo Avalos

Em dezembro, a pérola medieval do Adriático transforma-se num paraíso festivo. Do delicioso vinho quente à Kolenda, patinagem no gelo e festivais encantadores, há muitas coisas para ver e fazer em Dubrovnik.

Com a chegada do Advento, a cidade ragusana fica imersa na magia do inverno. Algumas das melhores coisas para fazer em Dubrovnik incluem provar o vinho quente picante enquanto se passeia pela cidade velha. O icónico Trono de Ferro, uma joia para os fãs de Game of Thrones, também está na agenda. Juntar-se à tradicional Kolenda, cheia de música e alegria festiva, é outra atividade que alimenta o espírito natalício. Quer mais? Junte-se a mim neste passeio por Dubrovnik em dezembro.

1. Junte-se à Kolenda em Dubrovnik

Banda musical|©Rachel
Banda musical|©Rachel

As celebrações de Natal em Dubrovnik são verdadeiramente uma experiência mágica a não perder. Desde as primeiras horas da manhã, jovens e idosos juntam-se para a sua própria versão de uma visita guiada pela Cidade Velha de Dubrovnik ao som da**"Kolenda**".

Os participantes vão de porta em porta cantando os clássicos de Natal. É difícil resistir à harmonia do som uníssono das alegres canções de Natal com o grupo vestido a rigor, ansioso pelo início das festividades.

Esta tradição foi transmitida de geração em geração e continua bem viva entre as pessoas. Se alguma vez se encontrar em Dubrovnik durante esta época especial, não deixe de abraçar a atmosfera festiva que as canções de Natal sazonais trazem.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha

2. Perder-se nos mercados de Dubrovnik

Mercado de Dubrovnik|©Jim Rhodes
Mercado de Dubrovnik|©Jim Rhodes

Os mercados de Natal aqui fazem parte do Festival de inverno de Dubrovnik. Este evento realiza-se em toda a cidade e oferece uma mistura criativa de festividades tradicionais e modernas.

O festival começa após a bela iluminação da primeira vela do Advento, transformando Dubrovnik numa cidade de luz, com centenas de milhares de luzes, artesanato, brinquedos, roupas e decorações de Natal a pintar o horizonte da cidade.

Durante esta época, é possível encontrar mercados de Natal com excelentes ofertas gastronómicas em diferentes zonas da cidade, como o Mercado do Advento de Zagreb ou a fantástica feira realizada no átrio do Convento de Santa Clara. Estas áreas são locais perfeitos para visitar Dubrovnik num dia, desfrutar de uma chávena de bebida quente, comprar presentes, provar deliciosa comida de rua e pratos tradicionais.

3. Veja o Quebra-nozes nos melhores teatros da cidade

Teatro Marin Držić|©The Best in Heritage
Teatro Marin Držić|©The Best in Heritage

Tenha uma experiência mágica neste mês de dezembro assistindo ao encantador Quebra-Nozes em um dos melhores teatros de Dubrovnik. O Teatro Marin Držić é um dos tesouros dos tempos antigos que inclui este cativante espetáculo em Ragusa no seu programa.

Decorado com pinturas requintadas, incluindo a obra-prima de Vlaho Bukovac, a Dupla Coroação no Céu e na Terra, o teatro é transformado num festim visual com árvores, luzes e ornamentos de Natal. Mergulhe na atmosfera festiva enquanto a história ganha vida neste cenário histórico.

Outra joia é o Teatro Nacional Croata, onde quebra-nozes gigantes e decorações iluminadas adornam a praça. No interior, o átrio e o foyer estão enfeitados com a alegria do Natal. Recomendo que seja uma das coisas a fazer em Dubrovnik à noite, quando as luzes dançam sobre este edifício neo-barroco, criando o cenário perfeito para captar o espírito festivo num postal.

4. Visitar os museus de Dubrovnik

MOMAD Museu de Arte Moderna de Dubrovnik (10)|©damian entwistle
MOMAD Museu de Arte Moderna de Dubrovnik (10)|©damian entwistle

Uma visita a um museu é uma das melhores coisas para fazer em Dubrovnik durante o mês de dezembro. Embora todos mereçam uma visita, recomendo que visite estes museus em particular:

  • Museu de História Cultural: Este museu está localizado no Palácio do Reitor, e tem como objetivo recriar os acontecimentos históricos de Ragusa. A sua coleção de obras de arte é requintada e as instalações são um deleite visual. Permitir-lhe-á explorar o rico património cultural de Dubrovnik. Endereço: Ribarnica ul. 1, Palácio do Reitor.
  • O Museu Marítimo: Localizado em Fort St John, este museu centra-se na famosa história náutica da região de Dubrovnik, com uma exibição constante de exposições.
  • Em Rupe encontra-se o Museu Etnográfico, o maior repositório da República. Apresenta a cultura tradicional da região de Dubrovnik num autêntico cenário histórico. Os destaques aqui são as colecções de trajes tradicionais de cidades como Dubrovačko primorje para as ilhas Elaphite e a sua exposição de Natal com os**"Sweet Saints**" com São Nicolau como a estrela. Visite-os em Ul. Rod Rupa 3, 20000.

5. Assistir a um concerto sazonal

Prljavo Kazalište|©rom@nski photo
Prljavo Kazalište|©rom@nski photo

A cidade de Ragusa é conhecida pela sua rica história e património cultural, e o último mês do ano acolhe uma série de concertos como parte do Festival de inverno de Dubrovnik. O programa inclui normalmente mais de uma dezena de concertos, com diferentes estilos e géneros musicais, garantindo uma experiência única a todos os amantes de música.

O festival inclui actuações de lendárias bandas de rock croatas, como Prljavo Kazalište, o irreverente Zdravko Čolić, bem como bandas de Punk e Folk que dão um toque especial à cena musical da costa da Dalmácia.

Para aqueles que preferem canções klapa, a Fortaleza de Revelin é o local perfeito. E não podemos esquecer a participação da Orquestra Sinfónica de Dubrovnik, que dá um toque clássico ao festival com o seu concerto de Natal. Outros espectáculos a não perder são as bandas de jazz no Teatro Marin Držić; entre o clarinete e o saxofone, são já uma tradição.

6. Traga os mais pequenos para o Festival de inverno das Crianças

Árvore de Natal em Dubrovnik|©Derek Cutting
Árvore de Natal em Dubrovnik|©Derek Cutting

Se está à procura de coisas para fazer em Dubrovnik com crianças em dezembro, tome nota do Festival Infantil de inverno. Desde a chegada triunfante do Pai Natal da Lapónia até ao desfile de Pais Natais em motas em Stradun, o evento está repleto de actividades divertidas para a família.

Desfrute de espectáculos cativantes, incluindo o encantador Quebra-Nozes do Teatro Marin Držić, e participe em emocionantes concertos, peças de teatro, contos e workshops. Com um programa repleto de entretenimento, o ponto alto é a monumental Festa de Ano Novo ao longo da Rua Stradun, onde bandas locais dão o toque perfeito à experiência.

7. Patinagem no gelo

uma pessoa no gelo|©Kelli McClintock
uma pessoa no gelo|©Kelli McClintock

Patinar no gelo é uma das melhores coisas para fazer em dezembro e, em Dubrovnik, o ponto de encontro chama-se Lapad. Situa-se nos campos de ténis de Uvala Lapad e está aberto de segunda a domingo, das 09h00 às 22h00.

Aprecie as vistas deslumbrantes dos arredores enquanto patina. Também pode combinar a sua visita com compras de Natal, uma vez que o mercado de Natal de Dubrovnik fica perto. Durante a época festiva, o encanto é ainda maior, com bancas que oferecem artesanato local, vinho quente e um alegre espírito natalício. E se isso não for suficiente, pode subir para as carruagens de um comboio polar que liga as atracções locais a partir da Sunset Beach na Baía. Outras opções?

O Radisson Blu Resort oferece a sua pista de patinagem no gelo com vista para o mar durante todo o mês de dezembro. O resort também organiza uma feira de Natal todos os anos. Também pode deslizar na pista de patinagem de Mokošica, que está aberta das 10:00 às 21:00.

Em todos os casos, adultos e crianças, profissionais e amadores divertem-se com uma experiência completa que é frequentemente animada por bandas locais.

8. Experimentar vinho quente

vinho kuhano|©tmbg126
vinho kuhano|©tmbg126

Com o Advento à porta, é altura de abraçar as tradições que o tornam especial. Na Croácia, o vinho quente, também conhecido localmente como kuhano vino, é parte integrante das celebrações. O aroma doce e picante desta bebida tradicional de Natal impregna especialmente o ar da Cidade Velha de Dubrovnik. Todos os restaurantes incluem nas suas especialidades sazonais o seu vinho de receita da casa.

Beba-o num copo de papel, num copo ou numa taça, na Feira de Rua Stradun, por exemplo, a combinação de vinho, laranjas, limões, canela e especiarias é servida em todo o tipo de apresentações. O D'Vino é um dos bares recomendados pela Time Out, enquanto a Vogue recomenda o Victoria Restaurant & Lounge Bar da Villa Orsula para desfrutar do seu vinho quente longe das multidões. Para onde vão os Ragusa?

Vão para outras praças como Petar Zoranic, o Fórum Romano ou os Cinco Poços. Aí encontrará normalmente melhores preços, um ambiente mais familiar e a oferta inclui também: workshops para crianças, concertos, iguarias locais e a possibilidade de se cruzar com o Pai Natal.

9. Delicie o seu paladar com a gastronomia croata

Cevapi|©Chris Freeman
Cevapi|©Chris Freeman

Outra das coisas para ver e fazer em Dubrovnik em dezembro é apreciar a gastronomia croata que é pescada no Mar Adriático. O ambiente é um festival de sensações com luzes, comida sumptuosa e deliciosos doces croatas que enchem o ar juntamente com sandes de bacon. Pode fazer um passeio gastronómico pelos restaurantes e bares ou pelas feiras e mercados locais (a minha recomendação).

Se está a pensar por onde começar, a resposta são as sanduíches de bacon fumado, sarma, panquecas stani-pani e a variedade de ćevapi ou salsichas de caça, uma recomendação tanto dos especialistas em gastronomia como dos locais.

Outros pratos imperdíveis de bacalhau são o brudet ou sopa de peixe com batatas e as almôndegas de bacalhau panadas, que são tão importantes que há Dias do Bacalhau. E para os acompanhar, nada melhor do que um bom vinho croata, como o Malvasia, o plavac ou o dingac. Estes pratos são obrigatórios durante o Advento e vão deixá-lo satisfeito.

Que mercados visitar? Há os que se encontram no centro da cidade. Por outro lado, uma visita de pelo menos 3 dias em Dubrovnik dar-lhe-á tempo suficiente para visitar os que se encontram um pouco mais longe, como o popular Mercado de Natal de Zagreb, um dos mais belos mercados de Natal da Europa. Dubrovnik é o paraíso dos apreciadores de comida - visite-a em dezembro com o estômago vazio e deixe que as suas papilas gustativas falem por si.

10. Faça uma visita guiada às igrejas e mosteiros

Igreja de São Brás, Dubrovnik|©Inga Vuljanko Desnica
Igreja de São Brás, Dubrovnik|©Inga Vuljanko Desnica

Descubra a riqueza espiritual de Dubrovnik durante o mês de dezembro, fazendo uma visita guiada às suas igrejas e mosteiros emblemáticos. Mergulhe na majestade da Igreja de São Brás, adornada com um altar barroco em honra do santo padroeiro da cidade.

Admire o tesouro de arte e as relíquias da catedral e visite o Museu do Mosteiro Franciscano, cuja farmácia do século XIV é a mais antiga da Europa. Explore o Mosteiro Dominicano, com o seu claustro gótico e um museu cheio de pinturas e esculturas. De notar que este passeio leva-o ao longo das imponentes muralhas da cidade de Dubrovnik, que têm quase 2 quilómetros de comprimento e 16 torres.

Aprecie as decorações de Natal nas icónicas fortalezas, como a Torre Minčeta, Revelin, Bokar, São Lourenço e São João, que realçam a magia da época. Deixe-se envolver pela essência espiritual e festiva de Dubrovnik em dezembro.

11. Visitar o Trono de Ferro

Dubrovnik e Lokrum|©Bob Jewers
Dubrovnik e Lokrum|©Bob Jewers

Se lhe apetecer fugir à azáfama da cidade e apreciar a natureza, pode fazer uma excursão à Ilha de Lokrum, em Dubrovnik, na melhor altura do ano.

Sim, esta é uma das excursões mais procuradas na cidade, no entanto, dezembro é tradicionalmente um mês em que os croatas saem para as ruas do centro da cidade, e o afluxo de turistas diminui, dando-lhe a oportunidade de se inscrever nas actividades mais populares com menos pessoas à volta.

As excursões à Ilha de Lokrum estão entre as melhores excursões a partir de Dubrovnik. Situada apenas a 15 minutos de barco do porto antigo, esta ilha é um paraíso verde onde os pavões cumprimentam graciosamente os visitantes. Também pode visitar o Mosteiro Beneditino, o jardim botânico, o Forte Real e o Mar Morto. Além disso, uma flora espetacular preenche a paisagem onde se encontra o Trono de Ferro de Game of Thrones.

Reservar uma excursão à Ilha de Lokrum para a Guerra dos Tronos

Temperaturas em Dubrovnik em dezembro

Vista do castelo em Dubrovnik|©Alfredo Avalos
Vista do castelo em Dubrovnik|©Alfredo Avalos

Em dezembro, Dubrovnik oferece um clima ameno mas húmido, com uma temperatura média de cerca de 11°C. Embora a estação registe mínimas de 10°C, recomenda-se o uso de roupa de inverno para maior conforto.

As estatísticas meteorológicas revelam variações de uma máxima de 17°C para uma mínima de -6°C, mas também pode verificar as condições meteorológicas em tempo reala qualquer hora do dia. Ao explorar a cidade este mês, prepare-se para dias mais fresc os e noites mais amenas, garantindo que o seu vestuário se adapta às condições variáveis de dezembro em Dubrovnik.

O que levar na mala para visitar Dubrovnik em dezembro

Duas malas vermelhas e duas azuis|© Lazar Gugleta
Duas malas vermelhas e duas azuis|© Lazar Gugleta

Não se esqueça de levar camadas quentes, uma vez que as temperaturas podem descer até aos 8°C. Um casaco à prova de vento, cachecóis e luvas mantê-lo-ão confortável enquanto passeia pela encantadora cidade velha.

Não se esqueça de um par de sapatos confortáveis para caminhar pelas ruas empedradas. Inclua também roupa impermeável, pois é possível que chova. Para aproveitar ao máximo o Natal, acrescente algo festivo - uma camisola de Natal ou acessórios com temas festivos - e estará pronto para descobrir a magia de Dubrovnik no inverno.