Dubrovnik em 7 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Se tiver uma semana para visitar Dubrovnik, pode aproveitar todas as actividades que este destino paradisíaco mediterrânico tem para oferecer - aqui está um itinerário completo para que não perca nada!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Dubrovnik em 7 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Dubrovnik & Isla de Lokrum |©Santiago Abella

Dubrovnik é uma cidade interligada por ruelas, pelo que é fácil deslocar-se a pé. É conhecida como a Pérola do Adriático, devido à sua localização privilegiada, clima mediterrânico, enseadas cristalinas e monumentos antigos. Em sete dias, pode ver a maioria dos pontos turísticos da famosa cidade murada.

As melhores excursões a Dubrovnik são uma óptima opção, permitindo-lhe visitar a Cidade Velha, ver os locais onde foi filmado o Game of Thrones, explorar o Mar Morto na Ilha de Lokrum e escalar as antigas muralhas da cidade.

Dia 1: Visita à Cidade Velha de Dubrovnik

Fontes de Onofrio Dubrovnik Croácia|©woodytyke
Fontes de Onofrio Dubrovnik Croácia|©woodytyke

Dubrovnik é uma cidade que conserva encantadores edifícios antigos, que fazem parte da sua essência. É aconselhável tirar um dia inteiro para percorrê-la de ponta a ponta.

Fonte de Onofrio

A Fonte de Onofrio foi construída em 1438 pelo arquiteto Onofrio della Cava e é famosa por ser o aqueduto de água potável de Dubrovnik. Se quiser visitá-la, está localizada junto à Porta Pile, conhecida como a entrada principal da Cidade Velha.

A estrutura da fonte tem máscaras impressionantes que foram preservadas mesmo após o terramoto de 1667. Durante o verão, são organizadas várias actividades neste monumento, que é ideal para se refrescar.

Mosteiro franciscano

A poucos passos de distância fica o Mosteiro Franciscano, um espaço mágico construído em 1317. A entrada custa cerca de 5 € e dá-lhe acesso a diferentes áreas, entre elas:

  • Igreja de São Francisco: se não quiser visitar outras áreas do mosteiro, pode entrar gratuitamente.
  • Claustros: os claustros são galerias que rodeiam os pátios do mosteiro, com desenhos renascentistas, góticos e românicos. Os claustros superiores são reservados apenas aos monges, enquanto os inferiores estão abertos ao público em geral.
  • Museu Franjevackog Samostana: se quiser deliciar-se com a arte sacra, pode apreciar as exposições deste museu.
  • Farmácia Mala Braca: é a farmácia mais antiga da Croácia e também a terceira mais antiga da Europa. Sugiro que experimente os produtos cosméticos, feitos com as suas receitas secretas mais antigas.

Rua Stradum

A rua Stradum é a rua principal deDubrovnik, a partir deste ponto de partida é mais fácil visitar os principais pontos turísticos da cidade. Caracteriza-se por ser uma zona comercial, com grande afluência de turistas.

Os portões interligam atalhos e ruelas perpendiculares, que o levarão diretamente à sua principal atração: esplanadas de falésias, lojas de souvenirs, gelatarias e edifícios emblemáticos.

A partir daqui pode chegar a:

  • Praça Luža ou Praça Loggia: representa a velha Dubrovnik, nos arredores pode visitar edifícios centenários. Por exemplo, a Coluna de Orlando, construída em 1498.
  • Gelataria Dolce Vita: é considerada a melhor gelataria de Dubrovnik, pois oferece propostas tradicionais e sabores frescos, ideais para desfrutar do clima mediterrânico do Mar Adriático.
  • Museu Etnográfico: é ideal para aprender sobre a história de Dubrovnik, aqui você pode encontrar trajes típicos da influência turca e veneziana. A taxa de entrada aproximada é de 13 euros.

Note-se que , de manhã, é mais fácil caminhar ao longo da Rua Stradun. À tarde e à noite tende a ficar cheia de turistas.

Palácio Sponza

O Palácio Sponza é um dos edifícios mais icónicos e multifacetados de Dubrovnik, a melhor parte é que a entrada é gratuita.

Tem um grande pátio, bem como áreas que dividem a história da cidade. Ao longo dos séculos, albergou um banco, um arsenal, uma escola, uma alfândega e a casa da moeda.

Catedral de Dubrovnik

A Catedral de Dubrovnik é uma forma económica de ver pinturas de artistas croatas, bem como obras italianas e flamengas. Dos miradouros e das muralhas da cidade, é possível ver a sua impressionante cúpula.

A entrada é gratuita, só tem de pagar cerca de 1 euro se quiser descobrir o tesouro de Dubrovnik: os restos mortais de São Brás num caixão dourado. Recomendo uma visita em fevereiro, quando se realiza uma procissão no dia do santo.

Se gosta de descobrir sítios arquitectónicos, pode visitar a Igreja de São Brás nas proximidades.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha de Dubrovnik

Dia 2: Subir as muralhas da cidade de Dubrovnik e desfrutar das praias locais.

Muralhas da cidade de Dubrovnik|©Juanje Orío
Muralhas da cidade de Dubrovnik|©Juanje Orío

Entre 1358 e 1808 teve lugar a República de Ragusa, na altura constituída por tribos romanas. Atualmente, é conhecida como Dubrovnik, mas ainda é possível ver as muralhas que ostentam o selo desta aristocracia.

Muralhas da cidade de Dubrovnik

Prepare as suas melhores sapatilhas, pois vai caminhar cerca de dois quilómetros. As muralhas da cidade de Dubrovnik foram criadas para defender a cidade durante os combates e para interligar as suas ruelas.

A vantagem de visitar as muralhas é que têm três portões, pelo que não terá de fazer fila ou parar em estradas movimentadas. O acesso às muralhas custa cerca de 27 euros. Aqui estão as localizações das entradas e saídas:

  • Porta da Pilha: é a entrada principal e, por conseguinte, a mais movimentada para os turistas. Tem uma variedade de opções de transporte na área circundante e é o único portão da República de Ragusa que ainda está em funcionamento.
  • Portão de Ploče: ideal para ver e aceder ao Porto Antigo de Dubrovnik.
  • Portão de Buža: este portão foi construído recentemente, mas dá acesso às ruelas com as típicas escadarias de Dubrovnik.

Ao caminhar ao longo das muralhas, preste muita atenção, pode facilmente notar a diferença entre cada parede. Há muralhas antigas, muralhas modernas, muralhas marítimas e muralhas exteriores. Note-se que o passeio ao longo das muralhas está incluído no Dubrovnik Card - um cartão turístico que cobre a entrada em todos os monumentos e transportes públicos.

Torre Minceta e Fortaleza de São Lourenço

Ao caminhar ao longo das muralhas da cidade de Dubrovnik, irá deparar-se com a Torre Minceta, considerada o ponto mais alto da cidade. É uma construção medieval saliente, pelo que a podes ver de vários pontos diferentes. Aqui recomendo uma visita ao museu e uma subida ao miradouro.

Miradouro Aussichtspunkt Stadtmauer

O miradouro Aussichtspunkt Stadtmauer oferece as melhores vistas das muralhas da cidade. É semelhante ao Forte de São Lourenço, mas de acesso mais fácil. É um ótimo lugar se estiver à procura de actividades para fazer com crianças em Dubrovnik, pois há passeios de bicicleta.

Se procura um sítio para tirar fotografias sem multidões, recomendo uma visita.

Porto Velho

A partir das muralhas da cidade de Dubrovnik, é possível aceder ao Porto Velho da cidade. A maneira mais fácil é através das entradas marítimas, conhecidas como o Portão do Mercado de Peixe e o Portão da Ponte. A estrutura destes portões é única, uma vez que foram construídos entre 1381 e 1476.

Daqui partem barcos para as ilhas vizinhas, e as lojas de recordações e os pescadores alinham-se frequentemente na costa. Outra opção é visitar o porto de Mai Muo, famoso pelos seus restaurantes de ostras.

Se procura uma opção mais moderna, sugiro o porto de Gruz, onde pode aproveitar os melhores passeios de barco de Dubrovnik.

Praias de Dubrovnik

Dubrovnik é uma cidade privilegiada, pois goza de verões quentes e soalheiros. Ao final da tarde, é possível assistir ao pôr do sol ou relaxar nas espreguiçadeiras. As praias da região são exóticas, graças às características águas azul-turquesa. Aqui estão as melhores opções:

  • Porporela: é uma praia rochosa, situada junto às muralhas por detrás do Porto Velho. Tem um cais que é ideal para famílias.
  • Praia Banje: é a mais popular, por isso não recomendo que a visite na época alta, porque costuma estar cheia de gente.
  • Praia Sulic: é uma pequena e acolhedora enseada, rodeada por uma variedade de terraços onde se pode comer.

Dia 3: Passeio pelos cenários de Game of Thrones

Entrada de pedra|©Chang Ju Wu
Entrada de pedra|©Chang Ju Wu

Os espaços de Dubrovnik são encantadores, razão pela qual aqui foram filmadas cenas de filmes como Star Wars, Capitão América, Robin Hood e outros. Os mais conhecidos são os cenários da série Game of Thrones, que atraem anualmente milhares de fãs.

As melhores excursões de Game of Thrones em Dubrovnik levá-lo-ão a ver:

  • A Baía de Pile: onde foi filmada a Batalha de Blackwater.
  • AsEscadas da Vergonha: as Escadas Jesuítas são outro ponto obrigatório, agora conhecidas como as Escadas da Vergonha, após a cena da condenação de Cersei Lannister.
  • Parque Gradak: foi aqui que foi filmado o icónico Casamento Púrpura.
  • Fortaleza de São Lourenço: prepare-se para subir cerca de 200 escadas, mas acredite que vale a pena, as vistas são de cortar a respiração. Na série é conhecida como a Fortaleza Vermelha e é palco de várias batalhas.
  • Palácio Dominicano: o local emblemático onde começaram as revoltas contra Joffrey.
  • Palácio Belvedere: abriga o local onde foi filmada a batalha entre Oberyn Martell e The Montain.

Reservar uma excursão de Game of Thrones em Dubrovnik

Dia 4: Explore a Ilha de Lokrum

Ilha de Lokrum|©Jose Luis Vazquez Hernandez
Ilha de Lokrum|©Jose Luis Vazquez Hernandez

Se preferir visitar locais menos turísticos de Game of Thrones, sugiro fazer uma excursão à Ilha de Lokrum. Aqui encontrará uma réplica do Trono de Ferro, bem como pontos de referência famosos da série. Estes incluem a Casa dos Imortais, a Fortaleza Vermelha e Porto Real.

Os barcos partem diariamente do Porto Velho por cerca de 28 euros, mas também pode reservar os melhores passeios de barco de Dubrovnik, que fazem frequentemente paragens na ilha. Também pode aproveitar a oportunidade para visitar:

  • Mosteiro Beneditino: Foi construído em 1023 e desde então sofreu várias modificações, mas mantém pormenores antigos. Tem uma secção dedicada ao Game of Thrones, onde pode descobrir os locais mais famosos da ilha com um guia áudio gratuito.
  • Jardins Maximilianos: a sua principal atração são os pavões das Ilhas Canárias, que são frequentemente encontrados a passear.
  • Mar Morto: um lago de água salgada, ideal para passear durante o verão.

Reservar uma excursão de Game of Thrones à ilha de Lokrum em Dubrovnik

Dia 5: Apanhe o teleférico de Dubrovnik para visitar o Monte Srd

Montanha de Pedras|©Paolo M
Montanha de Pedras|©Paolo M

Caminhar por Dubrovnik é divertido, mas das alturas a cidade é ainda mais impressionante. O teleférico da cidade facilita a viagem, mas os mais aventureiros podem fazer caminhadas e ver as montanhas.

Monte Srd

O Monte Srd pode ser acedido a partir das muralhas da cidade de Dubrovnik, a partir da estrada, onde existe um trilho de escadas, ou através de uma divertida viagem de teleférico. Esta é uma aventura que vale a pena e uma das melhores actividades em Dubrovnik.

A caminhada é de dificuldade moderada e demora aproximadamente quarenta minutos. No topo, encontrarás a Fortaleza Imperial, que foi construída em 1806. Depois, sugiro que vás ao miradouro do Monte Srd para teres as melhores vistas da cidade.

Teleférico de Dubrovnik

Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, sugiro que apanhe o teleférico de Dubrovnik. É uma das atracções mais populares, pois permite-lhe estar 778 metros acima do nível do mar. A viagem demora cerca de cinco minutos e custa cerca de 22 euros em cada sentido.

É ideal para actividades com crianças em Dubrovnik, pois os menores de 12 anos pagam cerca de 9 euros. A melhor altura para subir é por volta das 19:00 horas para ver o pôr do sol. No entanto, esta altura do dia tende a ser mais movimentada, especialmente durante a época alta.

A estação de teleférico também alberga o Museu da Guerra da Pátria, que recolhe materiais, objectos tridimensionais e fotografias da guerra entre a Croácia, Montenegro e Sérvia em 1991.

Outra opção é comer no Restaurante Panorama, que oferece vistas da cidade velha, da Baía de Lapad e das ilhas circundantes. No teleférico encontra-se também a Ohrid Pearl Shop, que alberga uma peça de joalharia única.

Se ainda tiver tempo, pode fazer caminhadas. Também é permitido conduzir ao longo das estradas próximas num Safari Buggy que o levará a campos minados, fortalezas e ruínas da última guerra de Dubrovnik. O preço é de aproximadamente 40 euros por trinta minutos.

Dia 6: Desfrute das melhores vistas de um penhasco em Dubrovnik

Bar Buza|©Tuomas A. Lehtinen Photography
Bar Buza|©Tuomas A. Lehtinen Photography

Há uma variedade de terraços de falésias em Dubrovnik, ideais para apreciar as vistas do Mar Adriático. O Buža Bar é um dos mais populares.

Recomendo que visite o Buža II, que fica na Fortaleza Margarida e é um bar de praia nas falésias, ideal para ver o pôr do sol. A entrada é gratuita e pode nadar lá durante o verão.

Recomendo a visita na época baixa. Por exemplo, pode planear actividades em Dubrovnik em abril, uma vez que as enseadas, falésias e monumentos estão normalmente limpos.

Dia 7: Explorar os museus de Dubrovnik

Edifício amarelocFred Romero
Edifício amarelocFred Romero

A cidade de Dubrovnik foi testemunha de muitos acontecimentos históricos, pelo que encontrará muitos museus interactivos. Eis algumas opções:

  • Museu Arqueológico: há artefactos históricos, moedas, restos arqueológicos e bonecas de cerâmica. A taxa de entrada é de cerca de 16 €.
  • Museu Marítimo: localizado na Fortaleza de San Juan, tem uma coleção de mais de 4.000 objectos. Há mapas de navegação, modelos de navios e um aquário. O preço aproximado é de 17 €.
  • Museu do Amor: é uma proposta diferente, ideal para visitar como um casal. Há fotografias, esculturas, poemas e outras formas de arte que representam o conceito de amor. A entrada custa cerca de 7 €.

Se gostam de aprender sobre história e querem visitar mais museus, sugiro que comprem o Dubrovnik Card a partir de 30 €. Também podes comprar um bilhete conjunto, que te dá acesso a uma variedade de museus. Custa aproximadamente 18 euros e é válido por 7 dias.