10 coisas para fazer em Seul em dezembro

dezembro é um dos meses mais frios do ano na capital sul-coreana, mas é também a altura ideal para descobrir as luzes da cidade e algumas das suas principais atracções. Eis o que pode fazer em Seul durante a sua viagem.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Seul em dezembro

dezembro em Seul | ©Jeff Gunn

Seul é considerada uma capital global e também uma das cidades mais importantes da Ásia. Devido à sua influência e vasta oferta cultural, é o destino mais visitado da Coreia do Sul e um dos mais interessantes para visitar em dezembro, especialmente pela sua variedade de eventos e celebrações, e pela sua tradição de decorar edifícios e parques com luminárias de Ano Novo.

Algumas das melhores coisas para fazer em Seul em dezembro incluem participar nas celebrações de Ano Novo na Torre N Seoul, visitar os museus da cidade com descontos sazonais, percorrer os mercados de Natal, visitar a Feira Internacional de Artesanato, descobrir os palácios e as suas paisagens nevadas e refugiar-se do frio do inverno nos passeios gastronómicos da cidade.

1. Participe nas celebrações do Ano Novo no N Seoul Tower

Torre N Seoul| ©David Wilkinson
Torre N Seoul| ©David Wilkinson

Para uma experiência que combina as celebrações populares do Ano Novo e vistas panorâmicas da cidade, não pode perder as celebrações na N Seoul Tower. Esta torre no topo da colina Namsan, um dos pontos mais altos de Seul, é um local icónico que se ilumina com luzes brilhantes e cores festivas durante a época festiva.

Na véspera de Ano Novo, a torre de 239 metros de altura torna-se o epicentro das celebrações, atraindo tanto os habitantes locais como os turistas. Daqui pode assistir ao fogo de artifício que ilumina o céu de Seul quando o relógio bate a meia-noite. Também pode desfrutar do restaurante do miradouro, que oferece entretenimento ao vivo, música e actividades especiais para dar as boas-vindas ao novo ano.

As vistas da Torre N Seoul incluem o horizonte da cidade, a rota iluminada do Rio Han através da cidade e alguns dos melhores palácios de Seoul, que fazem parte da paisagem da capital sul-coreana.

Comprar bilhetes para o N Seoul Tower Observation Deck

2. Visite os museus de Seul com descontos em dezembro

Palácio Deoksugung| ©Richard Mortel
Palácio Deoksugung| ©Richard Mortel

Com dias que incluem temperaturas negativas, dezembro é um dos meses mais frios do inverno em Seul, o que traz consigo algumas ofertas incríveis em locais fechados. Durante este mês, uma das ofertas mais populares da cidade são os descontos e entradas gratuitas em vários museus da capital.

Esta iniciativa permite-lhe explorar o património artístico da cidade sem se preocupar com o custo da entrada e, além disso, pode aprender sobre a antiga cultura coreana nos melhores museus de Seul. Entre eles está o Museu Nacional da Coreia, que alberga uma grande coleção de arte e artefactos históricos que traçam a história da península.

O Museu do Palácio Deoksugung é outro tesouro cultural, localizado no centro de Seul. A entrada é normalmente gratuita durante o mês de dezembro, permitindo-lhe explorar a história real da Coreia e admirar os palácios reais. O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea também participa frequentemente nas festividades de dezembro com descontos e entradas gratuitas.

Por último, não perca o Seoul Museum Figure W, conhecido pela sua coleção de figuras de super-heróis e personagens da Disney, Marvel e DC Comics, bem como pelo design arquitetónico inovador do edifício que o alberga. Em dezembro, este museu oferece bilhetes com desconto.

Comprar bilhetes para Figure Museum W em Seul

3. Descubra as decorações iluminadas na Avenida Cheonggyecheon

Avenida Cheonggyecheon| ©Ethel Chen
Avenida Cheonggyecheon| ©Ethel Chen

Uma das melhores coisas para fazer em Seul na véspera de Natal é descobrir as decorações iluminadas na Avenida Cheonggyecheon. Esta rua icónica atravessa a cidade de ponta a ponta e, em dezembro, transforma-se num espetáculo de luzes temático, guiando os seus passos ao longo da avenida.

Ao longo da Cheonggyecheon, árvores, pontes e margens de riachos são adornados com milhares de luzes cintilantes que criam uma atmosfera festiva. Caminhar ao longo deste corredor urbano iluminado transporta-o para um conto de fadas, para além de lhe dar um vislumbre de uma das melhores linhas de horizonte de Seul à noite.

Todos os anos, as decorações iluminadas da Avenida Cheonggyecheon seguem um tema específico, acrescentando um toque de espontaneidade à experiência. Além disso, são frequentemente organizados eventos e actividades especiais, como concertos ao ar livre e mercados de Natal, que permitem aos visitantes descobrir o espírito festivo, mesmo com as frias temperaturas locais. Sem dúvida, uma paragem obrigatória numa visita à cidade durante o mês de dezembro.

Reservar uma visita privada a Seul

4. Visita aos mercados de Natal da cidade

Mercado de Natal| ©Valentin F.R.
Mercado de Natal| ©Valentin F.R.

Embora Seul não tenha uma forte tradição natalícia, tem mantido uma forte interação cultural com os países ocidentais ao longo da sua história, o que resultou em mercados de Natal, que inundam a cidade durante a véspera festiva. Cada um destes locais tem o seu próprio encanto e ofertas únicas, permitindo-lhe encontrar presentes e decorações de Natal.

Um dos mercados emblemáticos de Seul é o Mercado de Myeongdong, conhecido pela sua azáfama e pelas inúmeras bancas que vendem presentes, decorações de Natal e delícias culinárias. Aqui pode saborear especialidades sazonais como o tteokbokki e encontrar uma variedade de produtos de beleza e moda.

Outro local a não perder é o Seoul City Square Market. Este mercado está aberto todo o ano, mas em dezembro transforma-se num país das maravilhas de inverno com decorações festivas e luzes cintilantes. Para além de algumas das melhores excursões gastronómicas de Seul, encontrará também um palco para concertos de música ao vivo e até uma pista de patinagem no gelo.

Se quiser afastar-se do epicentro de Seul, visite o Odaesan Village Market, localizado no Odaesan Park. Esta é uma opção ideal para quem procura uma experiência mais calma e relaxante, sendo também o local perfeito para encontrar artesanato local a um preço acessível.

5. Visite a Feira Internacional de Artesanato de Seul

Artesanato de Seul| ©어쩌면 프로젝트
Artesanato de Seul| ©어쩌면 프로젝트

Para uma experiência tipicamente coreana durante a sua visita à capital em dezembro, visite a Feira Internacional de Artes e Ofícios de Seul! Este evento permite-lhe explorar a diversidade artística da Coreia e do mundo e encontrar uma montra de talentos, onde artesãos locais e internacionais expõem os seus produtos feitos à mão, desde jóias requintadas a cerâmicas, têxteis e esculturas únicas.

Esta feira realiza-se normalmente no icónico COEX Mall, um centro comercial e de convenções no distrito de Gangnam, durante os primeiros dias de dezembro. Para além da exposição de artesanato, a feira conta também com espectáculos ao vivo, workshops interactivos e demonstrações de técnicas artesanais tradicionais, o que permite ver de perto o processo criativo.

A Feira Internacional de Artesanato de Seul é também um excelente local para encontrar presentes únicos e autênticos para as férias de dezembro. Os produtos em exposição vão desde artigos tradicionais coreanos a criações contemporâneas de designers locais e internacionais, pelo que encontrará algo para todos.

6. Descubra os palácios cobertos de neve da cidade

Palácio de Gyeongbokgung| ©Aleksandr Zykov
Palácio de Gyeongbokgung| ©Aleksandr Zykov

Não se pode dizer que se descobriu o encanto invernal de Seul até se ver os telhados cobertos de neve dos palácios da cidade. A capital sul-coreana tem vários destes edifícios históricos que, durante o inverno, ficam cobertos por um manto de neve, criando um cenário perfeito para algumas das melhores fotografias da sua viagem.

Um dos locais mais bonitos para visitar durante esta experiência é o Palácio Gyeongbokgung, situado no centro da cidade. Os seus edifícios tradicionais, jardins e lagos parecem ainda mais intrigantes na neve, e no interior pode passear pelos caminhos para admirar o cenário de inverno.

Outro palácio a não perder é o Changdeokgung, famoso pela sua arquitetura histórica e pelo seu pomar secreto, o Jardim Huwon. Com a neve a cobrir os telhados e os caminhos, explorar este palácio é como viajar no tempo e encontrar a história da Coreia durante a Dinastia Joseon, que moldou grande parte da cultura local.

O Palácio Deoksugung é outro importante edifício patrimonial que ganha vida sob a neve. A sua fusão de arquitetura ocidental e tradicional coreana proporciona uma perspetiva única, especialmente durante os meses de inverno, quando a neve transforma o local num oásis de inverno no meio da capital sul-coreana.

Reservar uma visita guiada ao Palácio Deoksugung

7. Maravilhe-se com o festival de luzes no Morning Calm Garden.

Festival das Luzes de Seul| ©Jeon Han
Festival das Luzes de Seul| ©Jeon Han

Se quiser ver um dos lugares mais bonitos de Seul, especialmente durante o inverno, não pode perder a Ilha Nami e o seu Jardim da Manhã Calma. Um festival de luzes é realizado aqui em dezembro, transformando o jardim num cenário deslumbrante no centro da época natalícia.

O Festival das Luzes do Jardim da Manhã Calma é conhecido pelo seu espetáculo de iluminação que realça a arquitetura tradicional coreana e a beleza natural do local. Quando o sol se põe e as luzes começam a brilhar, o jardim ganha vida de uma forma encantadora, criando uma atmosfera festiva em Chuncheon.

A melhor maneira de conhecer os caminhos iluminados e os recantos escondidos deste destino é optar por uma visita guiada de Seul à Ilha Nami, mas também pode chegar aqui por conta própria sem grande dificuldade.

8. Aproveite ao máximo os descontos sazonais

Tirar partido das pechinchas| ©Polina Tankilevitch
Tirar partido das pechinchas| ©Polina Tankilevitch

Se é fã de excursões de compras, encontrará em Seul alguns dos melhores descontos da época em dezembro. Durante este mês, a cidade está repleta de ofertas especiais em lojas, restaurantes e atracções turísticas, permitindo-lhe descobrir a capital sul-coreana enquanto poupa dinheiro.

Uma das melhores formas de aproveitar os descontos de dezembro é explorar os mercados de Natal da cidade. Locais como o Mercado de Myeongdong e o Mercado da Praça da Cidade de Seul oferecem produtos festivos únicos, bem como comida e guloseimas deliciosas a preços mais baratos. Além disso, é possível encontrar artigos de moda, presentes e lembranças com descontos especiais.

Do mesmo modo, é possível encontrar descontos em vestuário e acessórios nos centros comerciais da cidade. Seul é uma das capitais asiáticas da moda, pelo que aí se podem encontrar alguns dos melhores produtos. Entre os locais de visita obrigatória para compras está o Hyundai Seoul, considerado o maior centro comercial da Coreia do Sul e também um dos maiores do mundo.

Para além das compras e das atracções culturais, a restauração é outra área onde se pode tirar partido dos descontos de dezembro. Muitos restaurantes e cafés estão a oferecer menus especiais e descontos em pratos típicos de inverno, como sopas e pratos quentes, dando-lhe a oportunidade de experimentar a deliciosa comida coreana a preços mais acessíveis. Para além destes descontos, pode também tirar partido do cartão turístico Discover Seoul Pass para poupar ainda mais dinheiro durante a sua viagem.

Comprar o Discover Seoul Pass

9. Visitar o parque de diversões Everland

Everland| ©Rice
Everland| ©Rice

Se está a planear visitar Seul com crianças e quer optar por uma experiência alternativa nos arredores da cidade, uma visita ao Parque de Diversões Everland é obrigatória. Em dezembro, este parque temático transforma-se num país das maravilhas de inverno com algumas das melhores decorações de Natal que encontrará na capital sul-coreana. Ficará imerso num mundo de luzes cintilantes, grinaldas e árvores de Natal gigantes que os mais pequenos vão adorar.

O que torna uma visita ao Everland em dezembro ainda mais especial são os passeios temáticos de Natal que o parque oferece. Desde montanhas-russas decoradas a passeios temáticos com o Pai Natal e renas, todos os cantos do parque se iluminam para a véspera.

Para além das decorações e dos passeios temáticos, o Everland também oferece uma variedade de opções de refeições que lhe permitirão provar os sabores da época. Desde bolos de Natal a chocolate quente e biscoitos acabados de fazer, não faltam alternativas para satisfazer os seus desejos de inverno enquanto desfruta das atracções de inverno de Seul.

10. Abrigue-se do frio do inverno numa excursão culinária.

Comida de Seul| ©Doug Sun Beams
Comida de Seul| ©Doug Sun Beams

Uma das melhores maneiras de se abrigar do frio do inverno é participar de uma excursão gastronômica em Seul. Esta experiência, muito popular na cidade, permitir-lhe-á descobrir a riqueza culinária local e explorar os sabores da cozinha coreana nos restaurantes e mercados

Um dos pratos locais mais emblemáticos a experimentar é o tteokbokki, uma preparação de bolinhos de arroz que pode ser consumida com molho picante ou doce. Este prato permitir-lhe-á experimentar o contraste de sabores e texturas que caracteriza a comida coreana. Não perca também o samgyeopsal, um popular churrasco de porco servido com uma variedade de acompanhamentos, como kimchi e legumes.

Se gosta de sopas quentes, o sundubu jjigae é uma excelente escolha. Esta sopa picante de tofu é servida a ferver e está cheia de sabor. Também não pode perder o bibimbap, uma preparação de arroz misturado com legumes, carne e um molho picante que é uma explosão de cores e sabores. Nalgumas excursões, pode também ter uma aula de culinária para aprender esta receita, que é considerada uma iguaria da culinária local.

Reservar uma aula de culinária coreana

Temperaturas em Seul em dezembro

Seul à noite| ©Alice TY Lee
Seul à noite| ©Alice TY Lee

Se está a planear visitar Seul em dezembro, deve estar ciente de que as temperaturas podem ser bastante frias. As médias diárias tendem a variar entre -6° e 3°C, o que significa que as manhãs e as noites podem ser particularmente frias, com temperaturas negativas que podem levar à queda de neve.

As baixas temperaturas de dezembro proporcionam uma atmosfera invernal agradável, ideal para desfrutar do ambiente festivo da época e participar em actividades como a patinagem no gelo. No entanto, é importante estar preparado para o tempo frio do inverno em Seul, por isso leve sempre roupa quente.

Multidões de turistas em Seul em dezembro

Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya
Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya

Seul regista um aumento do número de turistas em dezembro. Este mês torna-se uma das épocas mais populares para visitar a cidade devido à celebração da época natalícia e das festividades de Ano Novo, pelo que encontrará um maior número de visitantes nesta altura.

No entanto, embora as multidões de turistas possam ser elevadas em dezembro, a cidade esforça-se por proporcionar uma experiência memorável a todos os visitantes que desejem celebrar a época festiva na movimentada Seul. Além disso, a multiplicidade de atracções permitir-lhe-á escapar às multidões se reservar com antecedência e garantir o seu lugar nas experiências antes de chegar à cidade.

Preços em Seul em dezembro

Dinheiro em Euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em Euros| ©Ibrahim Boran

Os preços em Seul em dezembro podem variar consoante a procura na época alta. Tenha em atenção que, devido às festividades natalícias e à proximidade do Ano Novo, alguns produtos e serviços podem registar um aumento de preços, especialmente nos hotéis e restaurantes de luxo.

No que respeita às compras, dezembro é um mês ideal para os caçadores de pechinchas, com muitas lojas a oferecerem descontos e promoções especiais como parte dos seus saldos de Natal. Além disso, os mercados de rua e as lojas locais oferecem frequentemente preços razoáveis para quem procura presentes e lembranças únicas. Em janeiro, os preços mantêm-se aos níveis de dezembro, mas tendem a descer ainda mais a partir de fevereiro em Seul.

O que levar na mala para visitar Seul em dezembro?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

O clima invernal de Seul, em dezembro, exige que leve uma variedade de casacos, incluindo sapatos confortáveis e casacos impermeáveis para enfrentar a queda de neve. Por isso, recomendo que inclua o seguinte:

  • Gorro de lã
  • Cachecóis de lã
  • Luvas impermeáveis e tácteis
  • Meias térmicas
  • Tecido térmico
  • Calças de lã
  • Camisolas de lã
  • Botas impermeáveis e confortáveis
  • Casacos de inverno
  • Casaco impermeável
  • Óculos de sol