Seul em 5 dias: tudo o que você precisa saber

Se está a planear viajar para Seul e tem 5 dias para o fazer, vou ajudá-lo a aproveitar ao máximo a sua visita, visitando os locais mais emblemáticos e especiais da cidade.

Rocío Villaescusa

Rocío Villaescusa

leitura de 9 minutos

Seul em 5 dias: tudo o que você precisa saber

Seul | ©Nicolas Nova

Que tal dedicar cada dia da sua viagem a um aspeto diferente de Seul para não perder nada? Comece por conhecer o centro histórico da cidade, passe um dia a fazer compras, descubra a cultura do país, entregue-se aos seus sentidos mergulhando na natureza e desfrute da sua gastronomia.

Tome nota de todas estas sugestões abaixo e ajuste o seu itinerário de 5 dias às suas preferências e ao seu ritmo, escolhendo os passeios em Seul que mais lhe interessam. É uma cidade de contrastes que lhe permitirá fazer de cada dia uma experiência totalmente diferente. Por isso, o importante é aproveitar cada momento e saborear a experiência sem pressas!

Dia 1: Visita ao coração histórico de Seul

Palácio de Gyeongbokgung| ©RJ Sta Maria
Palácio de Gyeongbokgung| ©RJ Sta Maria

Seul é a capital há 600 anos (primeiro da Coreia, e agora da Coreia do Sul), por isso está cheia de lugares históricos pelos quais se vai apaixonar. Vou dizer-vos quais são os principais e porque é que os devem visitar durante a vossa viagem. Vamos lá!

Palácio Gyeongbokgung

Existem muitos templos em Seul, e de várias denominações religiosas. Encontrá-los-á por toda a cidade, mas para aproveitar ao máximo a sua visita, o melhor é visitar um ou dois.

Recomendo vivamente que comece a sua viagem explorando o majestoso Palácio Gyeongbokgung, uma joia da arquitetura tradicional coreana. O seu nome significa "Palácio da Radiância Feliz" e, à semelhança do Palácio de Buckingham, a cada hora tem lugar uma espetacular troca de guarda em frente ao portão principal. Verifique as horas para chegar a tempo!

Para lhe dar uma ideia, existem 5 grandes palácios em Seul, todos eles pertencentes à dinastia Joseon. O Palácio de Gyeongbokgung é o maior deles, por isso recomendo que o visites se tiveres de escolher entre palácios. Mas se quiseres dar uma vista de olhos aos outros, estes são os próximos, toma nota!

  • Changdeokgung. Este palácio, conhecido como o palácio da "Prosperidade Eterna", tem um belo jardim secreto, chamado Huwon Garden.
  • Changgyeonggung. Este é o palácio da "Prosperidade Solene", e era a residência de verão da realeza. É conhecido pelos seus belos pavilhões.
  • Deoksugung. O Palácio da "Virtude e Longevidade" é o único palácio que incorpora elementos da arquitetura ocidental. Se o visitar, dê uma vista de olhos para os descobrir!
  • Gyeonghuigung. Mais pequeno que os outros, mas o palácio da "Felicidade" foi utilizado como palácio secundário pela dinastia Joseon. Muito interessante!

Reserve a sua visita guiada ao Palácio de Gyeongbokgung

Museu Nacional da Coreia

Depois da visita ao palácio, continue a aprender sobre a cultura coreana com a impressionante coleção de arte e artefactos históricos do Museu Nacional da Coreia, que abrange milhares de anos de história.

Dica de viajante

Dê uma vista de olhos às vitrinas. Estas têm plataformas de proteção sísmica para proteger os artefactos de danos em caso de terramoto.

No primeiro andar, encontram-se as secções do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze, Idade Média e Idade Moderna. No segundo andar, encontra-se a galeria de caligrafia e pintura e a galeria de doações, com uma vasta coleção de arte.

Caso lhe apeteça acrescentar mais um museu ao seu itinerário durante a sua viagem, pode contar com o Museu de Arte Leeum. Fundado em 2004 pelo Grupo Samsung, a sua coleção engloba arte tradicional coreana e arte contemporânea internacional.

Uma das obras mais interessantes que se pode encontrar ali é, sem dúvida, "O Pensador", do famoso escultor francês Rodin.

Se quiser almoçar nesta zona, uma boa opção é o Blind Spot. É um restaurante bonito e sofisticado onde encontrará um menu muito variado, desde cafés a cocktails, com cozinha europeia e asiática.

Assim será mais fácil encontrar as zonas que mais lhe interessam!

Aldeia de Bukchon Hanok

Depois do almoço, o ideal é passar a tarde nesta encantadora aldeia tradicional, onde pode explorar as suas ruelas pitorescas e as casas hanok, as casas tradicionais de estilo coreano.

A antiga nobreza de Seul viveu aqui, daí a sua proximidade com os palácios de Seul. Atualmente, as suas lojas de artesanato e as maravilhosas vistas sobre a cidade fazem deste o local perfeito para viajar no tempo e relaxar!

Dia 2: Um pouco de compras e vida citadina

Myeongdong| ©Haley Cobran
Myeongdong| ©Haley Cobran

Seul é uma cidade com uma multiplicidade de facetas, por isso, neste segundo dia da sua viagem, recomendo um plano mais "moderno": visite a zona mais contemporânea e aproveite para fazer algumas compras e provar alguns dos pratos mais marcantes da cozinha coreana.

Curiosidade: Sabia que Seul é a sede de grandes empresas tecnológicas de relevância internacional? Por exemplo, é a sede da Samsung e da LG. É por isso que tem instalações tecnológicas de alta velocidade.

Reserve a sua aula de cozinha coreana

Seul do século XXI

Uma vez que o primeiro dia foi mais cultural e histórico, hoje é altura de modernidade! Visite o bairro de Gangnam, conhecido pelo seu estilo de vida sofisticado e pelo famoso Gangnam Crossing. Bem, e talvez também conheças a lendária canção "Gangnam style".

Além disso, Seul é agora também a capital do K-Pop, por isso, se for fã de alguma das suas bandas, encontrará certamente muitas lojas de merchandising. Precisamente, o bairro de Gangnam está intimamente ligado à música, e certamente que o notará quando passear pelas suas ruas.

Uma vez que existem numerosos arranha-céus na zona, tem uma oportunidade única de subir a um deles para ficar sem fôlego com uma das suas vistas panorâmicas. Recomendo especialmente que desfrutes desta experiência na Lotte World Tower. Fica a cerca de 25 minutos de transportes públicos de Gangnam, pelo que pode programar a sua ida ao miradouro antes do almoço.

Compras em Myeongdong

Para aproveitar ao máximo este dia urbano, o ideal é passar a tarde a percorrer as lojas da zona comercial mais popular de Seul, Myeongdong, e a provar a sua deliciosa (e famosa) comida de rua. Deixe-se surpreender pelos seus sabores, pelas suas livrarias e até pelas lojas religiosas junto à catedral.

Para terminar o dia, e se lhe apetecer conhecer a vida nocturna da capital coreana, recomendo-lhe que experimente um pub crawl por Seul. Vais divertir-te imenso, mas com a tranquilidade de teres uma pessoa local a acompanhar-te pelos locais e pelas ruas - é sempre mais seguro assim numa cidade que não conheces!

Reservar um pub crawl em Seul

Dia 3: Mergulhe na cultura coreana

Templo Jogyesa| ©Juan Actuario
Templo Jogyesa| ©Juan Actuario

Neste terceiro dia, proponho-vos um plano muito especial: explorar diferentes aspectos da cultura tradicional coreana. Será muito interessante e ajudá-lo-á a compreender muito melhor o carácter e as tradições do país. Vá em frente!

Templo de Jogyesa

Que tal começar o dia com uma visita ao tradicional Templo Jogyesa? Ele é um oásis de tranquilidade do budismo zen em meio à agitação da cidade. No interior, para além do próprio templo, encontrará um museu e uma prensa tipográfica, que imprime textos budistas.

Este templo oferece aulas de meditação, caso queira experimentar a meditação Zen em primeira mão num cenário deslumbrante.

Insadong

De seguida, dirija-se a Insadong, um bairro famoso pelas suas lojas de antiguidades, galerias de arte e lojas de artesanato tradicional. E se gosta de chá, vai gostar das muitas lojas dedicadas a esta bebida ancestral.

Recomendo vivamente uma visita a Insadong Ssamziegil. É um centro comercial que se assemelha, poder-se-ia dizer, a um beco em espiral. Encontrará joalharias, lojas de roupa, galerias de arte, lojas de artesanato... Tenho a certeza de que ficará fascinado com as lojas e o ambiente.

Experiência Hanbok

E para terminar o dia, porque não alugar um hanbok, o traje tradicional coreano? Não há melhor maneira de se sentir como um coreano e desfrutar desta experiência exótica.

Estes trajes são caracterizados por cores vibrantes e linhas simples. É um traje formal para celebrações, mas se pensarmos bem, a nossa viagem é uma celebração em si!

Já agora, se quiser conhecer o lado mais "sombrio" de Seul e tiver curiosidade sobre estes temas, não perca o Seoul Ghost Tour- uma forma diferente de conhecer a cidade!

E onde pode pôr as mãos num destes trajes? Como está no terceiro dia da sua viagem, de certeza que já visitou algumas lojas de recordações, artesanato ou antiguidades e encontrou um destes fatos.

Dia 4: Relaxar na natureza

Parque Namsan| ©Timo
Parque Namsan| ©Timo

Depois da excitação dos três dias anteriores, que tal um pouco de natureza? Esta experiência tornará a sua visita ainda mais variada, e tenho a certeza de que ficará cativado pelo ambiente natural de Seul. Veja os planos que tenho para si!

Parque Namsan

Eu sempre disse que em todas as cidades há um parque para visitar. E no caso de Seul, esse é definitivamente o Parque Namsan.

Este parque é também uma montanha, por isso, se subires à Torre N Seoul, poderás desfrutar de uma vista panorâmica da cidade, bem como de um impressionante restaurante giratório. Mas não sem antes dares um passeio sem pressas por este belo parque!

Dica de viajante

Podes ajustar o teu horário para que a tua subida à Torre coincida com o pôr do sol, porque as vistas nocturnas daqui, com toda a cidade iluminada, são maravilhosas.

Rio Han

Para aproveitar ao máximo a tarde deste quarto dia de viagem, pode relaxar junto ao rio Han. Se lhe apetecer, pode alugar uma bicicleta (existe uma rede pública de bicicletas que pode utilizar) ou simplesmente fazer um piquenique enquanto desfruta de uma plácida noite de Seul. É certo que verá muitas pessoas a praticar desporto ou a passear entre as cerejeiras.

Comprar bilhetes para o N Seoul Tower Observation Deck

Dia 5: Gastronomia e despedida em grande estilo

Comida de Seul| ©iweatherman
Comida de Seul| ©iweatherman

No último dia da sua viagem, o melhor é ir com calma e não ter um horário apertado. Por isso, recomendo que reserve o final da sua viagem para descobrir um miradouro impressionante e saborear uma comida típica coreana.

O miradouro do 63 Sky Art

Para terminar com uma experiência um pouco diferente, e para que o vosso último dia seja também memorável, recomendo este miradouro onde também poderão ver tubarões. Não que haja tubarões no rio Han. Deixem-me que vos diga.

O miradouro 63 Sky Art inclui uma visita ao Aqua Planet 63, pelo que terá uma vista panorâmica da cidade e do rio Han a 264 metros de altura. Mas também, no aquário, verá muitas espécies marinhas, embora eu tenha a certeza de que ficará mais surpreendido com os pinguins e os tubarões. Porque não combinar vistas e natureza no mesmo espaço?

Compre bilhetes para a plataforma de observação 63 Sky Art e Aqua Planet 63

Comida de rua

Ainda há algumas delícias gastronómicas para experimentar! Explore o que as bancas de comida de rua têm para oferecer. Não perca o tteokbokki (bolo de arroz picante) e o hotteok (panqueca de mel).

Recomendo especialmente o kimchi. Se se atreve com sabores diferentes, tem de o experimentar. Trata-se de uma receita tradicional coreana à base de legumes fermentados. É normalmente feita com couve e nabo, e é servida com uma deliciosa marinada picante - vai adorar!

Despedida na ilha Nami

Termine a sua viagem com uma ida à bela ilha de Nami e ao jardim Morning Calm. Desligue-se do ritmo da capital e culmine a sua experiência zen com esta pequena viagem cheia de aromas, flores e trilhos com belas árvores. Que melhor maneira de terminar a sua viagem do que numa ilha?

Dependendo da hora do seu voo de regresso, pode contar com esta noite completa ou apenas com a manhã ou a tarde deste dia, mas pode ajustar as últimas horas da sua viagem para se despedir de Seul em grande estilo com uma bela experiência como esta.

Com estes cinco dias, terás experimentado muitas das facetas que Seul tem para oferecer. Da história e tradição à modernidade e gastronomia. Não há dúvida de que esta cidade vai deixar uma marca indelével em ti e um grande apreço pela Coreia do Sul, tenho a certeza!

Além disso, é sempre uma boa ideia deixar algo para visitar quando se faz uma viagem, assim terás motivos para voltar no futuro! Já agora, se tiveres um pouco menos de tempo, com três dias em Seul também podes aproveitar as atracções mais importantes da cidade.

Reservar uma excursão à ilha Nami

Aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo os seus 5 dias em Seul

Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya
Conhecer Seul| ©Nigeta Yuya

Uma opção interessante para passear e se locomover pela cidade de Seul é o Discover Seoul Pass, o Passe Descubra Seul. Pode escolher entre 24, 48 ou 72 horas para o utilizar, e este irá agilizar o seu acesso aos locais que pretende visitar e deslocar-se nos diferentes meios de transporte da cidade.

Inclui um serviço de bicicletas públicas, comboio expresso para o aeroporto, descontos e acesso a mais de 50 atracções turísticas.

um aspeto importante a ter em conta: Seul é uma cidade bastante grande, com mais de 9 milhões de habitantes, e pode ser difícil ir a pé de uma atração turística para outra.

O seu metro é um dos maiores e mais rápidos do mundo, pelo que se deslocar nele poupará muito tempo, sem dúvida.

É por isso que o seu melhor aliado pode ser o cartão turístico para ir de um ponto a outro e, uma vez no local que vai visitar nesse momento, passear pela zona.

Reservar o Discover Seoul Pass