Mais sobre: 10 coisas para ver e fazer em Vancouver no inverno
O inverno em Vancouver é uma experiência mágica. Os dias são mais curtos, mas isso não impede a diversão na cidade. Geralmente, as temperaturas variam entre 2 °C e 11 °C, com nevascas leves, temperaturas abaixo de zero pouco comuns e muitos eventos para mantê-lo aquecido. Pode começar a temporada provando pratos à base do famoso caranguejo do Alasca ou participando numa degustação de vinhos.
Entre as melhores coisas para fazer em Vancouver no inverno estão os desportos de neve. Pode patinar, explorar trilhos com raquetes de neve e inscrever-se em corridas pelos parques. Entre dezembro e fevereiro, acontece a celebração do Ano Novo canadiano, bem como a recepção do Ano Novo Chinês em fevereiro. A Semana de São Patrício também enche de alegria as ruas de Vancouver e não pode perder o festival Polar Bear Swim, que oferece adrenalina a baixas temperaturas.
1. Aproveite a temporada do caranguejo-real-do-Alasca e da observação de baleias
De novembro a março, pode provar um prato da estação nos melhores restaurantes de Vancouver. Para poder fazer esta degustação gastronómica, deve fazer uma reserva. Se quiser viver a experiência completa, é necessário inscrever-se numa excursão de pesca para caçar e cozinhar a sua própria comida. Desta forma, poderá aprender sobre as espécies de caranguejos, que vêm do Alasca e são mais comuns na Rússia e na Noruega.
Além disso, outra experiência de inverno que pode viver a partir do mar são as :::link|text=excursões para avistar baleias a partir de Vancouver|element=sc-100-1108:::, que começam em março, no final do inverno e início da primavera. É um evento natural alucinante, pois reúne diferentes tipos de baleias nas baías locais. O melhor local nos arredores para realizar esta atividade é Victoria. Fica a cerca de três horas de distância, mas, felizmente, num voo de hidroavião pode chegar em cerca de trinta minutos.
Depois de sobrevoar o Estreito de Haro, este tipo de experiência geralmente oferece um cruzeiro para apreciar os cetáceos que nadam nas águas de Victoria. É uma atividade para a qual recomendo viajar agasalhado e com um casaco impermeável. Pode encontrar estas excursões a partir de 360 euros.
2. Desfrute de um espetáculo de auroras boreais
Assistir às auroras boreais é uma experiência única na vida, pois se trata de um fenómeno que ocorre a partir das partículas do sol. Pode ser apreciado nos arredores de Vancouver, especialmente durante o inverno. Não é necessário afastar-se da cidade, pois, mesmo na região metropolitana de Vancouver, é possível desfrutar deste evento da natureza. No entanto, há locais com maiores probabilidades que oferecem um espetáculo nítido e sem poluição luminosa.
Recomendo ativar o alerta de auroras boreais da cidade. Além disso, pode ir ao Porteau Cove Provincial Park, uma praia a quarenta minutos de Vancouver, perfeita para testemunhar este fenómeno, pois tem pouca poluição luminosa. É um espaço que conta com um parque gratuito e áreas onde pode passar a noite acampando. Existem outros locais mais distantes da cidade, como Yukón, as águas termais de Liard e Dawson Creek. Para estes, também pode contratar um passeio de hidroavião para chegar mais cedo.
3. Explore os desportos de inverno mais populares da região
Em Vancouver, as pessoas adoram desportos e atividades atléticas, especialmente se forem radicais ou de inverno. Por isso, pode aproveitar para viver uma aventura diferente e brincar na neve. A temporada de nevascas é moderada, então é possível sair à rua sem dificuldades. Geralmente, vai de dezembro a fevereiro e as pessoas aproveitam para patinar nas pistas de gelo, praticar esqui ou snowboard, inscrever-se em torneios de raquetes de neve e os mais corajosos ousam mergulhar em baixas temperaturas.
Torne-se um atleta na Big Elf Run
Em dezembro, é realizada uma corrida natalina onde a diversão nunca falta. Trata-se da Big Elf Run, que percorre uma rota pelo Stanley Park, onde você pode trotar, caminhar ou correr com fantasias de Natal. É uma ótima maneira de se manter aquecido no inverno, e o melhor é que você não precisa ser um especialista, pois não é uma competição, mas uma atividade para toda a família.
Pode apreciar as decorações do parque e fazer um percurso de 1, 10 ou 15 quilómetros, de acordo com a sua capacidade física. É importante inscrever-se com antecedência, tenha em conta que a entrada custa a partir de 20 euros por pessoa. Geralmente, inclui um chapéu de duende e um kit de corrida. Durante os percursos longos, passará pelo Aquário de Vancouver e pela autoestrada 99.
Explore as trilhas de raquetes de neve
Outra atividade de inverno muito divertida é desfrutar de um passeio com raquetes de neve em Vancouver. Geralmente é feito em parques, áreas selvagens, estações de esqui, montanhas ou nos arredores da cidade. É ideal para respirar ar puro e obter vistas incríveis dos paraísos alpinos da Colúmbia Britânica. Na montanha Grouse há uma trilha muito bonita, mas você também pode se aventurar em outros locais.
A trinta minutos do centro local, estão as montanhas de North Shore e West Vancouver. São um refúgio mágico com trilhas seguras, ideais para explorar em família. Das alturas, não só pode se divertir com raquetes de neve, como também é possível obter vistas panorâmicas da cidade e do oceano que rodeia a região. Também pode desfrutar de uma :::link|text=excursão de um dia a Whistler saindo de Vancouver|element=sc-100-1107:::, uma montanha onde pode esquiar ou fazer caminhadas.
Mergulhe em baixas temperaturas e pratique snowboard
O mergulho é uma atividade típica do verão, mas os canadenses gostam de mergulhar no inverno, pois há maior visibilidade. As temperaturas frias não os impedem, pois eles se animam a explorar a vida marinha e as espécies que chegam às costas entre dezembro e março. Recomendo mergulhar nos arredores da ilha de Vancouver, mas você também pode ir às profundezas e fazer um naufrágio com profissionais.
O snowboard é outra atividade típica na neve, onde pode encontrar percursos panorâmicos que lhe permitem apreciar as vistas locais. Além disso, a temporada de esqui decorre entre novembro e abril, e há muitas opções, como o Whistler Olympic Park, onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 2010. Está localizado a uma hora de Vancouver e é um paraíso de inverno onde pode deslizar pelos seus picos e ondulações.
Patinagem no gelo em Vancouver
A patinagem no gelo é uma tradição de inverno por excelência. Em Vancouver, encontrará muitas opções, ideais para desfrutar das suas férias em família. Há opções cobertas, bem como pistas ao ar livre. A opção urbana mais popular é a Robson Square Ice Rink, que oferece uma excelente localização e acesso gratuito para patinar.
Se quiser desfrutar de uma experiência diferente, sugiro comprar bilhetes para a montanha Grouse em Vancouver, onde está instalada uma das maiores pistas de patinagem da região. A Grouse Mountain Skating Rink mede aproximadamente 743 metros e também oferece passeios de trenó e trilhos para raquetes de neve.
4. Comemore o Ano Novo Chinês em Chinatown
O Ano Novo Lunar é outro evento importante do inverno, que gira em torno das tradições asiáticas. É realizado no bairro chinês de Vancouver, mais conhecido como Chinatown. Acontece em fevereiro e permite que você aprecie a dança dos leões, um desfile tradicional, festas e feiras de rua, eventos no jardim chinês e festivais.
A programação do Ano Chinês é variada, com muitas surpresas a cada ano. O desfile começa em Chinatown, um bairro histórico onde você pode aprender mais sobre a cultura deste continente. Tenha em mente que é uma tradição, já que foi realizada pela primeira vez em 1979. Em toda a cidade são realizadas atividades simbólicas, com apresentações ao vivo, barracas de comida e muito mais. Sugiro comprar ingressos para o Jardim Chinês Clássico do Dr. Sun Yat-Sen em Vancouver, onde é realizado um festival de lanternas nesta época.
5. Mergulhe no espírito do inverno no Lago Blue Grouse
No pico da montanha Grouse, pode encontrar atividades natalinas, bem como viver uma experiência mágica. Todo inverno chega o Light Walk, uma iluminação que o deixará sem palavras. É realizado na montanha Grouse, então recomendo comprar ingressos e ir até lá para viver o espírito natalino.
Poderá interagir com o Pai Natal e os seus renas, por isso, se estiver à procura de coisas para fazer em Vancouver com crianças, não hesite em levar os mais pequenos para desfrutar desta atividade. Há também uma enorme pista de patinagem e centenas de atividades. As decorações de luzes são diferentes a cada ano e podem ser apreciadas nas trilhas de raquetes.
6. Comemore o início do ano no Polar Bear Swim
Todos os dias 1 de janeiro é celebrado o festival Polar Bear Swim em English Bay, com o objetivo de receber o ano novo com atividades divertidas. É uma tradição autêntica que começou em 1920, as pessoas aproximam-se com os seus casacos para enfrentar o inverno e há até quem se disfarce. Tenha em conta que é um evento gratuito, onde pode assistir às competições de natação e até mesmo participar sem custos.
É cheio de adrenalina, pois depois das 14h as camadas de roupa de inverno começam a desaparecer e a maioria das pessoas vagueia em fatos de banho pela baía. No local, encontrará tendas aquecidas, barracas de comida e música ao vivo. Embora não seja necessário pagar, pode colaborar com doações de comida ou dinheiro. Além disso, para participar, deve preencher um registo previamente pela Internet.
Nesta época do ano, as temperaturas oscilam entre 3 °C e 7 °C, por isso são instaladas barracas com cervejas artesanais, vinho quente e outras bebidas que o manterão a uma temperatura adequada. Se for de carro, é recomendável chegar cedo para encontrar lugar para estacionar. Além disso, não se esqueça de levar uma muda de roupa para não ficar doente. Outra forma de conhecer a baía inglesa é aproveitar um :::link|text=passeio por Vancouver|element=sc-100-1696::: de bicicleta. Encontrará experiências guiadas a partir de 74 euros, ideais para explorar a cidade e os seus espaços verdes.
7. Aproxime-se do Desfile das Luzes Carol Ships
Se procura coisas para fazer na cidade no Natal, não pode perder o Desfile das Luzes Carol Ships. É uma celebração anual que dá as boas-vindas à época natalícia e às férias de inverno. Trata-se de um desfile de barcos iluminados por luzes chamativas, que acontece em Coal Harbour e em outros pontos da cidade. Geralmente, o desfile vai do Burrard Yacht Club até Lonsdale Quay.
Anteriormente, era um festival que oferecia diferentes tipos de atividades durante o mês de dezembro. No entanto, atualmente é necessário contratar um cruzeiro privado para desfrutar do ambiente no mar. Geralmente, são realizadas festas de Natal a bordo, degustações, shows de luzes e muito mais. Se preferir apreciar o espetáculo a partir do cais, pode aproveitar o entretenimento gratuito.
8. Viva a véspera de Ano Novo
A véspera de Ano Novo em Vancouver é uma experiência mágica que não pode perder, especialmente se estiver de passagem pela cidade. A maioria das pessoas se reúne para jantar, mas também há eventos, discotecas até o amanhecer e shows de fogos de artifício. A contagem regressiva pode ser apreciada a partir dos cruzeiros locais, onde são realizadas festas no mar.
Os parques, praças e baías também são um excelente local para se reunir com amigos e conhecer novas pessoas. Todos os anos é escolhido um local diferente, onde são oferecidas atividades divertidas. No Stanley Park há áreas infantis, ideais se estiver a planear coisas para fazer em Vancouver com crianças. Lembre-se que no dia seguinte as pessoas se preparam para o Polar Bear Swim.
9. Não perca o Festival do Vinho de Vancouver
O Festival do Vinho de Vancouver é outro evento de inverno que não pode perder. Geralmente, ele despede a estação fria e dá as boas-vindas à primavera. Realizado entre fevereiro e março, conta com centenas de adegas, a maioria proveniente da Itália. É um plano ideal para fazer uma degustação de vinhos, o que o ajudará a se manter aquecido enquanto prova cerca de 1.500 vinhos.
É um festival massivo e, a cada ano, um país ou continente é escolhido como tema, de modo que a maioria dos estandes oferece comida da região selecionada. Você pode aproveitar para visitar as adegas e fazendas dos arredores, participar das festas de vinho nas praias e desfrutar de mais de quarenta eventos gratuitos. Lembre-se de que há ingressos para eventos exclusivos, que geralmente incluem degustação de vinhos e gastronomia.
10. Participe nos eventos da Semana de São Patrício
São Patrício é o padroeiro de Vancouver, por isso a Semana de São Patrício, realizada em março, é considerada um festival irlandês de grande importância no Canadá. Todos os anos, atrai milhares de pessoas, que apreciam o desfile onde se vêem pessoas com trajes típicos do país. Também poderá encontrar eventoscom comida, danças e música local.
Embora o Desfile do Dia de São Patrício fosse o principal evento das celebrações, com o passar dos anos, o Celtic Fest tornou-se o ponto alto da Semana de São Patrício. Aqui encontrará espetáculos de dança celta, festas nos pubs locais, degustações de uísque, festas de rua e muito mais. Além disso, realiza-se a Maratona de São Patrício, que consiste numa rota de 5 km pelo Stanley Park.