Visite o Viktualienmarkt em Munique

Se está a planear a sua visita ao Viktualienmarkt fique comigo e descubra porque é que este é o mercado mais prático e completo. Saiba como e quando visitar.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

Visite o Viktualienmarkt em Munique

Viktualienmarkt | ©Rennsau

A resposta é um passeio pelo Viktualienmarkt. Este mercado vibrante deve estar no topo da sua lista. É o ponto de encontro mais popular da capital da Baviera e uma das paragens mais movimentadas para turistas e locais.

Este vasto espaço, localizado na Cidade Velha de Munique, está em funcionamento há mais de dois séculos e alberga centenas de bancas com alimentos cultivados localmente, artesanato, hotéis, floristas, sumos e, claro, os principais protagonistas do local: as cervejarias. Neste post vai descobrir a melhor maneira de o visitar, dicas, horários de funcionamento... um guia para entrar no Viktualienmarkt pela porta da frente.

O mais completo

Excursão gastronômica em Munique

Garanta a sua visita guiada + degustação no Viktualienmarkt

Esta visita guiada permitir-lhe-á ver os destaques entre as mais de 100 bancas do Viktualienmarkt, enquanto prova iguarias sazonais e aprende sobre a história do Viktualienmarkt.

O que é que a visita guiada lhe oferece? A companhia de um especialista que o acompanhará desde a Cidade Velha, passando pelos arredores da Hofbräuhaus am Platzl, do Stadtmuseum de Munique e do Viktualienmarkt até ao fim do Viktualienmarkt.

Enquanto caminha e saboreia o melhor da comida alemã, ouvirá a história do local em pormenor. Para já, digo-lhe que o seu nome atual é o resultado da latinização dos títulos alemães que tiveram origem no século XIX. Poderá saber mais sobre as curiosidades do local durante a visita guiada, quando provar frutas exóticas, uma seleção de queijos, doces e enchidos.

Recomendado se... estiver interessado em provar as melhores tapas sazonais como os alemães, guiado por um especialista local que partilha detalhes interessantes sobre a gastronomia e o local. A visita dura cerca de 2 horas e 30 minutos.

Quanto custam os bilhetes para o Viktualienmarkt?

Lojas no Viktualienmarkt| ©Marcus Brown
Lojas no Viktualienmarkt| ©Marcus Brown

No Viktualienmarkt, paga apenas pelos alimentos e produtos que compra, a entrada é gratuita. No entanto, recomendamos uma visita guiada. Já viste o tamanho do local?

Tem metade do tamanho de um campo de futebol, cheio de bancas fixas e itinerantes com variações sazonais. Embora possa fazer a visita sozinho, o ideal - pelo menos na primeira vez - é ter um especialista local a guiá-lo.

Reservar o passeio gastronómico no Viktualienmarkt

É possível visitar o Viktualienmarkt com crianças?

Pessoas no mercado| ©Tuffcape
Pessoas no mercado| ©Tuffcape

Sim, é claro que pode incluir este passeio entre as coisas para fazer em Munique com crianças. No entanto, devido às longas caminhadas e às poucas atracções para as crianças, o Viktualienmarkt é normalmente recomendado para adultos.

Recomendo uma visita com crianças se combinar o passeio com uma visita ao Spielzeugmuseum ou ao Museu do Brinquedo de Munique, assim terá uma atração especial para os mais pequenos.

Qual é o horário de funcionamento do Viktualienmarkt?

Anoitecer no Viktualienmarkt| ©KING CHAN
Anoitecer no Viktualienmarkt| ©KING CHAN

Pode visitar o Viktualienmarkt:

  • De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 18:00 horas.
  • Sábados das 10:00 às 15:00 horas.
  • Fechadoaos domingos.

Dica da Carla

Apesar do horário oficial de funcionamento, alguns dos stands estão fechados às segundas-feiras. Se quiser ver o local em todo o seu esplendor, recomendo uma visita entre terça-feira e sábado.

Quanto tempo é necessário para visitar o Viktualienmarkt?

Compras no Viktualienmarkt| ©Filamon & Belliflora
Compras no Viktualienmarkt| ©Filamon & Belliflora

Normalmente, são necessárias 2-3 horas para visitar o Viktualienmarkt quando se tem um especialista para guiar o caminho. No entanto, é necessário meio dia para fazer as compras que desejar.

Lembre-se de que há mais de uma centena de bancas com lojas de recordações, floristas, charcutarias, tabernas, peixarias e estabelecimentos de restauração à sua espera. Depende do seu tempo disponível, mas recomendo que reserve meio dia das suas férias em Munique para explorar este mercado.

Reservar o tour gastronómico no Viktualienmarkt

Melhor altura para visitar o Viktualienmarkt

Passeando pelo Viktualienmarkt| ©Tuffcape
Passeando pelo Viktualienmarkt| ©Tuffcape

Apesar de se tratar de um mercado permanente ao ar livre, há sempre uma melhor altura para visitar o Viktualienmarkt.

O Viktualienmarkt serve cerveja de todas as seis empresas de Munique, à vez. Tendo em conta que se trata de um dos produtos mais procurados na zona, a temperatura amena e o ambiente festivo, a melhor altura para visitar o Viktualienmarkt é outubro.

Ao longo do mercado encontram-se os 6 jardins de cerveja mais populares de Munique. De facto, a presença do monumento central, o Mastro de maio, também conhecido como Maibaum ou Maypole, deve-se a uma doação feita pelas cervejeiras da Baviera.

Para além de reservar os seus bilhetes para a Oktoberfest em Munique, o ideal é incluir uma visita ao Viktualienmarkt entre as suas coisas para ver e fazer no outono na Alemanha. Afinal, o evento oficial acontece a apenas algumas ruas de distância do mercado.

Melhor altura para visitar o Viktualienmarkt

Sejamos honestos, encontrará de tudo neste mercado, mas a maioria dos visitantes vem por 3 razões:

  • A frescura dos alimentos. As frutas, os legumes e as verduras são cultivados nos campos locais e vão diretamente para o mercado.
  • Os locais de venda dos alimentos. Com tão boas matérias-primas, não é surpreendente encontrar boa comida, e não esqueçamos a importância da tradição culinária de Munique, que diz "presente! No coração da Cidade Velha e concentrada no Viktualienmarkt.
  • Por último, mas não menos importante, a cerveja. Sim, é fácil encontrar cervejarias em solo alemão, mas saber que tem 6 cervejarias, as melhores da zona, num só local, é uma atração.

Com estes pontos fulcrais, não é de admirar que a melhor altura para visitar o Viktualienmarkt seja entre as 14 e as 15 horas, altura em que o almoço chama por si.

Reservar o tour gastronómico no Viktualienmarkt

Como chegar ao Viktualienmarkt

Conduzindo um carro| ©JESHOOTS.com
Conduzindo um carro| ©JESHOOTS.com

Este mercado está localizado no Viktualienmarkt 3 . A partir da estação central pode ir:

  • A: demora 6-7 minutos ao longo da Prielmayerstraße.
  • De transportes públicos: pode escolher entre as linhas 1-8, U3 ou U6 do S-Bahn ou o autocarro 52 para Marienplatz. Ao chegar à praça, basta caminhar 3 ruas até ao mercado, mesmo atrás da Igreja de São Pedro.
  • De carro: demora cerca de 9 minutos e, através da Prälat-Zistl-Straße 3, pode estacionar 24 horas no Parkgarage Schrannenhalle.

Outra opção: o autocarro Hop On - Hop Off

Como em quase todas as cidades europeias, pode apanhar o autocarro turístico e visitar o Viktualienmarkt e muitos outros locais de interesse da cidade - aconselho-o a escolher um que combine a Marienplatz e o Olympiapark, é uma das zonas mais bonitas da cidade -.

Os melhores autocarros turísticos de Munique oferecem esta rota e os preços começam em 18 euros, o que não é de admirar.

Compre o seu bilhete para o autocarro turístico de Munique

O que vai encontrar no Viktualienmarkt

Mercado de legumes e frutas| ©Sarah L. Donovan
Mercado de legumes e frutas| ©Sarah L. Donovan

Localizado no coração da Cidade Velha, o tour do Viktualienmarkt oferece uma experiência imersiva da cultura alemã.

Abriu as suas portas em 1807 como um mercado de agricultores e evoluiu para se tornar parte do património cultural da cidade, uma visita obrigatória entre as melhores excursões de comida e cerveja em Munique.

No Viktualienmarkt encontrará tudo o que poderia sonhar e mais tradições próprias da Baviera. Os quase 20.000 metros quadrados de espaço do Viktualienmarkt estão divididos em três áreas:

  • As bancas do mercado. São cerca de 140 bancas com lembranças, gelados, pão, vinho, fruta, legumes, especiarias, charcutaria, bons cortes de carne perfeitos para acompanhar a estrela alemã: a cerveja, o que nos leva ao segundo ponto.
  • Os locais para comer e beber. Quer se trate de uma taberna ou de bancas de comida de rua, o mercado tem tudo ao seu alcance. Aqui, pode deliciar-se com um banquete completo a preços acessíveis. Há muitas bancas de comida, cafés, bares e restaurantes, hotéis e albergues. No Viktualienmarkt não falta nada.
  • Os locais de interesse histórico. Após mais de 200 anos de existência, as tradições alemãs marcam alguns dos monumentos da cidade. E no meio deste mercado, vários deles reúnem-se, como a torre de observação da Igreja de São Pedro ou a Câmara Municipal de Munique. É um sítio colorido, com curiosidades em cada esquina.

Reserve o tour gastronómico no Viktualienmarkt

O que não deve perder no Viktualienmarkt

Mastro de maio| ©Mike Steele
Mastro de maio| ©Mike Steele

Pela sua dimensão e história, o Viktualienmarkt deve ser um ponto obrigatório no seu itinerário de viagem. E entre as suas ofertas culturais não pode faltar:

O Maypole

O famoso Mastro de maio ou Maypole é o ponto focal do mercado e, como tal, encontra-se no centro do recinto do mercado. O mastro - comum na cultura celta - representa a comunhão de ofícios que fazem parte das tradições de uma cidade ou município.

Entre as figuras que o decoram encontram-se artesãos, taberneiros, vendedores ambulantes, feirantes, dançarinos, cantores e até os dois santos padroeiros da cerveja: São Bonifácio e São Floriano.

A história da cidade está representada neste marco de 36 metros de altura.

Monumentos às lendas de Munique

Os alemães locais construíram uma série de fontes com estátuas para homenagear cantores e comediantes populares como Roider Jackl, Weiss Ferdl, Elisa Aulinger, Liesl Karlstadt e Karl Valentin, entre outros.

Heiliggeistkirche

A igreja católica Heiliggeistkirche(Heilig Geist) é uma igreja gótica que data do século XIV, altura em que foi incorporada no Hospício do Espírito Santo. Mais tarde, por volta do século XVII, o arquiteto Cosmas Damian Asam projectou a sua remodelação, e não pela última vez. Os danos causados pelas guerras levaram à remodelação do templo em 1991.

O resultado é uma obra de arte requintada digna de admiração, e é por isso que é um dos melhores passeios da Segunda Guerra Mundial em Munique.

Reserve o tour gastronómico no Viktualienmarkt

Os 5 eventos especiais no Viktualienmarkt

Flutuação de barris de cerveja| ©LucyInRome
Flutuação de barris de cerveja| ©LucyInRome

As festas não param neste mercado e, embora seja provável que encontre mais eventos, este quinteto é especial:

Carnaval

Este mercado não escapa ao encerramento do inverno. Especificamente na Terça-feira Gorda, as senhoras das bancas juntam-se para apresentar as suas danças e animações para contagiar o público com a energia da estação. O evento é conhecido como o Baile das Mulheres do Mercado ou Tanz der Marktweiber.

O evento - segundo as autoridades alemãs - atrai anualmente cerca de 10.000 pessoas. Chegue cedo e garanta o seu lugar se quiser desfrutar das melhores vistas.

Festa dos espargos

No início da primavera começa a época dos espargos em Munique e a festa é grande.

Para além da eleição da rainha dos espargos e de todo o evento organizado pela Câmara Municipal, os especialistas em espargos do Viktualienmarkt oferecem dicas, recomendações e deliciosas preparações de espargos alemães, brancos ou verdes.

Festa das fontes

Uma das atrações imperdíveis do Viktualienmarkt são as fontes em homenagem a vários artistas que representam a capital bávara. Na primeira sexta-feira de agosto, as fontes são decoradas com flores multicoloridas vibrantes e a prefeitura organiza apresentações de teatro de rua e shows gratuitos. Descubra todos os pormenores deste evento e junte-se à festa de verão.

Oktoberfest

Todos os anos, milhões de visitantes acorrem ao Theresienwiese para celebrar a Oktoberfest e, a poucas ruas de distância, encontra-se o Viktualienmarkt, onde a festa também ganha forma. Os jardins de cerveja da Cidade Velha acolhem eventos especiais para dar continuidade à atmosfera da cidade.

Em 2021, por exemplo, a Associação das Cervejeiras de Munique apresentou a sua caneca de cerveja do ano ao lado dos seus barris da cobiçada bebida, enquanto as equipas das cervejeiras dançavam ao som da música do Kindl Viktoria Ostler de Munique.

Magia de inverno

Magia de inverno é o nome dado à época especial de dezembro e, se procura o que ver e fazer em Munique no Natal, o Viktualienmarkt é um dos mercados mais completos.

Para além da centena de bancas, de meados de novembro até à primeira semana de janeiro existem entre 15 e 20 áreas especiais com ornamentos, árvores, iguarias sazonais, vinho, pão de gengibre e artesanato.

Mesmo só para passear, este mercado merece um passeio. Tome nota desta atividade para fazer em Munique no inverno, pode ser que encontre São Nicolau numa esquina.

Dicas para visitar o Viktualienmarkt

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley
  • Transporte. Recomendo-lhe que faça a sua visita a pé. Os transportes públicos estão a poucas ruas de distância, na praça Marienplatz, um espaço ladeado pela Igreja de S. Pedro, pelo Stadtmuseum de Munique - passe por lá, é um espaço encantador -, pelo MUCA (Museu de Arte Urbana e Contemporânea) e por outros pontos de interesse como a Torre Sendlinger. O passeio é agradável e permitir-lhe-á conhecer a cidade.

  • Compre o seu CityTourCard Munique. Especialmente se seguir o meu conselho e utilizar os transportes públicos. Além disso, o cartão oferece descontos especiais em alguns pontos turísticos, como o Palácio Nymphenburg e, se estiver acompanhado, os descontos são maiores.

  • O que vestir. Escolha roupas confortáveis, especialmente se estiver a visitar Munique no verão. Idealmente, esteja atento às condições climatéricas, o que nos leva à próxima recomendação.

  • Verificar a previsão do tempo. Parece óbvio mas, por vezes, passa despercebido: esteja atento às notícias meteorológicas.

  • Inscreva-se numa excursão. As férias são maravilhosas, mas o tempo é limitado, por isso, se quiser saber o itinerário perfeito para aproveitar ao máximo o seu tempo e cobrir actividades como o que ver e fazer em Munique em dois dias, o melhor é aconselhar-se com um guia especializado.

Reservar o tour gastronómico no Viktualienmarkt