Cidade do Cabo em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Um fim de semana prolongado é suficiente para descobrir a Cidade do Cabo, desde que consiga otimizar o tempo do seu itinerário. Eis os sítios a não perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Cidade do Cabo em 3 dias: um guia para tirar o máximo proveito da sua visita

Clifton, Cape Town, Sud Africa |©Mauro Astolfi

A Cidade do Cabo é um local com muitas atracções, espaços naturais, museus e monumentos, entre outras atracções turísticas. Basicamente, encontrará tantos destinos quantos os tipos de turistas. Por isso, se planeia estar na capital sul-africana durante um fim de semana prolongado e quer descobrir tudo o que ela tem para oferecer, então não terá um minuto a perder. Organize o seu itinerário e optimize o seu tempo.

Entre as melhores coisas para ver e fazer na Cidade do Cabo em três dias está um passeio pelo Central Business District para ver os pontos turísticos obrigatórios. É o caso do Castelo da Boa Esperança, do Museu do Distrito Seis, entre outros. Também pode visitar algumas das praias locais, como Camps Bay, Glen Beach e Clifton 4th; ou explorar os arredores da cidade através de um passeio de barco, um safari na Aquila Game Reserve, um tour de vinhos, entre muitas outras opções. Vamos organizar 3 dias incríveis!

Dia 1: Descubra o Distrito Central de Negócios da Cidade do Cabo

Castelo da Boa Esperança, Cidade do Cabo|©Richard Mortel
Castelo da Boa Esperança, Cidade do Cabo|©Richard Mortel

A prioridade do seu primeiro dia na capital sul-africana é descobrir os pontos turísticos imperdíveis do Central Business District da Cidade do Cabo. Verá o Castelo da Boa Esperança, o Museu do Distrito Seis, a Galeria Nacional da África do Sul, o Bairro Bo-Kaap e a Praça do Mercado Verde.

Castelo da Boa Esperança

Após o seu transporte do aeroporto da Cidade do Cabo, pode começar o primeiro dia do seu itinerário com uma visita ao Castelo da Boa Esperança, situado a cerca de quatro minutos da zona central da cidade. Trata-se de um importante edifício do século XVII.

Neste castelo colonial, outrora utilizado como fortaleza defensiva e, mais tarde, como prisão, encontra-se atualmente um interessante museu com exposições militares e uma série de exposições de arte histórica. Pode ser visitado por conta própria ou numa visita guiada à Cidade do Cabo.

  • Preço: O custo desta visita é de cerca de 3 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O castelo está aberto diariamente das 09:00 às 17:00.

Reservar uma visita guiada à Cidade do Cabo

Museu do Distrito Seis

A próxima paragem é uma caminhada de 450 metros (aproximadamente 7 minutos) desde o destino anterior até ao Museu do Distrito Seis, onde aprenderá sobre as lutas vividas pelos sul-africanos negros no passado.

O museu foi construído sobre um bairro multiétnico que foi demolido na década de 1970. Como tal, verá um monumento num dos pisos do edifício dedicado aos 60.000 residentes que aí viviam.

  • Preço: O acesso ao museu custa em média cerca de 2 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O museu está aberto de segunda a sábado (das 9h às 16h).

Galeria Nacional da África do Sul

Do Museu do Distrito Seis são 13 minutos a pé até à Galeria Nacional da África do Sul. Aí, terá a oportunidade de descobrir a arte sul-africana.

Se decidir entrar nas salas desta galeria, verá uma série de obras contemporâneas (concebidas a partir do século XX) da África do Sul. Existem também outros exemplos de arte dos séculos XVII a XIX provenientes da Holanda, França e Inglaterra. Adicionalmente, se a sua estadia for de mais dias, ou se quiser aproveitar para ver mais museus, então recomendo que reserve um Cape Town City Pass. Este cartão turístico dá-lhe acesso a uma vasta lista de museus e outras atracções da cidade.

  • Preço: Os bilhetes para a galeria custam aproximadamente 3 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: As galerias estão abertas ao público diariamente das 9:00 às 17:00 horas.

Comprar um Cape Town City Pass

Bairro Bo-Kaap

Outro ponto imperdível deste passeio pelo Distrito Central de Negócios da Cidade do Cabo é o Bairro Bo-Kaap, localizado a aproximadamente 15 minutos de caminhada da Galeria Nacional da África do Sul, na direção da Leeuwen St.

. Este é um bairro vibrante onde você pode fazer algumas paradas para comprar comida e lembranças, pois está repleto de lojas, restaurantes e cafés. Além disso, ao passear pelas ruas, encontrará o Museu Bo-Kaap, que compila a história do bairro.

  • Preço: O acesso ao Bairro Bo-Kaap é gratuito. A entrada no museu custa cerca de 3 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: Pode entrar no bairro de Bo-Kaap a qualquer hora. No entanto, o museu está aberto das 9:00 às 17:00 horas, de segunda a sábado.

Praça do Mercado Verde

Para terminar o dia, pode ir à Praça do Mercado Verde, que se situa no coração do centro financeiro, a cerca de 650 metros do Bairro Bo-Kaap. Terá de caminhar cerca de 8 minutos em direção à Church St.

. Nesta praça, poderá desfrutar de um mercado pitoresco com artesanato, arte, moda e comida. Deixar-se-á envolver pela atmosfera animada e descobrirá as tradições e a cultura dos habitantes locais.

  • Preço: o acesso à Praça do Mercado Verde é gratuito.
  • Horário de funcionamento: a praça está aberta 24 horas, mas o mercado só está disponível das 9:00 às 18:00 (diariamente).

Dia 2: Visite algumas das praias da Cidade do Cabo

Cidade do Cabo - Camps Bay|©Michael Kemper
Cidade do Cabo - Camps Bay|©Michael Kemper

O plano para este dia é simples: visitar algumas das praias da Cidade do Cabo e apreciar o cenário natural paradisíaco. Pode visitar Camps Bay, Glen Beach e Clifton 4th.

Praia de Camps Bay

Desta vez, a aventura começa na praia de Camps Bay, localizada a cerca de 25 minutos de carro do centro da capital sul-africana. Também é acessível através de uma das rotas dos autocarros turísticos da Cidade do Cabo .

Esta praia é considerada uma das mais bonitas da cidade, bem como uma das mais movimentadas. À chegada, poderá desfrutar da areia fina e nadar nas piscinas naturais de pedra. Pode mesmo apostar em passar lá o dia inteiro. Atrás da praia, há toda uma faixa de restaurantes, cafés e bares com terraços de onde se pode desfrutar de uma vista diferente do local.

  • Preço: Camps Bay é uma praia pública, pelo que o acesso é totalmente gratuito. No entanto, se se deslocar até à praia num carro particular, terá de pagar o estacionamento. Normalmente, esse valor é de 1 euro por hora ou 5 euros para o dia inteiro.
  • Horário de funcionamento: A praia de Camps Bay está aberta 24 horas por dia.

Reservar um bilhete para o autocarro turístico

Praia de Glen

A partir de Camps Bay, terá de caminhar cerca de 7 minutos (450 metros) e chegará a Glen Beach. Esta é mais uma das praias imperdíveis da Cidade do Cabo no seu itinerário. Pode deitar-se na areia branca e mergulhar nas águas cristalinas.

Além disso, se for adepto de desportos aquáticos como o surf, deve aproveitar ao máximo o seu tempo nesta praia. Há boas ondas durante todo o ano e muitos surfistas aproveitam este fenómeno natural. Aliás, se estiver com crianças na Cidade do Cabo ou se estiver a iniciar-se nesta modalidade, pode aproveitar as escolas de surf.

  • Preço: A entrada na praia é gratuita. No entanto, se chegar de carro, terá de pagar o acesso ao parque de estacionamento (cerca de 1 euro por hora ou 5 euros para o dia inteiro).
  • Horário de funcionamento: Pode visitar Glen Beach das 6h às 18h.

Quarta praia de Clifton

O último destino deste passeio por algumas das melhores praias da Cidade do Cabo é Clifton 4th Beach. A partir de Glen Beach, pode chegar lá a pé durante cerca de 15 minutos ou de carro durante um máximo de dois minutos. Aí, terá a oportunidade de nadar nas águas límpidas, praticar desportos aquáticos, relaxar ao sol, jogar voleibol, etc.

Na verdade, pode apanhar um dos cruzeiros ao pôr do sol da Cidade do Cabo que partem desta praia. Assim, poderá ter uma perspetiva única do local à medida que o sol se põe no horizonte: as falésias que ladeiam a praia, a imensidão do Oceano Atlântico e, ao longe, a montanha do Parque Nacional de Table Mountain.

  • Preço: O acesso a Clifton Beach 4ht é gratuito. No entanto, se estiver a viajar de carro, terá de pagar uma taxa de estacionamento, que é de aproximadamente 1 euro por hora e 5 euros para o dia inteiro.
  • Horário de funcionamento: A praia está aberta das 6:00 às 18:00 horas.

Reservar um cruzeiro ao pôr do sol

Dia 3: Faça uma viagem de um dia a partir da Cidade do Cabo

Stellenbosch|©thomas
Stellenbosch|©thomas

No último dia do seu itinerário na Cidade do Cabo, pode optar por se afastar da agitação da cidade e explorar os arredores. Existem várias opções interessantes: um safari na Reserva de Caça Aquila, um passeio de barco para avistar animais marinhos ou um passeio de vinho pelas cidades de Stellenbosch e Franschhoek.

Opção 1: Fazer parte de um passeio de barco pela vida selvagem marinha

Um passeio de barco no Oceano Atlântico a partir da Cidade do Cabo permitir-lhe-á ver alguns dos animais marinhos mais impressionantes de África: baleias, grandes tubarões brancos, golfinhos e leões marinhos. Terá também uma perspetiva única da paisagem natural.

Neste passeio de barco a partir da Cidade do Cabo, fará também uma paragem no Santuário dos Pinguins Africanos e das Aves Marinhas (APSS). Este recinto alberga uma colónia de pinguins africanos e várias aves marinhas. Por exemplo, a garça cinzenta, o cormorão do Cabo, a gaivota de patas amarelas, entre outras. Poderá aprender sobre todas as espécies avistadas ao longo desta experiência, graças aos comentários do biólogo marinho que o acompanha a bordo.

  • Preço: o preço médio deste passeio é de 133 euros por pessoa.
  • Duração: esta atividade de observação marinha dura normalmente pelo menos 10 horas.

Reservar um passeio de barco para ver animais marinhos

Opção 2: Safari na Aquila Game Reserve a partir da Cidade do Cabo

Se quiser experimentar a natureza selvagem com leões, leopardos, búfalos, rinocerontes, javalis, girafas e muito mais, então deve juntar-se a uma excursão de safari à Aquila Game Reserve a partir da Cidade do Cabo. Apreciará a vida selvagem indígena desta terra, longe da azáfama da cidade.

Depois de contactar o seu guia-motorista no centro da cidade, embarcará numa viagem de cerca de 2 horas até à reserva. Aí terá algum tempo para relaxar na área de spa e depois entrará num jipe para iniciar a excursão. Estará rodeado de paisagens da selva e de animais espantosos que foram salvos. Depois, regressará à Cidade do Cabo à noite.

  • Preço: O custo deste tipo de experiência começa em 139 euros por pessoa.
  • Duração: A excursão pode durar aproximadamente 9 horas.

Reservar uma excursão de safari à Aquila Game Reserve

Opção 3: Embarque numa excursão de vinho da Cidade do Cabo para Stellenbosch e Franschhoek

Descobrir a história e a cultura do vinho da África do Sul é outra coisa que pode fazer no terceiro dia da sua viagem. Embarque numa excursão de vinho a Stellenbosch e Franschhoek a partir da Cidade do Cabo para ver as adegas e vinhas locais.

Acompanhado por um guia-motorista, conduzirá cerca de 80 quilómetros da Cidade do Cabo até estas duas cidades vinícolas. À chegada, visitará várias adegas tradicionais, como a Boschendal Wine Estate. Poderá ver de perto o processo de fabrico e engarrafamento do vinho. Também irá provar algumas colheitas, degustar chocolates e queijos artesanais.

  • Preço: o valor desta experiência ronda os 82 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade tem normalmente uma duração aproximada de 8 horas e 30 minutos.

Reservar uma excursão de vinho a Stellenbosch e Franschhoek

Passeio de autocarro turístico de longa distância pela Cidade do Cabo

autocarro vermelho na Cidade do Cabo|©© Steve Guess
autocarro vermelho na Cidade do Cabo|©© Steve Guess

O autocarro tur ístico da Cidade do Cabo é uma boa alternativa para percorrer longas distâncias durante a sua visita à capital sul-africana. Pode poupar tempo e dinheiro, graças às 3 rotas oferecidas por este serviço, que também têm mais de 30 paragens gratuitas onde pode entrar e sair quantas vezes quiser.

Por exemplo, pode percorrer toda a região costeira a sul da cidade, que fica a cerca de 2 horas de distância. Pode também ir à Table Mountain, à Torre do Relógio e à roda gigante no V&A Waterfront, à praia de Camps Bay, ao Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch e a outros destinos.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico

Cartão turístico para poupar no seu itinerário de 3 dias na Cidade do Cabo

Cidade do Cabo - África do Sul|©Bryan Comstock
Cidade do Cabo - África do Sul|©Bryan Comstock

Se o seu objetivo é desfrutar do melhor da Cidade do Cabo durante a sua estadia de 3 dias, mas não quer gastar muito dinheiro, vai querer comprar um Cartão de Turista da Cidade do Cabo. Desta forma, terá acesso gratuito a dezenas de locais: zonas naturais, monumentos, museus, atracções de lazer, experiências vinícolas, entre muitos outros.

O Cape Town City Pass é válido por 1, 2, 3 ou 5 dias. Tudo depende da opção que adquirir. Durante este tempo, poderá desfrutar de mais de 80 atracções em toda a cidade. Estas incluem passeios de Safari na Cidade do Cabo, o Teleférico da Montanha da Mesa, o Museu Judaico, experiências de caiaque, passeios a pé para destinos imperdíveis e muito mais.

Reservar o Cape Town City Pass

Destaques das actividades de 3 dias na Cidade do Cabo

Galeria Nacional da África do Sul|©David
Galeria Nacional da África do Sul|©David
  • Dia 1
  • Descubra o Distrito Central de Negócios da Cidade do Cabo
  • Galeria Nacional da África do Sul
  • A partir de £3 por pessoa
  • 9:00am a 5:00pm (diariamente)
  • Dia 2
  • Visite algumas das praias da Cidade do Cabo
  • Quarta praia de Clifton
  • Acesso livre.
  • Das 6:00 às 18:00
  • Dia 3
  • Fuga da Cidade do Cabo
  • Safari na Reserva de Caça Aquila a partir da Cidade do Cabo
  • A partir de €139 por pessoa
  • Duração de cerca de 9 horas