Excursões ao Estreito de Bósforo a sair de Istambul

Navegar nas águas do Bósforo a bordo de um cruzeiro ao pôr do sol dará um toque mágico à sua visita a Istambul - bem-vindo às Mil e Uma Noites!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 5 minutos

Excursões ao Estreito de Bósforo a sair de Istambul

Aprecie as vistas de Istambul durante o cruzeiro no Bósforo | ©Can yılmaz

Observar o Bósforo ao pôr do sol enquanto se ouve a chamada para a oração é uma das imagens mais autênticas que pode levar da sua viagem a Istambul. Acrescente um cruzeiro fluvial e a sua visita à capital turca fica completa.

1. O melhor cruzeiro no Bósforo

Cruzeiro no Bósforo ao pôr do sol| ©David Leo Veksler
Cruzeiro no Bósforo ao pôr do sol| ©David Leo Veksler

A cidade de Istambul tem duas zonas distintas: o lado europeu e o lado asiático. O Bósforo é a fronteira natural que divide as duas zonas. Além disso, o Bósforo entra na cidade através do troço conhecido como "Corno de Ouro", separando a parte europeia em duas zonas: a Cidade Velha e o bairro de Gálata. Por todas estas razões, um cruzeiro pelo Bósforo é uma forma ideal de conhecer a capital da Turquia enquanto se desfruta das vistas.

Este cruzeiro inclui também uma excursão de autocarro e um passe para o teleférico da cidade, o que o torna a opção mais completa na cidade e a mais conveniente em termos de relação qualidade/preço.

Como reservar

Para garantir o seu lugar neste cruzeiro pelo Bósforo, é melhor reservar online com antecedência. Desta forma, poderá escolher a melhor opção e, além disso, terá a garantia de cancelamento até 24 horas antes da partida sem perder dinheiro. Depois de ter feito a sua reserva, receberá um e-mail de confirmação com todos os detalhes que servirá como o seu voucher.

Reservar uma excursão ao Bósforo a partir de Istambul

2. Em que consiste este cruzeiro

A Ponte do Bósforo liga os lados europeu e asiático de Istambul.| ©Juan Hipólito González
A Ponte do Bósforo liga os lados europeu e asiático de Istambul.| ©Juan Hipólito González

Quando começar a procurar informações sobre passeios de barco no Bósforo, encontrará muitas opções, mas eu recomendo, pela duração e pela relação qualidade-preço, este cruzeiro ao pôr do sol no Bósforo com um passeio de autocarro pelo Corno de Ouro e acesso ao teleférico. Com esta experiência, verá Istambul de três perspectivas diferentes e garanto-lhe que todas elas valem a pena.

Esta excursão está disponível em várias línguas: espanhol, alemão, inglês, francês e italiano. Inclui recolha e entrega no hotel no final da experiência, transferes entre os diferentes pontos da excursão e, claro, os serviços de um guia local que o orientará e informará sobre tudo o que vê. A duração total do passeio é de 3,5 horas, incluindo o cruzeiro no Bósforo, o passeio de teleférico e o passeio de autocarro.

Durante o passeio de barco, poderá seguir as explicações do guia enquanto aprecia as vistas e tira fotografias dos principais monumentos de Istambul de uma perspetiva diferente. O cruzeiro realiza-se ao pôr do sol, altura em que se pode escapar ao calor que assola Istambul no verão e também obter uma vista mágica da cidade em contraste com a azáfama das primeiras horas do dia.

O que verá nesta excursão

  • A Ponte do Bósforo; um marco que separa o lado europeu de Istambul do lado asiático da cidade
  • A Fortaleza de Rumeli; um exemplo de arquitetura militar concebida para proteger o Estreito do Bósforo
  • Palácio Beylerbeyi; a residência de verão dos sultões no lado asiático da cidade
  • Palácio Yildiz; um complexo de moradias imperiais otomanas construídas no final do século XIX e início do século XX.
  • O bairro judeu de Balat; caracterizado por sinagogas, casas com varandas e passeios em degraus.
  • Igreja de Santo Estêvão; construída inteiramente em ferro fundido.
  • As muralhas de Constantinopla; originais do século V, com 22 quilómetros de comprimento e 96 torres.
  • O bairro Eyup; uma zona menos turística que é um verdadeiro reflexo da vida quotidiana em Istambul
  • A colina Pierre Loti; de onde se tem uma vista imbatível do Corno de Ouro.

Reservar uma viagem ao Bósforo a partir de Istambul

3. Dicas para desfrutar de um cruzeiro no Bósforo

Vistas do cruzeiro no Palácio de Beylerbeyi| ©David Leo Veksler
Vistas do cruzeiro no Palácio de Beylerbeyi| ©David Leo Veksler

O cruzeiro no Bósforo é uma das experiências mais populares em Istambul e deve considerar o seguinte antes de reservar:

Não tem de pagar muito

Durante a sua viagem, é provável que um local lhe ofereça um cruzeiro numa empresa privada. Não tem de ser uma experiência de menor qualidade, mas deve estar ciente de que os preços dos cruzeiros no Bósforo são bastante acessíveis. Rejeite qualquer opção que pareça demasiado cara à primeira vista.

Certifique-se de que conhece o itinerário

Se fizer a reserva quando já estiver na cidade, tenha em conta que há cruzeiros que só percorrem o Corno do Bósforo e outros que vão até à fronteira asiática. A duração pode variar de uma hora e meia a duas horas. Dependendo do que quiser ver, escolha um ou outro, mas pergunte sempre antes de reservar.

O pôr do sol, a melhor altura

Pessoalmente, a minha altura preferida para um cruzeiro no Bósforo é o pôr do sol, mas há várias partidas ao longo do dia, pelo que pode escolher a sua. Há até cruzeiros noturnos com jantar incluído.

Não fique obcecado com fotografias

Assim que começar o cruzeiro, terá muito tempo para captar as imagens que verá durante o passeio, por isso aproveite a viagem e faça com que tudo seja sobre si, não sobre a sua máquina fotográfica.

Melhor com um guia

Esta é uma opinião pessoal, mas para mim uma cidade tão carismática como Istambul é sempre melhor vista da perspetiva de um guia profissional. Pode fazer isto em muitos cruzeiros, e o que sugeri é um deles.

Combine-o com outras actividades

Já viu que há cruzeiros que também incluem outras experiências, como um passeio de autocarro pela cidade ou até um passeio de teleférico. Com estes pacotes pode poupar tempo e dinheiro, por isso, se tiver outra coisa em mente, considere esta opção.

Dica de viagem da Ana

Um cruzeiro em Istambul não tem de ser muito caro. Não se deixe levar por pessoas que lhe oferecem experiências de qualidade duvidosa e de custo elevado.

4. Se está interessado num cruzeiro no Bósforo, também terá interesse em

No interior do Grande Bazar| ©young shanahan
No interior do Grande Bazar| ©young shanahan

Se optar por fazer um cruzeiro ao pôr do sol no Bósforo durante a sua visita a Istambul, terá visto a cidade de três perspectivas muito diferentes: da água com o barco, do ar com o teleférico e do chão com o autocarro. Só falta percorrer as suas ruas para que a sua viagem à capital da Turquia fique completa.

Se, além de percorrer a cidade por conta própria, quiser fazê-lo com um especialista local que lhe explique a história dos seus principais monumentos, os costumes e a cultura dos seus habitantes e lhe dê recomendações úteis para o resto da sua viagem, recomendo que dê uma vista de olhos a este post sobre Excursões e Tours a sair de Istambul.

Reservar uma viagem ao Bósforo a partir de Istambul

Perguntas Frequentes

  • O que é o Estreito de Bósforo?

    O Estreito de Bósforo é um estreito natural que faz parte da fronteira continental entre a Europa e a Ásia (separando a Anatólia e a Trácia). Istambul situa-se nas margens do estreito, de ambos os lados. A importância do estreito reside também no facto de ligar o Mar Negro e o Mar de Mármara, bem como o Mar Egeu e o Mar Mediterrâneo.

  • É possível nadar no Bósforo?

    Embora seja possível nadar no Bósforo (não há leis que o proíbam), é fortemente desaconselhado. Devido ao número de barcos que atravessam o Bósforo, a água está extremamente poluída e as suas águas têm correntes muito fortes.

  • Que excursão do Estreito de Bósforo devo fazer?

    Dois dos passeios mais populares e com a melhor relação qualidade/preço são os cruzeiros de meio dia e de um dia do Estreito para o Mar Negro. Para além do facto de serem geralmente em grupos pequenos, os guias são conhecedores e simpáticos e a comida é de boa qualidade. O cruzeiro de um dia dá-lhe a oportunidade de nadar no Mar Negro, enquanto o cruzeiro de meio dia o levará a nadar noutro local.