Transfers de Aeroporto de Edimburgo

Eis como se deslocar entre o aeroporto de Edimburgo e o centro da cidade da forma mais rápida, mais confortável e mais económica.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Transfers de Aeroporto de Edimburgo

Avião a aterrar no aeroporto de Edimburgo | ©Alan Wilson

O aeroporto escocês, situado a 12 km da cidade, está bem ligado ao centro da cidade, tanto por transportes privados como públicos. Vai perder os primeiros minutos da sua viagem a pensar na melhor forma de chegar ao seu hotel? Aqui estão todas as informações necessárias para planear a sua chegada a Edimburgo, poupando tempo e dinheiro.

1. Tipos de transfer entre o aeroporto de Edimburgo e o centro da cidade

Vistas da pista a partir do terminal do aeroporto| ©Henry Burrows
Vistas da pista a partir do terminal do aeroporto| ©Henry Burrows

Autocarro, elétrico, táxi, Uber, transfer privado... Seja qual for a hora a que chegue ao aeroporto de Edimburgo, terá transporte disponível para o levar até ao centro da cidade ou até à porta do seu hotel. Se procura a opção mais confortável e mais rápida, recomendo um transfer porta-a-porta:

  • Transfer privado do aeroporto para o seu hotel em Edimburgo.
  • Transfer privado do seu hotel para o aeroporto de Edimburgo

Transfer privado do aeroporto para o seu hotel no centro da cidade de Edimburgo

Transfer privado| ©Vladimir Proskurovskiy
Transfer privado| ©Vladimir Proskurovskiy

Quando aterramos no aeroporto de qualquer cidade, o que mais queremos fazer é descansar, caso a viagem tenha sido longa, ou sair e explorar a cidade. Em última análise, queremos poupar tempo e queremos facilidades; a pré-reserva deste transfer privado do aeroporto para o seu hotel em Edimburgo permite-lhe fazer as duas coisas.

Pode reservar em linha: terá de indicar o dia da sua chegada a Edimburgo, os dados do seu voo e a morada do seu hotel ou alojamento no centro da cidade. Com estas informações, a empresa organizará um motorista profissional que irá ao seu encontro assim que desembarcar e o levará ao seu hotel.

Uma vez confirmada a sua reserva, receberá um e-mail que servirá de recibo para entregar ao motorista que o espera à chegada. Poderá comunicar com a agência de transportes por correio eletrónico em qualquer altura para resolver qualquer dúvida ou solicitar qualquer serviço adicional. Além disso, se os seus planos de viagem mudarem, pode anular a sua reserva com um pré-aviso de 24 horas.

Como funciona o serviço

Já sabe que se quiser um transfer privado do aeroporto de Edimburgo para o seu hotel deve reservá-lo com antecedência e online, mas em que consiste exatamente este serviço?

Consiste na contratação de um motorista privado e de um veículo exclusivamente para si e para os que viajam consigo (até 8 passageiros por serviço), de modo a que seja recolhido no terminal de chegadas e não tenha de esperar para chegar ao seu hotel ou fazer quaisquer paragens pelo caminho.

Vantagens

  • O conforto do veículo
  • O profissionalismo do motorista
  • A disponibilidade do serviço: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Espaço para as bagagens
  • A não necessidade de encontrar um ponto de encontro à chegada ao aeroporto (o motorista estará à sua espera à partida com uma placa com o seu nome e poderá contactar a agência de transportes a qualquer momento por telemóvel ou e-mail).
  • A rapidez da viagem (estará no seu hotel no centro da cidade em menos de uma hora, uma vez que não haverá paragens intermédias e não terá de encontrar o caminho para o seu hotel quando chegar ao centro de Edimburgo).

Transporte privado do hotel para o aeroporto

Sala de espera do aeroporto de Edimburgo| ©alljengi
Sala de espera do aeroporto de Edimburgo| ©alljengi

Se pretender o serviço oposto, para o ir buscar ao hotel e levá-lo ao aeroporto de Edimburgo, também pode reservar este serviço online antes ou durante a sua viagem.

Terá também de indicar a data de partida do seu voo, os dados do hotel e as informações sobre o voo. O motorista saberá a que horas ir buscá-lo (a si e aos que viajam consigo) para que não se atrase no embarque, mas também não perderá tempo extra à espera no aeroporto.

Dica de viagem da Ana

Contratar um transporte privado pode ser mais barato se forem vários a viajar juntos.

Como ir do aeroporto de Edimburgo para o centro da cidade em transportes públicos

Autocarro do aeroporto para o centro da cidade de Edimburgo| ©martin arrand
Autocarro do aeroporto para o centro da cidade de Edimburgo| ©martin arrand

Elétrico

Os comboios partem a cada dez minutos do aeroporto para o centro da cidade, com um total de 15 paragens, sendo as mais centrais Princes Street ou St Andrew Square. Os bilhetes custam £10 a bordo e são mais baratos se os comprar nas máquinas. Também pode obter um desconto se comprar um bilhete de ida e volta com um regresso aberto. A viagem completa demora cerca de 35 minutos.

Autocarro Airlink

Este é o autocarro especial do aeroporto. Parte de dez em dez minutos durante o dia (a frequência diminui à noite9 ) e demora 25 minutos a ligar o aeroporto à estação de Waverley Bridge, no centro da cidade. A tarifa é de £4,50 em cada sentido, £7,50 se comprar um bilhete de ida e volta.

Autocarro Skylink

Se o seu hotel não se situar no centro da cidade, este autocarro leva-o para zonas mais remotas. Tem o mesmo preço que o Airlink, funciona das 6h às 23h e passa a cada 20 ou 30 minutos, aproximadamente. Existem diferentes linhas, consoante a zona de Edimburgo para onde se dirige. Um aspeto importante a ter em conta é que terá de pagar o montante exato, uma vez que o condutor não dá troco.

Autocarro da linha principal

O preço final depende da distância que tem de percorrer, mas a viagem até ao centro pode demorar até uma hora e meia. Os números são 33 se viajar durante o dia e N22 se chegar a Edimburgo de madrugada. Também terá de pagar com a quantia exacta.

Ana's Traveller Tip

Lembre-se de trazer a quantia exacta (em libras) para pagar nos autocarros que o levam ao centro da cidade.

Outras opções de transfer entre o aeroporto de Edimburgo e o centro da cidade

Táxi pelas ruas de Edimburgo| ©Mark Morgan
Táxi pelas ruas de Edimburgo| ©Mark Morgan

Se não tiver reservado o seu transfer com antecedência e quiser evitar os transportes públicos, existe também a opção dos táxis, que estão sinalizados em todo o aeroporto. Terá de esperar numa fila e o custo é de cerca de £30.

Uber é uma opção mais barata (cerca de £25) e pode ser solicitada através da rede WIFI gratuita do aeroporto. Depois de confirmar a sua viagem, a aplicação dir-lhe-á onde encontrar o seu motorista dentro de 10-15 minutos.

Dicas para a sua chegada a Edimburgo

Haggis, o prato tradicional escocês| ©Bernt Rostad
Haggis, o prato tradicional escocês| ©Bernt Rostad

Como é o Aeroporto de Edimburgo

O Aeroporto de Edimburgo é um dos aeroportos mais movimentados do Reino Unido, por isso não terá problemas em encontrar as instalações habituais, como lojas e restaurantes. As localizações dos transportes públicos e das praças de táxi estão claramente indicadas na sinalização do aeroporto e há WIFI gratuito disponível em todo o aeroporto. Fica a 12 km do centro da cidade e não é servido pela rede de metro.

Quando ir a Edimburgo

De maio a setembro, as temperaturas na Escócia são mais amenas (embora seja necessário levar um casaco), pelo que esta é a melhor altura para visitar o país. Os meses de inverno podem ser frios e húmidos em qualquer altura do ano.

Onde ficar em Edimburgo

As zonas mais centrais para ficar em Edimburgo são a Cidade Velha e a Cidade Nova, mas são também as mais caras. No entanto, se reservar o seu hotel ou apartamento com bastante antecedência, pode poupar dinheiro. Se procura vida nocturna, escolha a zona de Grassmarket e se quer estar no centro, mas num bairro menos turístico, Broughton e West End são as melhores opções.

O que comer em Edimburgo

O prato tradicional mais conhecido de Edimburgo é o haggis, um prato picante feito com miudezas de cordeiro. Quanto aos doces, o país tem muito para oferecer, por isso não tenha medo de experimentar e pedir recomendações em qualquer um dos seus cafés. Finalmente, os amantes do whisky encontrarão em Edimburgo o paraíso do whisky.

Onde trocar dinheiro

A moeda da Escócia é a libra esterlina, que equivale aproximadamente a 1,10 euros, pelo que não terá problemas em calcular o preço das suas compras. Há muitas opções para trocar dinheiro, mas evite o aeroporto, os bancos do seu país e os hotéis. Se quiser obter melhores trocos, pode fazê-lo nas caixas multibanco (se as comissões do seu banco não forem demasiado elevadas) ou nas casas de câmbio que encontrará no centro da cidade. Se ficar na cidade por mais do que alguns dias, poderá querer utilizar os serviços de troca de casa, que estão disponíveis num prazo de 48 horas e que têm proliferado nos últimos anos.

Getting around Edimburgo

O centro da cidade é facilmente acessível a pé (embora não seja poupado à caminhada até ao Castelo de Edimburgo). Combinando o metro e o elétrico, pode chegar a quase todas as partes notáveis de Edimburgo. Um bilhete único para o metro e para o autocarro custa £1,80, mas não permite transferências. Se fizer várias viagens no mesmo dia, o bilhete diário é ilimitado e custa £4,50.

O que levar

Um guarda-chuva é imprescindível, pois chove ainda mais em Edimburgo do que em Londres. Também precisará de um mackintosh para quando a chuva não for muito forte e, se for visitar as Terras Altas da Escócia numa excursão de um dia a partir de Edimburgo, sapatos confortáveis e impermeáveis são obrigatórios.