Mais sobre: Os 5 melhores passeios de whisky de Edimburgo
Quando se chega a Edimburgo e se começa a percorrer a cidade e os seus arredores, compreende-se imediatamente um pouco mais sobre a cultura distintiva do whisky. As grandes colinas verdes, as baixas temperaturas em quase todos os meses do ano e o chuvisco aparentemente incessante combinam muito bem com o poder desta bebida popular.
O whisky tem um conjunto interessante de tradições que o rodeiam e, se estiver a pensar no que ver e fazer em Edimburgo, não pode deixar de incluir algumas actividades relacionadas. Os melhores especialistas mostrar-lhe-ão o processo de fabrico e como se obtém o sabor caraterístico de cada marca e região da Escócia. E porque não, muitas destilarias incluem provas, para que possa ter a sua própria opinião. Acompanha-me?
1. Visitas guiadas para principiantes
A melhor opção para os novatos na cultura do whisky é uma visita guiada de uma hora a uma destilaria. Esta visita tem como objetivo apresentar-lhe o mundo do whisky de uma forma interactiva, educativa e divertida.
Descobrirá o processo de fabrico do whisky num passeio emocionante por uma réplica de uma destilaria, uma experiência que só pode ser obtida na cidade de Edimburgo. Também poderá explorar as cinco regiões produtoras de whisky escocês e compreender como a geografia influencia o sabor e todo o processo.
Por fim, incluem uma prova guiada do whisky que selecionar de uma coleção de whisky que é uma das maiores do mundo. Um perito estará à disposição para o aconselhar sobre o tipo de whisky adequado ao seu gosto e sobre as notas que compõem o sabor de cada whisky.
Informações práticas
- Horário: começam geralmente às 10 horas. Duração: uma hora.
- Preço: a partir de 24 euros, consoante a destilaria e o número de provas incluídas no preço.
2. Visitas de especialistas em whisky
Se é fã de whisky e das suas tradições, ficará particularmente motivado com a sua viagem a Edimburgo. Neste caso, as destilarias oferecem visitas de maior duração, com um conteúdo mais preciso e uma abordagem mais complexa dos diferentes temas.
Estas visitas são muito procuradas, uma vez que se gerou um grande turismo em torno do whisky. Aqui terá a oportunidade de conhecer as diferenças entre os whiskies desenvolvidos em Speyside, nas Highlands (onde poderá fazer uma interessante excursão a partir de Edimburgo), nas Lowlands e em Islay.
Algumas propostas incluem também uma degustação exclusiva de maltes mais selecionados ou de algumas das suas misturas exclusivas. Na destilaria Johnnie Walker, este tipo de visita é um pouco mais singular, pois terá acesso ao arquivo da marca e um arquivista mostrar-lhe-á documentos únicos e muito interessantes.
Informações práticas
- Horário: 90 minutos. Por favor, verifique os horários consoante a destilaria.
- Preço: a partir de 60 euros, consoante a destilaria e o número de provas incluídas no preço.
3. Tours gastronómicos
Para aqueles que desejam ter uma experiência gastronómica mais completa em vez de apenas beber, há visitas a destilarias que incluem pratos que combinam com as selecções de whisky que estão a ser provadas.
Esses tipos de passeios também incluem explicações sobre o processo de fabricação e a história da bebida, mas também se concentram nas combinações de sabores entre o uísque e a comida.
Informações práticas
- Horário: a partir das 20h00 e com uma duração de 3 horas.
- Preço: a partir de 90 euros
4. Passeios de whisky e gin
Para aqueles que também desejam explorar o mundo do gin, há passeios que combinam informações e degustação de ambas as bebidas - porquê experimentar um tipo quando se pode experimentar dois? A explicação de como estas duas indústrias, que à primeira vista não parecem ter muito em comum, se podem fundir é muito interessante.
A indústria do gin está em expansão na Escócia e, como resultado, este tipo de novas experiências combinadas estão a começar a surgir.
Receberá explicações de um especialista em ambos os processos de fabrico e poderá também fazer a tão esperada degustação de ambos. Além disso, as provas de whisky e de gin estão incluídas, e o preço dependerá do número de provas que quiser fazer.
Informações práticas
- Horário: 60 minutos. Verificar horários dependendo da destilaria.
- Preço: a partir de 25 euros
5. Passeios de vários dias por Edimburgo e pelas diferentes regiões
Se é um daqueles que visitam a Escócia especialmente para aprender sobre o whisky, uma excursão a Edimburgo e às diferentes regiões é uma proposta atractiva.
As excursões consistem num percurso de whisky que abrange todas as regiões, visitando diferentes destilarias em toda a Escócia e fazendo diferentes degustações.
As regiões da Escócia são famosas por produzirem diferentes tipos de whisky e os seus apreciadores podem facilmente aprender sobre o assunto. Ficam surpreendidos com a grande variedade de sabores que podem ser obtidos, dependendo das diferentes condições geográficas e climáticas no processo de fabrico.
Há opções que vão desde um fim de semana a uma aventura de uma semana inteira. Estes tipos de excursões incluem alojamento noturno enquanto estiver fora de Edimburgo, um guia especializado que o acompanha durante todo o tempo e transporte prático e conveniente para as diferentes partes do itinerário do percurso do whisky.
Informações práticas
- Preço: a partir de £100, consoante o número de dias. As refeições não estão incluídas durante a duração da excursão, nem as taxas de entrada nas várias destilarias.
Mas... o que é o uísque?
Esta bebida mundialmente famosa tem as suas origens por volta do ano... 800 a.C.! O seu nome significa "água da vida", pelo que se pode imaginar a importância que tem para todos os escoceses.
Podemos encontrar documentos que datam de cerca de 1400, onde os processos já estavam formalizados, criando as famosas destilarias por todo o país.
As melhores destilarias de Edimburgo
Se é um aficionado do whisky, certamente conhece a relação única entre a Escócia e o fabrico de whisky. O que o pode surpreender é o grande número de destilarias existentes no país, incluindo várias na capital.
Johnnie Walker Princess Street
Se está a planear a sua visita a Edimburgo e se pergunta porque é que o Johnnie Walker é o whisky mais vendido do mundo, pode descobrir por si próprio visitando a Johnnie Walker Princess Street, considerada uma atração turística para quem visita Edimburgo.
Encontrará 2 bares especializados em cocktails de todos os tipos, o primeiro com vista para o Castelo de Edimburgo, claro. Recomendamos uma visita tanto de dia como de noite.
O segundo bar tem um ambiente mais íntimo, mas é um verdadeiro paraíso onde se pode provar quase todos os maltes Johnnie Walker.
- Onde: 145 Princes St, Edimburgo EH2 4BL, Reino Unido
Destilaria Holyrood
A Holyrood Distillery é uma destilaria relativamente nova, pois nasceu em 2019, no sopé do Arthur's Seat, onde é feito o primeiro whisky single malt de Edimburgo. Os fundadores são grandes experimentadores e não o fazem apenas com os diferentes whiskies, mas também oferecem o seu próprio gin, de elevada qualidade e sabor inovador para os que têm paladares requintados.
Visite a Holyrood Distillery para fazer parte dos primórdios de uma destilaria que está destinada a ser um grande sucesso, criada por aqueles que querem honrar a herança da Escócia e a história do whisky, utilizando apenas maltes, levedura de alta qualidade e barris muito especiais.
- Onde: Holyrood Distillery 19 St, Leonard's Lane, Edimburgo EH8 9SH
A Experiência do Whisky Escocês
No seu passeio pela Cidade Velha da cidade, The Scotch Whisky Experiencetornou-se um dos pontos de visita obrigatória para os amantes do whisky. A sua localização central perfeita, mesmo ao lado do Castelo de Edimburgo, significa que, quase sem se aperceber, estará imerso neste mundo especial.
Caso não saiba, a coleção de garrafas do Scotch Whisky Experience é a maior do mundo. Com a sua visita, poderá ver todas as 3 .384 garrafas de whisky escocês numa sala de mármore incrivelmente sofisticada, mantendo o mesmo nível de excelência de todo o espaço.
- Onde: 354 Castlehill, The Royal Mile, Edinburgh EH1 2NE
Dica de viagem da Ana
No último andar do Scotch Whisky Experience pode desfrutar de vistas inigualáveis sobre o Castelo de Edimburgo, a Cidade Velha, a zona de Grassmarket e os fantásticos Meadows ao longe.
Se gostou deste artigo, talvez esteja interessado em
Na sua visita a Edimburgo, há muito para ver e fazer. Deixe-se levar e mergulhe na aventura com os melhores passeios e excursões de Edimburgo neste feriado.