10 Coisas para Fazer em Cancún em Setembro

O destino mais popular do México oferece uma vasta gama de actividades que agradam a todos os tipos de viajantes, incluindo o mês de setembro. Para além de ser um destino de praia, Cancún proporciona sempre a todos uma viagem inesquecível.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

10 Coisas para Fazer em Cancún em Setembro

Cancún | ©Star Tour

muito para ver e fazer em Cancún durante todo o ano, mas se for um adepto de férias tardias, também não ficará desiludido com este destino paradisíaco em setembro.

A comemoração do início e da consumação da Independência do México é celebrada em todos os cantos do país. Festas populares e verbenas enfeitam de cores e música as praças centrais das vilas e cidades. Cancún tem uma forma particular de viver os feriados nacionais, para além da sua conhecida oferta turística.

Embora o destino deva a sua fama às suas praias de areia branca e mar azul-turquesa, e esteja sempre associado a celebrações ostentosas em hotéis e resorts exclusivos, na realidade há todo o tipo de actividades à espera da sua visita no mês de setembro. Continue a ler para saber mais.

1. a atmosfera das Fiestas Patrias nas ruas de Cancun

Fiestas patrias nas ruas de Cancun.| ©Michael Johson
Fiestas patrias nas ruas de Cancun.| ©Michael Johson

Os galhardetes nas antenas e nos espelhos dos carros ondulam à medida que passam pelas ruas, enquanto nos passeios os vendedores não abandonam o cliché do sombrero e dos bigodes para se vestirem de "mexicanos", convidando a deixar-se levar pelo ambiente das Fiestas Patrias.

Aspraças públicas de Cancún vestem-se com faixas e luzes verdes, brancas e vermelhas, desde os fios pendurados nos postes de iluminação até às palmeiras mais curvadas, para comemorar os heróis que lutaram pela Independência do México.

Muitas celebram estas fiestas patrias como parte de um ritual familiar e preparam as iguarias e bebidas típicas em casa, enquanto outras famílias decidem sair e festejar nas ruas. Se estiver a visitar o destino durante esta época, pode optar por celebrar num evento especial no seu hotel ou desfrutar do ar livre.

2) Prepara-te para a noite do "grito".

Varanda do
Varanda do "grito de Independência| ©Gerson Peach

Os habitantes de Cancún costumam dirigir-se à Plaza Central, sede do governo da Câmara Municipal de Benito Juarez, à qual a cidade pertence.

Da varanda do Palácio Municipal, o presidente da Câmara entoa o "Grito de Independência". Os discursos aos heróis da Independência são elevados para terminar com um sonoro "Viva México", que provoca orgulho e emoção na maioria dos presentes.

Para além das tradições, os feriados nacionais em Cancún assumem um sabor especial. Antes e depois de "dar o grito", poderá encontrar restaurantes de todo o tipo a oferecer menus especiais para a sua noite mexicana, hotéis com promoções alusivas às datas, entre outras ofertas atractivas para celebrar este grande dia.

3. admirar a disciplina da parada militar.

Parada militar em Cancún| ©Leosprspctive
Parada militar em Cancún| ©Leosprspctive

A parada militar que se realiza sempre na manhã seguinte ao "grito". É um acontecimento anual que se tornou uma tradição de convivência social. O destacamento de centenas de elementos militares em diferentes unidades tem como objetivo gerar um maior contacto e proximidade entre o exército e os cidadãos.

Comboios, cavalaria e carros alegóricos avançam ao som de bandas de música ao longo da Avenida Tulum, reforçando a admiração da população de Cancún pelos elementos militares e o orgulho de muitas crianças locais pelas forças armadas do país.

O desfile realiza-se normalmente de manhã cedo e termina por volta do meio-dia.

4. as coloridas Fiestas de San Miguel Arcángel

Festas de S. Miguel Arcanjo| ©Jose Alfredo Tellez Santiago
Festas de S. Miguel Arcanjo| ©Jose Alfredo Tellez Santiago

Uma das celebrações mais representativas do calendário religioso de Cancún e da vizinha Cozumel tem lugar durante este mês. São as festas em honra de São Miguel Arcángel, o santo padroeiro de São Miguel de Cozumel.

Serviços religiosos, desde missas a procissões, bem como festas enfeitadas com as melhores peças dos artesãos locais e com todo o sabor dos pratos típicos da região, esperam por si na Isla de las Golondrinas, onde se realizam todas as festas dedicadas a este santo.

Em Cancun, a apenas um passeio de ferry, poderá assistir aos trajes típicos, como os huipiles bordados, e à procissão dos pescadores, que partem nos seus barcos com uma grande efígie de S. Miguel Arcanjo e deixam mantos de flores na água.

Aproveite uma das excursões ou passeios organizados para passar um dia em grande na zona.

5) Viajar até Chichen Itza e captar a energia do equinócio de outono

Chichen Itza.| ©triqui•triqui•tran
Chichen Itza.| ©triqui•triqui•tran

As zonas arqueológicas que rodeiam a cidade prevista de Cancun recebem no final do mês milhares de turistas, que vêm "vibrar alto" captando as energias que recebem as descargas do Equinócio de outono.

O sol, quando colocado exatamente sobre o equador da Terra, provoca este fenómeno astronómico que, de facto, ocorre em todos os planetas. Marcam uma altura em que o dia e a noite têm a mesma duração, razão pela qual divindades como Kukulcan estão associadas a aspectos da dualidade da existência, como as fronteiras entre o bem e o mal.

De todos os cantos do mundo, milhares de adeptos da cultura maia e das suas interpretações dos fenómenos astronómicos reúnem-se em ruínas perto de Cancún, como Chichen Itza, onde se pode ver com os próprios olhos o percurso do enrolamento da luz.

Reservar uma excursão a Chichen Itzá

6. descobrir a mítica Serpente Emplumada

A Serpente Emplumada.| ©Anna Szwal
A Serpente Emplumada.| ©Anna Szwal

Como consequência natural e mística do Equinócio de outono, a aparição da Serpente Emplumada, símbolo do deus Kukulcán ou Quetzalcoatl, é aguardada por milhares de visitantes das ruínas maias dos arredores de Cancun durante o mês de setembro.

A luz de cada equinócio provoca um fenómeno que cria a ilusão de ver uma serpente a subir os degraus da secção norte da pirâmide de Kukulcán.

Mesmo que não atribua o significado ritual maia à presença deste antigo deus, só o fenómeno e o estado de espírito dos presentes farão com que queira vibrar com esta experiência, que só ocorre no outono e na primavera.

Cada vez mais pessoas se interessam pelo conhecimento ancestral das tradições da região maia, e os equinócios e o aparecimento da serpente emplumada são duas boas razões para estar presente durante o mês de setembro neste destino.

7. vá até ao limite e participe no Ironman 70.3 em Cozumel

Participar no Ironman 70.3 de Cozumel.| ©sanap501
Participar no Ironman 70.3 de Cozumel.| ©sanap501

Este evento desportivo começa com quase dois quilómetros de natação entre os recifes do Parque Chankanaab, para continuar com um percurso de três voltas de bicicleta que somam noventa quilómetros, que o levam por todas as paisagens únicas das praias que rodeiam Cancun e Cozumel.

Se chegar a tempo das actividades do evento, poderá assistir ao esforço de quase dois mil atletas de diferentes países na natação, ciclismo e corrida, naquela que é considerada uma competição de triatlo de longa distância.

Organizado pela World Triathlon Corporation, o Ironman 70.3 é considerado um meio Ironman devido ao nível de exigência que impõe aos atletas. Assim, não só o turismo de praia, mas também as competições desportivas de alto nível estão prontas como opções para desfrutar da sua estadia em setembro.

8. visitar a barreira de coral da Isla Contoy

Conhecer a Isla Contoy.| ©Andy Blackledge
Conhecer a Isla Contoy.| ©Andy Blackledge

Embora o tempo possa ser caprichoso em setembro, com chuvas repentinas, uma visita expressa de Cancun à Isla Contoy pode ser feita sem grandes contratempos, uma vez que há um fluxo moderado de turistas nesta época.

Trata-se de um dos maiores recifes de coral do mundo, num dos locais mais bem guardados de Cancún, um ecossistema que permite admirar espécies de peixes, aves migratórias e corais como não há em todas as Caraíbas.

Encontrará várias excursões que o levam diretamente do seu hotel para o porto de Cancún, para partir de lá e chegar em minutos ao seu encontro com o excecional. As melhores experiências de mergulho com sn orkel esperam-no lá.

Reservar uma experiência de mergulho com snorkel

9. apanhar sol numa praia paradisíaca evitando o sargaço

Praia paradisíaca de Isla Mujeres| ©dronepicr
Praia paradisíaca de Isla Mujeres| ©dronepicr

Os dias de setembro caracterizam-se pela presença indesejável da alga conhecida como sargaço nas praias do Mar das Caraíbas, muito em sintonia com o aumento da atividade ciclónica no Atlântico.

Desagradável e incómodo para muitos, saiba que há uma boa probabilidade de que, quando visitar Cancun em setembro, algumas das suas praias sejam delineadas pela presença de sargaço.

Embora o final de agosto e todo o mês de setembro marquem o fim da época das algas, é provável que em algumas das melhores praias de Cancún apareça subitamente uma mancha castanha ou avermelhada, indicando a presença de sargaço na sua praia preferida.

10. Aproveite o fim da época das tartarugas nas costas de Cancun

Snorkelling com observação de tartarugas| ©Karolina Grabowska
Snorkelling com observação de tartarugas| ©Karolina Grabowska

A chegada de setembro marca também o fim da época das tartarugas nas costas quentes de Quintana Roo, pelo que ainda tem a oportunidade de participar numa atividade de libertação de tartarugas ao nascer ou ao pôr do sol.

As tartarugas-de-pente, de couro e cabeçuda, entre outras espécies, nidificam todos os anos nas areias brancas das praias de Cancún, sendo setembro um dos melhores meses para se juntar à proteção destas espécies ameaçadas.

Ao tornar-se um elo de ligação no processo de incubação de novas tartarugas bebés e libertá-las nas águas das Caraíbas mexicanas, experimentará o verdadeiro significado de conservação num destino de beleza natural como Cancún, tudo isto com os protocolos adequados de recolha, monitorização e libertação das espécies.

A afluência de turistas em Cancún durante o mês de setembro

Tarde em Cancun| ©Bill Claxton
Tarde em Cancun| ©Bill Claxton

Para muitos habitantes locais e visitantes, setembro é omelhor mês para visitar Cancún. O destino de águas turquesas e areia branca espera por si neste mês para desfrutar de toda a animação e cultura que tem para oferecer.

Dependendo do plano que tiver e de como quiser viver a sua experiência no destino, encontrará muitas actividades para fazer, como as que mencionámos no início.

Caracteriza-se por ser uma época de baixa afluência, devido à presença de chuvas e furacões que atingem as costas das Caraíbas mexicanas nesta altura do ano. Embora as chuvas sejam geralmente dispersas ou não passem de um aguaceiro, exceto quando há a presença de um furacão.

Comparar preços de alojamento em Cancún para setembro

Antiga cidade maia murada de Tulum| ©ironypoisoning
Antiga cidade maia murada de Tulum| ©ironypoisoning

Com centenas de opções de alojamento no destino de praia mais popular do México, deverá planear bem a sua visita durante o mês de setembro para poder aproveitar as oportunidades de melhorar a sua estadia.

Sendo um destino de classe mundial, poderá pensar que será difícil encontrar locais que ofereçam uma boa relação qualidade/preço, uma vez que muitos dos hotéis são do tipo boutique ou grand tour.

Mas existem diferentes promoções, desde descontos em alojamentos em hotéis de quatro estrelas a ofertas de dois dias.

O tempo em Cancún durante o mês de setembro

Cenote em Cancún| ©Viviane Kermeci
Cenote em Cancún| ©Viviane Kermeci

A atmosfera quente e húmida provocada pelas correntes do Golfo do México que se encontram com o Mar das Caraíbas faz com que Cancún tenha os dois meses mais húmidos do ano em setembro e outubro.

É importante ter em conta que se visitar Cancún em setembro não será poupado a um aguaceiro ligeiro de cerca de dez minutos, pelo que poderá passar o resto da tarde nas praias que têm condições para serem desfrutadas entre a areia e o céu parcialmente nublado.

A temperatura máxima poderá rondar os 38 graus Celsius, enquanto a média será ligeiramente superior a vinte e quatro graus Celsius, com uma precipitação média de 182 milímetros cúbicos durante o mês de setembro, com quase metade dos dias do mês a registarem chuva.

Nada como um bom mackintosh ou um guarda-chuva para o ajudar a desfrutar de Cancún apesar do tempo.