Melhores passeios e viagens de um dia em Amã

A capital da Jordânia é um destino que oferece um contraste entre a modernidade do centro da cidade e a história das suas ruínas. Convido-o a aproveitar as melhores visitas e excursões para descobrir a sua oferta de entretenimento!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores passeios e viagens de um dia em Amã

Amman Jordan |©Chang Ju Wu

Amã é uma cidade rodeada de beleza natural e de sítios arqueológicos. As pessoas são conhecidas por serem muito calorosas, hospitaleiras e acolhedoras, e são mesmo muito compreensivas em relação às barreiras culturais e linguísticas. Isto faz com que seja o melhor local para passar umas férias a vaguear pelas ruas e a fazer uma excursão atrás da outra. Aqui pode fazer planos como aproveitar um passeio gastronómico pela comida jordana.

Se quiser absorver alguma história e arquitetura, comece pelo local do batismo de Betânia, ou fuja para a Gruta dos 7 Dormidores. Algumas das melhores coisas para fazer na cidade incluem o Mar Morto, o Monte Nebo, sítios romanos e uma variedade de castelos que datam de diferentes épocas. E não perca Petra, uma cidade mágica com séculos de história.

1. Passeie por todos os cantos da capital da Jordânia

Mesquita do Rei Abdullah, Amã|©marc's pics&photos
Mesquita do Rei Abdullah, Amã|©marc's pics&photos

A capital da Jordânia é uma caixinha de surpresas, por isso vale a pena dedicar algum tempo a explorar as suas ruelas, zonas modernas e ruínas antigas. É um ótimo plano, especialmente se estiver a organizar uma viagem com amigos ou família. Há actividades personalizáveis, que muitas vezes incluem uma experiência de banho turco, entradas para as principais atracções e museus, e até almoço.

Os locais a não perder incluem:

  • Mesquita do Rei Abdullah: pode ser vista de diferentes pontos da cidade, devido à sua impressionante cúpula azul. É a única mesquita em que as mulheres podem entrar, mas devem cobrir os braços, as pernas e a cabeça.
  • Anfiteatro Romano: é um edifício impressionante, onde vale a pena visitar a partir de 3 euros.
  • Cidadela de Amã: está localizada no topo da capital, por isso oferece vistas impressionantes. É também um complexo arqueológico com colecções que datam de há 7.000 anos.
  • Museu Arqueológico da Cidadela: é um ótimo lugar para aprender sobre os achados arqueológicos que ocorreram na Jordânia.
  • O Palácio Raghadan foi construído em 1926 e é um local de inigualável riqueza cultural e histórica.

Pormenores de interesse

  • Preço: Pode organizar uma visita por sua conta, preparando um itinerário que inclua os sítios mais importantes. Se preferir uma experiência guiada, é possível encontrar opções a partir de 133 euros.
  • Duração: recomendo cerca de quatro horas.
  • Meio de transporte: a visita é normalmente feita a pé, mas algumas visitas guiadas podem oferecer um confortável autocarro com ar condicionado.
  • Vantagens desta opção: poderá ver toda a cidade num curto espaço de tempo, pode normalmente escolher entre visitas de meio dia ou de dia inteiro, que são personalizáveis.
  • Desvantagens desta opção: As visitas à Jordânia são muito interessantes, mas pode não ser seguro andar sozinho à noite.

Reservar uma visita guiada a Amã

2. Visita ao local do batismo de Betânia

Batismo de Jesus Betânia|©ROBIN JU
Batismo de Jesus Betânia|©ROBIN JU

A Jordânia é um país rodeado de terras sagradas e, a partir de Amã, pode embarcar numa viagem espiritual a alguns locais muito especiais. A uma hora de carro da capital fica a famosa Betânia ou Betânia da Transjordânia, o local onde João Batista baptizou Jesus Cristo. Outros acontecimentos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento também tiveram lugar aqui. Recomendo-lhe que faça uma visita guiada, para conhecer em profundidade o seu património histórico.

Note-se que se situa perto do rio Jordão, na fronteira entre a Jordânia e Israel. Veja as escavações arqueológicas e assista às cerimónias de batismo. Uma visita guiada é uma óptima maneira de explorar outros locais próximos. Por exemplo, pode visitar as grutas de Iraq Al Amir, um castelo helenístico que remonta à Idade do Cobre. É famosa pelos seus olivais e trilhos para caminhadas. Além disso, o palácio pré-romano Qasr al-Abad é uma joia arquitetónica restaurada, mesmo na área de Betânia.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada em Betânia custa cerca de 15 euros, embora o acesso também esteja incluído no Jordan Pass. Se preferir, pode reservar uma visita guiada, que começa em 93 euros e normalmente inclui actividades extra.
  • Duração: cerca de quatro horas.
  • Meios de transporte: As experiências guiadas oferecem normalmente transferes em veículos confortáveis e bem equipados. Se pretender ir por conta própria, os autocarros ligam Amã a Betânia.
  • Vantagens desta opção: É uma visita completa que o levará a um sítio do património arqueológico, além de poder inscrever-se numa experiência gastronómica em Betânia.
  • Desvantagens desta opção: A maioria dos restaurantes na Jordânia não serve bebidas alcoólicas e a excursão não é recomendada em condições climatéricas adversas.

Marcar uma visita ao local do Batismo de Betânia

3. Descubra os Castelos do Deserto Umayyad numa excursão privada a partir de Amã

Castelo do Deserto Umayyad Jordânia|©JANVELL
Castelo do Deserto Umayyad Jordânia|©JANVELL

Para explorar a arquitetura e a arte antigas, nada melhor do que uma escapadela numa excursão privada aos Castelos do Deserto Umayyad. Fica a uma hora e meia de Amã, por isso pode acordar cedo e partir em busca de novas aventuras que o transportarão de volta aos tempos medievais. Não é tão concorrido como outros monumentos, pelo que poderá explorar e desfrutar ao máximo do seu interior.

O seu nome deve-se à sua grande altura, já que em tempos foram centros comerciais, estações de caravanas e até pavilhões. É um local ideal para explorar as tradições e a cultura da cidade, bem como para ver os mosaicos e esculturas que decoram o seu interior. Para além disso, o deserto jordano destaca-se pela sua paisagem rústica, bem como pelos oásis espalhados por aquela que foi outrora a famosa encruzilhada da Síria, Jerusalém, Arábia e Iraque.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 87 euros por pessoa.
  • Duração: entre três e quatro horas.
  • Meios de transporte: As excursões privadas incluem geralmente o transporte de ida e volta em veículos confortáveis. Tenha em conta que no deserto da Jordânia só se pode viajar em transporte privado, sendo difícil encontrar uma linha de transportes públicos que faça ligação com esta zona.
  • Vantagens desta opção: é a melhor maneira de ver os castelos omíadas num curto espaço de tempo, especialmente se tiver um itinerário apertado.
  • Desvantagens desta opção: não é acessível a cadeiras de rodas.

4. Explore os trilhos de Wadi al Mujib a partir de Amã.

Jordânia: Wadi al-Mujib|©Catand .
Jordânia: Wadi al-Mujib|©Catand .

Caminhar pelos trilhos do desfiladeiro fluvial da Jordânia é uma experiência única na vida. Wadi al-Mujib fica a cerca de uma hora de carro da capital. Aqui pode praticar canyoning, um desporto de aventura que combina rapel e caminhadas em segurança.

Pode mudar de ares e afastar-se da rotina das grandes cidades, enquanto aprecia a paisagem montanhosa. Trata-se de um percurso pedestre fácil a moderado, pelo que não é recomendado para crianças. Para viver esta experiência , é necessário estar em boas condições físicas para poder subir entre o curso do rio e chegar à bela cascata. Além disso, o caminho entre Amã e Wadi é de cortar a respiração, pelo que pode desfrutar de um passeio panorâmico.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 127 euros.
  • Duração: cerca de cinco horas.
  • Meios de transporte: Chegar lá por conta própria pode ser complicado se não tiver um carro alugado, pois terá de apanhar um autocarro para Madaba e, a partir daí, um táxi, que pode custar cerca de 210 euros. Se optar por uma visita guiada, pode ficar descansado quanto ao transporte. Este tipo de experiências inclui normalmente o transporte de ida e volta.
  • Vantagens desta opção: Terá uma pequena visita turística a Amã, bem como um passeio de trekking.
  • Desvantagens desta opção: Não é adequada para crianças, uma vez que é necessário ter pelo menos 18 anos de idade e saber nadar. Também não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas com problemas de saúde delicados ou pessoas em cadeiras de rodas. Além disso, não pode ser efectuado em dias de chuva.

Reservar uma excursão a Wadi Mujib Siq Trekking

5. Escapadela para Madaba, Monte Nebo e Mar Morto a partir de Amã

Madaba|©Chang Ju Wu
Madaba|©Chang Ju Wu

Se está a planear uma escapadela rápida a Amã, não pode partir sem explorar a área circundante. Desta forma, pode ver Madaba, o Monte Nebo e o Mar Morto. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer na cidade, pois é uma visita flexível e divertida. Terá uma vista privilegiada do centro artístico de Madaba, onde se encontra o famoso mosaico da Igreja de São Jorge. É também um dos principais locais de culto e de peregrinação.

Mais longe no mar está o Monte Nebo, conhecido como a Terra Prometida da Jordânia. Tem um miradouro no topo, onde também se pode ver o monumento da cruz e da serpente. Este é o símbolo das andanças de Moisés no deserto. Pode lá chegar a partir de 5 euros por pessoa. O Mar Morto, por outro lado, é um lago asiático composto por uma elevada percentagem de sal que se diz ter propriedades curativas.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 117 euros.
  • Duração: cerca de oito horas.
  • Meios de transporte: Madaba pode ser alcançada de autocarro em cerca de meia hora, enquanto Nebo e o Mar Morto demoram mais de uma hora. A melhor opção é optar por uma excursão, uma vez que o transporte está normalmente incluído e não terá de se preocupar com nada.
  • Vantagens desta opção: experimentará uma variedade de sensações, é ideal se tiver pouco tempo para explorar a cidade e quiser desfrutar de uma viagem de um dia.
  • Desvantagens desta opção: não pode ser feita no inverno (de novembro a março), nem é recomendada a mulheres grávidas ou a pessoas com problemas de saúde graves.

Reserve uma excursão a Madaba, ao Monte Nebo e ao Mar Morto

6. Visite Jerash, o Castelo de Ajloun e Umm Qais a partir de Amã.

vista de Jerash|©Daniel Sztanko
vista de Jerash|©Daniel Sztanko

Uma excursão combinada é a melhor maneira de explorar os sítios arqueológicos a norte de Amã. Tirará o máximo partido da sua viagem, em apenas um dia. Convido-o a passear por três locais perto da capital. Comece a sua viagem em Jerash, uma cidade greco-romana onde pode passar pelo Arco de Adriano, o Hipódromo, o Templo de Artemis e a Colunata Oval. As suas ruas antigas e praças abandonadas.

A próxima paragem que vos sugiro é o Castelo de Ajloun, situado numa colina perto de Jerash. É uma fortaleza do século XII com um museu ideal para descobrir a sua história. Se continuar a afastar-se de Amã, pode parar em Umm Qais. Trata-se das ruínas da cidade romana de Gandara, com vista para o lago Tiberíades e o vale do Jordão. Aproveite a oportunidade para visitar os teatros romanos e os sítios arqueológicos.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 83 euros.
  • Duração: entre seis e oito horas.
  • Meios de transporte: Há autocarros públicos disponíveis, embora no caso de Umm Quais seja necessário mudar em Irbid e pagar uma tarifa de táxi de cerca de 90 euros. A melhor opção é reservar uma visita guiada, uma vez que este tipo de experiência inclui normalmente o transporte entre as atracções turísticas e o regresso a Amã.
  • Vantagens desta opção: uma visita simultânea a estes locais é a melhor forma de poupar tempo e dinheiro.
  • Desvantagens desta opção: as visitas guiadas não incluem normalmente as entradas nas atracções turísticas.

Reserve uma excursão de um dia a Jerash, ao Castelo de Ajloun e a Umm Qais

7. Conheça Petra, Wadi Rum e o Mar Morto a partir de Amã

Visitantes de Petra|©Michele C
Visitantes de Petra|©Michele C

A Jordânia é um país muito interessante, com uma beleza única. Se está a planear passar vários dias a passear, recomendo que tire partido de uma viagem combinada. Comece por visitar Petra, a cidade avermelhada com 2.000 anos. Pode visitar os templos bizantinos, os teatros romanos e subir aos miradouros. Depois de percorrer o estreito trilho de Siq, parta para um acampamento noturno em Wadi Rum.

Acampar na Jordânia é uma experiência sensorial mágica, quase tão interessante como andar de jipe pelo deserto ou dar um mergulho salgado no Mar Morto. Se ficar mais um dia na cidade, pode também ver o Monte Nebo, Madaba, o histórico Castelo de Shobak e a parte de trás da cidade de Petra.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 250 euros.
  • Duração: entre dois e três dias, consoante o itinerário escolhido.
  • Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
  • Vantagens desta opção: este tipo de experiência inclui geralmente algumas refeições, noites de campismo e alojamento.
  • Desvantagens desta opção: não é recomendada para mulheres grávidas ou pessoas com problemas de saúde. Para além disso, é necessário ter mais de 12 anos e menos de 69 anos para poder fazer o passeio em segurança.

Reservar uma excursão de 2 dias a Petra, Wadi Rum e Mar Morto

8. Faça uma excursão gastronómica a Amã

comida em Amã|©Chang Ju Wu
comida em Amã|©Chang Ju Wu

A cozinha árabe é muito saborosa e variada, com uma interessante oferta de comida de rua. Muitas pessoas deixam a cidade sem provar as iguarias locais, o que é um erro lamentável. Um passeio pelos restaurantes e bancas locais permitir-lhe-á provar Falafel, Hummus, Ful, Shawarmah, Kunafa, Walnut ou Fechas. Um dos restaurantes mais populares é o Habibah Sweets, especialmente se quiser experimentar sobremesas populares, como o café com cardamomo.

Experimente um sanduíche na barraca de shawarma mais antiga da Jordânia, conhecida como Reem, ou sente-se e desfrute de uma bebida nos terraços locais. Esta excursão gastronómica levá-lo-á às ruas estreitas e ruínas de Amã, como o Anfiteatro Romano, a Cidadela, a Rainbow Street e muito mais.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 130 euros.
  • Duração: cerca de cinco horas.
  • Meios de transporte: normalmente inclui transporte em Amã.
  • Vantagens desta opção: pode incluir a entrada na Cidadela e no Teatro Romano de Amã.
  • Desvantagens desta opção: se quiser provar ou comprar produtos fora do circuito, terá de os pagar.

9. Veja a Gruta dos 7 Dormitórios

As grutas dos 7 dormentes|©BubbAna1
As grutas dos 7 dormentes|©BubbAna1

Outra viagem curta fora de Amã é escapar para a Caverna dos 7 Dormentes. É uma viagem panorâmica que lhe permite desfrutar de vistas deslumbrantes a partir do momento em que sai de Amã. Pode demorar entre meia hora e uma hora a lá chegar, mas terá a oportunidade de explorar a vida rural. Reza a lenda que 7 jovens ficaram aqui adormecidos durante séculos, tentando escapar à perseguição do cristianismo.

. Há exposições informativas que contam a história em pormenor. Tem uma mesquita e, atualmente, é possível ver os sítios arqueológicos antigos. Recomendo que se aproveite esta visita para percorrer as mesquitas de Amã, onde se deve entrar de acordo com o código de vestuário.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 65 euros.
  • Duração: entre seis e sete horas.
  • Meios de transporte: normalmente inclui o transporte entre as atracções e o regresso a Amã.
  • Vantagens desta opção: Adapta-se a itinerários curtos, uma vez que permite conhecer diferentes locais em menos de um dia.
  • Desvantagensdesta opção: Este tipo de experiências está geralmente disponível apenas em inglês e normalmente não inclui a entrada na Mesquita Rei Abdullah I.

10. Ver as Termas de Ma'in em Amã

Ma'in Hammamat|©Frank Plaschke
Ma'in Hammamat|©Frank Plaschke

Um oásis mágico perto de Amã, o Hammamat Ma'in está localizado nas montanhas de Madaba. É o Ma'in Hot Springs ou Hammamat Ma'in, onde as pessoas vêm para relaxar e desfrutar de uma tarde de spa. São famosas pelas suas massagens relaxantes, que custam a partir de 120 euros. São muito especiais, uma vez que a água se acumula durante a estação das chuvas e aquece durante o verão.

Têm poderes curativos, uma vez que existem fissuras de lava no seu interior, o que faz com que tenham uma temperatura agradável entre 30° e 37°. São normalmente menos concorridas do que o Mar Morto e são uma das melhores coisas a fazer na cidade para regressar das suas férias a sentir-se relaxado.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 92 euros.
  • Duração: cerca de seis horas.
  • Meio de transporte: inclui normalmente o transporte em miniautocarro.
  • Vantagens desta opção: inclui geralmente a entrada nas termas.
  • Desvantagens desta opção: se tenciona relaxar nas termas, tenha em conta que estas não estão normalmente incluídas no preço.