Melhores coisas para fazer em Amã

A rica cultura e história de Amã fazem dela um dos melhores destinos do mundo árabe. Faça as suas malas e parta à descoberta de desertos, ruínas, teatros romanos e castelos.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores coisas para fazer em Amã

Amman |©robba_cop

Amã é a capital da Jordânia, considerada um país cosmopolita, diverso e multicultural e até um dos mais imponentes dos países asiáticos. A melhor parte é que é bastante segura, com pessoas amigáveis e comida impecável. Desde a reflexão sobre o local do batismo de Jesus Cristo até à experiência multissensorial do souk, encontrará algo divertido para toda a família. Também pode desfrutar de um passeio panorâmico pelas ruínas, monumentos romanos, espaços ao ar livre e mesquitas.

Os castelos que rodeiam a região também são impressionantes, e as melhores visitas e excursões levam-no a descobrir a sua história. Recomendo que comece por conhecer o interior da cidade, apreciar cada rua e subir aos miradouros nas colinas. Mais tarde, aventure-se nas cidades vizinhas para visitar Petra, Jerash, Umm Qais, etc. Aqui estão os planos de visita obrigatória em Amã!

1. Descubra os sítios mais especiais de Amã

Teatro romano na Síria|©Alfie 2001
Teatro romano na Síria|©Alfie 2001

Amã é uma cidade muito interessante, e a melhor maneira de a conhecer em profundidade é fazer uma visita guiada a cada canto. Na capital, é possível ver as ruínas de monumentos históricos, como os pilares do Templo Romano de Hércules. Num dia, é possível ver tudo o que a cidade tem para oferecer. Se quiser poupar tempo, pode considerar juntar-se a uma das melhores excursões locais, que normalmente preparam um itinerário personalizado a partir de cerca de 133 euros.

A cidade reúne certamente um contraste entre o passado e o presente, oferecendo espaços modernos e antigos. Vale a pena subir às colinas e aos miradouros para apreciar as vistas panorâmicas. Além disso, se pretende ver as mesquitas, museus e palácios, a melhor opção é comprar o Jordan Pass, que lhe permite ver uma variedade de pontos turísticos de Amã. Os sítios que não pode perder são:

  • A Mesquita do Rei Abdullah, um ícone local, e a única em que as mulheres podem entrar, sob certas condições e códigos de vestuário. A sua cúpula colorida pode ser vista de vários pontos de Amã.
  • O Anfiteatro Romano, que é um dos poucos teatros romanos sobreviventes no mundo, é uma estrutura surpreendente.
  • A Cidadela de Amã, o melhor sítio para ver a cidade, especialmente ao pôr do sol.
  • O Palácio Raghadan, onde se encontram os restos mortais do rei Hussein.

Reservar uma visita guiada a Amã

2. Passear pelo Souk de Amã e apreciar a arte de rua local

Amã (vista 2 do souk)|©Juan GC
Amã (vista 2 do souk)|©Juan GC

Amã é uma cidade com uma grande variedade de opções de entretenimento, por isso deixe-se surpreender. Para além de ruínas, castelos e espectáculos naturais, pode desfrutar de uma colorida e movimentada feira da ladra. Existem os clássicos souks, que são mercados árabes ao ar livre. As pessoas visitam-nos frequentemente para trazer frutos secos, pois têm um sabor especial da Jordânia.

É um ótimo local para fazer compras e realiza-se normalmente às sextas-feiras. É uma experiência cheia de cheiros, texturas e sabores únicos. Também é possível encontrar relíquias e artesanato, livros antigos e muito mais. Se procura coisas para fazer com crianças, sugiro que aproveite os espectáculos musicais e as áreas para os mais pequenos.

Para além disso, não podes perder a arte de rua em Amã. A maior parte dos graffitis encontra-se no bairro moderno, o que dá um toque de cor às ruas envelhecidas das ruínas. A Rainbow Street é também o lar de cafés pitorescos, com terraços que oferecem vistas panorâmicas.

3. Ver o Anfiteatro Romano de Amã

Teatro Romano|©Juan R. Aznar Colino
Teatro Romano|©Juan R. Aznar Colino

O Anfiteatro Romano é uma das maravilhas mais visitadas de Amã, tendo sido construído no século II. Situado em frente à Cidadela, é de visita obrigatória e custa cerca de 2 euros. Tem capacidade para 6.000 pessoas, pelo que foi um achado para a época.

De manhã cedo, é normalmente menos concorrido. No entanto, a estrutura é melhor apreciada por volta das 10:00, quando os raios de sol estão mais fortes. Aqui pode apreciar o Odeon, correspondente à fachada principal. Depois, o desafio é chegar ao topo, subindo um lance de escadas íngreme. A adrenalina vai sentir-se ao descer e apreciar a vista panorâmica de Amã. Por razões de segurança, não recomendo que se aproxime da borda, pois não há corrimãos.

4. Desfrute da comida jordana nos miradouros de Amã

comida em Amã|©Chang Ju Wu
comida em Amã|©Chang Ju Wu

As ruínas e as cores de Amã merecem ser vistas de cima. Encontrará miradouros por toda a cidade, que tendem a estar muito movimentados ao pôr do sol. O da Cidadela é o mais popular, mas há outras opções facilmente acessíveis. Por exemplo, pode subir as colinas até Wild Jordan, uma zona rural onde encontrará um edifício moderno com um café que oferece um espetáculo paisagístico.

O Wild Jordan Cafe é um ótimo local para provar a comida jordana enquanto aprecia a vista. A comida desta região utiliza as suas próprias técnicas, mas também é influenciada por outros países árabes. Especificamente, a comida síria, iraquiana, libanesa e outras.

5. Mergulhe na loja de sabonetes e cosméticos de Amã

Amã, Jordânia: Trinitae|©Chuzai Living
Amã, Jordânia: Trinitae|©Chuzai Living

Em Amã, encontrará artesanato e produtos de higiene pessoal, que são muito populares. O fabrico de produtos aromáticos é uma especialidade local e até uma tradição jordana. A maioria é feita com sal, lama, azeite, leite de camelo e extractos do Mar Morto. A loja de sabonetes mais conhecida é a Trinitae, situada na Rainbow Square.

É uma casa antiga com um encanto inegável. Oferece hidratantes, óleos, sais e perfumes que lhe permitirão levar para casa uma recordação de Amã. De facto, têm conjuntos de oferta a partir de 70 euros. A experiência no interior é única, pois desliga-o da agitação da cidade. O país tem outras especialidades de artesanato, como a produção de mosaicos, lenços e toalhas, cerâmica, frutos secos e especiarias.

6. Visite Madaba, o Monte Nebo e o Mar Morto a partir de Amã

AUTO-ESTRADA JORDANA DO MAR MORTO|©geigerwe
AUTO-ESTRADA JORDANA DO MAR MORTO|©geigerwe

Não pode passar por Amã sem parar para apreciar a beleza que o rodeia. Aproveite os melhores passeios e excursões locais para uma experiência mágica. Pode visitar Madaba, um centro artístico conhecido pela sua arquitetura preservada do período bizantino. Normalmente, este tipo de experiência leva-o também ao Monte Nebo, de onde, segundo a Bíblia, Moisés viu pela primeira vez a Terra Prometida.

Este pico tem cerca de 817 metros de altura e é o ponto mais alto da região, pelo que oferece vistas panorâmicas. É também o local onde se encontra o túmulo de Moisés, no entanto, é algo simbólico, pois o seu corpo nunca foi encontrado. Aproveitando a sua localização central, pode visitar o local do batismo de Jesus Cristo e fazer trekking no Siq Al-Mujib. Por outro lado, recomendo que desça ao Mar Morto para um mergulho salgado e curativo.

Reserve uma viagem de um dia a Madaba, ao Monte Nebo e ao Mar Morto a partir de Amã

7. Faça uma escapadela a Jerash, ao Castelo de Ajloun e a Umm Qais a partir de Amã

Castelo de Ajloun|©Ankur Panchbudhe
Castelo de Ajloun|©Ankur Panchbudhe

As ruínas são uma das principais atracções da Jordânia, devido à sua antiguidade e significado histórico, religioso e cultural. A uma curta distância de Amã fica Jerash, um pedaço de Roma na Jordânia. Pertenceu à Decápole e conserva vestígios arqueológicos de grande valor histórico. Aqui pode ver-se o Arco de Adriano, os teatros romanos e o hipódromo, onde antigamente se realizavam jogos e eventos de massas.

Mais a norte, encontra-se o Castelo de Ajloun, uma joia escondida onde recomendo uma visita ao museu arqueológico que guarda a sua história. Foi testemunha de muitas épocas diferentes, pelo que encontrará peças do período bizantino e cerâmica da Idade do Bronze. É claro que não se pode perder Umm Qais, uma ruína romana com vista para o Vale do Jordão. Daqui, as vistas são de cortar a respiração, com teatros romanos, vestígios greco-romanos e monumentos históricos.

Reserve uma viagem de um dia para Jerash, Castelo de Ajloun e Umm Qais a partir de Amã

8. Caminhada em Wadi al Mujib a partir de Amã

Excursão a Wadi Al Waleh|©Terhaal Adventures
Excursão a Wadi Al Waleh|©Terhaal Adventures

O Wadi al Mujib é um país das maravilhas perto de Amã, que certamente não o deixará indiferente. É a reserva natural mais profunda do mundo, com uma variedade de paisagens que pode apreciar numa experiência de caminhada e canyoning. Não é aconselhável viajar sozinho, pois é caro e pouco seguro - não se preocupe! Os melhores passeios e excursões de Amã levam-no a explorar o desfiladeiro do rio Jordão, que se estende até ao Mar Morto e às montanhas de Karak e Madaba.

Só está disponível no verão, uma vez que não se pode andar nas ravinas quando chove. Além disso, aqui pode saltar numa zipline, mesmo na Ponte Mujib. Terá também a oportunidade de desfrutar de um mergulho nas piscinas naturais das cataratas, bem como aprender sobre a história da região e apreciar as vistas panorâmicas. Note-se que, durante a excursão, passará por:

  • Trilho do Siq: esta é a primeira secção do desfiladeiro, com arenito e sombra para o proteger do calor.
  • Caminho das ravinas: é aqui que começa a entrar na área de trekking, há piscinas naturais mais profundas, por isso tenha cuidado.
  • TrilhaMalaqi: é uma trilha que liga ao rio Hidan, há uma cachoeira que só é recomendada para ser acessada por profissionais.
  • Trilhodo Ibex: oferece vistas do Mar Morto e o caminho transforma-se num vale seco, no fim do qual se encontra uma espécie particular. Trata-se do íbex núbio, um tipo de cabra que vive no Egipto, Sudão, Jordânia, Israel, Omã e parte da Arábia Saudita.
  • Trilho Al Ai: é o último troço, onde há mais piscinas. No final do caminho, encontra-se um antigo moinho.

Contra um passeio a pé no trilho Wadi Mujib Siq a partir de Amã

9. Visita aos Castelos do Deserto Umayyad a partir de Amã

Castelo do Deserto Umayyad Jordânia|©JANVELL
Castelo do Deserto Umayyad Jordânia|©JANVELL

Os vários castelos Umayyad são uma joia escondida no deserto da Jordânia. Quase todos eles estão localizados a cerca de uma hora e meia da capital. Os melhores passeios e excursões em Amã levam-no a descobrir os segredos desta zona árida. Chegar ao local por conta própria é bastante complicado, pois não há transportes públicos na zona e, ao longo de quilómetros, não se vêem quaisquer sinais de vida. Chegar à zona do castelo é apenas para os corajosos, mas vale bem a pena. Aqui encontrará edifícios antigos que funcionavam como pousadas, os chamados caravanserais.

Há também casas de caça que eram antigas quintas, bem como fortalezas e castelos. Entre os mais importantes encontram-se:

  • Qasr Al Azraq: era um castelo que foi utilizado como fortaleza militar em vários momentos da história, ainda é possível visitar os quartos, a mesquita, as ruínas da prisão e os restos de arqueologia romana.
  • Qusayr Amra: é um castelo no meio do nada, Património Mundial da UNESCO. Pode ver as formações de frescos naturais, a sala de audiências e os banhos romanos.
  • Qasr Kharana: é uma espécie de fortaleza, que conserva a sua estrutura e que se presume ter sido um esconderijo da elite árabe.

10. Explore o local do batismo de Betânia.

Batismo no rio Jordão|©ADAM MUSIAŁ
Batismo no rio Jordão|©ADAM MUSIAŁ

Se quiser visitar o local do batismo de Jesus no Jordão, pode aproveitar para fazer uma viagem a partir de Amã. Fica a cerca de uma hora da cidade e é uma experiência mágica, onde será apresentado a histórias incríveis das terras bíblicas. É um passeio que o levará a maravilhar-se com as paisagens áridas da capital.

Pode fazer o passeio por conta própria, ou inscrever-se numa experiência guiada numa das melhores excursões e passeios de Amã, que pode ser encontrada a partir de cerca de 93 euros. Por vezes, tende a ser confundida com a aldeia de Betânia, onde viveram Lázaro e Maria Madalena, por isso tenha isso em atenção. Um itinerário completo levá-lo-á a um passeio histórico onde poderá ver uma cerimónia de batismo e Al Maghtas, o local exato onde se realizavam os baptismos no passado. Além disso, pode visitar:

  • O Museu de Betânia: um lugar onde se pode aprender sobre a história do cristianismo, pois abriga objectos, pinturas e trajes de outras épocas.
  • A Fonte de João Batista: este é um caminho que liga a Al Maghtas e que vale a pena visitar.
  • Piscina Antiga: aqui eram realizados baptismos durante o período bizantino.
  • Igreja de São Batista: um santuário construído em honra de João Batista.
  • Grutas de Al Amir do Iraque e Palácio Qasr al-Abad pré-romano: locais notáveis pela sua antiguidade, bem como pelos caminhos e olivais.

<div class="post-button" markdown="1""><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><a href="link|text=Reservar uma visita ao local do batismo de Betânia|element=pa-4126">Reserve uma visita ao local de batismo de Betânia</a><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span></div><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><h2 data-number="11. ">Desfrute de uma excursão a Petra, Wadi Rum e Mar Morto a partir de Amã</h2><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><figure><figcaption href="image|size=medium|url=https://res.cloudinary.com/hello-tickets/image/upload/v1709596735/post_images/Amman/ver%20y%20hacer/8357861945_b1b2116943_k_Cropped.jpg|caption=Pessoas perto de edifícios rochosos|©Jumilla">Pessoas perto de edifícios rochosos</figcaption></figure><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span>Para lhe dar a conhecer a <strong>história da Jordânia</strong>, nada melhor do que uma <strong>excursão combinada a Petra, Wadi Rum e ao Mar Morto</strong>. Eu recomendo um mínimo de 2 a 3 dias. Dessa forma, você pode explorar as <strong>maravilhas naturais</strong> e passar uma <strong>noite sob as estrelas</strong>. Pode começar em <a href="link|text=Petra|url=https://viajes.nationalgeographic.com.es/a/petra-que-ver-joya-nabatea-jordania-80-todavia-oculto_13675">Petra</a>, uma maravilha esculpida em Petra há 2.000 anos. <span data-type="non-translate-span" translate="no"></span>Para <a href="link|text=visitar Petra|element=sc-312-4977">visitar Petra</a> a partir de Amã, pode optar por uma excursão para <strong>descobrir as suas aldeias</strong>. Em seguida, passe a noite em um <strong>acampamento beduíno</strong> no <strong>Vale da Lua</strong> em Wadi Rum. É a desculpa perfeita para <strong>actividades nocturnas</strong> e jantar sob as estrelas. No dia seguinte, pode desfrutar de um passeio pelo deserto, com passeios cheios de adrenalina num jipe 4x4. No final do passeio, não se esqueça de parar no Mar Morto para desfrutar das <strong>propriedades curativas</strong> deste oásis.<span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><div class="post-button" markdown="1"><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><a href="link|text=Reserve uma excursão de 3 dias a Petra, Wadi Rum e Mar Morto de Amã|element=pa-4120">Reserve uma excursão de 3 dias a Petra, Wadi Rum e o Mar Morto a partir de Amã</a><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span></div><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><h2 data-number="">Dicas para visitar Amã</h2><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><figure><figure><caption href="image|size=medium|url=https://res.cloudinary.com/hello-tickets/image/upload/v1709602505/post_images/Amman/ver%20y%20hacer/16476641806_19ccff2148_k_Cropped.jpg|caption=Vista da paisagem urbana de Amã com várias camadas|©Aidan McRae Thomson">Vista da paisagem urbana de Amã com várias camadas</figcaption></figure></figure><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><ul> <li>Para entrar na Jordânia <strong>é necessário um visto</strong>, ele pode ser obtido na fronteira e nos aeroportos, embora, dependendo da sua nacionalidade, seja melhor verificar com a embaixada da Jordânia em seu país.</li> <li>Os táxis fazem viagens entre cidades, mesmo viagens de mais de quatro horas. No entanto, eles são um <strong>pouco caros</strong>.</li> <li>Em Amã e em outras cidades, o <strong>código de vestimenta</strong> é rigoroso, especialmente para visitar mesquitas. Camisas sem mangas, shorts e roupas justas são desaprovados. No entanto, ao contrário de outros países árabes, os jordanos são geralmente muito compreensivos com as barreiras linguísticas e culturais, mas é melhor mostrar respeito de antemão.</li> <li>O <a href="link|text=Jordan Pass|url=https://jordanpass.jo/">Jordan Pass</a> é uma <strong>excelente forma de poupar dinheiro</strong>, pois inclui o acesso a cerca de quarenta sítios.</li> </ul><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span><span data-type="non-translate-span" translate="no"></span>.