Quioto em 3 dias: um guia para aproveitar ao máximo sua visita

Um fim de semana prolongado é suficiente para explorar a cidade de Quioto e descobrir as suas jóias escondidas. Aqui está um itinerário de destinos imperdíveis.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Quioto em 3 dias: um guia para aproveitar ao máximo sua visita

Quioto | ©Pixabay

Aqui estão as melhores coisas para fazer em Quioto em 3 dias. Templos, santuários, palácios, castelos, casas de chá, espaços naturais... Poderá ver tudo.

Dia 1: Descobrir o centro histórico de Quioto

Templo de Kiyomizudera| ©. Ray in Manila
Templo de Kiyomizudera| ©. Ray in Manila

O seu primeiro dia começa com um passeio pela cidade de Quioto. Descobrirá o Templo Budista Otani Honbyo, o Templo Kiyomizu Dera, o Bairro das Gueixas, o Templo Chion-in, o Templo Shoren-in e o Templo Heian Jingu.

O Templo Budista Otani Honbyo

A primeira paragem deste dia em Quioto é o Templo Budista Otani Honbyo, situado no Mausoléu Otani. Aí, desfrutará de um ambiente solene, rodeado de hectares e de um jardim de bonsais.

Durante a visita a este local, considerado um dos melhores templos de Quioto, poderá entrar na sala do fundador da seita budista Jodo Shinshu e na sala do Buda e do Kura, que é um depósito de relíquias nacionais. Há também o hiunkaku ou sala de chá, juntamente com alguns palcos antigos.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: diariamente das 6h às 17h.

Templo Kiyomizu Dera

Do destino anterior, caminhe cerca de 10 minutos até ao Templo Kiyomizu Dera, construído em 780. É um dos maiores templos do Japão e foi nomeado Património Mundial da UNESCO em 1994.

No templo, verá a estátua da deusa da misericórdia, Kannon, com os seus 42 braços e 11 faces. Também terá uma vista deslumbrante de Quioto a partir do terraço de madeira, terá a oportunidade de beber água dos riachos da Cascata de Otowa e depois visitará os salões de Okunoin Hall, entre outras áreas.

  • Preço: A entrada no templo custa cerca de 3 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: Todos os dias das 6h às 18h, sendo que no verão o horário de abertura é alargado até às 18h30m.

O bairro de Gion

Uma vez terminada a visita ao Templo Kiyomizu Dera, uma caminhada de 15 minutos levá-lo-á ao Bairro Gion ou bairro das gueixas.

Encontrará um cenário tradicional e pitoresco, templos, bares de saqué, izakayas (pubs), boutiques e restaurantes. Um local que pode explorar por conta própria ou reservando uma visita privada a Quioto.

Passará pela ponte de madeira Tatsumi, onde verá as gueixas nos seus quimonos coloridos. Poderá também maravilhar-se com o jardim Zen do Templo Kennin-ji e visitar o Santuário Xintoísta Yasaka, que é o principal santuário da zona.

  • Preço: A entrada no Templo Kennin-ji custa cerca de 4 euros por pessoa. O acesso ao Santuário Yasaka é gratuito.
  • Horário de funcionamento: Templo Kennin-ji das 10:00 às 17:00 (março a outubro) e das 10:00 às 16:30 (novembro a fevereiro). O Santuário Yasaka está aberto 24 horas por dia.

Reservar uma visita privada a Quioto

Templo de Chion-in

O Templo Chion-in, localizado a seis minutos a pé do Bairro Gion, é um complexo budista composto por cerca de 106 edifícios: Portão Kuromon, Mausoléu Gobyō, Jardins Hōjō, Pagode Tahoto, Jardins Yūzen, Nokotsudo Hall, entre outros.

Algumas das jóias escondidas que você verá em sua turnê incluem a estátua de Jōdo shū Hōnen, o fundador do templo, no salão principal. Também ficará maravilhado com o sino de 74 toneladas, que normalmente é tocado no dia de Ano Novo.

  • Preço: A entrada no templo é gratuita.
  • Horário de abertura: Os edifícios principais estão normalmente abertos das 9h às 16h30m.

Templo de Shoren-in

Para chegar ao próximo destino, terá de caminhar cerca de três minutos desde o ponto anterior até ao Templo de Shoren-in. Trata-se de um local construído no século XIV como residência imperial onde se respira paz e tranquilidade desde o primeiro momento.

No interior do templo, poderá apreciar as decorações das portas de correr. Passeará também pelo jardim japonês de influência zen, Shoren-in, situado na encosta de uma montanha. Verá também o lago de purificação Ryujin-no-ike, que apresenta uma pedra com a forma de uma espada de dragão.

  • Preço: para entrar no templo tem de pagar cerca de 4 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 16:30.

Templo de Heian Jingu

A última parada do dia é o Templo Heian Jingu, localizado a aproximadamente oito minutos a pé do Templo Shoren-in. Este é um destino imperdível, especialmente se estiver em Quioto em outubro, pois é o local do Jidai Matsuri ou Festival das Idades.

Quer visite este templo por conta própria ou reserve uma excursão Higashiyama em Quioto, ficará maravilhado com o cenário cénico do jardim e com o monumental torii, considerado um dos maiores do Japão. Verá também o edifício central, cujo design evoca o estilo do Palácio Imperial.

  • Preço: A entrada custa cerca de 4 euros por adulto e aproximadamente 2 euros por criança.
  • Horário de abertura: das 6:00 às 18:00 horas.

Reservar uma visita guiada a Higashiyama em Quioto

Dia 2: Visita aos templos, castelos e palácios de Quioto

Castelo de Nijo-jo| ©Rory Hyde
Castelo de Nijo-jo| ©Rory Hyde

No segundo dia em Quioto, visitará uma série de edifícios históricos: o Santuário Fushimi Inari-taisha, o Castelo Nijo-jo, o Templo Kinkakuji, o Palácio Imperial de Quioto e o Templo Ginkakuji.

O santuário xintoísta de Fushimi Inari-taisha

Para a aventura de hoje, viajará 16 minutos de carro do centro de Quioto para o Santuário Xintoísta Fushimi Inari-taisha. O santuário data de 711 d.C. e está situado na base da montanha Inari.

Para aceder ao santuário, percorrerá um belo caminho com 32 000 torii, ou portões tradicionais cor de laranja e pretos. É uma caminhada de cerca de três horas, onde se entra em contacto com a natureza e a espiritualidade. Também está normalmente incluído na reserva da excursão Higashiyama em Quioto.

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: Aberto 24 horas por dia.

Reservar uma excursão a Higashiyama em Quioto

Castelo de Nijo-jo

O próximo local a visitar é o Castelo de Nijo-jo, Património Mundial da UNESCO. Fica apenas a 20 minutos de carro do destino anterior.

O castelo é composto pelo Palácio Ninomaru, onde se pode ver uma série de pinturas do período Edo, o Palácio Honmaru com as suas decorações em papel de arroz e a área do jardim com cerca de 400 cerejeiras, áceres e ginkgo.

Tem um ambiente natural ideal para desfrutar do hanami na primavera ou observar o Momiji se estiver em Quioto no outono.

  • Preço: O preço médio de entrada é de cerca de 8 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: das 8h45 às 17h. Encerrado nos dias 29 e 31 de dezembro.

Templo Kinkakuji

O Templo Kinkakuji ou Templo Dourado é a próxima paragem no seu segundo dia em Quioto. Este complexo zen situa-se a cerca de 15 minutos do Castelo de Nijo-jo e é um dos monumentos mais representativos do Japão.

Para além dos jardins e do lago Kyōko-chi, é possível ver os diferentes pisos do templo: a Câmara das Águas, a Torre das Ondas de Vento representativa do estilo samurai e o Kukkyoo-choo, com a tríade de Buda. Há também o antigo Sekkatei, onde se pode experimentar a cerimónia do chá de Quioto.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 3 euros por adulto e cerca de 2 euros para as crianças.
  • Horário de abertura: das 9:00 às 17:00 horas.

Reservar uma experiência de cerimónia do chá em Quioto

Palácio Imperial de Quioto

A partir do Templo Kinkakuji terá de viajar cerca de 10 minutos de carro para chegar ao Palácio Imperial de Quioto. Este edifício histórico foi erigido em 1331 e reconstruído em 1855, tendo sido a residência oficial dos imperadores até 1869.

Embora o acesso ao interior do palácio não seja permitido, é possível ver os pavilhões à distância e passear pelos jardins. Existe um centro de repouso para os visitantes , dispensadores de água e Wi-Fi gratuito.

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: 9h00-16h30 setembro-março, 9h00-16h00 outubro-fevereiro e 9h00-17h00 abril-agosto. Encerra às segundas e terças-feiras.

Templo Ginkakuji

O itinerário deste dia termina no Templo Ginkakuji ou Templo de Prata, situado a 10 minutos de carro ou a 30 minutos a pé do Palácio Imperial de Quioto. É um complexo budista construído no século XV e declarado Património Mundial da UNESCO em 1994.

Poderá ver o edifício principal preservado intacto apesar dos incêndios e terramotos, o jardim de areia branca com uma duna central representando o Monte Fuji e o jardim de musgo com uma série de pequenas ilhas e pontes ligadas entre si.

  • Preço: a entrada no templo custa cerca de 4 euros por adulto e cerca de 2 euros por criança.
  • Horário de abertura: diariamente, das 8h30 às 17h.

Dia 3: Conhecer a aldeia de Arashiyama

Em Arashiyama| ©anotherHoLiC
Em Arashiyama| ©anotherHoLiC

Para o seu último dia em Quioto, a recomendação é levantar-se cedo e viajar para a aldeia de Arashiyama. Aí, verá o Templo Tenryu-ji, o Templo Daikaku-ji e o Templo Giouji.

A floresta de bambu de Arashiyama

Após uma viagem de cerca de 30 minutos do centro de Quioto até à aldeia de Arashiyama, chegará à rua comercial de Arashiyama , a partir da qual deverá começar a caminhar alguns metros seguindo os sinais. Encontrará a Floresta de Bambu de Arashiyama.

Desfrutará do cenário fotogénico deste caminho rodeado por milhares de bambus moso, enquanto relaxa ao som dos caules, registado entre os 100 sons preservados pelo Japão. E para melhorar a experiência, pode reservar uma visita gastronómica à Floresta de Bambu de Arashiyama e Sagano, em Quioto, pois há bancas de comida com deliciosos doces tradicionais na floresta.

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário: Aberto 24 horas.

Templo Tenryu-ji

O seu próximo destino é o Templo Tenryu-ji, ao qual chegará através de um dos caminhos da floresta de bambu em cerca de 7 minutos a pé. Neste local do Património Mundial Zen Budista, poderá ver o jardim com mais de 700 anos, o Sogenchi Teien.

Poderá também ver o Hojo ou edifício principal, composto por vários salões. Terá também a oportunidade de visitar o santuário de oração onde o Imperador Go-Daigo estudou quando era um príncipe.

Depois, pode ir ao restaurante Shigetsu para provar a cozinha vegana do templo. É um ótimo lugar para adicionar a qualquer destino de turismo gastronômico em Kyoto.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente € 4 por adulto e cerca de € 2 por criança.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h.

Reservar uma excursão gastronómica a Quioto

Templo Daikaku-ji

Do Templo Tenryu-ji terá de caminhar cerca de 20 minutos até ao Templo Daikaku-ji, que é o destino da sua próxima visita. Aí, verá o edifício principal ou Shinden, acompanhado por uma laranjeira ancestral.

Por outro lado, existe o pagode Shingyo, que alberga o Sutra do Coração, mas infelizmente este templo só abre as suas portas de 60 em 60 anos. Terá também a oportunidade de passear à volta do lago Osawa. Esta fonte artificial tem um diâmetro de aproximadamente um quilómetro e alberga cerca de 300 flores de lótus.

  • Preço: O acesso ao templo custa cerca de 4 euros por pessoa e para entrar no lago, terá de pagar cerca de 1 euro por pessoa.
  • Horário de abertura: diariamente das 9h às 17h.

Templo Giouji

Para terminar o seu último dia em Kyoto, você deve passar do destino anterior para o Templo Giouji. Este é um local calmo com paisagens de postal. No interior do templo, encontra-se a imponente estátua do Buda da Luz, Dainichi Nyorai.

Entretanto, no exterior, desfruta-se de um jardim de musgo com um ambiente nostálgico e algo sombrio. Isto deve-se à densa vegetação que, no outono, cria um contraste incrível devido às cores ocres das folhas. Após esta visita, pode regressar ao hotel para se deslocar para o aeroporto.

  • Preço: A taxa média de entrada no templo é de cerca de 2 euros por adulto e menos de 1 euro por criança.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 17:00 horas.

O comboio que poupa tempo no itinerário de 3 dias em Quioto

Comboio de Quioto| ©AKX_
Comboio de Quioto| ©AKX_

Ao adquirir o JR Rail Pass em Quioto, poderá poupar tempo em alguns dos transbordos do seu itinerário. Por exemplo, se viajar para Arashiyama ou Fushimi Inari, chegará em menos de metade do tempo em comparação com o autocarro.

Entre as linhas de comboio JR em Quioto que pode utilizar estão estas duas:

  • A linha JR Sagano: paragem na estação de Nijo, perto do Castelo de Nijo, e na estação de Saga-Arashiyama, localizada a poucos metros da floresta de bambu, entre outras.
  • A linhaJR Nara: pára na estação Tofukuji, perto do Templo Budista Tofukuji, e na estação Inari, perto de Fushimi Inari, entre outras.

O autocarro, um meio de transporte que facilita a deslocação em Quioto

Autocarro de Quioto| ©Fredrik Rubensson
Autocarro de Quioto| ©Fredrik Rubensson

Quioto é uma cidade bem servida de autocarros. Geralmente, as linhas de transporte público funcionam das 6:00 às 22:30 horas. Basta comprar um passe de um dia ilimitado, que custa cerca de 4 euros por adulto e aproximadamente 2 euros por criança.

Algumas das rotas servidas pelas principais linhas de autocarros de Quioto são as seguintes:

  • Os autocarros100 e 206 param no Templo Ginkaku-ji e no distrito de Gion.
  • Linhas 204 e 205 para o Pavilhão Dourado.
  • Aslinhas 5 e 105, ideais se o seu destino for Fushimi Inari.
  • Linhas 72 e 74, para a aldeia de Arashiyama.
  • Autocarros 101, 50 e 9, que o levarão ao Castelo de Nijo.

Resumo do itinerário de 3 dias em Quioto

Este itinerário de 3 dias em Quioto é muito completo. Para que não se esqueça de nada, deixei um resumo abaixo.

  • Dia 1
  • Descobrir o centro histórico de Quioto
  • Templo Otani Honbyo e Kiyomizu Dera
  • Bairro de Gion
  • Templo de Chion-in e Shoren-in
  • Templo Heian Jingu
  • Dia 2
  • Templos, castelos e palácios de Quioto
  • Santuário xintoísta Fushimi Inari-taisha
  • Castelo de Nijo-jo
  • Templo Kinkakuji e Ginkakuji
  • Palácio Imperial de Quioto
  • Dia 3
  • Ver a aldeia de Arashiyama
  • Floresta de bambu de Arashiyama
  • Templo Tenryu-ji
  • Templo Daikaku-ji
  • Templo Giouji