Positano em 3 dias: um guia para aproveitar ao máximo sua visita
Em Positano encontrará uma variedade de opções turísticas que o deixarão maravilhado. Aqui estão as principais coisas para ver e fazer na cidade numa visita de 3 dias.
Positano é uma cidade da Costa Amalfitana italiana, cuja localização privilegiada numa falésia com vista para o Mediterrâneo confere a esta aldeia uma beleza paisagística de cortar a respiração. Para além disso, a região possui monumentos importantes, uma linha de praias e acesso a algumas aldeias vizinhas com coisas interessantes para oferecer.
Entre as coisas para fazer em Positano em 3 dias, pode explorar a cidade velha e visitar a igreja de Santa Maria Assunta e o Museu MAR. Terá também a oportunidade de explorar cidades como Ravello, Amalfi, entre outras, visitar a praia de Fornillo e as vinhas da região. Eis um itinerário para uma viagem curta, com o que considero serem os destinos obrigatórios.
Dia 1: Visita à cidade velha de Positano
Para o primeiro dia do roteiro, a recomendação é explorar a cidade antiga. É possível visitar vários locais religiosos, como a igreja de Santa Maria Assunta, a igreja de Santa Maria del Rosario e a Capela de Santa Caterina. Este é, sem dúvida, um dos melhores passeios em Positano, para passear pelas ruas estreitas, fazer compras, admirar a paisagem e aprender sobre a sua história.
Passeio pelas ruelas pitorescas de Positano
Uma boa maneira de começar o seu primeiro dia é passeando pelas pitorescas e estreitas ruas de paralelepípedos de Positano. Ficará surpreendido com a variedade de produtos artesanais. Além disso, graças à localização da cidade no topo de um penhasco, à medida que sobe as ruas, verá diferentes perspectivas deste lugar mágico.
Entre as principais ruas de Positano que não deve perder estão as seguintes:
- Viale Pasitea: é a rua principal da cidade, onde se encontram esplanadas com restaurantes e bares, algumas lojas de moda, galerias de arte, hotéis, entre outros.
- Piazza dei Mulini: esta é outra rua muito popular e, por isso, bastante movimentada. Isto porque oferece muitos serviços turísticos e miradouros com vistas realmente fotogénicas de toda a cidade.
Igreja de Santa Maria Assunta
Uma vez no centro histórico de Positano, pode optar por fazer uma caminhada de 7 minutos para visitar a Igreja de Santa Maria Assunta.
Uma vez lá, terá a oportunidade de visitar as várias capelas da igreja. Por exemplo, algumas delas são:
- São Biagio, um conhecido santo auxiliar que, em vida, foi médico e bispo.
- A Imaculada Conceição ouImaculada Conceição.
- Santo António, um dos santos católicos mais populares.
- São Vito, que é o santo padroeiro de Positano.
Também,
- Estátua da Madona e do Menino, datada do século XVIII e situada no interior da capela de Santo Stefano.
- Pintura de Fabrizio Santafed, exposta no altar da Circuncisão.
Informações úteis
- Preço: gratuito.
- Horário: das 8h às 12h e das 16h às 20h.
- Localização: Piazza Flavio Gioia, 84017, Positano.
Museu MAR de Positano
A apenas 1 minuto a pé da igreja chega-se ao Museu MAR de Positano, onde se pode ver um espetáculo de conservação: trata-se de uma Villa Romana que sobreviveu a uma erupção do vulcão Vesúvio, o mesmo vulcão que na antiguidade destruiu a cidade de Pompeia.
Durante a visita é possível fazer uma visita guiada e ver tanto os restos da villa como os frescos que se conserv am em muito bom estado e são de elevado valor artístico. Tudo isto na companhia de um especialista que lhe contará a história da villa e outros factos culturais.
- Preço: 15 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de 1 de abril a 31 de outubro das 9.00 às 21.00 horas e de 1 de novembro a 30 de março das 10.00 às 16.00 horas.
- Localização: Piazza Flavio Gioia, 7.
Igreja de Santa Maria do Rosário
Ao sair do Museu, pode dirigir-se para norte pela Via dei Mulini, a 4 minutos a pé. Isto levá-lo-á à igreja de Santa Maria del Rosario. Este complexo católico foi um mosteiro fundado em 1614 e tem uma grande atração arquitetónica.
Pode ver-se a sua nave única retangular com uma abóbada de berço. Além disso, no portal de entrada verá uma representação da Assunção em vidro policromado.
Também pode ver o sarcófago romano que representa o mito de Baco, o conhecido deus mitológico do vinho. E, se for religioso, este sítio pode ser um bom local para agradecer e rezar, pois é bastante tranquilo.
Informações úteis
- Preço: gratuito.
- Horário de funcionamento: das 8:00 às 12:00 e das 16:00 às 20:00 horas.
- Localização: Piazza dei Mulini, 84017 Positano.
Capela de Santa Caterina
Situada a cerca de 900 metros do destino anterior, encontra-se a Capela de Santa Caterina, pelo que pode caminhar cerca de 15 minutos para chegar a este local. Ficará maravilhado com a cúpula, que está coberta de cerâmica colorida, o que a torna muito mais impressionante.
É um edifício de estilo neo-gótico, que foi construído por mercadores marítimos que vieram de Alexandria, a cidade de origem da santa que dá nome à igreja. A estrutura sofreu algumas alterações e o elemento da capela original que ainda se pode ver é o altar de mármore, que data do século XVIII.
- Preço: gratuito.
- Horário de abertura: varia consoante a realização de um evento religioso ou a presença de pessoas encarregadas de abrir o local.
- Localização: Viale Pasitea, 212, 84017 Positano.
Dia 2: Descubra algumas das aldeias da Costa Amalfitana a partir de Positano
Fazer uma viagem de um dia à Costa Amalfitana a partir de Positano para descobrir algumas das suas aldeias é o plano para o segundo dia do seu itinerário. Poderá apreciar a paisagem natural e parar para explorar as cidades de Praiano, Furore, Amalfi, Atrani e Ravello e conhecer a sua história.
Praiano
Praiano é uma cidade situada a apenas 20 minutos de carro de Positano ou a 37 minutos de autocarro, aproximadamente. Ao se aproximar da região, avista-se a imponente figura do Monte Sant'Angelo. Uma das suas atracções são as praias, pelo que se pode ir a Marina di Praia ou a Gavitella, embora existam muitas outras opções.
Se quiser continuar a sua visita a locais religiosos, pode ir ao centro, na parte superior da cidade e visitar a igreja principal, em honra de San Luca Evangelista. Ao deslocar-se pela cidade, terá de subir e descer escadas. Pode descer à parte baixa para visitar alguns restaurantes, bares e lojas e depois continuar o seu passeio pelas outras aldeias.
Furore
Saindo do destino anterior, chegará a Furore, após uma viagem de cerca de 40 minutos. Muitas pessoas não chegam a conhecer esta vila, pois a sua entrada é um pouco escondida, mas a verdade é que tem coisas interessantes para oferecer.
Ao entrar na vila, verá alguns edifícios históricos. É o caso:
- A igreja de San Giacomo, que se destaca pelas suas três naves e pela sua alta torre sineira.
- A igreja deSan Michele, que se destaca pela sua entrada assimétrica.
A igreja de Sant'Elia, que tem um corredor central que serve de rota para os caminhantes ao longo da Costa Amalfitana, pode ser percorrida a pé. De facto, este percurso é conhecido como o caminho do amor, pelo que poderá percorrê-lo com o seu parceiro.
Amalfi
Agora é a vez de Amalfi, uma cidade que pode ser alcançada em cerca de 20 minutos a partir do destino anterior ou em meia hora se for de autocarro. É uma cidade de grande importância e, de facto, é a que dá o nome à costa.
Durante o passeio por esta cidade terá a oportunidade de visitar alguns locais de interesse turístico e cultural. Por exemplo:
- A Catedral de Sant'andrea, também conhecida como a Catedral de Amalfi, que se destaca pela sua combinação de estilos arquitectónicos.
- Museo Arsenale Amalfi, localizado num estaleiro medieval.
Depois, pode dar um pequeno passeio pelas escadas históricas para tirar fotografias, passear pela Piazza Duomo, Piazza dei Dogi e Piazza del Municipio. Pode também considerar visitar algumas praias: Lido Delle Sirene, La Marinella ou Duoglio.
Atrani
Com vista para o mar e para as falésias, Atrani é outro destino imperdível na Costa Amalfitana. Atrani fica a apenas 11 minutos a pé de Amalfi ou em 3 minutos se for de carro.
Verá as ruas estreitas cheias de escadas que sugerem um esforço simples: quanto mais subir, melhor será a vista do local e melhores serão as fotografias que poderá tirar.
Se desejar, pode desfrutar de algumas das praias da cidade ou então escolher o passeio pelo centro, onde encontrará algumas capelas e igrejas, como a de São Miguel Fora dos Muros e a de Santa Maria Imaculada. Pode também aproveitar para tomar um café num dos bares da praça principal.
Ravello
Ravello fica a apenas 15 minutos de carro de Atrani. Esta pitoresca aldeia é o fim do vosso itinerário do dia. Esta aldeia é muito atractiva devido à sua altura, 365 metros acima do nível do mar, pelo que oferece um miradouro para apreciar a vista e respirar o ar fresco que vem do mar.
Embora Ravello não tenha praias, permite-lhe ter uma vista excecional das rochas que emergem da água que rodeia toda a região. Assim, poderá ver a planície de Paestum e o Golfo de Salerno em todo o seu esplendor.
Dia 3: Caminho dos Deuses, praias de Positano e adegas locais
Para o terceiro dia em Positano, o objetivo é que escolha uma das três opções seguintes, de acordo com os seus gostos e necessidades. Pode aventurar-se num percurso pedestre ao longo do Caminho dos Deuses, ou pode entregar-se ao mar e visitar as praias mais famosas de Positano com actividades aquáticas, ou pode inscrever-se numa visita gu iada a algumas adegas.
Opção 1: Percorrer o Caminho dos Deuses
Muitos visitantes descrevem a visita ao Caminho dos Deuses como a melhor atividade que fizeram na Costa Amalfitana. Trata-se de um caminho em forma de escada que se estende por aproximadamente 1500 degraus. Pode optar-se por percorrê-lo com um guia ou por conta própria.
Pode fazer-se o percurso a partir de Nocella ou de Bomerano. Em ambos os casos, o percurso é feito em descida. Se escolheres esta opção, podes juntar-te a um grupo guiado. Desta forma, pode ouvir a história do percurso, apreciar várias panorâmicas que só os guias conhecem e, claro, fazer a visita na companhia de outras pessoas, para a tornar mais agradável.
Este percurso dura geralmente cerca de quatro horas, com várias paragens para tirar fotografias, beber água e comer. A extensão é de 9 quilómetros e, se não estiver em boa forma física ou simplesmente não quiser esforçar-se muito, lembre-se de que pode fazer a viagem de regresso em transportes públicos, dependendo do local onde estiver alojado.
Opção 2: Desfrutar de um dia nas praias de Positano e fazer algumas actividades aquáticas
Com esta opção, terás uma experiência de praia única. Lembre-se que Positano tem várias praias onde pode caminhar, deitar-se na areia para desfrutar do sol ou nadar no mar e praticar alguns desportos aquáticos. Pode inscrever-se numa experiência de snorkeling ou de barco em Positano: os planos são variados.
Entre as praias que deve visitar estão:
- Marina Grande, que é uma das mais conhecidas da região, com grande atividade turística.
- Praia Fornillo, com vistas panorâmicas muito atractivas e próxima da praia anterior.
- Playa Arienzo e Playa Laurito, duas praias um pouco mais privadas, ideais se quiser afastar-se da agitação, meditar, relaxar e apreciar o sol em silêncio.
Martin's Traveller Tip
Lembre-se que estas praias são de seixos pequenos e médios, pelo que andar descalço nelas pode ser desconfortável. Por isso, não se esqueça de usar calçado apropriado. Tenha também em conta que, em alguns casos, o acesso às praias é feito apenas por mar, pelo que terá de viajar de barco.
Opção 3: Visitar algumas das adegas da região
Os amantes do vinho encontrarão em Positano um verdadeiro tesouro: uma ampla gama de cultivos de uvas e adegas que produzem esta deliciosa bebida, com variedades exóticas e produções únicas da região, pelo que pode dedicar um dia do seu itinerário e fazer um dos melhores passeios de vinho em Positano.
Entre as adegas que pode visitar, pode encontrar:
- Vinícola Bodega Antico Castello, um lugar com vinhedos coloridos e barris que armazenam a bebida com todo o cuidado que ela merece. Também pode fazer uma prova de vinhos e provar alguns aperitivos, enquanto ouve factos históricos sobre a região.
- Naadega Sertura Vini d'Irpinia, no coração da região de Irpinia, é possível fazer uma visita guiada com um especialista que explicará como a fruta é cultivada e colhida. Conhecerá também os vinhedos e experimentará três ou quatro opções de vinhos para expandir o seu paladar. No final desta visita, poderá regressar a Positano a tempo de ser transferido para o aeroporto.
Bilhete de autocarro para a excursão a Positano
Se você planeja viajar em torno de Positano de ônibus, você vai querer comprar um bilhete SITASUD de 24 horas, que lhe permite entrar e sair das diferentes rotas de ônibus pelo tempo mencionado acima. Tudo por 12 euros.
Além disso, algumas das linhas de autocarro SITA permitem-lhe visitar as cidades ao longo da Costa Amalfitana ao seu próprio ritmo. Por exemplo, Furore, Tramonti, Ravello, entre outros.
Meios de transporte em Positano para explorar a cidade
Os meios de transporte em Positano são variados. Pode escolher entre o serviço público: linhas de autocarro ou de comboio. Todos eles, com percursos que lhe permitirão aceder aos diferentes pontos da cidade. Existem também meios de transporte privados: táxis, shuttles ou carros de aluguer.
Qualquer que seja o seu destino, dentro ou fora de Positano, terá uma boa conetividade rodoviária. Além disso, terá diferentes opções para viajar com segurança e conforto.
Destaques das actividades de 3 dias em Positano
- Dia 1: Cidade velha de Positano
- Museu MAR de Positano
- A partir de 15€ por pessoa
- Todos os dias
- Localização: Piazza Flavio Gioia, 7 Positano
- Dia 2 : Aldeias da Costa Amalfitana
- Amalfi
- Acesso gratuito
- Todos os dias do ano
- Localização: Costa Amalfitana no sudoeste de Itália.
- Dia 3: Excursões a partir de Positano
- O Caminho dos Deuses
- Acesso livre
- Todos os dias
- Localização: Da aldeia de Bomerano à Costa Amalfitana de Positano