Livorno em 1 dia: Tudo o Que Você Precisa Saber

Livorno é uma cidade pequena, ideal para ser explorada num curto espaço de tempo. Recomendo que sigam este itinerário para não perderem nada.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Livorno em 1 dia: Tudo o Que Você Precisa Saber

Pôr do sol em Livorno | jannakopulos

Se só tem um dia para visitar Livorno, não se preocupe, vou recomendar-lhe as melhores coisas a fazer para aproveitar a sua estadia nesta cidade! Entre as melhores coisas para fazer em Livorno estão as visitas a diferentes monumentos e edifícios históricos.

Sem dúvida, Livorno é uma das cidades imperdíveis da Toscana. Como é uma cidade pequena, é possível visitá-la sem problemas num só dia. Terá a oportunidade de desfrutar de todos os pontos turísticos sem perder nada.

1. Visita à Fortezza Nuova

Fortaleza Velha| ©Thomas Gorman
Fortaleza Velha| ©Thomas Gorman

Antes de sair para explorar a cidade, recomendo que tomem o pequeno-almoço no hotel onde estão alojados. Não aconselho a tomar o pequeno-almoço no seu primeiro destino, pois muitos dos restaurantes estão abertos depois das 10 horas. Se te organizares bem, podes ir à Venezia Nuova, uma das melhores coisas para fazer em Livorno. O ideal é chegar lá por volta das 8h para começar o dia em grande estilo.

Para entrar neste bairro, atravesse a Ponte San Giovanni Nepomuceno. Antes de o explorar, recomendo que visite primeiro a Fortezza Nuova. Esta é uma das principais atracções de Livorno. É uma fortaleza poligonal feita de pedra e tijolo, construída no século XVI.

À sua volta podem ver-se os canais Medici. Para além disso, é possível visitar os seus túneis, salas abobadadas e passadiços. Pode passar pelo menos uma hora ou menos aqui. Algumas pessoas recomendam não entrar e ver apenas o exterior. Isto dependerá do tempo que quiser passar em cada atração.

Reserve uma das melhores actividades em Livorno

2. Passear pela Venezia Nuova

Venezia Nuova| ©Donald
Venezia Nuova| ©Donald

Por volta das 9 horas, pode começar a passear pelo bairro de Venezia Nuova. Note-se que este é o único bairro no centro da cidade de Livorno que ainda preserva grande parte do seu património histórico e arquitetónico após a Segunda Guerra Mundial. É também conhecido como a pequena Veneza da Toscânia.

Depois de visitar a Fortezza Nuova, pode continuar ao longo da Via Borra para ver edifícios históricos como o Palazzo del Monte di Pietà, o Palazzo delle Colonne e o Palazzo Huigens. Também é possível atravessar a Ponte Domenicani para chegar à Igreja de Santa Caterina. Se for um arquiteto ou um fã desta arte, vai adorar este percurso graças às suas numerosas pontes e canais. O mais famoso de todos é o Canal Navicelli.

Sugiro também que passe pela via Scali del Rifugio e pela via Scali Rosciano, onde verá um palácio construído no século XVIII. No final das ruas onde se situa este palácio, chega-se à Piazza del Luogo Pio. Aí pode entrar na Igreja de San Ferdinando e admirar a beleza de muitas obras do barroco tardio.

3. Visite o Mercado Vettovaglie de Livorno e faça uma degustação de vinhos e outros produtos

Mercado central| ©Arnaud Bachelard
Mercado central| ©Arnaud Bachelard

A próxima paragem é o Mercato delle Vettovaglie. Este sítio fica apenas a onze minutos a pé da Venezia Nuova. Este é um mercado extenso e histórico que deve ser visto se visitar Livorno. Pode entrar e percorrer todas as lojas e comida.

Se só tiver um dia na cidade e não tiver tempo para fazer uma visita guiada aos vinhos de Livorno, pode fazer uma pequena prova de vinhos neste mercado. No interior, encontrará diferentes bares onde pode provar o melhor vinho toscano.

Também pode experimentar diferentes amostras de queijo pecorino e presunto. Não só poderás comprar comida, como também poderás comprar lembranças. Para além da degustação, poderá ver a vida quotidiana dos habitantes locais. Este passeio terminará aproximadamente às 11 horas.

Reservar uma visita guiada de vinho em Livorno

Opção alternativa: uma excursão a partir de Livorno

Se não está a planear ficar noutra cidade da região da Toscana, recomendo-lhe que faça uma Melhores Viagens de um Dia Saindo de Livorno. A sua localização facilita a deslocação a outras cidades emblemáticas da região. A maioria delas são cidades e vilas famosas por suas adegas e vinhedos.

Entre as cidades que podem ser visitadas estão Pisa e Chianti. Em ambas, pode fazer visitas guiadas pelas ruas e provar vinhos de adegas familiares. Tenha em atenção que estas visitas podem ocupar pelo menos oito horas do seu tempo.

Aconselho-o a escolher esta opção se gostar mesmo de vinho e quiser explorar mais do que Livorno. Nesse caso, a minha recomendação é contratar um serviço privado. Desta forma, sairá a horas de manhã e poderá regressar à tarde para continuar a visitar os diferentes pontos de interesse da cidade.

Reservar uma excursão a partir de Livorno

4. Explorar a Catedral de Livorno

Catedral de Livorno| ©W. Wilson Chen
Catedral de Livorno| ©W. Wilson Chen

A apenas três minutos do Mercato delle Vettovaglie pode visitar a Catedral de Livorno. Esta catedral está localizada na Piazza Grande, bem no centro pentagonal. A praça foi construída por ordem dos Médicis durante o século XVI.

Recomendo que dedique algum tempo a explorar o principal local de culto católico de Livorno. A sua fachada foi completamente reconstruída e apresenta arcos semicirculares. Há quem atribua a sua criação ao pai da arquitetura renascentista inglesa, Inigo Jones.

O interior da catedral é em estilo de cruz latina. Nas laterais, encontram-se as capelas do Santíssimo Sacramento e da Conceição de Maria. Outro destaque da catedral é o órgão Mascioni opus 804, construído em 1961. Se gosta de arte e de história, vai adorar esta visita.

5. Visite o Monumento dos Quatro Mouros e almoce nos arredores

Praça Micheli| ©Colin Hepburn
Praça Micheli| ©Colin Hepburn

Basta um passeio de seis minutos pela Via Grande para chegar ao Monumento dos Quatro Mouros. É um símbolo de Livorno, situado na Piazza del Padiglione, mesmo em frente à antiga doca e porto dos Médicis. Foi criado por Pietro Tacca por volta de 1620. É constituído por uma estátua de mármore do Grão-Duque Fernando II e por quatro estátuas de bronze que representam os prisioneiros acorrentados.

Este monumento comemora a Ordem dos Cavaleiros de Santo Stefano, criada em 1561 por Cosimo I de Medici. O seu objetivo era libertar o Mar Mediterrâneo das ameaças dos piratas turcos. Tire fotografias para guardar esta imagem emblemática consigo!

Nesta altura, será cerca de meia-noite e meia ou uma da tarde. Se tiveres fome, podes visitar um dos restaurantes próximos. Entre eles está o Gran Duca, onde se pode provar marisco. Outras opções são o Mare Matto ou a Osteria Del Mare, que fica um pouco mais distante.

6. Visite o Museu de História Natural do Mediterrâneo e o seu Jardim Botânico

Espécies preservadas do museu| ©antefixus21
Espécies preservadas do museu| ©antefixus21

Por volta da uma e meia da tarde, pode dirigir-se ao Museu de História Natural do Mediterrâneo. A cerca de quatro minutos do Monumento dos Quatro Mouros encontra-se a paragem de autocarro Cogorano E. Caminhe até lá e apanhe o autocarro 3 até à paragem V.Le Mameli, Palazzi Rossi. No total, serão necessárias sete paragens e cerca de sete minutos para lá chegar.

Quando chegar a esta paragem, só terá de caminhar cerca de cinco minutos até ao museu. Encontra-se no coração da Villa Henderson. Este museu é um centro de investigação centrado na proteção e conservação do património natural. É também um ponto de encontro para actividades educativas e culturais no domínio científico.

No interior, pode explorar diferentes exposições, como a Sala do Homem, onde aprenderá sobre a evolução humana. Poderá também ver a Sala do Mar, que se centra na biologia e evolução dos cetáceos. Verá também uma exposição de esqueletos da fauna marinha mediterrânica.

No final da visita, poderá explorar o Jardim Botânico do museu. Aí verá plantas típicas da região e o Planetário. Este local tem uma cúpula de pelo menos cinco metros de diâmetro.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 5 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a sábado, das 9h às 13h. Às terças, quintas e domingos está aberto durante a tarde, das 15h às 19h.
  • Localização: Via Roma, 234, 57127 Livorno LI, Itália.

7. Visitar o Museo Civico Giovanni Fattori em Livorno

Museu Cívico Giovanni Fattori em Livorno| ©maurizio gennai
Museu Cívico Giovanni Fattori em Livorno| ©maurizio gennai

Por volta das 15h00, sugiro que se dirija ao Museo Civico Giovanni Fattori, em Livorno. A partir do museu acima referido, são 14 minutos a pé. No entanto, também tem a opção de apanhar o autocarro 8N na paragem P.zza Matteotti e sair em V. Funaioli. Fica apenas a três paragens de distância e a viagem demora pelo menos 10 minutos.

Quando sair do autocarro, terá de caminhar cerca de cinco minutos até ao museu. No interior, encontrará uma rica coleção de arte de Livorno e de toda a região da Toscana. Algumas das obras que poderá ver foram criadas pelo artista romântico Enrico Pollastrini e outros expoentes da escola Macchiaioli.

No rés do chão e no primeiro andar do museu pode ver como o estilo do século XIX é mantido com decorações, cortinas e mobiliário. Entre os artistas que aqui se destacam contam-se Ulvi Liegi, Mario Puccini e outros. No primeiro andar, pode ver as pinturas de Giovanni Fattori. Entre elas, destacam-se o Assalto à Madona dos Descobrimentos, a Torre Vermelha e a Madame Martelli em Castiglioncello.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 5 ¤.
  • Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10 às 13 horas. À tarde, estão novamente abertos das 15h às 19h.
  • Localização: Via San Jacopo In Acquaviva, 63, 57127 Livorno LI, Itália.

8. Explorar o Aquário de Livorno

Aquário de Livorno| ©Valentina Ceccatelli
Aquário de Livorno| ©Valentina Ceccatelli

Quando já são cinco horas da tarde, pode ir ao Aquário de Livorno, localizado a nove minutos do Museu Cívico. Desta vez, é preciso caminhar, pois não há paragens de autocarro nas proximidades, mas é relativamente rápido chegar lá.

Se é fã do mundo marinho, vai adorar esta visita. Para começar, o aquário está situado mesmo em frente ao Santuário de Cetáceos. No interior do aquário, encontrará uma sala dedicada ao Diacinto Cestoni, onde descobrirá toda a biodiversidade do Mar Mediterrâneo. Também pode interagir com a piscina tátil onde pode ver as raias manta.

Outros animais famosos neste museu são as tartarugas Ari e Cuba. Perto delas verá tubarões-zebra, bodiões-napoleão, entre outros. Se gosta de medusas, vai adorar ver a piscina dedicada exclusivamente a elas. Outra das suas atractivas salas é a dedicada ao Mar das Caraíbas. Poderás ver vários exemplares de animais dessa zona, assim como uma piscina dedicada às algas, um tipo de microalgas.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 10 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 10h às 17h.
  • Localização: Piazza Mascagni, 1, 57127 Livorno LI, Itália.

Opção alternativa: Santuário da Madonna delle Grazie

Em vez de visitar o Museu Cívico e o Aquário de Livorno, tem a opção de ir ao Santuário Madonna delle Grazie ou ao Santuário de Montenero. A partir do Museu Cívico, é necessário ir até à paragem de autocarro Della Libertà 1 e apanhar o autocarro Lamrossa. Após cerca de 18 paragens, pode finalmente sair em Montenero. A partir daí, é necessário caminhar cerca de 15 minutos até ao Santuário.

Este santuário é um lugar sagrado para os habitantes de Livorno e de outras cidades. O mais peculiar é o facto de ter corredores abertos onde se podem ver milhares de ofertas votivas penduradas. Também se podem ver imagens votivas que foram doadas pelos fiéis.

Sem dúvida, este local proporcionar-lhe-á paz. Pode aproveitar esta visita para relaxar, meditar e rezar. Também pode aprender muito mais sobre a sua história através das brochuras que normalmente são dadas aos turistas. Recomendo que tire muitas fotografias e que, no final da sua visita, admire a paisagem de Livorno a partir de um dos miradouros próximos.

Pormenores interessantes

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de abertura: das 6h às 18h.
  • Localização: Piazza Mascagni, 1, 57127 Livorno LI, Itália.

9. Apreciar o pôr do sol na Terrazza Mascagni

Terraço Mascagni| ©roberto burchi
Terraço Mascagni| ©roberto burchi

Quando já são seis horas da tarde, pode aproximar-se do miradouro da Terrazza Mascagni. De facto, não é preciso ir muito longe, pois o aquário está situado neste terraço. Se viajar com o seu parceiro, este pode ser o momento mais romântico do seu dia.

A partir daqui, pode ver os perfis da costa, admirar as diferentes tonalidades de azul do céu. Vale a pena notar que este miradouro era o local da Fortaleza de Cavalleggeri. No entanto, em 1925, este local foi transformado numa praça com vista para o mar.

Este local tem o nome do seu criador Pietro Mascagni e também do pavimento com o icónico desenho em xadrez preto e branco. Vale a pena notar que mede cerca de 8700 metros quadrados e tem mais de 34.000 azulejos pretos e brancos.

10. Visita aos bares e pubs de Livorno

Pub de Livorno| ©Fabio Pratali
Pub de Livorno| ©Fabio Pratali

A noite não significa que o seu dia em Livorno tenha de acabar. Para continuar a desfrutar da cidade, recomendo um pequeno pub crawl. O mais próximo é o Mascagni Terrace Bar, que mantém as suas portas abertas até à uma da manhã.

A cerca de 10 minutos do terraço, podes encontrar mais opções, como o Bar B52. Perto está também o Bar Roma. Nestes locais pode aproveitar o vinho toscano e outras bebidas populares.

Há outro bar que é popular entre os turistas. É o Bar Civili, onde se pode experimentar a Ponche a la Livornese. Esta bebida é feita de café, açúcar, raspas de limão e rum. No entanto, este bar fica a 20 minutos de autocarro da Terrazza Mascagni.

Este bar fecha à uma da manhã, por isso, se estiveres mesmo ansioso e se estiveres a caminho do teu hotel, pode ser uma boa ideia visitá-lo. Depois de algumas bebidas, podes dar por terminado o dia em Livorno.

O que levar na mala quando se vai a Livorno?

A bagagem| ©Ezequiel Garrido
A bagagem| ©Ezequiel Garrido

Como em quase todas as viagens que fazes, recomendo que pesquises como estará o tempo na cidade quando viajares. Durante o inverno, as temperaturas em Livorno descem até aos 3°C e durante o verão podem subir até aos 32°C ou mesmo mais.

Tendo em conta estas mudanças de temperatura, aconselho-o a levar vários casacos pesados se viajar nos meses mais frios. Lembre-se que Livorno é uma cidade costeira, por isso, quando caminhar ao longo da costa no inverno, o frio será mais intenso. Se viajar no verão, aconselho-o a levar protetor solar e roupa confortável para caminhar.

Como se deslocar em Livorno?

Ruas de Livorno| ©un certain regard1
Ruas de Livorno| ©un certain regard1

Dependendo da zona que explorar, Livorno pode ser explorada a pé. No entanto, se precisar de se deslocar para um local muito distante, pode utilizar os autocarros Autolinee Toscane - Urbano Livorno. Cada bilhete tem um custo médio de 2€.

Este transporte é muito útil se também quiseres visitar outras cidades como Pisa, Florença, Lucca, Grosseto, Siena, entre outras. Se tiveres tempo suficiente, será fácil viajar para além de Livorno e ver um pouco mais da Toscana.