Melhores Praias em Capri

Se há uma coisa a ver em Capri, são as praias e as inúmeras paisagens costeiras. É por isso que vos vou falar de algumas das melhores praias para visitar na ilha.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

Melhores Praias em Capri

Dia de praia em Capri | ©Lena1

Praias azul-turquesa com águas cristalinas, actividades aquáticas, areia branca e muito sol para se bronzear são apenas algumas das coisas que verá em algumas das melhores praias de Capri. Marina Grande, Punta Carena e Piscina di Venere são alguns dos lugares que não pode perder nesta lista de praias paradisíacas na costa de Capri.

Certamente não pode deixar de visitar algumas destas praias para desfrutar não só de um passeio de luxo, mas também para conhecer alguns destinos de beleza natural e desfrutar da natureza intocada. Definitivamente, ir às praias de Caprese é uma das melhores coisas para ver e fazer em Capri.

1. Visite Marina Grande para planos familiares

Marina Grande| ©Julia Maudlin
Marina Grande| ©Julia Maudlin

Marina Grande é , sem dúvida, a primeira escolha de muitos visitantes que vêm a Capri, por isso também recomendo que você dê um passeio ao longo desta praia e faça um dos passeios de barco ao redor de Capri para conhecer não só este destino paradisíaco, mas também para incluir uma atividade desportiva.

Esta praia está situada junto ao porto principal da ilha, e é também um local muito confortável onde se pode passear e aproveitar para se deitar numa toalha e desfrutar do sol. Além disso, a Marina Grande é considerada a maior extensão de costa de Capri.

Se há uma coisa que se destaca nesta praia, são as suas espectaculares águas azuis cristalinas. Além disso, a paisagem circundante será perfeita para tirar belas fotografias que ficarão como recordação da sua viagem à ilha.

Se vai em família, a Marina Grande é uma das melhores opções, uma vez que as suas águas são pouco profundas e as ondas são calmas, características que a tornam a praia ideal para nadar e chapinhar. Nas imediações, há locais para petiscar e tomar uma bebida.

Detalhes de interesse

  • Como chegar: Para chegar aqui é preciso apanhar um autocarro, embora também se possa chegar de carro particular ou de táxi, e há estacionamento nas proximidades.
  • Preço: A praia da Marina Grande é pública, pelo que não terá de pagar para a visitar, embora se fizer uma excursão ou quiser realizar alguma atividade nesta praia, terá de pagar por esse serviço.
  • Horário de funcionamento: A praia é pública, pelo que está aberta aos visitantes 24 horas por dia, embora o serviço de transporte para a praia funcione das 8:00 às 20:00.

Reservar um passeio de barco privado

2. Admire um fenómeno natural na Gruta Azul

Gruta Azul| ©Eduardo Antonio
Gruta Azul| ©Eduardo Antonio

Um dos lugares mais bonitos para ver em Capri é a Gruta Azul, que também abriga algumas ruínas romanas antigas. Muito perto da Gruta Azul também se encontram algumas das mais belas enseadas de areia.

Para chegar à Gruta Azul é preciso sair do porto de Marina Grande e fazer um cruzeiro que o levará ao longo da costa, um dos melhores passeios de Capri. O farol de Punta Carena e as Termas de Tibério são dois dos locais históricos importantes que verá neste passeio.

Quando chegar à famosa Gruta Azul, terá a oportunidade de entrar no seu interior. Este passeio é normalmente feito com um guia turístico que lhe dirá tudo sobre a Gruta e como entrar e desfrutar dela.

Uma vez lá dentro, pode continuar para a gruta maior que está localizada no fundo do mar, onde vai adorar tirar fotografias do fenómeno que faz com que a água pareça ainda mais azul. Se for acompanhado por um guia, ele explicar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre este fenómeno relacionado com o sol.

Pormenores interessantes

  • Como chegar lá: Para chegar à Gruta, é necessário apanhar um barco que o levará da Marina Grande até este local.
  • Preço: Um passeio de barco pode custar a partir de 120 euros por pessoa, incluindo o guia turístico.
  • Horário de funcionamento: A Gruta está aberta todo o dia porque é um local público, no entanto, recomendo que a visite durante o dia, quando o sol faz a sua magia na gruta.

Reservar uma excursão a Capri e Anacapri

3. Relaxar na praia privada de Bagni di Tiberio

Bagni di Tiberio| ©Aldo Salomone
Bagni di Tiberio| ©Aldo Salomone

Situada no lado norte da ilha, a praia de Bagni di Tiberio pode facilmente ser considerada a mais popular, se não a melhor praia de Capri. Há milhares de anos que atrai turistas de todo o mundo só para admirar as águas cristalinas, uma caraterística partilhada por quase todas as praias da ilha.

Desde o tempo dos nobres e imperadores do Império Romano, esta praia tem desempenhado um papel importante na área turística e de entretenimento de Capri. Esta praia é ideal para passear e deitar-se na areia para desfrutar do sol. Mas, ao mesmo tempo, a paisagem permite-lhe explorar todos os rec antos e desligar-se do resto do mundo.

É um ótimo lugar para visitar se for um casal à procura de algumas das melhores coisas para ver e fazer em Capri. É também muito fácil de chegar, uma vez que se pode chegar a partir da Marina Grande de barco. Dentro da área da praia há vários lugares para comer, bem como casas de banho.

Detalhes interessantes

  • Como chegar: Pode chegar-se de carro particular, a pé ou de barco a motor de Marina Grande a Bagni di Tiberio.
  • Preço: Bagni di Tiberio é uma praia privada, e para aceder a ela e a todos os serviços que oferece, terá de pagar cerca de 15 euros por pessoa, embora este preço possa variar consoante a idade do visitante.
  • Horário de funcionamento: Esta praia está aberta durante uma época do ano, que é entre setembro e abril. E quanto ao horário diário, está aberta todos os dias a partir das 9:00 até ao pôr do sol.

Reservar uma excursão a Capri e Anacapri

4. Apreciar os iates de luxo na Marina Piccola

Marina Piccola| ©Javier Doren
Marina Piccola| ©Javier Doren

Se procura uma praia onde possa ver mais do que apenas o mar, então Marina Piccola é o lugar para ir, é um lugar onde encontrará iates e outros barcos desportivos. Vai adorar admirar as belas formações rochosas que podem ser vistas aqui, para não mencionar as vistas da praia a partir do lado sul.

A área de Marina Piccola tem pelo menos duas praias públicas que pode visitar sem qualquer problema e a maioria delas está rodeada de seixos, que são pequenas pedras na costa da praia. Uma das características deste local é o facto de estar longe das multidões, pelo que ir até lá é um bom plano se estiver à procura de conforto e tranquilidade.

Claro que, se estiver à procura de praias mais turísticas e movimentadas, as que vai gostar são as que ficam perto de Scoglio delle Sirene. Este é um ótimo lugar para colocar na sua lista de coisas para fazer em Capri em setembro, porque durante o verão você pode subir em um iate e ver os Faraglioni.

Detalhes interessantes

  • Como chegar: Para chegar aqui, pode ir a pé do centro de Capri, especificamente da Piazzeta, ou pode até pagar por uma experiência guiada que o levará a esta e a outras das melhores praias da costa de Capri.
  • Preço: As praias públicas podem ser encontradas em ambos os lados da rocha, embora também possa encontrar spas onde terá de pagar pelo consumo.
  • Horário: Como se trata de praias públicas, pode ir a qualquer hora, mas as termas estão abertas durante o dia.

5. Relaxar na pouco conhecida Piscina di Venere

Piscina di Venere| ©marvelfrance
Piscina di Venere| ©marvelfrance

Se procura um lugar calmo e sem aglomeração de pessoas para relaxar, a Piscina di Venere é o local ideal para si. A diferença entre esta praia e as demais praias de Capri é que a maioria delas tende a estar sempre lotada, o que não é o caso da Piscina di Venere.

Sendo muito mais calma e isolada, a Piscina di Venere oferece-lhe a oportunidade de usar o seu tempo aqui para ler um livro, desfrutar do sol ou apenas relaxar um pouco. Para lá chegar, terá de contratar os serviços de um barco, tendo em conta que fica um pouco afastado do resto das praias.

Geralmente, os marinheiros locais oferecem-se para o levar a esta praia e voltar para o buscar algumas horas mais tarde. O que deve saber antes de ir à Piscina di Venere é que deve trazer o seu almoço e qualquer outra comida e bebida que queira consumir, uma vez que não há lugares para comprar comida ou bebida na praia.

Pormenores interessantes

  • Como chegar: Para lá chegar, terá de contratar os serviços de um barco que o leve e depois o vá buscar.
  • Preço: Não tem de pagar nada para visitar esta praia, porque é pública, mas terá de pagar o serviço de transporte, que dependendo da opção que escolher, pode custar a partir de 20 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: Esta praia está aberta todo o ano e durante todo o dia, porque é um espaço público.

6. Descobrir Marina di Mulo, a praia dos artistas

Marina di Mulo| ©jade1111
Marina di Mulo| ©jade1111

Marina di Mulo, por outro lado, é uma das praias mais calmas localizadas no lado sul da ilha. Aí, não só verá esta praia específica, mas também o resto das praias com menos turistas. De facto, antigamente, esta praia era frequentada por muitas estrelas do espetáculo e celebridades, por isso tem muita história.

Embora seja uma praia muito bonita, não costuma ter a mesma quantidade de turistas todos os dias como antigamente. Uma das coisas que precisa de saber quando visitar este lugar é que deve ir muito cedo de manhã, porque as falésias são tão altas que o sol desaparece cedo, por volta das 16:00.

Detalhes de interesse

  • Como chegar lá: Para chegar a Marina di Mulo pode ir de carro, de barco ou de ferry.
  • Preço: A praia é pública, pelo que não é necessário pagar para lá ficar.
  • Horário de funcionamento: Está aberta todo o dia porque é pública.

7. Tirar as melhores fotografias na praia de Faraglioni

Praia de Faraglioni| ©siriajanta
Praia de Faraglioni| ©siriajanta

Se há um lugar para tirar fotos incríveis em Capri, esse lugar é Faraglioni. É uma das áreas costeiras mais bonitas da ilha, apesar do facto de ser basicamente uma formação rochosa e insular que está separada de Capri.

Embora à primeira vista possa parecer inacessível a pé, a verdade é que existe um pequeno caminho que parte de Punta Tragara, a partir do qual se pode chegar à praia a pé e sem grandes dificuldades. Caso não queira ir a pé até à praia, pode também navegar a partir da praia de Marina Piccola.

Embora se note que, como muitas outras praias da zona, esta também tem zonas rochosas e seixos arenosos, continua a ser perfeita para apreciar a ilha e a costa com vistas fotográficas panorâmicas, não sendo em vão um dos melhores locais para tirar fotografias de Capri.

Detalhes interessantes

  • Como chegar: Para chegar a esta praia pode-se ir a pé pelo caminho que parte de Punta Tragara, ou de barco a partir da praia de Marina Piccola.
  • Preço: Esta praia é pública, pelo que se pode ir sem problemas. O que tem de pagar é o serviço de iate se for a partir da Marina Piccola.
  • Horário de funcionamento: Esta praia está aberta todo o dia porque é pública.

8. Visite Punta Carena, a praia dos habitantes locais

Punta Carena| ©pippipi
Punta Carena| ©pippipi

Não há melhor maneira de conhecer uma zona costeira do que visitar as praias onde os habitantes locais vão. No caso de Capri, essa praia dos locais é Punta Carena. É uma praia com uma costa rochosa, onde a sua principal atração é um farol com o mesmo nome. É, sem dúvida, um bom lugar para tirar fotos bonitas e divertidas

Uma das melhores características desta praia é que as suas águas são calmas e também se pode mergulhar lá. Há também um bar onde se pode comer alguns petiscos e provar os cocktails tradicionais locais.

Pormenores interessantes

  • Como chegar lá: Pode chegar de carro, a pé ou de transportes públicos.
  • Preço: É uma praia pública, pelo que a visita é gratuita.
  • Horário de funcionamento: Aberta todo o dia.

9. Desfrutar do Palazzo a Mare em família

Palazzo a Mare| ©pina romano
Palazzo a Mare| ©pina romano

Palazzo a Mare, uma das melhores praias familiares da ilha de Capri, está localizada a uma curta distância a oeste da costa de Marina Grande. É acessível através de um passeio a partir do porto principal.

A praia está dividida em duas zonas, uma pública e outra privada, o que a torna um ótimo local para visitar com a família e desfrutar da paz e tranquilidade de uma praia com poucas pessoas e um ambiente privado. O bom desta praia é que recebe o sol até bastante tarde, dada a sua localização na ilha.

É um bom local para ficar a ver o pôr do sol e saborear um prato típico do Tirreno num dos restaurantes locais com vista para o mar.

Pormenores interessantes

  • Como chegar: Pode chegar-se a pé a partir da Marina Grande, embora no verão também se possa apanhar um serviço de barco que o levará até à praia.
  • Preço: Para entrar na zona pública não terá de pagar nada, enquanto que para entrar na zona privada terá de pagar a taxa estabelecida assim que chegar à praia. Terá de perguntar o preço quando chegar a este local.
  • Horário de funcionamento: A praia está aberta todo o dia.

10. Ir para a praia de Gradola para um plano de casal

Comer fora em Gradola| ©Capri
Comer fora em Gradola| ©Capri

Se estiver a viajar com o seu parceiro, não pode perder Gradola, que está localizada na costa oeste de Capri. Algo que diferencia Gradola do resto das praias de Capri é o facto de estar especificamente localizada em Anacapri.

Como principal caraterística desta praia, deve saber que se trata de uma costa muito rochosa, pelo que não é um local a visitar com crianças. Fica perto da Gruta Azul, por isso, se estiverem a passar por Gradola, recomendo que apanhem um barco e vão diretamente para a Gruta Azul.

Se quiser passar mais de um dia nesta zona, também o pode fazer, tendo em conta que na zona de Gradola também encontrará instalações para diferentes usos e bons hotéis. Se gosta de desportos aquáticos, esta praia também é recomendada para a prática de mergulho.

Detalhes interessantes

  • Como chegar: Pode chegar-se de carro ou a pé, além de ser facilmente acessível de autocarro.
  • Preço: Esta é uma praia pública, pelo que não tem de pagar nada para a desfrutar.
  • Horário de funcionamento: Está aberta todo o dia.