10 Coisaspara Fazer em Bali em Novembro

As chuvas chegam a Bali em novembro, mas isso não impede a diversão. Pode assistir a festivais, apreciar as fábricas de chocolate e aproveitar as festas da lua.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisaspara Fazer em Bali em Novembro

Ubud - Bali|©Lazaros Spiropoulos

novembro é um mês ideal para visitar Bali, com poucos turistas e muitas actividades para desfrutar. As temperaturas variam normalmente entre os 24° e os 28°, embora possam descer consideravelmente durante a madrugada. Embora a estação das chuvas esteja a começar, é difícil aborrecer-se porque os balineses conseguem aproveitar ao máximo as horas de sol. Por exemplo, é possível desfrutar de passeios ao nascer do sol, uma vez que a precipitação tende a aumentar durante a tarde.

Outra das melhores coisas para fazer em Bali em novembro é passear pelas aldeias tradicionais, onde se realizam rituais para abrandar as chuvas. As guerras de comida são outro evento cultural a não perder, assim como os workshops no Festival da Baía de Pemuteran. Durante este mês, as pessoas também se inscrevem em aulas de artes marciais e de ioga, bem como nas típicas celebrações da Lua Nova e da Lua Cheia.

1. Pratique snorkelling em Bali e tenha aulas de surf

Viagem de mergulho com tubo de respiração|©Stuart McDonald
Viagem de mergulho com tubo de respiração|©Stuart McDonald

Bali é uma ilha famosa pela sua colorida vida marinha, e a prática de snorkelling é geralmente uma experiência gratificante que pode ser desfrutada durante todo o ano. No entanto, novembro é um mês ideal para se inscrever nesta atividade antes da chegada dos dias de chuva. De facto, a água tende a ser mais clara e, como é época baixa, há poucos turistas e os preços são baixos.

É ideal para quem tem um orçamento limitado mas quer desfrutar de uma viagem divertida e relaxante. Basta ter cuidado com as monções ou ventos sazonais. Entre as melhores praias locais para visitar em novembro está Seminyak, que está rodeada de resorts de luxo, mas também pode optar por Jimbaran, que oferece águas calmas. Por outro lado, recomendo que evite Kuta, Canggu, Candidasa, Gili, que têm ondas fortes, menos visibilidade e ventos fortes.

Outro ponto alto deste mês é participar numa aula de surf para desafiar as ondas selvagens da ilha. Em Canggu pode aventurar-se nesta experiência, enquanto caminha na areia preta e vê as vistas. O que é interessante é que este tipo de excursões ensina muitas vezes truques e manobras, mesmo que não se tenha conhecimentos prévios. É uma das melhores coisas para fazer em Bali, uma vez que poderá ver arraias-manta em Nusa Penida. Em novembro há uma maior probabilidade de encontrar estes animais em particular, por isso deve considerá-lo no seu itinerário.

Marcar uma aula de surf em Canggu

2. Ver as aldeias tradicionais de Bali

Templo de Batuan Gianyar|©Ken Barker
Templo de Batuan Gianyar|©Ken Barker

As aldeias tradicionais são uma perspetiva muito importante de Bali, pois reúnem a beleza rural da ilha. É possível visitá-las durante todo o ano, mas todos os meses oferecem actividades diferentes. Em novembro, é possível desfrutar de cerimónias religiosas, danças polinésias e rituais para atenuar os efeitos das chuvas. Por exemplo, o Mecaru é uma cerimónia tradicional que procura equilibrar as energias positivas e negativas da natureza, com oferendas em aldeias e locais sagrados.

Pode também aproveitar o Tumpek Landep e o Tumpek Uduh, cerimónias de homenagem aos deuses e à natureza, que se regem pelo calendário Pakwon e se realizam de 210 em 210 dias (por vezes coincidindo com novembro). Além disso, os melhores templos de Bali permitem-lhe desfrutar do ritual de melukat, ideal para a purificação e que se acredita afastar as chuvas, proporcionando uma experiência solarenga e divertida. Pode visitar as aldeias por conta própria ou aproveitar as melhores excursões locais, que oferecem opções a partir de 52 euros e permitem visitar campos de arroz, florestas e aldeias.

Além disso, as aldeias mais notáveis de Bali incluem:

  • Celuk: é uma aldeia de artesanato e joalharia, onde se pode regatear lembranças e desfrutar de uma visita às suas fábricas de artesanato para conhecer o processo de fabrico.
  • Batuan: é conhecida pelos seus templos, bem como pelos espectáculos de dança e pela venda de pinturas locais.
  • Ubud: é uma aldeia turística com uma variedade de actividades, tais como visitas a templos, aulas de ioga e de culinária, terraços de arroz e muito mais. O mês de novembro coincide por vezes com a décima lua cheia do ano e realiza-se o ritual Purnama Kedasa para atrair a prosperidade.
  • Trunyan: aqui pode apreciar o ritual dos mortos, muito diferente de outros locais, que consiste em enterrar o corpo debaixo de uma árvore para evitar a sua decomposição. Desta forma, os habitantes locais acreditam que afastam as catástrofes naturais provocadas pelos vulcões.

Reservar um passeio pelas aldeias tradicionais

3. Desfrute de uma caminhada ao nascer do sol no Monte Batur

Monte Batur|©Lutz Popper
Monte Batur|©Lutz Popper

novembro é o início da estação das chuvas em Bali, no entanto a maior parte da precipitação durante este mês ocorre durante a tarde. Por isso, recomendo que comece o dia bem cedo para aproveitar ao máximo o sol no Monte Batur. Pode aventurar-se nas melhores caminhadas locais para desfrutar da companhia de um guia, uma vez que não lhe é permitido fazer a caminhada sozinho. Além disso, esta paisagem balinesa situa-se a cerca de uma hora de Ubud e é um vulcão ativo que oferece um belo nascer do sol que o deixará sem palavras.

Infelizmente, esta excursão não é recomendada a mulheres grávidas ou a pessoas com problemas de saúde, uma vez que terá de caminhar nos trilhos durante pelo menos duas horas e meia. Para além disso, é importante trazer um casaco, uma vez que a experiência começa normalmente nas primeiras horas da manhã (entre a 1:00 e as 4:00). Pode também trazer óculos de sol, uma lanterna e sapatos de caminhada. Normalmente, pode encontrar esta experiência a partir de 45 euros, embora, se preferir, possa apanhar um táxi de mota.

Participe numa caminhada ao nascer do sol no Monte Batur

4. Divirta-se na Purnama ou na festa da lua cheia de Bali

purnama|©Nami Quenby
purnama|©Nami Quenby

Todos os meses, os balineses celebram a fase mais brilhante da lua, normalmente com danças, oferendas e rituais de ação de graças nos melhores templos locais. Naturalmente, novembro não é exceção e é uma atividade ideal se estiver à procura de coisas para fazer na ilha à noite, pois pode desfrutar de uma noite tranquila sob o céu estrelado.

Neste dia, realizam-se eventos de plantação, uma vez que o solo é considerado mais fértil. Além disso, pode assistir a oferendas e rituais no Templo Besakih, onde também pode ver a famosa Porta do Céu e combiná-la com uma visita ao Templo Lempuyang. Outras manifestações espirituais têm lugar no templo da água Pura Luhur Uluwatu e no templo da deusa das artes Pura Taman Saraswati. Pode também passar pelos terraços de arroz e inscrever-se em aulas de ioga ou de espiritualidade.

Reserve uma visita aos templos de Besakih e Lempuyang

5. Visitar uma fábrica de chocolate em Bali

Chocolate de vagem|©O2 zone
Chocolate de vagem|©O2 zone

novembro marca o início da época de colheita do chocolate em Bali, por isso há muitas actividades divertidas que envolvem este delicioso produto. É diferente porque é feito com cacau orgânico cultivado nas aldeias de Tabanan, Jembrana e Karangasem. Além disso, é normalmente adoçado com néctar de coco, o que o torna raro e saboroso. Para mais diversão na ilha, recomendo uma visita à Pod Chocolate Factory and Cafe, onde pode assistir à produção de chocolate artesanal.

Aqui pode fazer provas, visitar as plantações e criar o seu próprio chocolate. Terá a oportunidade de aprender como se passa do grão à barra, bem como participar em workshops de chocolate para fazer chocolates balineses, trufas e bolos. Além disso, esta pitoresca fábrica fica no meio de arrozais rodeados de belas cascatas que não pode perder, onde a colheita do arroz também começa em novembro. É ideal para quem planeia passar pelo menos 7 dias em Bali, explorando as suas riquezas e atracções gastronómicas.

Reservar uma excursão às cascatas e arrozais

6. Participar nas guerras gastronómicas de Ketupat Bali ou Perang Topat

Restoran Ketupat, Bali|©Jawhara1
Restoran Ketupat, Bali|©Jawhara1

A guerra de comida Ketupat Bali ou Perang Topat é uma tradição autêntica que tem lugar entre novembro e dezembro em Bali. Trata-se de um festival lúdico realizado num dos melhores templos de Bali, conhecido como Pura Lingsar, em Lombok. As datas são fixadas de acordo com o calendário lunar, que rege as celebrações de acordo com as fases da lua. As instruções do jogo são simples: trata-se de uma batalha amigável criada para reiterar a paz entre muçulmanos e hindus na ilha. Normalmente, são divididas duas equipas e é preciso atirar folhas de palmeira cheias de arroz pegajoso até derrotar a equipa adversária.

Os habitantes locais aceitam muito bem esta atividade e até a aguardam com expetativa. Pode participar e não precisa de se registar antecipadamente nem de ser um balinês nativo. Só tem de respeitar as regras, que incluem não atirar as bolas demasiado perto, bem como não danificar o templo. Claro que recomendo que uses roupa confortável que não te preocupes em sujar. Se preferir ficar longe do arroz pegajoso e apenas apreciar o evento, tem a opção de se dirigir ao miradouro Bukit Pergasingan, que oferece vistas panorâmicas do templo.

7. Aproveite um retiro de ioga em Bali

pessoas a fazer ioga|©Daniel Whitman
pessoas a fazer ioga|©Daniel Whitman

Entre novembro e dezembro, são organizadas actividades espirituais especiais em preparação para o Festival do Espírito de Bali, que tem lugar no verão. Além disso, nesta altura, são frequentemente organizados eventos de ioga em Canggu. Quando os dias chuvosos começam a prejudicar as actividades ao ar livre, muitas pessoas optam por retiros de ioga. Estes são ideais para combinar a meditação com exercícios que promovem o bem-estar mental e físico.

Claro que a ideia de umas férias em Bali é regressar a casa sem stress, por isso este é um plano que vale a pena. O hotel oferece frequentemente tratamentos ayurvédicos que utilizam práticas de cura indianas, banhos de vapor de ervas, massagens de relaxamento e redução, massagens nos pés e na cabeça, aulas de culinária balinesa, duches termais e sessões de ioga. É uma das melhores coisas para fazer na ilha, especialmente se quiser libertar a tensão.

8. Explorar Tilem ou a Festa da Lua Nova de Bali

Templo de Tanah Lot|©Farley Roland Endeman
Templo de Tanah Lot|©Farley Roland Endeman

Uma importante celebração religiosa e cultural tem lugar todos os meses, comemorando novos começos. Se planeia ficar pelo menos 5 dias em Bali, pode consultar o calendário lunar para organizar a sua viagem em conformidade, uma vez que estão normalmente programadas muitas actividades interessantes. É conhecida como Tilem ou Festa da Lua Nova de Bali, da qual se pode tirar partido:

  • Rituais de oração dirigidos a Surya, o deus do sol, que protege os balineses durante a noite sem lua.
  • Procissões de oferendas aos melhores templos locais, que incluem frequentemente comida, flores e artefactos balineses.
  • Degustações de comida, tendo em conta que os pratos de carne de porco são frequentemente servidos nesta altura do ano.
  • Cerimónias de purificação no templo de Tirta Empul, uma obrigação se quiser regressar a casa recarregado.

9. Fuga para o Festival da Baía de Pemuteran

Pemuteran|©Robert Blumberg
Pemuteran|©Robert Blumberg

O Festival da Baía de Pemuteran é um evento anual realizado na aldeia de Pemuteran, no norte de Bali. Mais concretamente, fica a duas horas do centro, mas vale a pena porque tem reservas naturais, zonas de trekking e um viveiro de tartarugas marinhas. Como tal, este festival local promove a conservação marinha através de workshops, exposições culturais e concertos ao ar livre.

Recomendo que consideres esta opção se planeares estar em Bali pelo menos 7 dias, pois o festival dura aproximadamente quatro dias. Durante o evento, pode também desfrutar de visitas a áreas de restauração de recifes de coral, onde é utilizada alta tecnologia para conservar as espécies locais. Também são imperdíveis as competições de pesca tradicional, oficinas de arte de reciclagem, uma maratona ao longo da orla da baía e aulas de ioga em frente ao mar.

10. Escape para uma aula de artes marciais Mepantigan na lama em Bali

Mepantigan|©greenschool_bali
Mepantigan|©greenschool_bali

As aulas de artes marciais na lama de Mepantigan são uma tradição local que pode ser desfrutada durante todo o ano. O mês de novembro é ainda mais especial, uma vez que a estação das chuvas favorece a biodiversidade e os nutrientes da lama, tornando-a mais húmida e mais fácil de gerir. É sem dúvida uma das melhores coisas para fazer em Bali, pois pode divertir-se a aprender um jogo que combina dança, defesa pessoal, fogo e música.

Geralmente, cada aula dura cerca de duas horas e ensina a usar a lama como defesa, bem como a cair sem se magoar. Pode encontrar esta experiência a partir de 30 euros, que não requer qualquer experiência e é ideal para toda a família. Inclui normalmente um duche ao ar livre num rio balinês para lavar qualquer vestígio de sujidade no final da atividade. É ideal se quiser libertar o stress, purificar a sua energia e aprender novas técnicas de defesa física e emocional.

Outras actividades em Bali em novembro

Decorações de Galungan|©Julie Strand
Decorações de Galungan|©Julie Strand

Há outras actividades que se podem realizar em Bali em novembro, mas a maior parte delas pertence ao calendário Pawkon, que estabelece certas cerimónias culturais e religiosas de seis em seis meses ou 210 dias. Se tiver sorte, a sua visita poderá coincidir:

  • Dia de Galungan em Bali, uma celebração hindu que comemora o triunfo do bem sobre o mal. Acredita-se que os espíritos visitam a ilha neste dia, pelo que são preparados altares com comida, música e oferendas.
  • OMecotek é o ritual de encerramento do Galungan, que se despede dos espíritos. Normalmente, há uma luta amigável com lanças de madeira.
  • Dia da Deusa do Arroz, mais conhecido por Soma Ribek, que agradece a generosidade da ilha. As casas e os melhores templos locais são decorados com um penjor, um ornamento típico de bambu que é acompanhado por outros objectos como flores, frutos e folhas de palmeira.
  • O ritual Pagerwesi, que explora a história do deus e oferece orações nos templos dedicados a Shiva. Ao caminhar pelas ruas, é possível encontrar oferendas para afastar os maus espíritos.