Bali em 7 Dias: um guia para tirar o máximo proveito da tua visita

Sete dias são suficientes para mergulhar na beleza natural de Bali, onde encontrará aulas de culinária tradicional, praias de sonho, templos sagrados e atracções fora dos circuitos habituais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 15 minutos

Bali em 7 Dias: um guia para tirar o máximo proveito da tua visita

Bali beach |©SanMo

Bali é uma ilha com tantos planos como arrozais, templos e cascatas, pelo que é aconselhável dedicar uma semana inteira a explorar a sua beleza exuberante. Em 7 dias, pode tirar partido de um itinerário diversificado das melhores actividades e locais de Bali, dividido entre destinos populares e zonas menos conhecidas mas culturalmente ricas. Se quiser apreciar a natureza e as anedotas locais, pode começar pela aldeia de Kintamani.

Para umas férias parad isíacas, pode visitar Kuta, as Ilhas Gili e Uluwatu. Os terraços de arroz também são imperdíveis, pois estão entre as melhores coisas para fazer em Bali. Os transportes públicos na ilha são fracos, pelo que o melhor é deslocar-se de táxi, mota ou carro. Se planeia ficar vários dias, deve considerar alugar um carro para facilitar o seu itinerário.

Dia 1: Explorar a aldeia de Kintamani

Lago Batur|©Francesco
Lago Batur|©Francesco

Kintamani é uma aldeia pitoresca que faz fronteira com a ilha, oferecendo uma variedade de opções de entretenimento. Percorrê-la num só dia é praticamente impossível, pois é a área com mais aldeias na Ilha dos Deuses. Se planear ficar em Bali pelo menos 10 dias em vez de 7, pode aproveitar para a explorar à sua vontade e até alargar as suas opções de escala.

Monte Batur

Comece a sua viagem num dos locais naturais mais impressionantes de Bali, cujos trilhos para caminhadas o deixarão certamente maravilhado. Terá de se levantar cedo para apreciar o nascer do sol nas alturas e o frio matinal a vibrar nos seus ossos. No topo, as vistas são alucinantes, pois sentir-se-á como se pudesse tocar as nuvens. A caminhada exige alguma capacidade física, pois dura entre duas e três horas.

Recomendo que o faça com um guia especializado e que reserve com antecedência, pois a entrada é controlada por um grupo local que não permite o acesso por conta própria. É também uma aventura desafiadora que pode se tornar perigosa se você se aventurar sem supervisão e experiência, principalmente na época das chuvas, quando as trilhas ficam escorregadias. Os melhores passeios em Bali oferecem opções a partir de 45 euros, com saídas entre 1:00 e 4:00 hrs. Desta forma, pode não ter de se preocupar com os transferes do seu hotel.

Reserve uma caminhada ao nascer do sol no Monte Batur

Kintamani

Para continuar a experiência, recomendo ir até à aldeia para explorar as suas ruas estreitas e monumentos. Fica a vinte minutos de carro do mato, os transportes públicos são de difícil acesso, por isso não recomendo perder tempo com isso. É tão grande e tem tantas aldeias que vale a pena inscrever-se num passeio de bicicleta pelo campo.

Aqui pode passar o resto do dia a pedalar e a fazer paragens estratégicas nos locais mais importantes, como templos, fontes termais e aldeias. Pode alugar uma bicicleta por sua conta, ou aproveitar as melhores excursões em Bali. Desta forma, terá a oportunidade de percorrer campos de arroz, deslizar por florestas encantadoras, almoçar num canto balinês, parar no Lago Batur e visitar santuários populares. As experiências guiadas custam a partir de 25 euros, geralmente são realizadas em grupos e duram cerca de sete a nove horas.

Reservar um passeio de bicicleta em Kintamani

Aldeia de Penelokan e Toya Bungkah Kintamani

Se quiser passar algum tempo extra numa das aldeias de Kintamani, deve definitivamente considerar Penelokan, uma aldeia localizada a apenas seis minutos de táxi ou de carro. Oferece vistas deslumbrantes sobre o Lago Batur e uma variedade de bares de praia e esplanadas para animar a noite. A partir daqui, pode tirar algumas fotografias interessantes da montanha ou simplesmente fazer algumas compras de recordações.

Entre as melhores coisas para fazer em Bali num itinerário de 7 dias, uma viagem às fontes termais de Toya Bungkah Kintamani é definitivamente uma obrigação. Localizada a dez minutos de carro de Penelokan, é uma paragem enriquecedora que o levará a um parque aquático natural, onde poderá nadar com a paisagem como pano de fundo e tirar partido dos benefícios curativos da água quente.

Dia 2: Maravilhe-se com a beleza de Kuta

Bali, Kuta|©Margarita Muromskaya
Bali, Kuta|©Margarita Muromskaya

Kuta é um ponto turístico espetacular durante todo o ano, situado na parte ocidental da ilha. Aqui, os templos tornam-se uma atração secundária, para se concentrar nas praias paradisíacas, nos desportos aquáticos e nos planos que envolvem areia, sol e mar. Também é possível deixar o conforto das espreguiçadeiras para explorar um centro de conservação de tartarugas e participar nos seus esforços de salvamento.

Praia de Kuta

Kuta é uma das melhores praias de Bali, conhecida pela sua areia branca e bons preços. Não é muito concorrida e turística, mas não se pode culpar aqueles que escolhem este destino em vez de outros, pois está cheia de vida. Também está rodeada de bares de praia, clubes de praia e propostas fascinantes, se estiver à procura de coisas para fazer na ilha à noite.

Tem excelentes ondas para o surf e testemunha pores-do-sol fantásticos. Em geral, recomendo chegar de manhã para poder encontrar espreguiçadeiras e um bom lugar em frente ao mar. Lembre-se de que algumas pessoas ficam perto da área para aproveitar ao máximo seus benefícios turísticos.

Além disso, outra praia excelente para a prática de surf é Canggu, onde as multidões de turistas são por vezes menos numerosas e onde pode até participar numa aula de surf.

Marcar uma aula de surf em Canggu

A Sociedade das Tartarugas Marinhas de Bali

Apenas a oito minutos a pé está o seu próximo destino, conhecido como The Bali Sea Turtle Society. É um centro de conservação popular na ilha, que ensina como cuidar de espécies ameaçadas de extinção. Especificamente, resgatam tartarugas em perigo de extinção e depois devolvem-nas ao seu habitat em condições favoráveis para que possam viver uma boa vida.

Aqui pode participar em actividades de salvamento, bem como assistir a workshops onde aprenderá a importância de cada espécie. No total, Bali tem seis tipos de tartarugas marinhas, todas elas comercializadas ilegalmente pela sua carne e ovos. É sem dúvida uma experiência sensível que o vai ligar à natureza. Se ainda tiver energia e tempo, pode regressar à praia ou passear por Kuta.

Dia 3: Ver Uluwatu em Bali

Uluwatu|©Christine Hall
Uluwatu|©Christine Hall

Siga para o sul de Bali para continuar a diversão, nesta altura, provavelmente, sentir-se-á relaxado e descansado da sua viagem, pelo que pode explorar este local em pormenor. Como ponto de referência, pode usar o aeroporto, que fica bastante perto. A sua primeira paragem tem de ser a praia, onde o nascer do sol é um espetáculo. Mais tarde, pode recarregar baterias num dos melhores templos de Bali e terminar o dia a explorar os destroços de um antigo avião.

Praia de Uluwatu

Recomendo começar o dia bem cedo na praia de Uluwatu, para poder assistir a um nascer do sol como nenhum outro e deitar-se na areia clara. Não é de admirar que esteja no topo da lista das melhores praias de Bali, devido ao seu cenário de postal perfeito e aos caminhos que ligam à aldeia. Aliás, se planeia passar mais de 10 dias na ilha, pode pensar em dedicar um dia inteiro para ficar até ao pôr do sol ou aventurar-se num trilho de praia, pois fica muito perto de Padang Padang e da praia de Bingin.

É considerada um paraíso para os surfistas, pelo que pode passar a manhã e parte da tarde em cima de uma prancha de surf. Há também enseadas ao longo das falésias, onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas e de degustações nos bares de praia. O ambiente é jovem, fresco e festivo e não é de estranhar que se organizem celebrações improvisadas com música, dança e actividades aquáticas.

Reserve uma excursão ao pôr do sol em Uluwatu

Templo de Uluwatu

Até às 19h tem a oportunidade de visitar o Templo de Uluwatu ou Templo do Penhasco, localizado apenas a quatro minutos de carro e a trinta minutos a pé. Pode usar aplicações de táxi com o mesmo sistema da Uber, mais conhecidas como Grab e Gojek. Assim, será mais fácil chegar a este santuário no mar, que se acredita proteger a ilha de espíritos malignos.

O pôr do sol aqui é de tirar o fôlego, por isso, procure um bom lugar para apreciar. A entrada custa a partir de 2 euros e é necessário usar um sarongue, um traje típico balinês que cobre as pernas. No interior, poderá assistir a uma dança Kecak que entoa frequentemente cânticos chak-a-chak, enquanto o leva numa viagem à volta da ilha local. O santuário é guardado por macacos, que tendem a ser curiosos e a roubar os pertences dos visitantes.

AirCrew Sensation Bali

Faça uma paragem rápida no AirCrew Sensation Bali, a cerca de quinze minutos de carro do templo, embora tenda a haver mais trânsito ao fim do dia. Trata-se de um avião abandonado que apareceu misteriosamente no meio do nada, sem qualquer explicação lógica. Costumava ser visitado por turistas por conta própria, mas hoje em dia é um parque de diversões muito interessante. Até às 23:00 horas, pode entrar no simulador de voo do Boeing 737NG, uma experiência familiar a não perder.

Pode sentir-se como o capitão do navio enquanto explora a porta de controlo e tenta descobrir como o avião chegou aos campos de Bali. A teoria que ganhou mais força é a de que fazia parte de um projeto hoteleiro que foi abandonado. No entanto, na ausência de uma versão oficial, podes dar largas à tua imaginação. Durante o voo, poderá desfrutar de imagens em 3D, o que torna a experiência ainda mais agradável.

Aula de cozinha tradicional balinesa em Ubud

Para terminar o dia, recomendo sair do comum e ir a uma aula de cozinha tradicional balinesa em Ubud. A partir do AirCrew, terá de conduzir cerca de meia hora até ao centro da cidade. Prometo-lhe que vale a pena, pois vai mergulhar nos segredos da cozinha local enquanto prova e prepara uma variedade de pratos coloridos. A cozinha de Bali é dominada por especiarias, legumes, peixe e ervas aromáticas, e tem algumas semelhanças com a comida chinesa.

A maioria dos pratos tende a ser picante, pelo que são acompanhados por bebidas tradicionais que tendem a ser doces. Este tipo de experiência leva-o à casa privada de uma família local para aprender a preparar Satay (espetadas), Pepes Ikan (carne embrulhada em folhas de bananeira), Ayam Care (frango cozinhado em água de coco) e outras iguarias locais. Poderá também desfrutar de um passeio por pomares e quintas, por cerca de 72 euros.

Reservar uma aula de cozinha balinesa

Dia 4: Visita à capital de Bali, Denpasar

Denpasar|©Chrissy H
Denpasar|©Chrissy H

Denpasar é a capital de Bali, por isso é uma visita obrigatória durante a sua estadia na ilha dos deuses. Não é uma área tão turística, mas é o lar de alguns locais incríveis e tradições imperdíveis. Escondidos aqui estão alguns dos melhores museus locais, como o Museu de Bali. Há também o Parque das Aves e a Ilha dos Tubarões, por isso prepare-se para um grande dia com algumas paragens enriquecedoras.

O Museu de Bali

O Museu de Bali é uma maravilha histórica e cultural, albergando exposições de arte e etnologia que o levarão numa viagem pelas raízes balinesas. Foi construído em 1931 perto do Palácio Velho em Denpasar para albergar artefactos importantes da história da ilha dos deuses. É uma das melhores coisas para fazer em Bali se quiser ver artefactos de moda, têxteis, máscaras e trajes de dança.

A estrutura simula os palácios reais da antiga Bali, por isso é considerado um espaço sagrado. É importante manter uma atitude de respeito, não correr pelos corredores, tocar nos objectos ou tirar fotografias com flash. Tem salas interiores e exteriores, onde se pode desfrutar do clima agradável da ilha. Está aberto das 8:00 às 16:00 horas, exceto às sextas-feiras, quando encerra ao meio-dia.

O parque das aves

A sua próxima paragem fica a dez minutos de carro e é um enclave rodeado de natureza, ideal para visitar com crianças. Trata-se do Bali Bird Park, na aldeia de Singapadu, cujos aviários conservam mais de 1300 aves de pelo menos 250 espécies. Aqui poderá observar a vida selvagem, aprender sobre a conservação de espécies em vias de extinção e desfrutar de actividades educativas.

Prepare-se para assistir a exibições de voo de aves e ver uma representação da vida selvagem exótica da ilha. Por exemplo, pode vislumbrar o morcego raposa-voadora, a águia-de-crista e o grande faisão Argus. Para além disso, existe um cinema 3D onde são exibidos documentários. Há também programas de espectáculos culturais, nas esplanadas gastronómicas ao ar livre. Está aberto diariamente das 9:00 às 17:00 horas, exceto nos feriados.

A Ilha dos Tubarões e o Jardim das Orquídeas

A apenas vinte minutos de carro fica a famosa Ilha dos Tubarões de Bali ou Ilha dos Tubarões na aldeia de Serangan. Existe um autocarro que faz a ligação entre os dois pontos, mais conhecido como o autocarro Kura-Kura. A tarifa varia entre 1 e 7 euros, mas não é recomendável porque a partir da paragem final terá de caminhar durante pelo menos meia hora. Esta baía é pouco conhecida, mas de uma beleza inigualável. É um ambiente vigiado onde se pode conviver com estes graciosos animais, e até alimentá-los.

Também se podem ver tartarugas e outra vida marinha balinesa, sempre a uma distância segura. É uma visita pedagógica que pode ser combinada com outros centros de conservação da ilha. Fica a menos de dez minutos do belíssimo Jardim das Orquídeas, por isso, se tiver tempo livre, não deixe de fazer uma visita rápida. Vale totalmente a pena, mas é preciso verificar a disponibilidade de visitas com antecedência. O seu esplendor e a sua envolvência natural vão deixá-lo deslumbrado, pois tem labirintos com centenas de espécies de flora.

Dia 5: Aproveite os dias de sol em Canggu

Canggu, Bali, Indonésia|©Chang Ju Wu
Canggu, Bali, Indonésia|©Chang Ju Wu

Canggu é uma cidade costeira que se mantém soalheira durante quase todo o ano, com uma precipitação invulgarmente forte. Como tal, é um destino favorito dos habitantes locais. É considerada uma das vilas mais modernas, com um estilo contemporâneo. Aqui pode visitar um templo sobre o mar e ver as melhores praias de Bali.

Templo de Tanah Lot

O santuário de Tanah Lot é um dos melhores templos de Bali, devido à sua importância e localização privilegiada. Especificamente, está situado numa ilhota sobre o oceano, pelo que está rodeado pelo bater da água. Só pode ser visitado quando a maré está baixa, para evitar riscos e poder apreciar confortavelmente o seu ambiente. Está perto de arrozais, de falésias onde se pode dar um mergulho e relaxar em redes junto à costa.

De facto, recomenda-se combinar esta visita com um mergulho relaxante nas cascatas de Kanto Lampo, bem como um passeio pela imensidão da Floresta dos Macacos. Quanto ao templo propriamente dito, o seu interior contém os elementos mais curiosos da mitologia balinesa, como objectos que protegem a ilha dos maus espíritos. A maneira mais fácil de lá chegar é de mota, deslizando pelos caminhos de conto de fadas. A estrada não tem curvas, pelo que pode desfrutar da adrenalina sem correr riscos reais. Recomendo que passe pelo menos duas horas aqui, e tenha em mente que a entrada custa a partir de 3 euros e está aberta diariamente das 6:00 às 19:00 horas.

Reservar uma viagem para Tanah Lot, Kanto Lampo e Floresta dos Macacos

Batu Balong

A apenas quinze minutos de carro ou de táxi, encontra-se uma das melhores praias de Bali, conhecida como Batu Balong. É ideal para passar o resto do dia, pois oferece ondas para surfistas iniciantes. Também tem trilhos ideais para desfrutar de uma caminhada nas montanhas e bares de praia onde pode desfrutar do espetacular pôr do sol de Bali sem as multidões.

Não há necessidade de ficar preso na areia aqui, pode optar pelos favoritos locais, como os cafés à beira da falésia ou uma noite relaxante no The Lawn. Este é um espaço privado com uma piscina, vista para o mar e um terraço exterior. Tudo o que tem a fazer é relaxar, enquanto as ondas batem contra a costa.

Se ainda tiveres tempo ou quiseres conhecer outros pontos turísticos, estás com sorte! Batu Balong fica apenas a três minutos de carro da famosa praia de Canggu, um dos locais preferidos dos surfistas de Bali.

Marcar uma aula de surf em Canggu

Dia 6: Desfrute de uma excursão a Jatiluwih

Terra Verde de Jatiluwih|©Hendri Arba - Nature Landscape Photographer
Terra Verde de Jatiluwih|©Hendri Arba - Nature Landscape Photographer

Jatiluwih proporcionar-lhe-á uma autêntica experiência balinesa, é conhecida pelo seu ambiente natural e o seu nome dá-lhe uma antevisão do que o espera. A palavra "Jatiluwih" traduz-se como "muito bonito" em balinês. Aqui estão escondidas algumas das melhores coisas para fazer em Bali, como visitar os abundantes e coloridos arrozais, ou refrescar-se entre os riachos e cascatas. É uma vasta área repleta de história, pelo que uma viagem de um dia é a única forma de a ver na sua totalidade.

Terraços de arroz de Jatiluwih

Jatiluwih Rice Terraces é um local balinês popular, localizado no coração de Bali. É considerado uma das principais atracções da ilha, uma vez que o arroz é a cultura predominante de Bali, de facto a cozinha local está impregnada de arroz. Pode fazer trekking ou aventurar-se numa experiência guiada de bicicleta eléctrica. Desta forma, poderá explorar a beleza exuberante, conhecer as histórias locais e passar pelas pequenas aldeias do perímetro.

Estará sempre em contacto com verdadeiros agricultores balineses e, das colinas, terá uma vista inigualável. Recomendo fazer pequenas pausas nos chalés, usar repelente de mosquitos e chinelos confortáveis. Se estiver à procura de coisas para fazer em Bali em outubro, esta é a melhor altura para visitar, uma vez que há eventos perto do fim da colheita. Você pode fazer o passeio por conta própria, ou contratar experiências guiadas a partir de 72 euros para animar o passeio.

Reservar um passeio de bicicleta eléctrica em Jatiluwih

Cascata Yeh Ho

A apenas quinze minutos de carro está a Cachoeira Yeh Ho, na vila de Penabel. Ela tende a não ser tão cheia quanto outras cachoeiras, tornando-a um cenário perfeito para uma escapada tranquila. Pode rejuvenescer na natureza selvagem balinesa no meio da selva. É bastante isolado, por isso traga tudo o que precisa para esta excursão.

A água é bastante fresca na maior parte do ano e é ideal para relaxar depois de uma caminhada rápida pelos arrozais. Também pode alugar uma bicicleta para ver as estradas secundárias, bem como a aldeia onde são feitos diferentes tipos de artesanato. Este passeio panorâmico é recomendado para pessoas de todas as idades, uma vez que é de baixa intensidade.

Dia 7: Fuga para as Ilhas Gili

Bali e Gili Trawangan|©Aaron Geddes
Bali e Gili Trawangan|©Aaron Geddes

É claro que não se pode deixar a ilha sem aproveitar as melhores excursões a partir de Bali. As Ilhas Gili são um arquipélago popular localizado a duas horas e meia de distância. Pode lá chegar de avião ou de ferry. A melhor opção de viagem é a Gili Getaway, que oferece percursos diários a partir de 48 euros.

Pode fazer uma rota panorâmica, embora eu recomende voltar com mais tempo para passar pelo menos um dia em cada ilha do arquipélago. Há várias, mas as principais são Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air, onde se pode passar um bom bocado.

Gili Trawangan

Quando chegar ao arquipélago, recomendo que vá diretamente para Gili Trawangan para aproveitar ao máximo o seu tempo. É a mais turística das três ilhas, pelo que encontrará mais opções de entretenimento, alojamento e restauração. Tem praias de sonho, onde se pode praticar surf, fazer snorkelling ou nadar com tartarugas.

É também famosa pelos seus baloiços à beira-mar, onde vale a pena tirar uma fotografia. As massagens nesta ilha são muito baratas, certamente uma forma de relaxar com o som das ondas ao fundo. É de facto uma ilha imprevisível, porque nunca se sabe o que se vai encontrar. Há sessões de cinema na praia, espectáculos ao pôr do sol e bares de praia com diferentes propostas gastronómicas.

Gili Meno

Infelizmente, o tempo é curto, por isso, depois do almoço, sugiro que apanhe um ferry para a ilha Gili Meno em cerca de quinze minutos. O ferry público de Gili oferece viagens a partir de 2 euros, pelo menos duas vezes por dia. Também pode optar por opções privadas a partir de 10 euros, como o Scoot Cruise que sai uma vez por dia e o Karya Bahari que sai de hora a hora (a melhor opção, para não perder tempo).

É um destino ideal para escapadelas românticas, pois é mais calmo e privado. De facto, tem praias lindíssimas e pouco turísticas. Esta é a que recomendo que passes menos tempo, embora não possas perder o santuário das tartarugas e as aulas de yoga em frente ao mar.

Gili Air

Para terminar a viagem e despedir-se de Bali, sugiro que apanhe um ferry para Gili Air, que o deixará no porto em menos de dez minutos. Oferece praias tranquilas e desertas, mas com mais opções de entretenimento em Gili Meno. Além disso, é um destino famoso pelas aulas de cozinha tradicional, pelo pôr do sol digno de um postal e pelos passeios de bicicleta pela costa.

Também tem baloiços à beira-mar, de facto há pelo menos um por praia e as pessoas tentam reservar um ao pôr do sol. São muito procurados, embora não sejam cobrados e seja uma questão de sorte encontrar um baloiço vazio. Em suma, se tiver pouco tempo, o melhor é passá-lo em Trawangan ou Gili Air.