Estrasburgo em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Uma visita de 24 horas pode não parecer tempo suficiente para explorar uma cidade. No entanto, neste post, mostro-lhe como desfrutar de Estrasburgo numa viagem de um dia.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Estrasburgo em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Pôr do sol em Estrasburgo | ©Conikon

É bastante conveniente que as melhores coisas para ver e fazer em Estrasburgo possam ser completadas num tempo relativamente curto. Estrasburgo é uma cidade bastante turística, mas ao mesmo tempo não é muito grande e, por isso, as principais atracções podem ser visitadas em menos de 24 horas.

Por isso, a minha recomendação é que siga o itinerário que planeei para si, pois organizei-o de forma a permitir-lhe conhecer as zonas mais representativas da cidade. Para que, quando regressar a casa, possa dizer que conhece os maiores tesouros turísticos de Estrasburgo.

1. Comece o dia atravessando a Barragem Vauban e tomando o pequeno-almoço no La Petite France

La Petite France| ©Jorge Franganillo
La Petite France| ©Jorge Franganillo

Há muitos lugares para começar o seu passeio por Estrasburgo durante a sua visita. No entanto, um local que se destaca pela sua conveniência logística é o extremo sudoeste da Grand Ile de Strasbourg, onde se situa a ponte Barrage Vauban.

Trata-se de uma ponte que funciona como barragem e que se destaca pela sua estrutura coberta e pela sua proximidade do bairro Petite France, uma paragem obrigatória nas melhores visitas a Estrasburgo.

Trata-se de um pequeno bairro que se estende ao longo dos canais do rio III e que se distingue pelas suas ruas empedradas e pelas casas em enxaimel que datam da época medieval. É realmente o epicentro turístico de Estrasburgo, para além da zona da catedral e, por isso, um ótimo lugar para tomar o pequeno-almoço antes de continuar o seu dia.

Os restaurantes podem ser encontrados em ambas as extremidades do rio III. No entanto, a minha recomendação é que o faça nos cafés que já se encontram na margem da Ilha Grande, pois isso permitir-lhe-á avançar mais rapidamente para o próximo local do seu itinerário. Também deve ter em conta que esta é uma zona favorita para alguns dos passeios privados a pé e de Segway. Estas podem ser uma boa alternativa se estiver disposto a investir o seu dinheiro e tempo na experiência.

Reservar um passeio de Segway em Estrasburgo

2. Caminhar até à Place Kleber

Praça Kleber| ©cjbphotos1
Praça Kleber| ©cjbphotos1

Quando já estiver satisfeito e pronto para continuar o seu dia, apanhe uma das ruas diagonais da Grand Isle, especificamente a Rue des Drapiers, diretamente para a famosa Place Kleber. Este lugar é o epicentro geográfico da Grande Ilha de Estrasburgo e é conhecido por estar rodeado de cafés e lojas, bem como por albergar a famosa árvore de Natal que é instalada anualmente nesta zona da cidade.

E deve saber que Estrasburgo é internacionalmente conhecida pelos seus mercados de Natal e, de facto, tem um dos mais antigos do planeta. Por isso, se a sua visita coincidir com o mês de dezembro, será bom passar um par de horas a percorrer esta praça e as diferentes bancas que estarão expostas, sabendo que é, sem dúvida, um dos melhores planos para fazer no Natal em Estrasburgo.

Se a sua visita ocorrer noutra altura do ano, então deve saber que a praça também costuma estar cheia de pessoas, porque é um ponto de encontro bastante básico para a vida social em Estrasburgo. Como tal, continua a ser um local ideal para apreciar a arquitetura medieval que define esta cidade.

Reservar uma visita privada de Estrasburgo

3. Chegar à Place du Chateau e ver a famosa catedral

Catedral de Notre Dame de Estrasburgo| ©John Mansfield
Catedral de Notre Dame de Estrasburgo| ©John Mansfield

Caminhar da Place Kleber até à catedral de Notre Dame de Strasbourg não será difícil, porque embora esteja a cerca de quatro ruas de distância, o caminho é ideal para apreciar a beleza que caracteriza o centro histórico da cidade.

Ao chegar à Place du Chateau terá a oportunidade de apreciar diferentes jóias históricas e arquitectónicas desta cidade, incluindo a Kammerzell, uma casa construída durante o século XV que tem uma fachada de madeira icónica cheia de esculturas e dezenas de janelas.

A catedral é uma igreja conhecida pela sua fachada que representa perfeitamente o estilo gótico francês e também por ter um relógio astronómico que data do século XVI. Durante várias décadas, o edifício foi o mais alto do mundo, uma vez que a sua torre sineira é ainda hoje a estrutura mais alta de toda a cidade.

De facto, se tiver uma visita de dois dias à cidade de Estrasburgo, a minha recomendação seria optar por uma visita guiada à famosa igreja, uma vez que é um dos edifícios mais importantes da Europa Ocidental e com o acompanhamento de um especialista aprenderá muitos detalhes sobre a sua história e construção.

Visita ao Palácio Rohan

Diretamente em frente à catedral, encontra-se o Palácio Rohan. É uma grande residência do século XVIII que é conhecida pelos interiores rococó dos seus espaçosos quartos. Atualmente, alberga três museus diferentes. O museu de belas-artes, o museu de artes decorativas e o museu de arqueologia da cidade.

Numa viagem um pouco mais longa, este seria um local realmente recomendado para desfrutar a um ritmo mais calmo. No entanto, se não lhe apetecer fazer nenhuma das actividades do itinerário, então pode passar algumas horas aqui, sabendo que será um bom investimento do seu tempo.

Reservar uma visita privada a Estrasburgo

4. Atravessar algumas das pontes para chegar à Place de la République

Praça da República| ©Patrick
Praça da República| ©Patrick

Quando terminar de visitar a catedral e os seus arredores, terá de iniciar um passeio que o levará para fora da Grande Ilha de Estrasburgo para descobrir outras partes da cidade que são igualmente interessantes. Para isso, é preciso começar a caminhar na direção norte, pois a próxima paragem é o famoso jardim da Place de la République.

Ao chegar à Place de la République, notará que a arquitetura muda significativamente. Esta área foi desenvolvida durante a ocupação alemã, após a sua vitória em algumas das batalhas da guerra franco-prussiana. Atualmente, é uma das praças mais importantes da cidade e o epicentro do seu sector mais moderno.

Para chegar a este sítio, terá várias alternativas, pois existem cinco pontes diferentes que ligam esta ilha ao bairro de Neustadt, onde se encontra o canal du Faux-Rempart.

Nesta parte da viagem, encontrará também o famoso Palais du Rhin e o Teatro Nacional de Estrasburgo, bem como a Biblioteca da Universidade Nacional de Estrasburgo. Juntamente com outros edifícios igualmente grandes e representativos, estes são edifícios da zona de Neustadt que pretendiam demonstrar o poder alemão através dos valores da arquitetura prussiana.

Visite a Église réformée Saint-Paul se já estiver na zona

Enquanto estiver na zona de Neustadt, deve também visitar a igreja reformista de São Paulo. É notável por ter sido construída durante o período em que o luteranismo e o cristianismo alemão controlavam religiosamente a cidade e é definitivamente uma das maiores obras arquitectónicas deste período da história de Estrasburgo.

5. Dirija-se à Universidade de Estrasburgo via Neustadt e passeie pelo campus

Universidade de Estrasburgo| ©Régis MUNO
Universidade de Estrasburgo| ©Régis MUNO

Depois de atravessar a Pont d'Auverge para ver a Igreja de São Paulo, pode ir diretamente para o campus da Universidade de Estrasburgo. Este local destaca-se pela sua arquitetura e também pela sua contribuição para a história de Estrasburgo, porque graças a esta instituição tornou-se uma cidade que durante séculos foi um ponto de referência para os avanços académicos na Europa Ocidental.

Quando chegar a esta parte da cidade, a primeira coisa que vai encontrar é o palácio da universidade e por detrás deste impressionante edifício vai encontrar os jardins do palácio, bem como o jardim botânico. Mesmo onde se situa o observatório astronómico de Estrasburgo, que é outro edifício do século XIX e que hoje em dia oferece visitas guiadas que, infelizmente, não terá tempo para fazer.

Se atravessar a rua Boulevard de la Victoire, encontrará vários bares e restaurantes com preços bastante acessíveis que se situam nesta zona da cidade devido à grande procura do público da antiga universidade. A minha recomendação é que aproveite a oportunidade para almoçar nestes locais para poupar dinheiro e compreender a verdadeira essência gastronómica desta cidade.

6. Apanhar um táxi para o Parlamento Europeu

Parlamento Europeu em Estrasburgo| ©Grzegorz Jereczek
Parlamento Europeu em Estrasburgo| ©Grzegorz Jereczek

Quando tiver comido ou simplesmente parado de passear pela área da Universidade de Estrasburgo, então deve apanhar um táxi que não lhe custará mais de 10 € no total. Peça-lhe que o leve na direção norte para o levar diretamente ao Parlamento Europeu.

Este edifício é impressionante pela sua dimensão e pelo seu design inovador e moderno. Também o faz porque oferece visitas guiadas gratuitas, de segunda a sexta-feira, para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre este órgão legislativo, bem como sobre a história da União Europeia.

Entretanto, se precisa de saber como visitar o Parlamento Europeu em Estrasburgo, deve saber que não é necessário reservar com antecedência para estas visitas guiadas, mas é importante que esteja neste local antes das seis da tarde, o que não será um problema, porque se seguiu o itinerário que lhe recomendei, deverá estar nos portões por volta das quatro da tarde.

7. Apreciar o pôr do sol no Parc de l'Orangerie

Parque da Orangerie| ©Patrick
Parque da Orangerie| ©Patrick

Depois da visita guiada ao Parlamento Europeu, que inclui assistir a algumas das sessões plenárias, atravesse a ponte sobre o rio III e dirija-se ao Parc de l'O rangerie. Este local é o parque público mais apreciado pela população local e é conhecido por ter sido construído durante o século XVII, bem como por ter um lago navegável e um restaurante com terraço e uma área permanente de aves aquáticas.

Está aberto todos os dias da semana até às 20h00 e é, portanto, um excelente local para apreciar o pôr do sol durante a maior parte do ano. De facto, é uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo durante o mês de janeiro e também uma das melhores coisas a fazer em Estrasburgo durante o mês de novembro.

Isto porque são dois meses em que se pode desfrutar deste espaço ao ar livre numa altura do ano em que o sol se põe normalmente bastante cedo.

8. Regresso à Grande Ilha de Estrasburgo para um jantar requintado com queijos e vinhos da Alsácia

Almoço em Estrasburgo| ©Dining Car
Almoço em Estrasburgo| ©Dining Car

Depois de passear pelo parque e apreciar o belo pôr do sol, terá uma última atividade para fazer, dependendo do seu cansaço. Dependendo do local onde estiver alojado, poderá jantar lá. Mas seria uma pena regressar a casa sem ter tido a oportunidade de explorar a autêntica gastronomia alsaciana.

Assim, a minha recomendação é apanhar um táxi de volta à Grand Ile de Strasbourg, que não lhe deverá custar mais de 10 euros. Isto para que se possa sentar num restaurante que realmente o conven ça a passar a noite a saborear a comida típica desta parte do país

O queijo Munster e o vinho branco são dois elementos representativos do mundo culinário de Estrasburgo e estes pratos são complementados por outras receitas, como a grande variedade de salsichas produzidas localmente. Por isso, é aconselhável sentar-se para uma refeição em qualquer um dos 30 estabelecimentos gastronómicos da ilha.

Embora seja preferível visitar uma autêntica taberna alsaciana, como o Winstub Le Clou ou La Fignette. Então, sentirá que o seu paladar terá viajado pela região como se tivesse participado em algumas das melhores excursões de um dia a partir de Estrasburgo. Um passeio gastronómico que se realiza durante a noite é também uma excelente alternativa, especialmente porque terá a oportunidade de conhecer diferentes estabelecimentos.

Dicas para este passeio de 1 dia em Estrasburgo

Ruas de Estrasburgo| ©dorombach
Ruas de Estrasburgo| ©dorombach

Apesar de uma viagem de 24 horas à cidade de Estrasburgo não ser algo que apresente grandes desafios, não deixa de ser verdade que existem algumas decisões que o podem ajudar a aumentar as garantias de sucesso na experiência, pois a verdade é que com as dicas que se seguem poderá viver uma visita muito mais agradável e que o ajudará a corresponder a todas as suas expectativas para que fique com vontade de voltar a este destino num futuro próximo.

Caminhe à vontade e desfrute do passeio

A primeira coisa que deve fazer durante uma visita de um dia a Estrasburgo, seguindo o itinerário que sugeri, é passear à vontade e sem pressas. Apesar de ter uma grande variedade de atracções, Estrasburgo é relativamente pequena e fácil de navegar.

A maior parte destes locais estão a uma curta distância uns dos outros, o que significa que uma caminhada de menos de 10 minutos o levará de uma atração para outra e, especificamente, no planeamento que preparei para si, terá um percurso favorável que não o deixará perder tempo em direcções opostas.

Usar bons casacos

A cidade de Estrasburgo caracteriza-se por ser muito fria durante a maior parte do ano e estas temperaturas manter-se-ão desde o outono até quase ao final da primavera. Por conseguinte, é essencial que leve casacos que lhe permitam andar confortavelmente, mesmo que haja vento ou mesmo chuva durante a sua visita.

Arrisque-se e experimente coisas novas

Ao longo da viagem, encontrará diferentes restaurantes para o pequeno-almoço, almoço e jantar. Recomendo que se arrisque a experimentar coisas novas, pois a gastronomia alsaciana destaca -se no mundo culinário francês por ter muitas influências alemãs, o que cria uma grande variedade de sabores que praticamente não existem noutras partes do país.