Mais sobre: 12 coisas para fazer em Cannes
Cannes é conhecida pelo seu famoso Festival Internacional de Cinema e por ser um destino da alta sociedade. Entre esquinas glamorosas e uma paisagem provençal de contrastes, há séculos de história de uma antiga vila piscatória que oferece muito mais do que apenas cinema e luxo.
Quem visitar a cidade pode desfrutar do melhor que Cannes tem para oferecer depois de conhecer o seu encantador centro histórico, visitar as ilhas vizinhas, explorar museus, fazer compras, provar as suas delícias culinárias, passear pelo grande calçadão à beira-mar e experimentar a sua animada vida noturna. Nesta publicação, você encontrará um guia com 12 coisas que não pode perder em Cannes.
1. Conheça a casa do Festival de Cinema de Cannes
Bem-vindo à glamorosa e elegante Croisette, o coração do Festival de Cinema de Cannes! Esta localidade mediterrânica é um destino imperdível para qualquer amante do cinema e da beleza. Imagine passear por uma avenida ladeada por palmeiras, com o mar ao fundo e lojas que parecem saídas de um filme. Até a paragem de autocarros tem um toque de arte urbana. Não é incrível?
Mas isso não é tudo, os hotéis e casinos mais míticos de França, como o InterContinental Carlton Cannes, também se encontram na avenida da Croisette! Neles, sentir-se-á transportado para a Belle Époque, onde a sofisticação e a opulência eram a norma.
E se gosta da brisa marinha, a Croisette tem mais de três quilómetros de praia de areia fina, perfeita para quem procura relaxar ao sol ou passear em Segways ultracompactos pela avenida. Nunca se aborrecerá neste lugar vibrante!
Mas isso não é tudo, pode ir até à loja número 5 da Chanel e comprar o seu famoso perfume homónimo! Portanto, não perca a oportunidade de se sentir como uma estrela de cinema enquanto passeia pela Croisette.
2. Crie o seu próprio perfume!
Se é um amante de perfumes, anote a sua visita a Grasse como um lugar imperdível entre as coisas para fazer e ver em Cannes. Vamos lá! Estamos a falar da capital mundial do perfume.
Os maiores perfumistas, como Galimard, Molinard ou, o mais popular da região, Fragonard, têm as suas sedes aqui. E nas suas fábricas oferecem-lhe a possibilidade de criar o seu próprio perfume. Porque não tentar a sorte criando a nossa melhor versão de um perfume?
A primavera é a melhor época para visitar Grasse, quando os campos de lavanda, jasmim, rosas e narcisos estão em flor e coincide com a melhor época para visitar as vinhas da Provença. Talvez possa considerar fazer um passeio por Valbonne e Grasse para preparar o seu perfume e degustar os vinhos do Château de Bellet, os mais famosos de Cannes.
Sabia que
O livro e, posteriormente, o filme «O Perfume», escrito por Patrick Süskind, se passa na Grasse do século XVIII e, desde então, já a considerava a capital mundial do perfume.
3. Percorra Cannes num Ferrari!
Sejamos honestos: Cannes é conhecida pelos seus locais exclusivos, opulência e glamour. E o que mais grita luxo do que um passeio num Ferrari? É um daqueles prazeres irresistíveis.
Entre num Ferrari vermelho clássico para uma sessão fotográfica privada em Cannes. Com um fotógrafo-guia ao volante, poderá deslocar-se de La Croisette até Puerto Canto, ao longo de toda a costa, com os iates reluzentes como pano de fundo para a recordação. E, assim que avistar as Ilhas Lerins, faça uma paragem para tirar fotos ao lado do desportivo.
Pode partilhar a experiência com mais duas pessoas,3 passageiros por um único preço! Após 35 minutos a bordo deste V8, será levado de volta ao ponto de partida em La Croisette, onde receberá as suas fotografias profissionais.
4. Siga a Rota de Napoleão Bonaparte
Desde 1932, a Rota de Napoleão adquiriu o seu nome oficial. Trata-se de um percurso de cerca de 300 km que o próprio Imperador e os seus fiéis homens levaram uma semana para realizar quando deram início ao Governo dos 100 dias, que terminou com a batalha de Waterloo.
Atualmente, pode ser completado em apenas cinco horas. O passeio abrange os trechos das estradas N85, D1075, D4085 e D6085, passando por Portoferraio, Vallauris Golfe-Juan, Cannes, a comunidade da Costa D'Azur, Le Cannet, Mougins, Mouans-Sartoux, Grasse, Saint-Vallier-de-Thiey e Châteauvieux.
Abrange as regiões de Provença-Alpes-Costa Azul e Auvergne-Ródano-Alpes e sobe do nível do mar até aos 4260 metros. Recomenda-se fazer o percurso entre abril e outubro, quando o clima é mais ameno. No entanto, os preços são elevados no verão. O ideal é anotá-lo entre as suas coisas a fazer em Cannes em junho, antes da avalanche de turistas.
5. Descubra Cannes de bicicleta elétrica
Existem poucos lugares no mundo como Cannes e, quando se visita um dos lugares mais famosos do mundo, é preciso garantir que se vê tudo. E é aí que as bicicletas elétricas ou e-bikes são excelentes alternativas.
Descubra Cannes com um passeio de bicicleta de 2 ou 3 horas pelo porto antigo, o bairro de Suquet com a sua Igreja de Notre Dame de l'Esperance, as boutiques de luxo em frente ao boulevard de La Croisette, as praias de Palm Beach de Cannes Californie ou o monumento Table d'orientation Cannes.
Por outro lado, graças aos guias especializados, pode visitar os locais menos frequentados pelos turistas, com tempo suficiente para comer um croissant com um café fumegante, o seu doce favorito, ou tirar fotos durante o passeio.
6. Aproxime-se do circuito de Fórmula 1 de Mónaco
No Principado de Mónaco, o glamour e o luxo de primeira classe se cruzam, o que fez com que a região ganhasse fama de elitista. No entanto, mesmo que não sejamos Fernando Alonso, Lewis Hamilton ou Kimi Raikkonen, é possível visitar o circuito do Grande Prémio de Mónaco ou comprar ingressos para a próxima corrida.
O Grande Prémio de Mónaco existe desde a década de 1920, quando foi inaugurado pelo Príncipe Alberto I. A pista atravessa o centro da cidade e é conhecida por ser um dos circuitos mais complexos para ultrapassar durante uma corrida. Mas isso só torna mais emocionante a visita dos fãs que acorrem em massa todos os anos para ver os seus pilotos favoritos a competir.
A visita guiada ao circuito dura 30 minutos e é frequentemente complementada com um passeio pela Coleção de automóveis de S.A.S. o Príncipe de Mónaco, a poucos metros do circuito. Descubra Mónaco e outras cidades próximas no nosso artigo sobre os melhores passeios e excursões a partir de Cannes.
7. Experimente a gastronomia da Riviera Francesa em Cannes
A gastronomia da Côte d'Azur é caracterizada pela cozinha de autor e pelas frutas e vegetais frescos, um paraíso para veganos e vegetarianos, embora eles não sejam os únicos a desfrutar. Os frutos do mar, como o peixe fresco, são outros dos seus produtos estrela. O resultado é uma explosão de sabores e texturas irresistíveis.
Entre os pratos típicos, não pode deixar de provar a famosa ratatouille, uma espécie de pisto suntuoso com aroma a ervas finas. Além disso, as anchovas e a bullabesa, uma deliciosa sopa de peixe, são algo que não pode perder em qualquer visita a Cannes. E, claro, não pode ir embora sem provar a tarte de limão com merengue, típica da região.
Mas isso não é tudo, em Cannes também pode saborear a autêntica socca, uma espécie de crepe de farinha de grão-de-bico e azeite que é cozida num forno a lenha e comida com as mãos. Se a provar no mercado Marché Forville, garanto-lhe que receberá uma iguaria dos deuses.
Por último, os amantes de queijo devem provar os queijos artesanais da Ceneri. Desde camembert ao calvados, passando por queijo fresco com manjericão ou brie com trufas, cada dentada é uma delícia. E a 10 minutos a pé e apenas 4 minutos de bicicleta do Palácio de Festivais e Congressos, encontra os especialistas da Fromagerie Ceneri.
8. Passeie de barco pelas Ilhas de Lerins
Se procura uma forma de fugir da agitação da cidade com praias secretas, castelos e monumentos, nada melhor do que uma escapadela às Ilhas de Lerins. Localizadas em frente à baía de Cannes, estas ilhas fazem parte da zona protegida da Côte d'Azur e são acessíveis através de uma viagem de apenas 15 minutos de barco a partir do porto Quai du Large, no Vieux Port.
Durante o seu percurso, você passa primeiro pela Ilha Santa Margarida, a maior do trio em questão. Ela ocupa 2,5 quilômetros de extensão, onde abriga praias de areia dourada, a antiga residência do Homem da Máscara de Ferro, um ecomuseu subaquático com estátuas de Jason DeCaires Taylor, um forte real e maravilhosas trilhas naturais. É nesta ilha que geralmente se concentram as visitas.
Outras ilhotas que fazem parte do conjunto são a Ilha Saint-Honorat, lar dos monges desde o século V, onde se encontra a abadia de Lerins. A ela se juntam as irmãs menores: a Ilha de La Tradelière e Saint-Ferréol. Se este plano lhe interessa, não deixe de ler o nosso post sobre os melhores passeios de barco em Cannes.
9. Visite as lojas mais exclusivas da Rue d'Antibes!
A Rue d'Antibes é uma famosa rua comercial de Cannes que corre paralela à La Croisette e está situada entre a Rue du Maréchal Joffres e o Rond-Point du Général Maubert. Moda, joias, cosméticos, sapatos? Se for um produto sofisticado, glamoroso e relacionado com a Semana da Moda de Paris, com certeza irá encontrá-lo lá.
Nesta rua comercial encontrará tanto marcas nacionais conhecidas, como Zara e Swatch, como pequenas lojas independentes, tornando-a mais atraente para todos os clientes graças à sua oferta de preços variados em comparação com La Croisette.
Mesmo que seja só para ver, vale a pena o passeio. Além disso, pode parar numa pastelaria, restaurante ou café para fazer uma pausa gastronómica a apenas 450 metros da praia Croisette.
10. Visite a Calçada da Fama de Cannes
Cannes representa a meca do cinema europeu e, assim como Los Angeles, tem a sua Calçada da Fama de Hollywood. Na Boulevard de la Croisette, desde 1960, fica a Calçada da Fama de Cannes, bem em frente ao Palácio de Festivais e Congressos, sede do famoso festival.
O local é icónico sob todos os pontos de vista e, embora não tenha estrelas de concreto, como no caso americano, personaliza a memória. Atualmente, reúne mais de 400 impressões das mãos e assinaturas de celebridades, incluindo: Quentin Tarantino, Catherine Deneuve, Penélope Cruz, Johnny Deep, Sophia Loren, Pierre Richard, Nicole Kidman, Angelina Jolie, Martin Scorsese, Marion Cotillard e Leonardo DiCaprio. Leve a sua câmara e tire fotos ao lado das impressões dos seus artistas favoritos!
11. Aproveite a vida noturna de Cannes
Da ostentação aos verões hedonistas e ao espírito festivo, a animada cena social caracteriza Cannes.Onde sair à noite em Cannes? Cafés de jazz, esplanadas, bares da moda, discotecas, casinos e discotecas glamorosas bordejam a costa, tornando-a um destino popular para quem procura uma vida noturna agitada.
Só para citar alguns locais de encontro de destaque, pode dirigir-se ao Barrel Pub, um bar animado com ambiente vintage localizado na 17 Rue Gérard Monod.
No Le Baoli, cada bebida é uma obra de arte, além disso, pode saborear pratos mediterrânicos e especialidades do sudeste asiático, enquanto desfruta de música ao vivo e DJ. Este local fica no porto Pierre Canto, no Boulevard de la Croisette.
E se quiser uma variedade de atividades recreativas, o Casino 3.14 é um local idílico com caça-níqueis, jogos de mesa, restaurante e um bar com espetáculos durante a temporada de férias. Quaisquer que sejam os seus gostos em termos de entretenimento, Cannes tem algo para todos.
12. Visite o Museu de Castre
Lembra-se do passeio ao museu com as bandeiras do mundo que o pequeno Willy Wonka faz no filme Charlie e a Fábrica de Chocolate? Uma sensação semelhante é experimentada ao visitar o Museu de Castre, mas ao invés de ver bandeiras, este museu oferece um convite histórico caloroso de diversas culturas ao redor do mundo.
Situado nas ruínas de um castelo medieval do século XII no bairro de Le Suquet, um ponto de encontro local antes e depois do festival, este museu abriga uma importante coleção de antiguidades, esculturas, afrescos e outras peças de arte do Oriente e do Ocidente. Pela riqueza de sua exposição de peças, pertence ao conjunto de monumentos nacionais.
A experiência é gratificante. Pode coroar a sua visita no topo do castelo, depois de passar pela capela de Santa Ana, de onde pode apreciar vistas panorâmicas incríveis da baía de Cannes. Quanto ao horário do Museu de Castre, ele está aberto de outubro a março, das 10h às 13h e das 14h às 17h. No resto do ano, fecha às 19h.
E até aqui a nossa proposta para descobrir a maravilhosa cidade de Cannes. Desde passeios de barco, excursões à Provença, Mónaco, Saint Tropez ou à ilha de Sainte-Marguerite, passando por passeios de bicicleta ou tours para descobrir a sua riqueza cultural e gastronómica. Dê uma vista de olhos aos nossos guias de viagem para não perder nada e desfrute de tudo o que a capital da Costa Azul francesa tem para oferecer: