Como ver o Tapeçário de Bayeux
Há uma visita que não pode perder quando viajar para esta cidade francesa: conhecer a Tapeçaria de Bayeux. Vou contar-lhe todos os detalhes.

Conhecendo o Tapiz | ©David Brossard
Bordada por volta do século XI, a Tapeçaria de Bayeux é uma visita imperdível. Saiba como conseguir os bilhetes, quais são os horários de visita, como se deve vestir para poder ir a este local e, acima de tudo, é importante saber qual é o preço dos bilhetes e se é possível fazer visitas guiadas. Tudo isto e um pouco mais, vou contar-lhe a seguir.
Como conseguir os bilhetes e tours para ver a Tapeçaria de Bayeux
A Tapeçaria de Bayeux encontra-se no Musée de la Tapisserie, situado na 13B Rue de Nesmond, em Bayeux. O preço dos bilhetes, que podem ser adquiridos online através do site oficial e na bilheteira, é de 12 € para adultos e 5 € para crianças dos 10 aos 18 anos, sendo que os mais pequenos não pagam.
No entanto, a melhor opção para visitar esta obra de arte é reservar uma visita guiada por Bayeux, que inclui a visita à Tapeçaria de Bayeux. Porquê? Um guia especializado irá fornecer-lhe todos os detalhes desta tela de grandes dimensões que descreve os acontecimentos que antecederam a conquista normanda da Inglaterra. O que é muito prático, porque se decidir fazer a visita por conta própria, perderá muitos dados interessantes.
Existem visitas guiadas à Tapeçaria de Bayeux? Vale a pena?
No museu, é oferecido um audioguia incluído no preço do bilhete. Uma das vantagens deste audioguia é que pode escolher entre aproximadamente 16 idiomas, incluindo francês, inglês, espanhol e italiano. Também é possível encontrar o guia em japonês, holandês, norueguês, russo e muitos outros.
Além disso, é possível fazer uma visita guiada que o levará a conhecer o museu e lhe contará todas as curiosidades das obras mais importantes, entre elas, a tapeçaria. Esta visita guiada, para a qual terá de se inscrever com pelo menos uma hora de antecedência na bilheteira, pode durar pouco mais de uma hora e meia.
No entanto, se quiser garantir o seu lugar e não perder todos os detalhes interessantes sobre esta tapeçaria e a sua história, também tem a oportunidade de reservar um tour por esta cidade francesa com visita à Tapeçaria de Bayeux.
Quem pode ver a Tapeçaria de Bayeux?
Qualquer pessoa com bilhete pode ver a Tapeçaria de Bayeux, mas é importante apresentar um documento de identificação oficial para poder entrar no museu, seja o passaporte ou o documento de identidade, se for europeu.
No caso das crianças, embora sejam bem-vindas no recinto, elas devem estar sempre acompanhadas por um adulto por razões de segurança.oportu
Quanto aos animais, sejam eles de estimação ou de assistência de qualquer tipo, é importante saber que eles não são permitidos no museu, portanto, se você estiver viajando com animais de estimação, deve levar essa regra em consideração.
Como chegar à tapeçaria de Bayeux (a partir do centro, de autocarro, metro, etc.)
Como sabe, é muito fácil chegar ao Museu da Tapeçaria de Bayeux. Na verdade, fica muito perto dos outros três museus importantes da cidade, pelo que pode deslocar-se entre eles a pé. No entanto, se vier de um local mais distante, terá de utilizar transportes públicos ou um carro particular.
Carro particular
Se viajar de carro particular, deve saber que há um estacionamento perto do museu onde pode estacionar o seu carro. Pode deslocar-se de carro particular para chegar a partir de qualquer ponto da cidade de Bayeux, bem como pode viajar de Caen usando a rota N13 com saída na 36 em direção a Bayeux.
O estacionamento é gratuito se o usar para ir ao recinto. Também pode encontrar estacionamentos pagos nas proximidades. O estacionamento do museu também está disponível para quem viaja ao museu em uma excursão guiada e se desloca em carro particular.
Comboio
Se o Museu da Tapeçaria de Bayeux é uma das suas primeiras opções de visita em Bayeux, saiba que, uma vez no Aeroporto de Paris, poderá apanhar o comboio para chegar à cidade de Bayeux. Não será muito difícil, pois a estação Saint-Lazare é a mais próxima do aeroporto e leva-o até à estação de Bayeux, de onde poderá chegar facilmente ao Museu da Tapeçaria.
A vantagem de ir de comboio é que a estação fica muito perto dos três museus de Bayeux, por isso, assim que chegar à estação ferroviária de Bayeux, poderá ir a pé visitar cada um deles. O percurso a pé pode demorar entre 10 e 15 minutos.
Horários da Tapeçaria de Bayeux
O horário do Museu da Tapeçaria de Bayeux é o seguinte:
- Entre janeiro e outubro, abre às 9h e fecha às 18h30.
- Entre maio e agosto, o horário de visita é prolongado em meia hora e encerra às 19h.
- Em novembro e dezembro, o museu está aberto ao público das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Pode entrar no museu até 45 minutos antes do encerramento, para que possa desfrutar ao máximo da sua visita. Quanto aos feriados, o museu fecha nos dias 24 e 25 de dezembro, além da tarde do dia 31 de dezembro.
Outro dado a ter em conta é que, no mês de janeiro, o museu permanece fechado, por isso, se planear a sua viagem a Bayeux durante o primeiro mês do ano, não poderá visitar a famosa tapeçaria.
É recomendável visitar a Tapeçaria de Bayeux com crianças?
As crianças têm um preço especial:
- Se tiverem menos de 10 anos, a entrada é gratuita.
- Crianças e jovens até aos 18 anos pagam aproximadamente 5 euros por entrada.
No entanto, esta não é uma atividade recomendada para os mais pequenos. Como se trata de uma obra basicamente interpretativa e que pode ser muito mais apreciada por amantes de história e arte, é provável que as crianças mais novas prefiram planos muito mais divertidos e educativos do que ir ver a Tapeçaria de Bayeux.
Se depois disso continuar a achar que as crianças que irão consigo à viagem a Bayeux vão realmente apreciar esta experiência, ou simplesmente não quer deixar de as levar na sua viagem, tente falar-lhes sobre a tapeçaria antes de chegar ao museu, leia com elas a história deste bordado e explique-lhes porque é tão importante.
O que não pode perder na Tapeçaria de Bayeux
É uma obra-prima com uma qualidade e um cuidado impressionantes nos detalhes. Tem bordados de mais de 600 seres humanos, 200 equinos, quase 60 cães e 500 animais e bestas de outros tipos, 37 fortificações e 41 embarcações. Fabricado em lã, tem um total de 68,38 metros de comprimento e meio metro de largura.
Um dos detalhes mais interessantes desta tapeçaria é que tem grande importância histórica, pois não só mostra as grandes batalhas medievais, entre elas a batalha da conquista normanda, mas também mostra parte dos preparativos para esta batalha, o que a diferencia de outros documentos históricos.
Não pode perder também os outros espaços do museu que, sem dúvida, o surpreenderão.
Quanto tempo é necessário para visitar a tapeçaria de Bayeux
É importante que você vá ver a Tapeçaria de Bayeux com tempo suficiente, por isso recomendo reservar pelo menos uma hora e meia ou duas horas para explorar o Museu da Tapeçaria.
Tendo em conta que a audioguia pode durar aproximadamente uma hora a uma hora e meia e que a visita guiada pode prolongar-se por até duas horas, uma visita por conta própria pode durar aproximadamente duas horas, embora tudo dependa da profundidade com que deseja conhecer o local e apreciar a obra.
Dicas para visitar a Tapeçaria de Bayeux
- Antes de ir ao museu de Bayeux, recomendo fazer uma reserva com antecedência, tendo em conta que se trata de um local muito visitado, pelo que é uma opção perfeita se quiser poupar tempo quando chegar ao local.
- Outra opção é reservar um tour com visita à Tapeçaria de Bayeux, no qual terá acesso livre e sem filas. Desta forma, poderá conhecer toda a história que a tapeçaria esconde.
- Se for com crianças, tente conversar com elas sobre a tapeçaria e a sua importância para todo o mundo antes de ir conhecê-la. Isso pode dar-lhes uma ideia do que vão ver ao chegar, e assim não ficarão entediadas.
- Pode levar a sua câmara sem flash para documentar tudo o que vir dentro do recinto.
- E, claro, antes da sua viagem, não deixe de descobrir as melhores coisas para ver e fazer em Bayeux para aproveitar ao máximo a sua visita.
