Melhores Coisas para Fazer em Avignon

Avignon tem muitos planos que lhe permitirão descobrir o legado histórico e religioso da cidade. Eis os locais a não perder

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Avignon

Avinhão | ©Joël Vogt

Avignon é uma cidade que, durante décadas, esteve sob o controlo papal até se tornar oficialmente parte de França. Por isso, durante a sua visita irá encontrar um grande legado histórico e religioso, refletido nos seus monumentos e vestígios arquitectónicos.

Entre as melhores coisas para fazer em Avignon, recomendo visitar o Palácio Papal, o Museu Calvet e o Petit Palais; passear pelas ruas da cidade velha; contemplar a muralha monumental ou dar um passeio pela Ilha Barthelasse e pelos Jardins des Doms, entre outras actividades.

1. Explore o Palácio Papal e descubra a história deste edifício religioso

Palácio Papal| ©David Pirmann
Palácio Papal| ©David Pirmann

A compra de bilhetes para o Palácio Papal em Avignon é obrigatória. Descobrirá uma parte importante da história da cidade e do seu esplendor durante a Idade Média. Assim que chegar, ficará surpreendido com a sua dimensão monumental que, segundo os especialistas, se estende por 15.000 metros quadrados. Poderá também contemplar os detalhes arquitectónicos que predominam nas colunas, tectos, arcos e portas. Todos eles são representativos do estilo gótico.

Durante a visita, visitará 25 salas abertas ao público. É o caso das salas ocupadas pelos nove Papas ao longo do século XIV. Aí poderá ver frescos e tapeçarias de artistas italianos como Matteo Giovannetti e Simone Martini.

Terá também acesso à Grande Audiência, ao Claustro do Papa Bento XII, à sala de banquetes, à Capela de São Marcial, etc. E desfrutará das vistas privilegiadas sobre os jardins e a cidade a partir dos terraços. Poderá também entrar na livraria e comprar algumas recordações desta experiência.

Informações úteis

  • Preço: Se reservar o bilhete para o Palácio Papal de Avignon em Hellotickets pode comprá-lo a um preço de 17 € por pessoa.
  • Horário de abertura: No inverno, das 9h às 18h e no verão, das 9h às 20h.
  • Endereço: Place du Palais des Papes 84000 Avignon.

Reservar bilhetes para o Palácio Papal de Avignon

2. Passeie pelas ruas de Avignon e descubra a sua história e cultura

Ponte de Avignon| ©Francesco Arecco
Ponte de Avignon| ©Francesco Arecco

Um dos melhores passeios em Avignon é o passeio a pé pelas ruas da cidade. Esta é uma experiência que pode ser feita sozinho ou com um guia. Aprenderá sobre a história e a cultura do lugar, enquanto descobre o seu encanto arquitetónico e natural.

Entre os principais destinos que percorrerá durante esta atividade estão os seguintes:

  • O exterior do Palácio dos Papas, um monumento representativo do estilo gótico-medieval.
  • A ponte de Saint Bénezet sobre o rio Rhône. Trata-se de uma ruína medieval histórica.
  • As muralhas defensivas da cidade, consideradas pela Unesco como Património Mundial desde 1995.
  • O exterior da Catedral de Notre Dame des Doms, com o seu estilo românico.
  • A Rue des Teinturiers, ladeada por uma série de casas de pedra. Por exemplo, a Maison du IV de Chiffre, um edifício gótico datado de 1943. Encontrará também vários moinhos de roda utilizados para o tingimento de seda entre os séculos XIV e XIX.

A minha recomendação é reservar uma excursão a Avignon com uma visita guiada ao Palácio Papal, para que possa conhecer em profundidade o centro histórico de Avignon e o monumento mais importante da cidade com um guia profissional.

Informações úteis

  • Preço: esta visita custa cerca de 71 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade guiada tem uma duração de três horas.

Reservar uma visita a Avignon

3. Mergulhe na cultura do vinho com uma visita a Catheauneuf du Pape.

Visita ao vinho| ©Joaquin Montaño - Midjourney
Visita ao vinho| ©Joaquin Montaño - Midjourney

Uma das minhas coisas favoritas para fazer em Avignon é reservar uma excursão de vinho a Catheauneuf du Pape, uma aldeia provençal que surpreende todos os que a visitam e é popularmente conhecida pela sua tradição vinícola e pela presença histórica dos Papas.

Nesta visita de vinho, que dura cerca de 4 horas e é guiada por um guia especializado, terá a oportunidade de visitar duas adegas tradicionais onde provará os principais vinhos e aprenderá todos os pormenores sobre as diferentes variedades e a produção do vinho local.

Visitará também as ruínas do castelo, de onde terá uma vista espetacular sobre o vale do Ródano para captar algumas das melhores fotografias da sua viagem.

Informações úteis

  • Preço: esta visita custa aproximadamente 96 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade guiada tem uma duração de quatro horas.

Reservar uma visita guiada de vinhos em Catheauneuf

4. Passeie ao longo das muralhas de Avignon e admire os vestígios romanos

As muralhas de Avignon| ©elena posada sanchez
As muralhas de Avignon| ©elena posada sanchez

Durante a sua estadia de 2 dias ou mais em Avignon, pode visitar as imponentes muralhas que rodeiam a cidade, construídas durante o século XIV. Além disso, se reservar bilhetes para a Pont d'Avignon, verá este e outros vestígios romanos de importância histórica ao passar.

As muralhas de Avignon fazem parte de um percurso circular normalmente incluído nas visitas guiadas aos sítios romanos de Avignon. No entanto, este percurso pode ser efectuado por conta própria, a partir da Pont d'Avignon.

Ao longo da caminhada de pouco mais de 4,3 quilómetros, verá estas muralhas, com 3 metros de largura e 8 metros de altura, que foram preservadas ao longo dos séculos. Encontrará também um total de 3 torres semicirculares, até 36 torres quadradas e algumas portas que datam do século XIV. Encontrará também escavações e vestígios de construções romanas. É o caso da emblemática Plaza del Reloj, anteriormente conhecida como o fórum romano.

Reservar bilhetes para a Pont d'Avignon

5. Aprecie a vista panorâmica de Avignon a partir dos Jardins des Doms

Jardins dos Doms| ©Sorin Popovich
Jardins dos Doms| ©Sorin Popovich

Visitar os Jardins des Doms é uma óptima maneira de relaxar e respirar ar fresco durante a sua estadia em Avignon. Desligue-se da agitação do centro histórico e entre em contacto com a natureza enquanto desfruta de uma fabulosa vista panorâmica da cidade.

Ao longo da sua visita, descobrirá a história deste espaço natural oficialmente convertido em jardim no século XIX. Estará rodeado de árvores centenárias, colinas e trilhos pedestres tranquilos. Encontrará também um lago com alguns patos e cisnes.

Ao percorrer o parque, deparar-se-á com várias estátuas. É o caso do Vénus aux Hirondelles de Félix Chapentier, de figuras ilustres como Félix Gras e Jean Althen, entre outros. Há também uma área infantil com baloiços, escorregas e outras atracções para os mais pequenos se divertirem. De facto, se depois desta visita quiser continuar a sua fuga da agitação da cidade, pode reservar uma excursão na Provença a partir de Avignon.

Informações úteis

  • Preço: a entrada nestes jardins é gratuita.
  • Horário de abertura: todos os dias do ano, das 7h30 às 20h.
  • Endereço: 2 Mont des Moulins, 84000 Avignon.

Reservar uma excursão à Provença a partir de Avignon

6. Ver a riqueza da história e da arte do Museu Calvet

Museu Calvet| ©Jean-Louis MAZZIA
Museu Calvet| ©Jean-Louis MAZZIA

Avignon é uma cidade rica em história e arte, o que é evidente nas salas do Museu Calvet, que contém tudo, desde peças arqueológicas a pinturas representativas do Classicismo, Romantismo, Realismo e Impressionismo, esculturas, uma variedade de artefactos e objectos de arte.

Entre as exposições de arte expostas no museu, poderá apreciar a Galeria Vernet, dedicada aos artistas da cidade desde o Renascimento até à Revolução. A sala Victor Martin expõe pinturas e esculturas do final do século XIX e do século XX. Enquanto isso, na sala Saint Priest, verá esculturas locais dos séculos XVI e XVII. Encontrará também outras salas de grande importância:

  • Sala de arte asiática: com estatuetas, vasos e artefactos pertencentes à China, Japão, Índia, entre outros. Por exemplo, a cabeça de Buda chamada Chefe de Avalokitesvara (ano 1200).
  • Sala dearte islâmica: cerâmicas feitas à mão, como o prato com decoração floral de cerca de 1570-1580.
  • Sala de arte egípcia: com estelas, caixões e estátuas, como a escultura funerária do início da 22ª Dinastia ou 945-715 a.C.

Esta é, sem dúvida, uma visita a não perder no seu itinerário, juntamente com outras actividades, como a visita de Van Gogh na Provença.

Informações úteis

  • Preço: a visita para ver as exposições permanentes do museu é gratuita.
  • Horário de abertura: de novembro a fevereiro, das 10h às 13h e das 14h às 17h. De março a maio e durante o mês de outubro, das 10h às 13h e das 14h às 18h. De junho a setembro, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas.
  • Endereço: 65 Rue Joseph Vernet, 84000 Avignon.

Reservar uma visita guiada a Van Gogh

7. Descubra um dos principais pulmões naturais de Avignon, a Ile de Barthelasse

Ilha de Barthelasse| ©TracyElaine
Ilha de Barthelasse| ©TracyElaine

Esta é outra excursão que lhe permitirá escapar da agitação da cidade e desfrutar de um dos principais pulmões naturais da região. Uma visita à ilha de Barthelasse, a 10 minutos de carro do centro histórico, é uma atividade a não perder.

Basta atravessar a ponte Édouard Daladier para chegar a esta pitoresca ilha fluvial. Aí, encontrará vários espaços de lazer e de relaxamento, que lhe permitirão passar um dia diferente sem sair de Avignon. Por exemplo, encontrará caminhos verdes com vistas panorâmicas privilegiadas sobre a Pont d'Avignon, as muralhas e o Palácio Papal. Além disso, se passear ao longo das margens da ilha, verá algumas espécies animais como garças, ouriços, patos, texugos, falcões pardais, entre outros.

Encontrará também um parque de skate, zonas de campismo e um campo de futebol. E na ilha pode ainda fazer compras nas lojas de recordações e produtos locais. De facto, se desejar, pode visitar a destilaria Manguin para algumas provas.

8. Ver a coleção do Petit Palais de Avignon

Arte no interior do Petit Palais| ©Herbert Frank
Arte no interior do Petit Palais| ©Herbert Frank

Se se interessa pela arte medieval e renascentista, não pode deixar de visitar o Petit Palais. Declarado Património Mundial pela UNESCO, é um museu na cidade de Avignon onde se encontram importantes colecções de esculturas e pinturas de grandes mestres franceses e italianos.

Entre as exposições que pode apreciar encontram-se pinturas italianas, esculturas de Avignon (românicas e góticas) e pinturas da escola de Avignon. No total, encontrará 600 esculturas e uma média de 390 pinturas. Por exemplo, verá A Madona e o Menino de Sandro Boticelli ou o Crucifixo de Berlinghieri.

Informações úteis

  • Preço: a entrada neste palácio-museu é gratuita.
  • Horário de abertura: de quarta a segunda-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
  • Endereço: Palais des archevêques, Pl. du Palais, 84000 Avignon.

9. Surpreenda-se com a beleza arquitetónica da Catedral de Avignon

Catedral de Avignon| ©JCM Photo
Catedral de Avignon| ©JCM Photo

A Catedral de Avignon ou Notre-Dame-des-Doms é outra visita obrigatória. Trata-se de um edifício religioso do século XII, que conservou o seu estilo gótico e românico, bem como uma série de jóias arquitectónicas e artísticas.

À chegada, ficará maravilhado com a Virgem dourada, que se ergue sobre a torre ocidental do edifício (atualmente a torre do sino). Trata-se de uma estátua com cerca de 6 metros de altura, feita de chumbo. Além disso, na parte da frente, verá uma escultura de São João e da Virgem Maria, acompanhada por um grande crucifixo. Uma vez dentro da Catedral, encontrará vários exemplos de arte. Por exemplo:

  • O pórtico de entrada com um estilo de arte romana antiga.
  • O mausoléu construído em honra do Papa João XXII, no qual se destaca uma escultura gótica do século XIV.
  • A Capela das Flores, com a Adoração dos Pastores de Eugène Dévéria, os túmulos do Papa Bento XII e do Arcebispo Domenico De Marine.

Verá também a nave principal, as tribunas barrocas e o coro esculpido em madeira. Poderá ver mobiliário como a cadeira episcopal em mármore branco do século XII, um órgão do século XVII, o retábulo do Crucifixo, pintado em 1520 por Antoine Rozen, entre outras relíquias.

Informações úteis

  • A entrada na Catedral de Avignon é gratuita.
  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 6h30 às 12h e das 14h30 às 17h30; domingo, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30.
  • Endereço: Pl. du Palais, 84000 Avignon.

10. Ver uma das igrejas mais antigas de Avignon, a Igreja de Saint Didier.

Igreja de São Didier| ©Patrick BOUCHENARD
Igreja de São Didier| ©Patrick BOUCHENARD

Durante a sua estadia de pelo menos 3 dias em Avignon, não pode deixar de visitar a Igreja de Saint Didier, um monumento com mais de 600 anos e que alberga grandes relíquias. Venha conhecer um dos melhores exemplos da arquitetura gótica da cidade.

  • Fachada da igreja: Esta zona da igreja - construída no século XI - sofreu várias transformações, tanto no século XII como no século XVI. Atualmente, a maior parte da fachada é feita em pedra aparelhada e ardósia. Na fachada ocidental, existe um arco triplo de pedra enquadrado por colunas brancas e vermelhas. Estas últimas são coroadas por capitéis (elementos arquitectónicos) inspirados em motivos antropomórficos e vegetais.
  • No interior da igreja: Encontra-se um baixo-relevo da Subida ao Calvário, da autoria de Francesco Laurana. Esta obra, considerada como uma das primeiras representações do estilo renascentista em França, acompanhava o altar-mor, mas encontra-se agora na capela da colegiata. Terá também a oportunidade de entrar na capela norte e ver os murais e pinturas preservados desde o final do século XV. Encontrará também algumas obras notáveis, como a famosa Via Sacra.

Informações úteis

  • A entrada neste monumento religioso de Avignon é gratuita.
  • Horário de abertura: de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. A igreja está fechada aos domingos. No entanto, o horário de abertura pode mudar de acordo com as festividades de Avignon, pelo que deve verificar antes da sua viagem no sítio Web da Diocese de Avignon.
  • Endereço: 10 Pl. Saint-Didier, 84000 Avignon.