10 coisas para Fazer em Oahu em Novembro

Visite Oahu em novembro e surpreenda-se com o que esta ilha paradisíaca do Pacífico tem para lhe oferecer: espectáculos, gastronomia, história e natureza - uma experiência única e inesquecível para toda a vida!

Laura Gómez

Laura Gómez

leitura de 8 minutos

10 coisas para Fazer em Oahu em Novembro

Oahu | ©Colin Capelle

Sendo uma das ilhas havaianas mais diversificadas e populosas, Oahu tem definitivamente muito para oferecer aos viajantes. O mês de novembro tem um encanto especial, pois combina um clima agradável com águas propícias a várias actividades, como o surf, o mergulho e os festivais noturnos. Tudo isto com o bónus adicional de evitar longas filas e esperas.

novembro é também uma altura para celebrar o Dia de Ação de Graças, por isso, porque não vivê-lo na ilha? Veja o que lhe está reservado em Oahu em novembro e não se arrependerá.

1. Ondas, pranchas e cabelos dourados - viva o surf!

Surf| ©Shelby L. Bell
Surf| ©Shelby L. Bell

Todos os surfistas sabem disso. Oahu é o berço do surf e continua a ser o destino de surf mais famoso do mundo.

Um dos locais mais atractivos para os surfistas é a costa norte da ilha. Aqui, as ondas atingem até 15 metros na época, atraindo todos os anos milhares de amantes das ondas em busca da onda perfeita.

"A Meca do surf", como também é chamada, acolhe competições mundiais como a Vans Triple Crown of Surfing. Este evento internacional e único consiste em três competições em diferentes praias do norte da ilha e começa em novembro.

Se quiser ver como estes atletas experientes mostram o seu talento e bravura, pode assistir às diferentes praias do evento. É recomendável que tenhas em conta alguns pontos como os que te deixo aqui.

2. E tu, estás a fim de surfar?

Surfar em Waikiki| ©James Brennan
Surfar em Waikiki| ©James Brennan

Se queres viver a época do surf mais de perto, porque não? Também podes surfar. Como já disse, se fores um surfista experiente e te atreveres a "domar" as grandes ondas que dominam esta época, podes ir para as praias da costa norte. Mas se é um surfista principiante, não se preocupe! Numa ilha com cerca de 100 spots de surf, há muitas opções para todos os níveis.

Como principiante, o ideal é ir para a costa sul, e um lugar em particular é a área de Waikiki. Não só estará rodeado de belas paisagens que farão com que a visita por si só valha a pena, como também há muitos instrutores disponíveis para o introduzir no mundo do surf.

Vá em frente e aprenda as bases do desporto na praia de Waikiki com os criadores do surf.

Marcar uma aula de surf em Waikiki

3. Um passeio subaquático na Baía de Hanauma: mergulhe com tubo de respiração sobre recifes repletos de peixes coloridos.

Mergulhe com snorkel com as tartarugas| ©David Siu
Mergulhe com snorkel com as tartarugas| ©David Siu

Nesta altura do ano, as melhores condições para a prática de snorkelling em Oahu encontram-se no leste e no sul da ilha. Um desses locais é a Reserva Natural da Baía de Hanauma. Na baía, para além das correntes calmas, evitará longas filas e multidões em novembro.

Além disso, uma das principais razões pelas quais esta baía é única para a prática de snorkelling em Oahu é que não precisa de ser o melhor nadador para explorar o mundo subaquático. A água cristalina é geralmente muito calma e há muita vida selvagem a ser encontrada entre os grandes recifes de coral. Tartarugas, medusas e peixes coloridos serão as estrelas do espetáculo e, por falar em peixes, poderá encontrar o peixe havaiano famoso por ter o nome mais comprido: o "lauwiliwilinukunuku'oi'oi", ou se quiser mais fácil, direi apenas "peixe-borboleta".

Lembre-se que os corais fazem parte de ecossistemas delicados que precisam de ser protegidos. Faça sempre a sua visita tendo em conta todas as medidas de segurança e preservação do local, bem como informando-se sobre as condições climatéricas, que embora sejam normalmente adequadas, a natureza pode sempre surpreender.

Uma atividade altamente recomendada para qualquer pessoa, quer seja um principiante ou um especialista. Se gosta de explorar tesouros vivos subaquáticos, não pode perder!

4. Paradise Cove: um ótimo lugar para celebrar o Dia de Ação de Graças sem casaco e com muito ritmo

Luau| ©Andy L
Luau| ©Andy L

Tal como noutros estados dos EUA, a celebração do Dia de Ação de Graças no Havai é tão tradicional como única.

Em Oahu, uma das festas mais impressionantes realiza-se em Paradise Cove, na praia de Ewa, no sul da ilha. Esta festa é conhecida como um "luau", que é uma combinação de entretenimento e cultura havaiana para ser desfrutada em companhia.

Participe nas competições de jogos tradicionais e desfrute da dança e da música ao vivo sob o céu noturno enquanto saboreia um delicioso cocktail Mai Tai. É um espetáculo imperdível para tornar esta noite de ação de graças inesquecível.

5. Queimar as calorias do peru na corrida Turkey Trot

Buffet Luau| ©Dave
Buffet Luau| ©Dave

A Turkey Trot é uma corrida realizada em vários locais do Havai (incluindo Oahu) durante o feriado de Ação de Graças. Depois de noites agitadas e fartos banquetes, é uma óptima forma de queimar calorias, mas com um pouco mais de disciplina e perseverança.

O engraçado desta corrida é que os vencedores não são os primeiros a chegar à meta, em vez disso, ganha quem previr o seu tempo de chegada com mais precisão. Por isso, pode não ficar muito cansado, mas se quiser voltar com um prémio, terá de ir com a máxima concentração.

E como em todos os desportos, a ideia é testar as suas capacidades e desfrutar da experiência. Se se levantar cedo nesse dia para ir correr (e fizer as contas na sua cabeça) é porque sabe que vai ter uma manhã descontraída e divertida.

O Turkey Trot é gratuito para o público, mas os corredores têm de se inscrever com antecedência. Mais informações podem ser encontradas no sítio Web.

6. Faça um passeio pela história em Pearl Harbor

Pearl Harbor| ©Javner
Pearl Harbor| ©Javner

A Base Naval de Pearl Harbor é um daqueles lugares que todos os visitantes da ilha de Oahu devem visitar, especialmente se for um visitante americano. Este monumento histórico nacional está abertotodo o ano, no entanto, como já referi, novembro é um mês particularmente bom para evitar as multidões.

Milhões de visitantes de todo o mundo vêm ver o local onde a Segunda Guerra Mundial começou para os Estados Unidos. É um local de reflexão, admiração e respeito pela dor. Um passeio que, apesar de não ser para se divertir, é uma experiência educativa que vale a pena incluir na sua agenda.

Um centro de visitantes, dois museus e o USS Arizona Memorial, construído sobre o navio afundado onde jazem os restos mortais de mais de mil soldados, fazem parte do passeio.

Reserve uma excursão privada a Pearl Harbor

Pearl Harbor está localizado na costa de Honolulu, ao sul de Oahu.

7. Assistir ao Waikiki Celebration Parade: uma mistura de celebrações numa só

Entretenimento havaiano| ©Andy L
Entretenimento havaiano| ©Andy L

O Waikiki Celebration Parade realiza-se na sexta-feira a seguir ao Dia deAção de Graças, na praia de Waikiki, na ponta sul da ilha.

Originalmente concebido para comemorar os sobreviventes e veteranos dos ataques a Pearl Harbor, hoje em dia pode desfrutar de encenações completas de música e dança da cultura polinésia e americana ao som de bandas militares em marcha.

O evento é de participação gratuita. O percurso é feito ao longo da Kalakahua Avenue, desde o Fort DeRussy Park até ao Kapiolani Park. Seja um dos milhares de pessoas que participam nesta grande celebração!

8. Prepare-se para uma maratona de compras ao longo do Waikiki Beach Walk, onde pode fazer compras, jantar e desfrutar de grandes eventos

Passeio pela praia de Waikiki| ©Daniel Ramirez
Passeio pela praia de Waikiki| ©Daniel Ramirez

Popular entre visitantes e residentes, o Waikiki Beach Walk é uma zona comercial única que oferece uma grande variedade de entretenimento, restaurantes e outros locais de compras na zona de Waikiki, em Honolulu, a sul de Oahu.

O Waikiki Beach Walk é um percurso pedestre ao ar livre para longas caminhadas. Pode fazer uma corrida ou passear o seu animal de estimação de manhã ou reservar uma tarde inteira para fazer compras. Para além disso, estão regularmente programados eventos culturais e de entretenimento gratuitos nas áreas comuns. Pode consultar a agenda aqui.

Percorrer o circuito em novembro é muito agradável, o tempo fresco e as compras rápidas farão com que o seu dia seja aproveitado ao máximo.

Este lugar tem tudo! E para todos os gostos e orçamentos. Dê um passeio e verá por si próprio.

9. fanático por cinema? Consulte o programa do Festival Internacional de Cinema do Havai

Cinema no Havai| ©jai Mansson
Cinema no Havai| ©jai Mansson

Este festival de longa duração é um dos principais eventos de cinema de arte que acolhe atualmente vários milhares de entusiastas do cinema e criativos de toda a ilha, dos Estados Unidos e de todo o mundo. O festival promove o trabalho de novos criadores, que estão aqui para mostrar e educar sobre realidades e fantasias, enquanto testam as emoções do espetador.

Se estiver de visita a Oahu em novembro e quiser ver as produções do "grande ecrã" que estão a ser feitas nesta parte do mundo, o Hawaii International Film Festival é uma excelente escolha! Um encontro com criadores, críticos e emoções imprevistas que pode aproveitar para uma tarde muito especial.

Pode consultar as obras seleccionadas, os locais e todos os eventos aqui.

10. Guarde o seu apetite para o Festival da Comida e do Vinho

Festival da Gastronomia e do Vinho do Havai| ©Kanu Hawaii
Festival da Gastronomia e do Vinho do Havai| ©Kanu Hawaii

Quase sempre se ouve isto sobre qualquer destino turístico, mas a sério, o que se prova no Hawaii não é provável que se prove em mais lado nenhum. Aproveite ao máximo o Festival de Comida e Vinho e vai adorar.

E o que torna a comida tão especial? Por um lado, a história. A história cultural das ilhas havaianas tem tido vários episódios em que asiáticos, europeus e americanos deixaram a sua marca. Assim, é possível ver a influência japonesa que persiste nas suas preparações (principalmente peixe), mas também as culturas portuguesa (muito notória nos pratos doces) e americana (utilização de cereais) que dão tempero à região. Claro que não se trata apenas de história, a flora e a fauna presentes nestas ilhas contribuem indubitavelmente para a sua exótica e deliciosa cozinha de renome mundial.

Em novembro, poderá desfrutar do Food and Wine Festival, que se realiza durante uma semana em Oahu e que o fará esquecer a dieta. O festival atrai chefes e mestres da culinária do Havai e de todo o mundo, que o convidam para provas de vinho e de cerveja artesanal, demonstrações de cozinha e, claro, pratos especialmente preparados para si.

Experimente!

O tempo e a sua carteira na sua viagem a Oahu em novembro

Oahu| ©princess of the sun
Oahu| ©princess of the sun

novembro é uma das melhores alturas do ano para visitar Oahu se quiser bom tempo para muitas actividades e, porque não, para a sua carteira.

A temperatura neste mês começa a descer (ligeiramente) para uma média de 26 graus Celsius (com noites mais frescas). Além disso, a probabilidade de chuva aumenta com a chegada do inverno e é preciso ter isso em conta. A maior parte da chuva ocorre durante a noite e, se por algum motivo cair um aguaceiro repentino durante a tarde, não se preocupe! Um casaco e um guarda-chuva manterão a situação sob controlo.

Tal como acontece com a temperatura, os preços dos transportes e do alojamento para visitar esta ilha remota são reduzidos em novembro, dando-lhe a oportunidade de ter mais opções para ver e desfrutar deste belo destino e, como já referi, num ambiente menos concorrido.