Oahu em 7 Dias: tudo o que você precisa saber

Vais passar uma semana na maravilhosa ilha de Oahu? Pois bem, estás com sorte porque em apenas 7 dias poderás visitar os lugares mais importantes da ilha, perder-te nas suas paisagens paradisíacas e conhecer a sua cultura, tradições e história.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 13 minutos

Oahu em 7 Dias: tudo o que você precisa saber

Oahu ao pôr do sol | ©Edmund Garman

Oahu é sinónimo de "ponto de encontro" e com razão! Nesta ilha, encontramos uma grande fusão de culturas com zonas populosas como a capital havaiana, Honolulu, e também zonas totalmente remotas e perdidas com paisagens paradisíacas de cortar a respiração.

Pode facilmente descobrir o que ver e fazer em Oahu seguindo este plano de 7 dias. A minha proposta é passar os primeiros dias a visitar as zonas mais populosas da ilha, como Honolulu e a praia de Waikiki, e depois ir para as zonas mais selvagens e naturais. Faremos uma mistura de relaxamento e aventura, mas certificar-me-ei de que regressará com as baterias carregadas e uma mochila cheia de recordações.

Dia 1: Descubra a história de Pearl Harbour e conheça Honolulu

Pearl Harbour| ©Javner
Pearl Harbour| ©Javner

Depois de aterrar (consulte aqui as informações sobre os transfers do aeroporto para Honolulu, caso necessite) e de estar descansado do jet lag, recomendo que passe o seu primeiro dia na cidade e não perca a oportunidade de visitar Pearl Harbour, um dos locais mais emblemáticos da história dos EUA.

Mergulhe na história de Pearl Harbor

Um dos pontos obrigatórios em Honolulu é visitar Pearl Harbor, o local que foi bombardeado pelos japoneses a 7 de dezembro de 1941. É um lugar emblemático e muito importante na história dos Estados Unidos, tanto que até Hollywood quis comemorá-lo com um filme que retrata os acontecimentos.

Existem diferentes excursões para visitar Pearl Harbor com as quais se pode mergulhar na história do lugar e aprender em pormenor tudo o que aconteceu. Os destaques desta visita são:

  • O Centro de Visitantes, onde se pode assistir a um vídeo à chegada que explica em pormenor o que aconteceu em Pearl Harbor, bem como diferentes exposições sobre os acontecimentos históricos.
  • O USS Arizona Memorial, um memorial às vítimas que foi construído sobre os destroços do navio que foi bombardeado e afundado.
  • O US Bowfin, também conhecido como "The Avenger", um submarino dos EUA que foi construído para vingar o ataque a Pearl Harbor.

Reservar uma visita guiada a Pearl Harbor

Veja a Aloha Tower e coma nas proximidades

Depois de visitar o centro da cidade, pode dirigir-se ao porto de Honolulu, onde encontrará a Aloha Tower, um dos ícones mais conhecidos da cidade.

Construída em 1926, esta torre serviu de farol durante muitos anos para guiar os visitantes que chegavam à cidade vindos do mar.

Atualmente, faz parte do Aloha Tower Marketplace, onde pode provar a cozinha local e jantar com vista para o oceano.

Visite o Palácio Iolani, o Capitólio e Washington Place

Honolulu não se resume a praias fantásticas, mas também oferece a oportunidade de visitar alguns locais atractivos e repletos de história.

Talvez o ponto de referência mais emblemático de toda a cidade, e que recomendo vivamente que visite, seja o Palácio Iolani.

Este edifício de estilo único (florentino americano) foi habitado pelo rei Kalākaua e pela sua sucessora, a rainha Liliuokalani, até à queda da monarquia na ilha.

Durante a visita, ficará a conhecer a história da monarquia havaiana e percorrerá não só os exteriores, mas também os interiores com quartos reais, arte em abundância e jóias e trajes da época.

Depois, encorajo-o a visitar o Capitólio para descobrir que não é nada parecido com o que estamos habituados dos americanos, mas sim um edifício com uma arquitetura peculiar, pós-modernista. E, já agora, aproveite para descobrir Washington Place, a atual residência do governador e uma antiga mansão convertida em monumento histórico.

Dia 2: Relaxe em Waikiki e desfrute de um espetáculo Luau

Praia de Waikiki| ©Images Alight
Praia de Waikiki| ©Images Alight

Que tal experimentarmos aquele fato de banho que comprámos para a viagem e irmos a uma das praias mais famosas do Havai?

Neste segundo dia, sugiro que nade nas águas cristalinas de Waikiki ou Kuhio Beach, caminhe pela areia fina desta costa e aprecie as vistas de Leahi (Diamond Head), aprenda mais sobre o mar ou as suas ondas e termine o dia com um jantar e um espetáculo que será uma festa para todos os seus sentidos.

Desfrute de uma manhã nas melhores praias de Honolulu

Waikiki, conhecida no Hawaii como "os jactos de água", é uma das praias mais famosas do mundo, em grande parte devido ao famoso Duke Kahanamoku, que popularizou o surf e o turismo nesta região. De facto, quando chegar a Waikiki, será recebido de braços abertos pela sua estátua.

Waikiki situa-se no sopé de uma das crateras mais famosas da ilha, Leahi (também conhecida como "Diamond Head"). É possível visitar este monumento, mas é preciso ter em conta que se trata de uma caminhada moderadamente difícil, com uma boa quantidade de escadas. No entanto, do topo, as vistas panorâmicas de Honolulu são incríveis.

Se preferir ficar ao nível do mar, pode caminhar e nadar ao longo de muitos quilómetros de praias de areia branca e água cristalina, embora eu o encoraje a não ficar só por aí e a aproveitar a oportunidade para aprender ou praticar surf, mergulho, reservar uma atividade de snorkelling ou fazer um passeio de barco guiado. O fundo do mar de Waikiki esconde verdadeiras jóias!

Atreva-se a fazer snorkeling nas águas do Pacífico

Aproveitando as maravilhosas águas do Pacífico, porque não conhecer as suas espécies marinhas praticando snorkeling? Eu recomendo que você verifique os melhores passeios de snorkel em Oahu.

Desde os mais básicos para principiantes, passando pelos que o levam num catamarã, até aos que lhe mostram as espectaculares tartarugas verdes havaianas. Não perca o desporto mais quente no lugar mais incrível do mundo.

Compare as melhores excursões de mergulho com snorkel

Desfrute de boa comida, música e dança com um espetáculo Luau

Depois de passar o dia na praia, que melhor maneira de desfrutar de uma das experiências mais icónicas e tradicionais do Havai? No Luau, o mais comum é cozinhar e provar pratos locais, como:

  • Carne de porco Kalua, cozinhada num forno subterrâneo após a tradicional cerimónia imu.
  • Poi, um creme feito com as raízes de uma planta local chamada Taro
  • Poke, um prato popularizado no Ocidente, que consiste numa salada de peixe cru.

Tudo isto é rodeado de música ao vivo, dança hula, os participantes enfeitam-se com colares de flores ou missangas (conhecidos como lei), pode haver espectáculos sobre a história da Polinésia e até malabarismo com fogo. Será certamente uma festa que nunca esquecerá!

Na zona de Waikiki, encontrará uma multiplicidade de locais onde pode desfrutar de um Luau, sinónimo de "festa" para a população havaiana.

Pessoalmente, recomendo que vá ao Aha'aina Luau ou ao Waikiki Starlight Luau se quiser uma experiência de 5 estrelas ou experimente o Kuhio Beach Hula Show se preferir algo mais informal e sem jantar. Como alternativa, confira este artigo sobre os melhores Luau's em Oahu.

Dia 3: Perca-se nas paisagens vulcânicas e não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica!

Faça snorkel com as tartarugas| ©David Siu
Faça snorkel com as tartarugas| ©David Siu

No terceiro dia do itinerário, sugiro que conheçam de perto as terras vulcânicas de Oahu, descubram o ecossistema subaquático que as suas costas oferecem e, se gostam de caminhadas e não têm medo de subir colinas, subam a uma das crateras mais altas e emblemáticas da zona para ver as melhores vistas panorâmicas da zona.

Para chegar a este lugar, recomendo alugar um carro, será a forma mais rápida de lá chegar, pois em apenas 20 minutos de Honolulu estarão a desfrutar das vistas do vulcão. Outra opção, menos recomendada, é ir de autocarro, que demora cerca de uma hora e vinte minutos.

Descubra a cratera submersa da Hanauma Bay Nature Preserve

Esta reserva natural tem um centro de educação marinha que também simula a forma original das grutas vulcânicas. No centro, verá murais que retratam a biodiversidade marinha da área, bem como um pequeno documentário que lhe contará tudo sobre ela.

Aqui poderá alugar equipamento de snorkelling, se não trouxer o seu, para desfrutar desta zona única.

A forma natural da baía de Hanauma consiste numa cratera vulcânica erodida que foi coberta pelo mar.

Por isso, as suas águas calmas têm condições tão particulares que acumulam uma rica vida marinha junto à costa, tornando-a numa espetacular paisagem subaquática.

Nesta baía é possível ver, entre outros:

  • Cardumes de peixes-borboleta
  • Peixes-anjo
  • Tartarugas verdes
  • Corais vivos
  • Polvos
  • Caranguejos

Em todo o caso, lembre-se que também pode descobrir o fundo do mar de Oahu com um passeio subaquático, por exemplo, fazendo um passeio com o submarino Atlantis.

Reserve a sua aventura subaquática em Oahu com Atlantis

Calçar as botas de caminhada e escalar a Cratera Koko

Este plano só é adequado para aqueles que querem forçar as pernas e subir algumas escadas, uma vez que o trilho da cratera de Koko é mais do que um simples "passeio". Recomendo que prepare bem a sua mochila e não se esqueça de trazer roupa e calçado confortáveis e adequados, bem como alguns alimentos energéticos para recarregar as suas baterias durante a subida e, acima de tudo, muita água.

A subida à cratera de Koko pelo antigo trilho do caminho de ferro demora normalmente cerca de uma hora e há muitas escadas para subir se quiser chegar ao topo, mas garanto-lhe que o esforço valerá bem a pena, pois as vistas são maravilhosas. Mas, se preferir um ritmo mais calmo, também pode subir o Trilho do Arco, que é muito mais leve e as vistas também não desiludem.

No final do dia, relaxe e veja o pôr do sol na praia

Já conhece as paisagens vulcânicas e este terceiro dia deixou-o certamente exausto. Mas a natureza pode surpreendê-lo ainda mais se for a uma praia assistir ao pôr do sol.

Quando regressar ao hotel, passe pela praia mais próxima para desfrutar de uma das mais belas paisagens que ficará para sempre na sua memória. Waikiki, por exemplo, oferece-lhe um espetáculo no final do dia que não pode perder. Ao fim da tarde, poderá contemplar e captar as melhores fotografias das estrelas do céu havaiano, algo inesquecível!

Dia 4: Veja a praia preferida de todos os surfistas e o farol mais espetacular de Oahu

Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell
Surf em Haleiwa| ©Robert Linsdell

És bom a surfar? Se é um desporto que pratica, Sandy Beach não o deixará indiferente. Outra opção é inscrever-se numa aula de surf na zona. Em todo o caso, um passeio pela zona é um plano perfeito. E, uma vez que estará perto, recomendo que faça o percurso pedestre até ao farol de Makapu'u.

Tal como acontece com as crateras vulcânicas, nada melhor do que alugar um carro para chegar a Sandy Beach. Os transportes públicos não são aconselháveis, pois há uma diferença significativa no tempo que se perde: de 20 minutos de carro para uma hora e meia..... Além disso, não existe um autocarro direto para esta praia, sendo necessário apanhar duas linhas.

Surfar as ondas no Sandy Beach Park

O Sandy Beach Park é conhecido em todo o Havai por ser uma das praias onde as ondas gigantes podem atingir seis ou mesmo sete metros de altura - uau!

Durante a sua visita a esta zona, pode apreciar as vistas, ver as impressionantes ondas, maravilhar-se com o contraste entre a rocha vulcânica e o mar e, porque não, entrar na água com uma boa prancha de surf, se se atrever. Mas ouça sempre os guias locais para se certificar de que é seguro.

Se estiver a viajar com crianças ou preferir uma zona mais calma, recomendo que visite a praia de Kaloko, a próxima praia a leste.

Esta praia é um local bonito e encantador. Poderá ver piscinas de maré e uma infinidade de pequenos peixes, embora seja um pouco mais difícil nadar aqui, pois é uma área rochosa.

Mergulhe na natureza e nos arredores do farol mais bonito de Oahu

Depois de passar a manhã nas praias do sudeste da ilha, a minha recomendação é visitar um dos faróis mais bonitos que conheço (e com as vistas mais espectaculares). O Makapu'u Point Lighthouse é um farol que foi construído em 1909 no ponto mais oriental da ilha de Oahu, a uma altura de cerca de 183 metros acima do nível do mar.

Para chegar ao farol, é necessário percorrer um trilho acessível e confortável de 4 quilómetros, onde, em dias claros, é possível ver até às ilhas de Manana e Molokai.

Se for entre dezembro e maio, esteja atento ao mar e leve um par de binóculos consigo: poderá avistar uma ou duas baleias.

Dia 5: Descubra a Baía de Kailua e os arredores

Praia de Lanikai| ©Jon Parise
Praia de Lanikai| ©Jon Parise

Hoje, sugiro que mergulhe na cultura havaiana visitando a encantadora cidade de Kailua, visitando os seus mercados, provando a comida local e desfrutando do ambiente natural.

Para chegar a Kailua, de carro, precisará apenas de 19 minutos, dependendo do trânsito, e a partir daí poderá deslocar-se para as praias mais próximas, como Lanikai, que alcançará em cerca de 7 ou 8 minutos. Esta é a forma mais conveniente de se deslocar na zona.

Dar um passeio e um mergulho na praia de Lanikai

Sugiro que, assim que sair da cama, dê um passeio ao longo da maravilhosa costa de Lanikai Beach. Esta praia é uma das mais bonitas e calmas da ilha, onde não se vê muita vida submarina, mas as suas águas são calmas e permitem nadar sem risco de grandes ondas.

Esta praia é ideal se estiver a visitar Oahu com a sua família (pode até trazer os seus animais de estimação) e, para além de passear pela areia fina e tomar banho em águas cristalinas, pode desfrutar das vistas e da tranquilidade da natureza envolvente.

Dica de viajante

Como não existem muitos serviços disponíveis nesta praia, recomendo que traga água e comida e, se precisar de alguns serviços, vá ao Kailua Beach Park (a 1,5 km).

Explore o charmoso centro de Kailua e prove a culinária local

Para além das praias e vistas incríveis, se há uma coisa de que vai gostar muito em Oahu, é a comida.

Ficará maravilhado, por exemplo, ao ver o Kailua Farmers Market, onde pode comprar todo o tipo de produtos e alimentos de empresas locais e desfrutar da simpatia dos habitantes locais.

Além disso, no centro de Kailua, encontrará uma grande variedade de restaurantes e cafés onde pode relaxar e desfrutar de boa comida.

Se é um verdadeiro foodie, encorajo-o a dedicar o dia de hoje a um passeio gastronómico. Neste artigo, pode verificar as melhores rotas gastronómicas em Oahu, deixar que o seu paladar também desfrute da viagem e crie boas memórias!

Termine o dia com um cruzeiro ao pôr do sol

Como sugestão para terminar o dia, recomendo que se deixe levar por um cruzeiro ao longo da costa de Waikiki. Alguns deles permitirão ver o pôr do sol havaiano enquanto saboreia cocktails e aperitivos típicos.

Mas se por acaso apanhar a hora do jantar, também há cruzeiros onde pode desfrutar de um jantar de três estrelas com um espetáculo incluído. Uma experiência fantástica para terminar o dia.

Reserve os melhores cruzeiros ao pôr do sol em Oahu

Dada a hora do dia, pode querer passar a noite em Kailua neste dia, de onde pode começar o penúltimo dia da sua viagem. Apenas a 10 minutos de carro, tem a sua próxima paragem...

Dia 6: Entre em contacto com a natureza em Kaneohe e mergulhe no Vale dos Templos

Vale dos Templos| ©Cristo Vlahos
Vale dos Templos| ©Cristo Vlahos

Continuando para norte de Kailua, chegamos a Kaneohe onde sugiro que passe um dia de tranquilidade e faça um piquenique no Jardim Botânico Ho'omaluhia, e depois termine o dia explorando o Vale dos Templos, um lugar único onde a paz reina em cada canto.

Perca-se no Jardim Botânico de Ho'omaluhia

Este jardim é uma Reserva Natural Protegida de 160 hectares onde se pode perder e desfrutar da paz e tranquilidade da natureza no seu melhor. Pode percorrer partes do trilho de carro e outras a pé, como preferir. Também é possível acampar dentro da própria reserva, caso lhe apeteça viver uma noite diferente.

A minha sugestão é trazer um piquenique e passar a manhã e o meio-dia neste belo local onde encontrará uma variedade de plantas tropicais, uma lagoa com peixes que virão até si se lhes atirar comida e vistas espectaculares de toda a baía. Este é o local ideal para passar um dia tranquilo imerso na natureza, perfeito para adultos e crianças.

Desperte o seu lado zen no Vale dos Templos

Se conhece as séries Lost ou Hawaii Five-O, o itinerário abaixo ser-lhe-á familiar, pois foi utilizado em vários episódios.

O Valley Of The Temples Memorial Park, situado no sopé das montanhas Ko'olau (perto de Kaneohe), apresenta uma réplica de templos budistas originários do Japão (Byodo-In do século XI).

Uma visita a este local irá proporcionar-lhe paz, fotografias fantásticas das vistas e descobrir os monumentos únicos que aqui se encontram. Para além disso, se for uma pessoa espiritual e sensível, irá certamente sentir a imensa energia que se concentra neste local.

Nesta altura, aconselho-o a regressar a Honolulu para uma boa noite de descanso. No dia seguinte, e para terminar a vossa viagem em Oahu, vou propor-vos um plano essencial para o qual terão de preparar uma viagem mais longa.

Dia 7: Praia de Laniakea e cascatas de Waimea

Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting
Baía de Waimea| ©Alan & Flora Botting

Chegámos ao último dia do itinerário, mas sabe o que se diz: o melhor vem sempre por último. Hoje proponho um percurso pedestre simples com uma recompensa final de escândalo e que termine o dia a ver um último pôr do sol na ilha com uma companhia única.

Se continuar com o seu carro alugado, o que é altamente recomendável, para chegar a esta outra maravilha da natureza precisará de cerca de 50 minutos de carro até ao norte da ilha. Mais uma vez, não aconselho os transportes públicos, pois precisará de mais de duas horas.

Conheça a vida selvagem local e desfrute da Waimea Waterfall

Como eu disse, na costa norte de Oahu fica a Waimea Falls, também conhecida como Waihi Falls, uma das cachoeiras mais bonitas e de fácil acesso da ilha de Oahu.

Para lá chegar, é preciso ir a Waimea Valley, onde se encontra um jardim botânico, um centro de informações turísticas, estacionamento e até transporte para as cataratas. Se chegar cedo, aconselho-o a fazer o trilho de caminhada fácil e a apreciar os arredores.

Despeça-se de Oahu com um pôr do sol e as famosas tartarugas de Laniakea Beach

Depois de visitar as cascatas e para terminar a sua viagem com uma nota alta, recomendo que visite Laniakea Beach. Desta vez, não vos vou dizer para levarem a vossa toalha ou para irem dar um mergulho, mas simplesmente para se sentarem na praia para apreciarem a vista e esperarem pacientemente que os habitantes mais simpáticos desta praia saiam e digam olá.

A praia de Laniakea é também conhecida como a praia das tartarugas, pois há décadas que as tartarugas marinhas verdes do Havai frequentam esta praia mais do que qualquer outra na ilha devido às condições de alimentação.

Por isso, leve uma toalha e um piquenique se quiser sentar-se nesta bela praia e apreciar a vista e observar a majestade das tartarugas marinhas. Ver como elas lidam com o seu ambiente será a maneira perfeita de dizer adeus a esta ilha incrível.

Se seguir este itinerário, poderá percorrer de norte a sul os lugares mais espectaculares de Oahu. Não perderá a oportunidade de descobrir a sua história, conhecer o seu povo e cultura, provar a sua gastronomia e descobrir a magia da sua natureza e costas. Agora só tem de pegar nesta aventura e torná-la sua, Oahu está à sua espera!

Reserve as melhores excursões e actividades em Oahu