10 Coisas para Fazer em Nashville em Dezembro

dezembro é um mês de viagens por excelência em todas as partes do mundo e, se estiver de visita aos Estados Unidos, poderá estar interessado em visitar uma cidade tão interessante como Nashville. Continue a ler para ficar com uma ideia melhor do que poderá desfrutar nesta bela cidade.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em Nashville em Dezembro

Natal em Nashville | ©Denise Mattox

O último mês do ano é uma das épocas mais movimentadas do ano para o turismo internacional e grandes cidades como Nashville tendem a ser um destino muito procurado quando se trata de escolher um lugar para desfrutar das férias de Natal. Ao mesmo tempo, é preciso ter em conta que as actividades e as coisas para fazer nesta cidade mudam durante este mês, ou pelo menos os lugares mais interessantes têm a ver com as particularidades da época.

Por essa razão, preparei esta compilação de planos e actividades com a intenção de que possa desfrutar de Nashville ao melhor estilo dos habitantes locais desde o início até ao final de dezembro. Tudo isso pensando nas festividades que acontecem durante o mês e também na praticidade e conforto de todo o seu grupo de acompanhantes.

1. Comemore o Ano Novo na Broadway Street

Broadway Street, em Nashville| ©Victor Hamberlin
Broadway Street, em Nashville| ©Victor Hamberlin

A véspera de Ano Novo é uma das coisas mais esperadas quando se visita qualquer lugar do mundo durante o mês de dezembro. Especialmente se a sua viagem for no final do mês. Por isso, se for esse o seu caso, não pode perder a oportunidade de se juntar aos habitantes locais nas celebrações da passagem de ano na famosa Broadway Street.

Todos os anos, este local acolhe um concerto ao vivo, bem como a típica contagem decrescente para o novo ano. Todo o espetáculo é normalmente acompanhado por fogo de artifício sobre o rio Cumberland, que pode ser visto de diferentes pontos da cidade.

Tenha em mente que a celebração deste feriado é uma parte básica e elementar de uma visita a Nashville em dezembro. De facto, é o plano principal para as pessoas que têm uma viagem de três dias a Nashville entre o final de dezembro e o início de janeiro. Também tenho de o aconselhar a aproveitar a oportunidade para desfrutar de um delicioso jantar no Hard Rock Cafe Nashville, porque fica a menos de 200 metros do local onde normalmente se encontra o palco deste evento divertido.

Hard Rock Cafe Nashville

2. Também pode desfrutar de um cruzeiro de Natal no rio Cumberland

Cruzeiro em Nashville| ©Timothy LaBranche
Cruzeiro em Nashville| ©Timothy LaBranche

Por outro lado, o Natal é a grande estrela do mês de dezembro e, se quiser celebrar, pode juntar-se a um dos cruzeiros em barcos de espetáculo no Rio Cumberland. Estes passeios costumam ter lugar no General Jackson Showboat e incluem dançarinos, música ao vivo e também algum entretenimento cómico.

Note-se que de meados a finais de dezembro esta será uma das melhores coisas para fazer em Nashville. De facto, é uma das 63 coisas mais divertidas para fazer em Nashville durante todo o ano. A grande diferença de o fazer em dezembro é que todos os espectáculos são inspirados no Natal, bem como no Ano Novo.

Estes tipos de passeios de barco incluem normalmente almoço e jantar. Recomendo que escolha o jantar porque é uma experiência mais exclusiva e um pouco mais elegante. Normalmente, duram cerca de três horas, mas podem durar menos, dependendo da velocidade do rio.

Cruzeiro com almoço ou jantar no General Jackson Showboat em Nashville

3. As crianças também entram no Ano Novo no Children's Theatre em Nashville

Teatro infantil de Nashville| ©Steve Green
Teatro infantil de Nashville| ©Steve Green

O Children's Theater de Nashville é uma das instituições culturais mais importantes da cidade. Durante todo o ano, dedica-se a colocar as artes cénicas ao alcance das crianças com a intenção de as fazer interessar cada vez mais por este tipo de entretenimento.

Por sua vez, os últimos dias do ano não são exceção, uma vez que, a partir de meados de dezembro e até ao dia 31 , costuma haver espectáculos todos os dias com algumas das peças mais importantes da época natalícia. Isto é para entreter todas as crianças que perderam estes eventos ao longo do ano, bem como as famílias dos turistas que vêm à cidade.

Tenha em mente que visitar este sítio é uma das melhores coisas para fazer em Nashville com crianças durante o mês de dezembro. Além disso, é um plano que pode ser feito à tarde ou à noite, dependendo da hora do espetáculo. Isso significa que pode passar o resto do dia a visitar a baixa de Nashville, bem como o seu bairro artístico.

4. Uma visita à casa de Elvis Presley com as suas típicas decorações festivas

Graceland| ©Lindsey Turner
Graceland| ©Lindsey Turner

Graceland é o nome da propriedade que Elvis Presley comprou num dos bairros privilegiados dos arredores de Memphis. Embora este lugar não esteja localizado em Nashville, é uma das coisas mais interessantes para ver ou fazer quando se viaja para esta cidade durante o mês de dezembro. Isto deve-se ao facto de tanto a casa como os seus arredores estarem decorados com elementos natalícios para criar uma atmosfera digna de um conto de fadas.

Isto significa que uma visita nocturna à casa de Elvis Presley é um plano recomendado se pretender visitar Memphis a partir de Nashville durante um dos dias das suas férias. Ao mesmo tempo, se achar que isso não é uma coisa favorável porque perderia alguns dos locais em Nashville, também pode equilibrar o seu tempo participando numa das melhores excursões de autocarro turístico de Nashville. Este tipo de alternativa ajuda-o a reduzir o tempo gasto nas áreas mais importantes da cidade num curto período de tempo.

5. Um jantar vitoriano no Monell's

Monell's| ©Kwong Yee Cheng
Monell's| ©Kwong Yee Cheng

O Monell's é um restaurante histórico localizado ao norte do centro de Nashville que é uma das melhores opções durante todo o ano para a autêntica comida do Tennessee. Além disso, durante o mês de dezembro, eles oferecem jantares de inspiração vitoriana que criam um dos melhores menus da cidade. Sopa de pão e cebola e bifes de carne com molho Béarnaise são apenas alguns dos itens que nunca faltam nestes jantares temáticos.

Por isso, se visitar Nashville durante as duas semanas que vão de meados do mês até 31 de dezembro, vai querer participar nestes eventos. Não é raro que os jantares temáticos se realizem todas as noites.

Ao mesmo tempo, recomendo que opte por algumas das excursões gastronómicas de Nashville, uma vez que não deve regressar a casa sem experimentar os alimentos básicos da culinária local, como o Tennessee BBQ ou o Nashville Fried Hot Chicken. Se a excursão escolhida oferecer um lado de cerveja e bourbon, então estará a fazer a escolha certa. Isso porque as duas bebidas são as mais representativas desta cidade.

Desfrute de uma excursão gastronómica e turística com o sabor de Nashville

6. Uma tarde de Natal na Belle Meade Plantation

Belle Meade| ©Ron Cogswell
Belle Meade| ©Ron Cogswell

Esta plantação está localizada nos arredores de Nashville e é um dos poucos espaços remanescentes do seu género no Tennessee, onde se pode experimentar a vida antes da Guerra Civil Americana no século XXI. É sem dúvida uma das melhores atracções de Nashville, mas durante o mês de dezembro torna-se ainda mais interessante porque as impressionantes decorações de Natal de há alguns séculos tomam conta de todo o local.

Se decidir visitar estas plantações em dezembro, não encontrará apenas uma mansão perfeitamente preservada, bem como uma bela paisagem. Terá também a oportunidade de experimentar e aprender como as famílias que aqui viveram durante muitas décadas celebravam as festas de Natal. Poderá até preparar uma decoração de Natal com plantas e flores que poderá levar para o seu alojamento gratuitamente.

Visita guiada à história de Belle Meade

7. Participe numa visita guiada às luzes de Natal

Luzes de Natal de Nashville| ©Julie's Digital Photo Art
Luzes de Natal de Nashville| ©Julie's Digital Photo Art

Durante todo o mês de dezembro, na comunidade vizinha de Lebanon, situada a cerca de 15 a 25 minutos do centro de Nashville, há um espetáculo de luzes. Este estende-se ao longo de uma longa estrada que tem de ser percorrida para ser apreciada na sua totalidade e todo o conceito é um evento muito americano que tem lugar na maioria das cidades do país.

É realmente um grande espetáculo de Natal e é uma boa alternativa para participar numa tradição local durante o mês de dezembro. Pelo menos para as pessoas que viajam no início ou no final do mês e não têm a oportunidade de passar a véspera de Natal na capital do Tennessee.

Se desejar, pode entrar na atração de bicicleta. De facto, também deve saber que as visitas guiadas de bicicleta à baixa de Nashville são uma das melhores coisas para fazer na cidade. É especialmente uma das melhores coisas para fazer em Nashville no inverno, porque é uma atividade que lhe permite fazer exercício e manter-se quente enquanto aprecia a paisagem da cidade.

Alugar uma bicicleta em Nashville

8. Assistir a um dos concertos no Grand Ole Opery

Grand Ole Opry| ©Don Sniegowski
Grand Ole Opry| ©Don Sniegowski

O Grand Ole Opery é um dos locais mais importantes de toda a cidade de Nashville. É um programa de rádio que se tornou uma das instituições mais importantes no mundo da música country. Especificamente durante o mês de dezembro, do princípio ao fim, acolhe eventos especiais com temas de Natal e inspirados no fim do ano.

Participar nestes espectáculos de música ao vivo é uma das melhores coisas para fazer em Nashville à noite, durante todo o ano. Mas não se esqueça que em dezembro é ainda mais importante, pois trata-se de galas muito divertidas que o podem ajudar a ver de perto a beleza que é a música country. Actividades familiares ou eventos especiais com temas festivos também são comuns durante o dia neste local.

Se ficar com vontade de experimentar mais deste género de música, também pode reservar uma aula de dança na Nashville Line. Isto permitir-lhe-á aprender a dançar como um verdadeiro cowboy que nasceu e cresceu no Tennessee.

1 hora de aula de dança na Nashville Line

9. Sair em busca de canções de Natal

Canções de Natal| ©donnaskolnick0
Canções de Natal| ©donnaskolnick0

Nashville, apesar de ser uma cidade com uma cultura musical tão grande e uma história tão interessante, tem também uma identidade religiosa muito forte que se mantém até aos dias de hoje. Este facto pode ser muito benéfico para quem visita a cidade durante o mês de dezembro, pois significa que haverá dezenas de igrejas onde poderá desfrutar de canções de Natal ao melhor estilo de uma cidade tão musical.

Tenha em conta que nesta cidade pode encontrar desde igrejas católicas a igrejas episcopais ou baptistas. O meu conselho é que escolha a primeira em que se aperceba que se cantam canções de Natal durante um passeio noturno pela cidade.

Ao mesmo tempo, ao pensar neste plano, tem de ter em conta que terá o dia inteiro para fazer outras actividades. Por isso, aconselho-o a propor esta ideia na mesma data em que estiver interessado em visitar alguns dos melhores museus de Nashville ou também no mesmo dia em que tenciona participar numa excursão de autocarro de dois andares pela baixa de Nashville.

10. Não hesitem em festejar ao estilo de Nashville!

Festa de Natal| ©picjumbo.com
Festa de Natal| ©picjumbo.com

Nashville é uma cidade festiva por excelência e sente-se isso desde o momento em que se põe os pés nas suas ruas. O centro da cidade está repleto de bares temáticos e a Broadway e os arredores têm muita vida nocturna para todos os tipos de público.

A minha recomendação é que quando estiver em Nashville em dezembro, aproveite para festejar ao melhor estilo dos locais e não deixe de visitar alguns dos Honky Tonks no centro da cidade. Estes são os típicos bares que tocam música country ou um pouco de blues e rock'n'roll, oferecendo dança de salão e entretenimento ao vivo.

Há também alguns bares de música country excelentes na cidade que são propriedade de artistas de música country estabelecidos. O Ole Red de Blake Shelton ou o Casa Rosa Tex Mex de Miranda Lambert são apenas alguns deles.

Lembre-se de que a festa nesta cidade é tão importante e significativa que está até no itinerário de quem tem uma viagem de um dia para Nashville, pois sabe que é algo que não pode perder. Pelo menos se quiserem aproveitar ao máximo a sua visita à cidade.

Temperaturas em Nashville em dezembro

Natal no Gaylord Opryland Resort| ©Dave Lanz
Natal no Gaylord Opryland Resort| ©Dave Lanz

dezembro é um mês muito frio em Nashville, apesar de ser apenas o início do inverno. As temperaturas máximas raramente ultrapassam os 10°C e as mínimas podem facilmente descer abaixo dos 0°C durante uma tarde ou noite de vento.

Multidões de turistas em Nashville em dezembro

Ruas de Nashville| ©Kari Nousiainen
Ruas de Nashville| ©Kari Nousiainen

dezembro é um dos meses mais rentáveis do ano para o turismo em Nashville e só poderia ser ultrapassado por alguns dos fins-de-semana mais movimentados do verão. De facto, a semana de 24 a 31 de dezembro representa um dos maiores picos de visitantes da capital do Tennessee durante todo o ano. É por isso que aconselho a reservar com antecedência a maioria das atracções e locais de interesse.

Preços em Nashville em dezembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

dezembro é um mês relativamente caro em todo o mundo e Nashville não é exceção a esta regra. Principalmente devido ao facto de a época festiva fazer com que muitas empresas aumentem temporariamente os seus preços, a fim de poupar dinheiro durante uma época do ano muito turística.

O que levar na mala para visitar Nashville em dezembro?

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

Se vai visitar Nashville em dezembro, não se esqueça de um bom casaco que seja também à prova de água. Especialmente porque há a possibilidade de várias quedas de neve no final do mês. Para além do facto de a chuva ser abundante nos primeiros dias de dezembro.

Aconselho-o a optar por calçado confortável e favorável para poder passear pela cidade à vontade. Além disso, aconselho-o a não se esquecer de roupas formais e elegantes, caso queira participar numa festa de Natal ou de Ano Novo que tenha determinados padrões de vestuário.