Melhores Coisas para Fazer em Cartagena

Cartagena das Índias é uma cidade encantadora que combina história e modernidade, bairros boémios e arte de rua, no cenário paradisíaco do Mar das Caraíbas e das suas ilhas de sonho.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Cartagena

Cartagena | ©GRAPHICALBRAIN

A cidade de Cartagena das Índias é um dos destinos imperdíveis das Caraíbas, não só pelo exuberante ambiente natural que a rodeia, mas também pela sua riqueza histórica, cultural, gastronómica e artística. Na sua encantadora Cidade Amuralhada, como é conhecido o seu centro histórico, encontram-se edifícios considerados Património da Humanidade e uma muralha com 400 anos, que é uma das mais bem conservadas das Américas.

Neste artigo vou falar-te das melhores coisas para ver e fazer em Cartagena das Índias, que podes incluir na tua próxima visita à cidade. De edifícios antigos a mercados animados e cultura, de bairros boémios a praias paradisíacas, Cartagena é uma joia das Caraíbas a que vai querer voltar.

1. Ver a Torre do Relógio

Torre do Relógio| ©Luisa Rojas
Torre do Relógio| ©Luisa Rojas

A porta de entrada para a Cidade Murada, como é conhecido o centro histórico de Cartagena das Índias, é a Torre do Relógio, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. É por isso que todas as visitas guiadas à cidade começam nesta torre, que foi construída entre 1673 e 1682. Tem cerca de 30 metros de altura.

Antigamente havia um fosso que guardava a entrada da cidade fortificada e uma ponte levadiça, que já não existem. Por isso, a Torre do Relógio também era conhecida como Porta da Ponte ou Boca da Ponte. O relógio foi acrescentado no século XVIII.

Com cerca de 300 anos, a Torre del Reloj está situada entre as praças de La Paz e Los Coches, duas praças tradicionais da cidade. É um dos locais mais fotografados de Cartagena e costuma estar incluída em todas as visitas turísticas à cidade, que podem ser feitas a pé, de bicicleta ou mesmo de autocarro turístico.

Tour Cartagena de bicicleta

2. Percorrer a Cidade Amuralhada, o seu centro histórico

A Cidade Amuralhada| ©Jorge A. Robledo
A Cidade Amuralhada| ©Jorge A. Robledo

Um dos lugares a não perder em Cartagena das Índias é o seu centro histórico, conhecido como Cidade Amuralhada. Como muitos dos seus edifícios coloniais foram preservados, esta parte da cidade tem um encanto muito especial e é considerada Património da Humanidade.

O centro histórico é assim chamado devido aos seus 11 km de muralhas coloniais preservadas. Dentro das muralhas, é possível ver construções coloniais em tons pastéis, varandas repletas de buganvílias, barracas de comida, igrejas antigas e praças onde é possível ser transportado de volta no tempo.

Aqui estão as atrações imperdíveis da cidade velha que são frequentemente incluídas nos melhores passeios de Cartagena.

O que ver na Cidade Murada

  • A Torre do Relógio: é a entrada da Cidade Murada e um dos edifícios mais bonitos de Cartagena das Índias.
  • A Plaza de los Coches: está localizada depois da entrada da Cidade Murada, passando pela Torre do Relógio. Aí se pode ver a estátua do fundador de Cartagena e o Portal de los Dulces, onde se podem provar algumas das iguarias da cidade, como as cocadas e as bolas de tamarindo.
  • A Plaza de la Aduana, a praça mais antiga da cidade, onde se encontra a Câmara Municipal.
  • A igreja de San Pedro Claver, que foi construída na primeira metade do século XVII. São Pedro Claver foi o primeiro a ser canonizado no continente. Alberga uma importante coleção de arte religiosa de Cartagena.
  • Catedral de Cartagena das Índias, construída entre 1577 e 1612. Está localizada na Plaza de la Proclamación.
  • Parque Bolívar, que possui jardins e está rodeado de belas mansões.
  • O Palácio da Inquisição ou Museu Histórico da cidade, que foi a sede do tribunal da Inquisição. À esquerda do palácio, na Calle 33, há uma janela onde eram denunciados os crimes da Inquisição.
  • A Plaza de Santo Domingo, onde se encontra a igreja com o mesmo nome, a mais antiga da cidade (século XVI), e a famosa escultura de Gertrudis. Acredita-se que se tocar na estátua, regressará a Cartagena.
  • A Plaza de las Bóvedas, onde atualmente se encontram lojas e mercados de todo o tipo. As abóbadas eram 35 calabouços e mais tarde foram utilizadas como prisões.

Faça uma visita privada a Cartagena

3. Viajar no tempo no Castelo de San Felipe

Castelo de San Felipe| ©Sergio Rivera
Castelo de San Felipe| ©Sergio Rivera

O Castelo de San Felipe é uma das construções mais emblemáticas de Cartagena que, tal como a Cidade Muralhada e outras fortificações da cidade, é considerada Património da Humanidade. Está situado na colina de San Lázaro e foi construído em 1657. Também é conhecido como Forte San Felipe de Barajas.

O castelo está muito próximo da Cidade Amuralhada, pelo que pode incluí-lo na sua visita de um dia a Cartagena. A visita pode durar entre 1 e 3 horas, já que se pode explorar todos os recantos do castelo, como os postos de artilharia e os túneis subterrâneos, que foram concebidos como um labirinto e uma armadilha para os inimigos.

Outro pormenor que chama a atenção é a construção das suas muralhas, que estão inclinadas para dentro, em vez de serem perpendiculares como noutras fortificações. São mais largas na base e mais estreitas no topo. Não te esqueças de passar pelo monumento dos Sapatos Velhos, que se encontra atrás do castelo e é um emblema cultural de Cartagena.

Para mais informações

  • Localização: Bairro Pie del Cerro, Avenida Antonio de Arévalo. Carrera 17, Cl. 32 #17-85, Cartagena de Indias.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 7h às 18h.
  • Taxade entrada: cerca de 7 euros por pessoa.

Conheça o Castelo de San Felipe

4. Passear pelo bairro mais boémio: Getsemaní

Getsemaní| ©yago1 8k | Photography
Getsemaní| ©yago1 8k | Photography

Getsemaní é um bairro para passear e conhecer a arte e a cultura que abundam nas suas ruas estreitas, galerias de arte, murais ao ar livre, casas grandes, graffitis, cafés, lojas de souvenirs e praças. É também um dos bairros mais populares pela sua vida nocturna.

Declarado Património Histórico em 1984, o bairro destaca-se pela sua excecional arte de rua, que o transforma num autêntico museu ao ar livre. É por isso que uma das melhores coisas para fazer em Cartagena é fazer uma visita guiada a Getsemaní, onde se pode conhecer em profundidade a sua história, cultura e arte. As principais ruas para ver esta arte são La Sierpe e San Juan, assim como a Plaza de la Trinidad e a Calle del Espíritu Santo.

Quanto à sua história, foi um dos primeiros bairros de Cartagena onde viveram os negros livres durante o período da escravatura, e de onde partiu o movimento revolucionário pela independência. Situa-se a poucos passos da Cidade Amuralhada, passando pela Torre do Relógio e pelo Parque Centenário, onde se encontra a famosa Rua 29, conhecida como a Rua das Bandeiras.

Passeio pelo bairro de Getsemaní.

5. Passear ao longo das muralhas ao pôr do sol

Pôr do sol em Cartagena| ©Cecilia Heinen
Pôr do sol em Cartagena| ©Cecilia Heinen

Uma das coisas que não se pode perder em Cartagena é passear pelas muralhas da cidade, especialmente ao entardecer, quando se pode desfrutar de um pôr do sol privilegiado sobre o mar das Caraíbas. Pode caminhar livremente ao longo delas, embora a esta hora do dia possam estar mais cheias de turistas.

Das muralhas da cidade, que começaram a ser construídas no século XVI, restam atualmente cerca de 11 km, rodeando o centro histórico da cidade pelo lado norte. Foram necessários cerca de dois séculos para construir esta muralha defensiva, que é a mais bem conservada da América do Sul e é considerada Património Mundial.

Para percorrer as muralhas, o passeio começa no Baluarte de San Pedro Mártir e termina em frente ao Museu Naval. No caminho, é possível visitar o Museu das Fortificações, onde é possível conhecer a história das muralhas e como elas foram construídas.

6. Conheça as praias e ilhas paradisíacas de El Rosario

Praia nas Ilhas do Rosário| ©Elias Rovielo
Praia nas Ilhas do Rosário| ©Elias Rovielo

Um dos melhores passeios a partir de Cartagena das Índias é visitar as ilhas paradisíacas ao largo da península de Baru, a cerca de 40 km de Cartagena. São as Ilhas do Rosário ou Corales del Rosario, um grupo de cerca de 28 ilhas de águas cristalinas que fazem parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario e San Bernardo, uma área protegida de grande beleza.

A única forma de lá chegar é por mar, apanhando um barco no cais de Bodeguita, que fica muito perto da Torre del Reloj (Torre do Relógio). Outra opção é ficar alojado num dos hotéis das Ilhas do Rosário e contratar um transfer privado se quiser passar vários dias numa destas ilhas de sonho.

Nas ilhas, para além de desfrutar do sol e dos banhos de praia, é possível mergulhar ou fazer snorkel para explorar os recifes de coral ou andar de caiaque. A maior e mais turística ilha é a Isla Grande, famosa pelo seu plâncton luminescente. Algumas das mais visitadas são a Ilha Pelicano e a Ilha Pirata, e se estiver à procura de um destino mais calmo, pode ir às Ilhas Virgens ou à Ilha do Tesouro.

Visitar as Ilhas do Rosário de catamarã

7. Ver a cidade desde as alturas do Cerro de la Popa

Cerro de la Popa| ©Jairo Páez
Cerro de la Popa| ©Jairo Páez

Uma visita a Cartagena não está completa se não subir ao miradouro mais alto da cidade, que se encontra no Cerro de la Popa. Dos seus 150 metros de altura, poderá apreciar as duas Cartagenas, a moderna e a antiga; as baías, o mar das Caraíbas e até a ilha de Tierrabomba.

No cimo do monte encontra-se o Convento de Santa Cruz de la Popa, que também pode aproveitar para visitar. A sua construção iniciou-se em 1610 e chegou a ter uma função defensiva em algum momento da sua história, devido à sua posição estratégica.

As pessoas costumam subir ao convento de táxi ou de moto-táxi, o que é uma alternativa económica. O ideal é contratar também a descida e a subida. É possível subir a pé, mas não é recomendável por razões de segurança. Se estiver em Cartagena em fevereiro, pode subir com a procissão da Virgen de la Candelaria, na qual participam muitos habitantes locais.

Mais informações sobre a procissão

  • Localização: Cl. 37, Cartagena de Indias.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h30.
  • Taxade entrada: cerca de 3 euros por pessoa.

8. Percorrer a Península de Baru e a sua praia de areia branca

Península do Baru| ©kmuller00
Península do Baru| ©kmuller00

A Península do Baru ou Ilha do Baru está localizada a cerca de 40 km de Cartagena das Índias e faz parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario e San Bernardo. As suas 20 praias paradisíacas são uma das razões pelas quais muitas pessoas apanham um transfer do aeroporto de Cartagena. Destas, a mais famosa é a Playa Blanca, que é gratuita. Muitas das outras praias são privadas, pelo que são menos concorridas.

As praias da ilha de Baru têm tudo o que se pode pedir a uma ilha das Caraíbas: águas turquesa cristalinas, areias brancas, palmeiras, vegetação luxuriante. É possível chegar à península por terra ou por mar. Se for por mar, deve embarcar num barco no cais de Bodeguita, situado perto da Torre do Relógio.

Na Playa Blanca pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras, apreciar a gastronomia local e comprar artesanato. Também se pode ficar na península e desfrutar do encanto da ilha à noite. Outra opção é visitar os mangues do pântano de Cholón, que são florestas de inundação costeira.

Conhecer aPenínsula de Baru e Playa Blanca

9. Descobrir a gastronomia local no Mercado Barzuto

Mercado de Cartagena| ©Enric Bach
Mercado de Cartagena| ©Enric Bach

Se quiser conhecer mais sobre a cultura de Cartagena num ambiente tradicional e autêntico, pode ir ao Mercado Barzuto, onde encontrará uma grande variedade de produtos locais, como peixes, frutas, ervas medicinais, roupas e artesanato.

É o local ideal para conversar com os habitantes locais enquanto se degustam comidas e bebidas típicas da Colômbia. Se fores ao meio-dia, podes provar os pratos acabados de fazer nos restaurantes, que são preparados com ingredientes frescos.

O mercado está localizado a cerca de 6 km da Cidade Muralhada, entre 5 bairros: Pie de la Popa, Barrio Chino, Martinez Martelo, El Prado e La Quinta. É imperdível se quiser conhecer a gastronomia típica de Cartagena e da Colômbia, e deliciar-se com os mais deliciosos pratos preparados de forma tradicional.

Faça aulas de culinária e visite o mercado Barzuto.

10. Explorar os principais museus da cidade

Museu Naval| ©David Stanley
Museu Naval| ©David Stanley

Em Cartagena das Índias existem alguns museus muito interessantes que podem ser visitados para conhecer a história, a arte e a cultura desta cidade colombiana. Aqui está uma lista de alguns dos mais emblemáticos, onde encontrará uma grande variedade de propostas:

  • Museu da Esmeralda: contém uma vasta coleção de esmeraldas e berilos, alguns deles com 30 milhões de anos, provenientes da Colômbia e de outras partes do mundo, bem como jóias feitas com esta pedra. Está localizado na Cidade Murada.
  • Museu do Ouro Zenú: exibe uma grande coleção de objectos de ouro pré-colombianos da cultura Zenú. Está localizado na Cidade Murada.
  • Museu Histórico ou Palácio da Inquisição: está localizado onde antigamente se encontrava o Tribunal da Inquisição. Aqui se pode conhecer a história de Cartagena desde a época pré-hispânica, assim como os tempos obscuros da Inquisição.
  • Museu de Arte Moderna: contém colecções de arte latino-americana, especialmente arte costeira.
  • Museu Naval: está localizado no porto de Cartagena e oferece um passeio pela história naval da Colômbia.

Uma forma cómoda de se deslocar pela cidade é apanhar um dos autocarros turísticos de Cartagena, que fazem paragens nas principais atracções turísticas da cidade. Como sugestão extra, pode visitar uma das casas de Gabriel García Márquez, o Prémio Nobel, que se encontra na Cidade Murada.

Tour Cartagena em autocarro turístico

11. Visitar a praia mais típica de Cartagena: Bocagrande

Bocagrande| ©Jairo Angarita Navarro
Bocagrande| ©Jairo Angarita Navarro

Bocagrande é o bairro mais moderno de Cartagena das Índias, onde se podem ver edifícios altos, centros comerciais, lojas de todo o tipo e restaurantes. Também tem uma extensa praia com palmeiras, a mais típica de Cartagena, onde se pode conhecer melhor os costumes dos habitantes locais.

A praia de Bocagrande não é a mais turística nem a mais paradisíaca, mas é uma praia muito bonita nas margens do Mar das Caraíbas, onde os habitantes locais e as famílias costumam passear. É também a sede do maior centro comercial de Cartagena, que se encontra na Plaza Bocagrande.

A praia pode ser visitada todos os dias das 8h00 às 18h00 e é gratuita. Há também docas em Bocagrande de onde partem cruzeiros para passeios ao pôr do sol ao longo da costa de Cartagena, oferecendo algumas das mais belas vistas da cidade, do Mar das Caraíbas e do maravilhoso ambiente natural que a rodeia.

Fazer um cruzeiro por Cartagena