Melhores Coisas para Fazer em Xangai

Desde o movimentado Bund até aos seus arranha-céus emblemáticos, Xangai tem algo para todos. Quer saber as melhores coisas para ver e fazer nesta pérola oriental? Continue a ler.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 10 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Xangai

Xangai | ©Ayala

Xangai é uma cidade frenética que contrasta passado e futuro, mas que se desfruta no presente. Aqui, a aventura é garantida. Comece a sua viagem despertando os sentidos com um passeio gastronómico exótico. Explore o Bund e perca-se entre as casas e os restaurantes de estilo shikumen, antes que os arranha-céus o surpreendam ao virar da esquina.

Explore o Museu de Xangai, viaje até Pequim ou admire a cidade a partir da terceira torre mais alta do mundo. Esta pérola oriental é uma tela onde a tradição e a modernidade se entrelaçam numa sinfonia visual, e neste artigo encontrará as melhores coisas para fazer em Xangai para aproveitar ao máximo a sua visita.

1. Apreciar a Cerimónia do Chá no Jardim Yuyuan

Jardim Yu Yuan| ©Victor Wong
Jardim Yu Yuan| ©Victor Wong

O Jardim Yuyuan é um oásis de tranquilidade com quase 500 anos de história. Aqui, viaja-se no tempo entre pavilhões, torres, lagos, flores e destaques como a Pedra de Jade, o tesouro do jardim.

Depois de absorver a história e a paisagem de cortar a respiração, dê um passeio pelo movimentado Yuyuan Bazaar e prepare-se para a cerimónia do chá. Neste mercado, encontrará casas de chá especializadas onde poderá provar os clássicos pu-erh, oolong, jasmim e chá preto com o sotaque da China, o berço do chá. Para acompanhar o chá, adoce a experiência com iguarias locais, como mooncakes e sobremesas cantonesas. É como um banquete para os sentidos.

Esta cerimónia é a forma perfeita de conhecer a cultura local. Além disso, em Xangai, pode desfrutar desta tradição noutros locais, como Huaihai Roado Xintiandi, onde as melhores experiências de chá da tarde em Xangai reúnem centenas de pessoas diariamente.

Detalhes interessantes

  • Endereço: 279 Yu Yuan Lao Jie, Huangpu, Xangai.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30m às 17h30m.

Reservar uma visita guiada de chá e sobremesas

2. Assistir ao espetáculo acrobático de Xangai

Mundo do Circo de Xangai| ©David Stanley
Mundo do Circo de Xangai| ©David Stanley

Outra atividade obrigatória em Xangai são os espectáculos acrobáticos chineses- prometo que é algo que não vai querer perder na sua lista de coisas a fazer na cidade! A escola e a trupe de acrobatas de Xangai, com o seu impressionante historial de medalhas de ouro em competições internacionais, vão deixá-lo sem fôlego com as suas proezas de habilidade e graça.

Com os seus bilhetes para o Shanghai Circus World tem a oportunidade de assistir a espectáculos como**"ERA: Intersection of Time**", dirigido pelo talentoso criador do Cirque du Soleil. Trata-se de uma obra cativante que conta a história da China desde as suas raízes até aos dias de hoje. Com extraordinárias actuações acrobáticas e tecnologia de ponta, este espetáculo funde a rica cultura histórica de Xangai com um toque moderno, criando cenas coloridas e vivas que captam o espírito da China e a alma da cidade.

Do comboio Maglev ao Shenzhou 5, vale a pena desfrutar de cada momento em palco e, apesar do seu horário noturno, é ideal para programar entre as coisas para ver e fazer em Xangai com crianças. Música ao vivo, cenários envolventes e outras surpresas espectaculares captam a atenção de toda a família. Coloque esta atividade na sua lista de coisas para fazer em Xangai à noite e prepare-se para uma experiência inesquecível.

Detalhes interessantes

  • Endereço: 2266 Gonghexin Road, Zhabei Qu, Xangai.
  • Preço: a partir de 45 euros.

Comprar bilhetes para o espetáculo acrobático

3. Experimente uma aventura vertiginosa na Torre de Xangai

Torre de Xangai| ©Jean-Philippe Bianic
Torre de Xangai| ©Jean-Philippe Bianic

Mergulhe numa aventura vertiginosa na Torre de Xangai! Veja a terceira torre mais alta do mundo, com uns impressionantes 632 metros. O seu design inovador, com a forma de uma espiral ascendente, torna-a única e distinta na linha do horizonte da cidade. No entanto, recomendo que não se limite a ficar do lado de fora a observá-la, apanhe o elevador mais rápido do mundo até ao convés de observação. É uma experiência emocionante!

Desfrute das melhores vistas panorâmicas de Xangai. Veja o rio Huangpu, o bairro Bund e a imponente Torre Pérola Oriental lá de cima. A experiência também inclui actividades de realidade virtual e salas de cinema 4D.

A Torre de Xangai não é apenas um marco arquitetónico, mas também um símbolo do desenvolvimento económico da China. Prepare-se para uma experiência que desafiará os seus limites e o deixará maravilhado com a grandeza de Xangai a partir do topo!

Detalhes interessantes

  • Endereço: 501 Yincheng Rd (M), Lujiazui, Pudong, Xangai.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 08:30 às 21:30 horas.

4. Passeio pela cidade aquática de Zhujiajiao

Zhujiajiao| ©Mina
Zhujiajiao| ©Mina

A apenas uma hora da megacidade asiática encontra-se a Cidade da Água de Zhujiajiao, a joia de Xangai. Perca-se nas ruelas, canais e arquitetura antiga desta maravilha da dinastia Ming. Pode explorá-la a pé, descobrindo todos os seus recantos, ou dar-se ao luxo de um passeio de barco ou de ferry ao longo dos canais.

Esta Veneza de Xangai situa-se a cerca de 50 quilómetros a oeste do centro da cidade. Durante a dinastia Ming, esta cidade aquática ganhou vida com os canais que eram o epicentro comercial da época. Hoje em dia, as pontes ligam ruelas encantadoras onde se encontram cafés e barqueiros que oferecem passeios e lojas que vendem recordações pitorescas.

Embora a exploração por conta própria tenha os seus encantos, sugiro uma viagem de um dia a Zhujiajiao a partir de Xangai - durante a semana para evitar as multidões do fim de semana. Há uma grande variedade de coisas para ver e fazer nesta cidade, e é melhor ter um guia privado para otimizar a sua visita e levá-lo da Ponte Fangsheng ao Jardim Kezhi.

Reservar uma excursão a Zhujiajiao

5. Satisfaça o seu paladar com os woks de Xangai

Woks de Xangai| ©yuki cat
Woks de Xangai| ©yuki cat

Deleite o seu paladar com uma excursão gastronómica em Xangai. Delicie-se com uma sinfonia de sabores enquanto explora as suas ruas movimentadas, a pé ou de bicicleta. De panquecas de ovos a panelas quentes, deixe que este gigante asiático o surpreenda - afinal, está numa das melhores cidades gastronómicas do mundo.

Em Xangai, os woks são as estrelas do espetáculo, com pratos bem preparados por apenas um euro ou cozinha de autor por outras experiências. Experimente as sopas de dumpling em Xintiandi, o lendário zongzi e os bolos da lua numa das esplanadas e pastelarias da Concessão Francesa, entre os seus edifícios shikumen. E não se esqueça de parar para provar uma das cinco melhores comidas de rua recomendadas pela Forbes, que são todas iguarias picantes e condimentadas que tentam os sentidos.

Quer faça uma excursão gastronómica a Xangai, uma excursão culinária de comida de rua ou explore a cozinha local por sua conta, de Xintiandi aos vibrantes mercados da Cidade Velha, as ruas de Xangai são o seu passaporte para uma viagem sensorial para as suas papilas gustativas.

Reservar uma excurs ão gastronómica

6. Visitar o Bund

O Bund| ©eugeniovilasalom
O Bund| ©eugeniovilasalom

Veja a joia da coroa de Xangai: The Bund. Imagine-se rodeado por arranha-céus que desafiam a gravidade, a Torre Pérola Oriental iluminando o céu e elegantes edifícios europeus. Do outro lado do rio, restaurantes para todos os gostos e lojas requintadas, é o que verá ao longo da famosa zona ribeirinha de Xangai.

O leque de coisas para ver e fazer no Bund é tão vasto que é recomendado entre os passeios e excursões de um dia em Xangai.

Quer opte por caminhar ao longo do Bund ou por fazer um dos cruzeiros de Xangai para navegar no rio Huangpu, a aventura na zona é épica. Ah! E se estiver disposto a isso, o Bund Sightseeing Tunnel é como uma viagem psicadélica por baixo do rio - mas tenha em atenção que o Bund é um íman de turistas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e que este passeio de barco está incluído no passe do autocarro turístico, por isso prepare-se para se misturar com as multidões e os vendedores ambulantes.

Detalhes de interesse

  • Endereço: Zhongshan Rd (E-1), Waitan, Huangpu, Xangai.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 08:00 às 22:30 para apanhar o cruzeiro, no entanto, os bares e restaurantes têm horários diferentes e podem ir até às primeiras horas da manhã.

7. Fazer um passeio pela cidade no autocarro turístico

Autocarro turístico| ©WU Haoxiang
Autocarro turístico| ©WU Haoxiang

Veja a Pérola do Oriente ao seu próprio ritmo com uma das excursões de autocarro Hop on Hop off de Xangai, um autocarro descapotável de dois andares que o leva aos destinos mais emblemáticos da cidade. Desde o transporte colorido até ao percurso, o passeio é uma experiência - até os autocarros se tornaram Instagramáveis com o seu estilo de graffiti e aspeto retro!

O autocarro turístico de Xangai oferece um passe de 48 horas que pode desfrutar com a flexibilidade de entrar e sair quando quiser, enquanto ouve comentários interessantes em cerca de 8 línguas, incluindo espanhol. É como ter um guia pessoal para lhe contar todos os segredos desta cidade.

Este autocarro é mais do que um simples meio de transporte, é o seu passaporte para explorar a história e a vida vibrante de Xangai. E com mais de 40 estações em 4 rotas, cobre todos os pontos turísticos obrigatórios: The Bund, Nanjing Road, Chenghuang Temple, Xintiandi, Lujiazui, Oriental Pearl Tower, Jade Buddha Temple, People's Square onde se encontra o controverso Marriage Market, e muitos mais.

8. Visite o melhor de Pequim num dia

Conhecer Pequim| ©Eneko Bidegain
Conhecer Pequim| ©Eneko Bidegain

Embora Xangai seja linda, não é todo dia que se viaja para a China, por isso queremos aproveitar ao máximo nossas viagens. Por isso, as excursões de um dia são uma boa opção para conhecer outras cidades de destaque, e se há uma que não pode ser perdida, é a capital, Pequim. As excursões de um dia a Pequim, a partir de Xangai, permitem-lhe conhecer rapidamente locais de interesse como a Cidade Proibida, o Templo do Céu e a Grande Muralha da China.

Comece a sua aventura no majestoso Templo do Céu. Construído durante a dinastia Ming, o seu Salão de Oração para Boas Colheitas e a Abóbada Imperial do Céu, duas imponentes jóias arquitectónicas, merecem um passeio. Outra paragem importante é a Cidade Proibida. Aqui somos transportados para a grandeza imperial de outrora. Lar de 24 imperadores durante mais de 500 anos, este enclave histórico abriu as suas portas ao público em 1925. No seu interior, alberga uma impressionante coleção de jardins, museus e edifícios fascinantes.

A Praça de Tiananmen é uma das maiores do mundo, com 44 hectares. Rodeada por um conjunto de edifícios de herança soviética, é a antecâmara da Cidade Proibida. Outra paragem recomendada é o Palácio de verão, com os seus belos jardins e passeios de barco no Lago Kunming.

Por fim, não se esqueça de mergulhar na autêntica vida chinesa, explorando os famosos Hutongs. De riquexó, de bicicleta-táxi ou a pé, os bairros de Nanluoguxiang, Gulou e Wudaoying revelarão a essência e a autêntica cultura de Pequim.

9. Visitar o Museu de História de Xangai

Museu de História de Xangai| ©David Stanley
Museu de História de Xangai| ©David Stanley

Visite o Museu de História de Xangai, uma joia localizada perto da movimentada Nanjing Road. Impossível de perder, este museu apresenta uma arquitetura única: um edifício circular sobre uma base quadrada que capta a atenção de longe.

O museu alberga uma extensa coleção de relíquias, desde caligrafia ornamentada a esculturas em jade e trajes tradicionais chineses, divididas em categorias como bronze chinês, cerâmica, pinturas, mobiliário, caligrafia, selos, pedras de jade, moedas antigas e esculturas, traçando assim a rica história da nação.

Um dos pontos altos, para além da sua arquitetura, é o facto de este museu ter sido concebido para atrair tanto turistas como habitantes locais. Pode chegar-se facilmente a ele de metro, indo até à estação da Praça do Povo. A entrada é gratuita, embora algumas exposições especiais possam ter uma taxa nominal. Elogiado pelas suas descrições bilingues (chinês-inglês), o museu é um tesouro cultural que vale a pena explorar.

Chegue cedo para evitar multidões e aprenda sobre a história de Xangai através das suas exposições. Para mais informações, visite o sítio Web do Museu de Xangai.

Detalhes interessantes

  • Horário de abertura: de segunda a domingo, das 09:00 às 17:00.
  • Preço: gratuito.

10. Visitar o Templo do Buda de Jade

Templo do Buda de Jade| ©hapePHOTOGRAPHIX
Templo do Buda de Jade| ©hapePHOTOGRAPHIX

Entre na magia do Templo do Buda de Jade, um dos marcos icónicos de Xangai que foi expandido para acomodar mais visitantes. Inicialmente construído para albergar duas estátuas de jade birmanesas, o templo transformou-se numa espantosa coleção de arte sacra. Preste homenagem aos Budas de jade, mas também encontrará outras jóias, como os três Budas dourados no Grande Salão, que representam o passado, o presente e o futuro.

Explore o Salão do Rei Celestial, onde quatro reis celestiais rodeiam mais Budas, actuando como protectores divinos. O Salão do Buda Reclinado apresenta uma estátua de jade branco esculpida numa só peça. Para além da sua beleza, o Templo do Buda de Jade é um dos poucos mosteiros budistas activos em Xangai, onde residem muitos monges.

Os visitantes recentes elogiam a sua tranquilidade e as suas impressionantes obras de arte, razão pela qual milhões de visitantes se aglomeram diariamente nos seus portões. Aconselho-o a organizar a sua visita durante as primeiras horas da manhã para evitar as multidões. Pode lá chegar facilmente de metro a partir da estação de Changshou Road. Para mais pormenores, pode consultar o sítio Web.

Pormenores interessantes

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 08:30 às 16:30.
  • Preço: a partir de 3 euros e há um suplemento adicional de aproximadamente 1 euro para visitar a Câmara do Buda de Jade.