Melhores cruzeiros do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a capital do Brasil, é possível fazer cruzeiros interessantes para ver as principais atracções da cidade e da Baía de Guanabara.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 10 minutos

Melhores cruzeiros do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro | Romario Roges

O Rio de Janeiro está localizado na Baía de Guanabara, uma baía de cerca de 400 km2 que oferece uma dúzia de ilhas e é cercada por colinas verdes. Do mar é possível avistar alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e a Ponte Rio-Niterói.

É por isso que fazer um cruzeiro é uma das melhores coisas para fazer no Rio de Janeiro, pois permite ver tudo o que a cidade e a Baía de Guanabara têm para oferecer de uma perspetiva privilegiada no mar. Também é possível sair um pouco da cidade e navegar até a Ilha Grande, uma ilha onde se pode desfrutar de toda a exuberância da floresta tropical.

1. Embarque num Cruzeiro na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro

Baía de Guanabara| ©alex de carvalho
Baía de Guanabara| ©alex de carvalho

Sem dúvida, uma das melhores coisas para se fazer no Rio de Janeiro é embarcar num cruzeiro e navegar pela Baía de Guanabara, que fica ao lado da cidade. Esta baía, encaixada entre morros, é a segunda maior do Brasil e uma das mais belas. Oferece uma dezena de ilhas numa área de cerca de 400 km2 e uma grande diversidade de vida marinha.

Estes passeios de barco partem geralmente de manhã cedo e duram meio dia. Realizam-se durante todo o ano e estão abertos a adultos e crianças. Muitas empresas de animação turística oferecem também serviços suplementares, como a recolha e a entrega no hotel e o almoço com refeições regionais. Se desejar contratar um guia, saiba que geralmente é preciso pagar um valor extra, pois eles oferecem esse serviço de forma particular para pequenos grupos.

Do mar também é possível ver os pontos altos da cidade, como o Pão de Açúcar, um ícone do Brasil; a famosa estátua do Cristo Redentor no Morro do Corcovado; e a Praia de Copacabana, uma das mais belas praias da cidade. Você também passará por baixo da Ponte Rio-Niterói, considerada patrimônio arquitetônico do Brasil.

A bordo do cruzeiro pela Baía de Guanabara você também conhecerá locais de importância histórica para a cidade, como a Fortaleza de São João, ligada à fundação do Rio de Janeiro; a Fortaleza de Santa Cruz, do século XVII; e bairros históricos como Urca, Flamengo e Botafogo.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de aproximadamente 50 euros para adultos e cerca de 36 euros para crianças. Os bebés são gratuitos.
  • Duração: cerca de 4-6 horas.
  • Meio de transporte: cruzeiro.
  • Vantagens desta opção: conhecer uma das mais belas baías do Brasil, a Baía de Guanabara, onde se pode ver do mar as praias, o Pão de Açúcar e algumas das principais atracções do Rio de Janeiro.
  • Desvantagens desta opção: o passeio não tem paradas intermediárias em praias ou ilhas.

Passeiode barco pela Baía de Guanabara

2. Passeio de catamarã pelo Rio de Janeiro e pela Baía de Guanabara

Catamarã no Rio| ©A.Davey
Catamarã no Rio| ©A.Davey

Se você tem menos tempo no Rio de Janeiro e quer ver as atrações imperdíveis, você pode fazer um cruzeiro de catamarã de duas horas pela Baía de Guanabara. Esses passeios marítimos costumam acontecer tanto pela manhã quanto à tarde, portanto, há várias opções de horários para escolher.

Os passeios de catamarã no Rio de Janeiro estão disponíveis durante todo o ano e são ideais para pessoas de todas as idades. Normalmente, não há guia a bordo, mas é possível ouvir um audioguia que lhe falará sobre os locais visitados. Não se esqueça de levar fones de ouvido, caso queira ouvi-lo.

Esses passeios de catamarã costumam passar pelos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Ponte Rio-Niterói; e por locais de importância histórica, como a Fortaleza de Santa Cruz, o Forte da Lage e a Fortaleza de São José. Também verá os edifícios emblemáticos da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea, conhecido pela sua arquitetura em forma de disco, e o Museu do Amanha, um museu de ciência futurista e sustentável com uma arquitetura impressionante inspirada em bromélias.

Os catamarãs têm normalmente um grande convés coberto para uma observação ao ar livre, e há também espaço dentro do barco se preferir ficar longe do sol. Também pode comprar refeições e bebidas regionais a bordo, uma vez que estas não estão normalmente incluídas no preço do cruzeiro.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 25 euros para adultos e cerca de 20 euros para crianças. Os bebés são gratuitos.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: catamarã.
  • Vantagens desta opção: poderá ver as principais atracções do Rio de Janeiro a partir do mar, a bordo de um confortável catamarã com serviços a bordo.
  • Desvantagens desta opção: o preço do cruzeiro não inclui geralmente refeições e bebidas. Também não costuma incluir paragens nas ilhas, natação ou snorkelling.

Cruzeiros de catamarã no Rio de Janeiro

3. Navegar pelo Rio de Janeiro ao pôr do sol

Pôr do sol no Rio| ©M.Maselli
Pôr do sol no Rio| ©M.Maselli

Um passeio imperdível no Rio de Janeiro, além de um passeio de barco, é assistir ao pôr do sol sobre a encantadora Baía de Guanabara a bordo de um catamarã. Além de apreciar esse espetáculo da natureza no Rio de Janeiro, você poderá ver os pontos turísticos da cidade enquanto navega.

Quando o sol se põe, os principais atrativos da cidade e da Baía de Guanabara, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Ponte Rio-Niterói, ficam iluminados com as cores do pôr do sol, tornando-se imperdíveis do oceano.

Também o Museu de Arte Contemporânea, com sua particular forma de disco, e o Museu do Amanha, com sua forma de bromélia, ficam ainda mais marcantes quando o sol começa a se pôr e, mais tarde, quando a noite revela sua harmoniosa iluminação.

Nesses passeios ao pôr do sol, geralmente é possível navegar enquanto se ouve um áudio-guia que fornece informações sobre os locais vistos durante o passeio. Normalmente, os auscultadores não estão incluídos, pelo que é melhor levar os seus próprios auscultadores. Estas excursões estão disponíveis durante todo o ano e são ideais para pessoas de todas as idades.

Detalhes de interesse

  • Preço: aproximadamente 25 euros para adultos e 20 euros para crianças. Os bebés são gratuitos.
  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Meio de transporte: catamarã.
  • Vantagens desta opção: poderá ver o pôr do sol no mar a bordo de um catamarã, na bela Baía de Guanabara. Poderá ver as principais atracções do Rio de Janeiro a partir da água.
  • Desvantagens desta opção: normalmente não inclui refeições e bebidas a bordo, nem paragens em ilhas ou praias.

Passeio de catamarã pelo Rio de Janeiro ao pôr do sol

4. Passeio de barco por Angra dos Reis a partir do Rio de Janeiro

Conhecendo Angra dos Reis| ©Antonio Fernandes
Conhecendo Angra dos Reis| ©Antonio Fernandes

Angra dos Reis é um arquipélago com mais de 360 ilhas e cerca de 2.000 praias, localizado bem próximo ao Rio de Janeiro. É um lugar perfeito para navegar e descobrir sua natureza exuberante, a bordo de uma escuna que o levará às mais belas praias e locais do arquipélago.

A cidade de Angra dos Reis fica a cerca de 150 km do Rio de Janeiro, por isso esses passeios são de dia inteiro e começam de manhã cedo. Geralmente chega-se de ônibus à cidade de Angra dos Reis, e depois embarca-se na escuna que leva ao arquipélago.

Uma das ilhas mais visitadas em Angra dos Reis é a Ilha Grande, onde há florestas tropicais com grande biodiversidade. Lá é possível parar para dar um mergulho, fazer snorkel ou mergulho, ou tomar sol em uma das praias de areia branca. O aluguel de equipamentos e aulas de snorkel ou mergulho não costumam estar incluídos no preço do passeio.

Sem dúvida, velejar em Angra dos Reis é um dos melhores passeios para se fazer a partir do Rio de Janeiro, perfeito para quem quer passar um dia longe da cidade e cercado por uma natureza exuberante. Além disso, normalmente o passeio é acompanhado por um guia local que pode fornecer muitas informações interessantes sobre a cidade e o arquipélago. O almoço está normalmente incluído, ou pode comprar o que precisa numa das paragens ao longo do caminho.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 45 euros para adultos e cerca de 25 euros para crianças. Os bebés são gratuitos.
  • Duração: cerca de 14 horas.
  • Meios de transporte: autocarro e barco à vela.
  • Vantagens desta opção: conhecerá Angra dos Reis e a Ilha Grande, uma das mais belas e exuberantes ilhas do Brasil. Poderá passar um tempo na ilha para tomar sol, dar um mergulho ou praticar desportos náuticos.
  • Desvantagens desta opção: o transfer para Angra dos Reis é feito de autocarro.

Reservar uma excursão para Angra dos Reis

5. Reserve um passeio terrestre e marítimo no Rio de Janeiro

Pão de Açúcar| ©Pablo Rodríguez
Pão de Açúcar| ©Pablo Rodríguez

Se você vai ficar no Rio de Janeiro por 1 ou 3 dias e quer ver os destaques em um curto espaço de tempo, você pode fazer um passeio terrestre e marítimo para ver os destaques da cidade, como a estátua do Cristo Redentor e a Baía de Guanabara.

A bordo do catamarã, verá marcos emblemáticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, a Ponte Rio-Niterói, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em forma de disco, o Museu do Amanh, cuja arquitetura foi inspirada nas flores das bromélias, e as fortalezas históricas de São João e Santa Cruz.

Estas excursões incluem normalmente a recolha e entrega no seu hotel, e começam normalmente de manhã ou ao meio-dia. Alguns incluem uma visita ao Cristo Redentor, de onde se pode apreciar a incrível vista da Baía de Guanabara e da cidade. Normalmente, o passeio é acompanhado por um guia, o que é altamente recomendável, pois você aprenderá fatos interessantes sobre as atrações visitadas. Pode ser feito tanto por crianças quanto por adultos.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 110 € para adultos e cerca de 75 € para crianças.
  • Duração: cerca de 6 horas.
  • Meios de transporte: autocarro e catamarã.
  • Vantagens desta opção: poderá ver algumas das atracções mais importantes do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara, num curto espaço de tempo, tanto por terra como por água.
  • Desvantagens desta opção: normalmente não inclui bebidas.

6. Cruzeiro no Rio de Janeiro à noite com festa a bordo

Cruzeiro noturno| ©Pablo Rodríguez
Cruzeiro noturno| ©Pablo Rodríguez

Se viaja com amigos ou com a sua cara-metade e quer experimentar o que é festejar no Rio de Janeiro a bordo de um cruzeiro, não pode perder estes divertidos cruzeiros noturnos. Muitos desses passeios de barco geralmente têm um bar aberto e um DJ a bordo que tocará música de dança durante todo o passeio. Esta é definitivamente uma das melhores coisas para fazer no Rio de Janeiro à noite.

Estes cruzeiros noturnos geralmente começam bastante tarde, depois das 23 horas. Não são adequados para crianças, pois começam pouco antes da meia-noite e há consumo de bebidas alcoólicas. Há também cruzeiros noturnos que incluem jantar com comida local e partem mais cedo, ideais para casais.

Além da dança a bordo, esses cruzeiros percorrem a Baía de Guanabara e passam pelas principais atrações do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar, que é o principal cartão postal da cidade; a estátua do Cristo Redentor, outra atração emblemática; a incrível Ponte Rio-Niterói, construída com engenharia de ponta; e o Museu do Amanha, que chama a atenção de todos por sua forma de bromélia.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de aproximadamente 20 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 5 horas.
  • Meio de transporte: catamarã.
  • Vantagens desta opção: é ideal para quem procura uma opção para aproveitar a noite no Rio de Janeiro, além de passear pela Baía de Guanabara.
  • Desvantagens desta opção: nem todos os cruzeiros incluem refeições ou bebidas a bordo. Não é adequado para crianças.

Dicas para um cruzeiro no Rio de Janeiro

Protetor solar| ©Moose Photos
Protetor solar| ©Moose Photos

Antes de reservar um cruzeiro na cidade, é importante que tenha em conta algumas recomendações, para que possa tirar o máximo partido destes passeios no Rio de Janeiro. O mais importante é que leia tudo o que está incluído no cruzeiro e que coloque todas as suas dúvidas antes de reservar o serviço. Aqui estão mais algumas recomendações:

  • Proteja-se do sol: embora os cruzeiros geralmente tenham um teto que o protege do sol, é uma boa idéia usar protetor solar, e usar óculos de sol e um chapéu para o caso.
  • Leve dinheiro extra: muitos cruzeiros não incluem refeições e bebidas, mas pode comprá-las a bordo. Não custa nada ter a sua própria garrafa de água.
  • Verifique os horários: tome nota das horas de partida e chegada do navio de cruzeiro e do local de onde ele parte. Geralmente, deve chegar um pouco mais cedo para embarcar à vontade e evitar atrasos nas horas de partida. Os cruzeiros partem normalmente da Marina da Glória.
  • Cuide da sua máquina fotográfica e/ou telemóvel: utilize fitas de segurança para proteger a sua máquina fotográfica e/ou telemóvel em caso de queda.
  • Reserve com antecedência: principalmente se for passar poucos dias na cidade, ou se for viajar na alta temporada, como dezembro no Rio de Janeiro, pois a cidade recebe muitos visitantes.
  • Usar roupa adequada: as temperaturas são sempre quentes no Rio de Janeiro e a época das chuvas decorre sobretudo de dezembro a março. Não se esqueça de verificar as condições climatéricas para levar a roupa mais adequada.
  • Verificar as políticas de cancelamento: muitos navios de cruzeiro cancelam em caso de mau tempo, mas nem todos cancelam em caso de chuva.

Por último, tenha em atenção que muitos navios de cruzeiro não param em praias ou ilhas, a não ser que o façam claramente. No entanto, se não pararem, ainda terá muito tempo para ver todas as atracções, praias e ilhas por onde o navio de cruzeiro passa.