10 coisas para fazer em Salzburgo em dezembro

Salzburgo em dezembro é um local pitoresco e animado, com uma grande variedade de actividades turísticas para o Natal e a Passagem de Ano.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Salzburgo em dezembro

Salzburg at night |©Naval S

Salzburgo é uma cidade austríaca que combina um cenário urbano e natural deslumbrante, que ganha ainda mais atratividade visual durante o mês de dezembro. Isto deve-se às luzes e decorações que contrastam com o ambiente invernoso que caracteriza o mês.

Na sua visita à chamada cidade de Mozart, encontrará muitas actividades para desfrutar no último mês do ano. Poderá descobrir um pouco do folclore da cidade no tradicional desfile do Krampus, comprar lembranças nos mercados de Natal, ver as luzes e decorações da época, entre outras coisas para fazer em Salzburgo.

1. Vá ao desfile do Krampus e descubra parte das tradições de Salzburgo.

Krampus|©twinni
Krampus|©twinni

Se a sua estadia em Salzburgo coincidir com a primeira semana de dezembro, pode ir ao desfile do Krampus e descobrir uma das tradições seculares desta cidade austríaca. Ficará espantado ao ver esta personagem imponente , metade demónio e metade cabra, que aparece para afugentar o inverno e castigar as crianças más.

Para ver o Krampus, ou o espírito pertencente ao folclore da região sub-alpina, terá de se deslocar ao centro histórico da cidade. Aí, depois do pôr do sol, começa o tão aguardado desfile.

Verá dezenas de pessoas a correrem desenfreadamente pelas ruas, ao ritmo da música tradicional. Todas elas, vestidas com os seus fantásticos trajes de Krampus: peles robustas, máscaras de madeira esculpida, cornos retorcidos e bastões ameaçadores.

Depois deste encontro com as tradições de Salzburgo, pode continuar a desfrutar das actividades culturais da cidade. Por exemplo, compre bilhetes para a Flauta Mágica no Teatro de Marionetas de Salzburgo, que é um espetáculo adequado para toda a família.

Comprar bilhetes para o Teatro de Marionetas de Salzburgo

2. Passeie pelas ruas de Salzburgo para ver a iluminação de dezembro

Christkindlmarkt Salzburg Domplatz|©Connie
Christkindlmarkt Salzburg Domplatz|©Connie

Quer planeie estar em Salzburgo durante um dia ou mais, um passeio pela cidade velha é uma boa opção para incorporar no seu itinerário. Especialmente em dezembro, quando as ruas ganham vida com luzes e decorações sazonais.

Pode começar o passeio a pé por si próprio ou até participar numa atividade guiada. Ficará maravilhado com as centenas de luzes coloridas nas fachadas dos edifícios históricos, os cantores de canções de Natal e a enorme árvore de Natal no centro da cidade, as feiras da ladra, etc.

Alguns dos pontos turísticos que verá nestas excursões de Salzburgo incluem os seguintes:

  • Getreidegasse, onde se encontra a casa onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart em 1756.
  • ACatedral de Salzburgo, um imponente edifício barroco do século XVIII.
  • A Igreja Franciscana em estilo gótico e considerada uma das mais antigas da cidade.
  • AFortaleza de Hohensalzburg, um monumento emblemático da cidade, erigido em 1077.

Informações úteis

  • Preço: este passeio pode custar até 162 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente duas a seis horas.

Reservar uma visita guiada por Salzburgo

3. Desfrute da beleza cénica do Lago Wolfgang em Salzburgo durante o mês de dezembro

Vista de cima do lago|©Helmut Stegmann
Vista de cima do lago|©Helmut Stegmann

O Lago Wolfgang é uma área natural de uma beleza impressionante e é Património Mundial da UNESCO desde 1997. É um local que pode ser visitado em qualquer altura do ano, mas em dezembro torna-se ainda mais atrativo, graças à paisagem alpina nevada que o rodeia.

Ficará maravilhado com este cenário natural, as águas azuis guardadas pelas imponentes montanhas cobertas de neve e uma série de casas tradicionais, que se alinham na margem do lago. Pode passear pelo mercado de St. Wolfgang para comprar lembranças e provar a gastronomia local. Wolfgang para comprar lembranças e provar a gastronomia local. Certamente, será um momento diferente.

Para esta escapadela, pode juntar-se a uma das excursões de autocarro Hop on Hop off em Salzburgo, que incorpora uma rota pela região do lago com até 15 paragens. Terá a oportunidade de visitar a aldeia de Strobl, com a sua vista panorâmica sobre o lago, ou a aldeia de Sankt Gilgen, onde nasceu a mãe de Mozart.

O lago situa-se a cerca de 30 minutos do centro de Salzburgo e faz também frequentemente parte do itinerário de algumas visitas guiadas à cidade. É também facilmente acessível por carro particular. Assim, para além do autocarro turístico de Salzburgo, tem várias opções para chegar a este lugar mágico.

Reserve o seu bilhete para o autocarro turístico

4. Assistir a um concerto de Mozart em Salzburgo em dezembro e celebrar o Advento

Solistas de Salzburgo, Mozarteum|©Recliner
Solistas de Salzburgo, Mozarteum|©Recliner

Durante a sua estadia em dezembro, celebre o Advento, ou a primeira época do ano litúrgico, participando na digressão de concertos de Mozart em Salzburgo. Poderá apreciar algumas das obras mais conhecidas do lendário compositor.

Esta gala musical tem lugar na Fortaleza de Salzburgo, construída há mais de 900 anos na montanha Festungsberg. Pode chegar a este lugar imponente através de um funicular, de cujas cabines pode ver uma perspetiva diferente da cidade velha, iluminada por centenas de luzes coloridas.

Uma vez na fortaleza, irá para a sala de concertos, que conservou o seu estilo romântico do passado. Aí, poderá apreciar algumas obras-primas como a missa fúnebre Requiem, a Flauta Mágica, as Bodas de Fígaro, etc. Todas elas interpretadas pela Orquestra de Câmara Mozart de Salzburgo.

No final do espetáculo, terá a oportunidade de desfrutar de uma bebida com alguns pratos tradicionais, numa noite íntima com vista para o centro histórico da cidade. No final deste concerto de Mozart com jantar em Salzburgo, apanhará o funicular de regresso ao centro da cidade.

Informações úteis

  • Preço: a experiência custa em média 73 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente duas horas e meia.

Comprar bilhetes para um concerto de Mozart com jantar

5. Dar um passeio pelos mercados de Natal de Salzburgo e comprar alguns produtos da época

Mercado de Natal de Salzburgo|©James Vanas
Mercado de Natal de Salzburgo|©James Vanas

Visitar os mercados de Natal em dezembro é uma boa opção para incorporar no seu itinerário de 2 dias em Salzburgo ou mais. Poderá desfrutar de uma atmosfera de celebração enquanto compra algumas recordações da sua viagem.

Em Salzburgo, encontrará vários mercados de Natal desde meados de novembro até, pelo menos, à terceira semana de dezembro, incluindo os seguintes:

  • O Christkindlmarkt no centro histórico. Este mercado, considerado o principal mercado da cidade, está aberto até cerca de dois dias depois do Natal. Pode visitá-lo de segunda a domingo até cerca das 21:00.
  • Mercado do Jardim Mirabell, na margem oriental do rio Salzach (a cerca de 15 minutos do centro da cidade). Aberto até às 21:00 na véspera de Natal.
  • Mercado de Hohensalzburg; este mercado decorre normalmente até à segunda semana de dezembro. Pode ser visitado de sexta-feira a domingo até cerca das 19:00.

Qualquer que seja o mercado, encontrará uma grande variedade de produtos: moda, lembranças, artesanato, jóias, flores, gastronomia local, vinhos, bebidas quentes, etc. Tudo isto num ambiente animado, ideal se estiver em Salzburgo com crianças. Tanto você como os mais pequenos irão apreciar as canções de Natal, as luzes de Natal, as árvores, os presépios e as decorações sazonais.

6. Aproveite ao máximo a época de inverno de dezembro em Salzburgo e tire fotografias fantásticas!

ruas de salzburgo|©barnyz
ruas de salzburgo|©barnyz

dezembro coincide com o inverno em Salzburgo, pelo que, durante a sua estadia, encontrará uma paisagem de neve com uma atmosfera nostálgica da época. Pode aproveitar este cenário natural para tirar fotografias fantásticas da cidade.

Esta é uma atividade que pode ser feita sozinho ou com um guia. Esta última opção será mais cómoda para si, pois terá a ajuda de um profissional que lhe ensinará alguns truques para tirar fotografias no inverno e tirar partido da luz, das sombras, etc.

Seja qual for a opção escolhida, terá a oportunidade de obter as melhores vistas dos diferentes locais de interesse da cidade. Por exemplo, a Catedral de Salzburgo com o seu particular estilo barroco, o Palácio e os Jardins Mirabell, a Capela de Oberndorf, a Getreidegasse, o Lago Wolfgang, entre outros.

Informações úteis

  • Preço: a visita guiada pode custar até 65€ por pessoa. A visita autónoma é gratuita.
  • Duração: a visita guiada pode durar de duas a seis horas, dependendo da sua conveniência. Já a visita autoguiada não tem limite de tempo.

7. Visite a Capela Oberndorf em Salzburgo e conheça um destino icónico da cidade.

Capela da Noite Silenciosa, Oberndorf bei Salzburg, Áustria|©Travels Tipples
Capela da Noite Silenciosa, Oberndorf bei Salzburg, Áustria|©Travels Tipples

A Capela de Oberndorf, construída sobre as ruínas da Igreja de São Nicolau, é um destino imperdível em Salzburgo no mês de dezembro. Foi aqui que a canção "Silent Night" foi cantada pela primeira vez na véspera de Natal de 1818.

É um monumento que comemora a canção e os seus compositores Franz Xaver Gruber e Joseph Mohr. Aí, poderá conhecer em pormenor a história deste local emblemático, nomeadamente na área museológica.

Em dezembro, a capela é totalmente iluminada com velas após o anoitecer, pelo que desfrutará de um ambiente acolhedor e nostálgico. Ficará surpreendido com a sua estrutura octogonal e as suas janelas em arco. O altar-mor tem um alto-relevo feito em 1915 por Hermann Hutter e um relevo do escultor Max Domenig, incorporado em 1936 e inspirado na crucificação e adoração dos Reis.

É um local popular entre os turistas e os habitantes locais, e está normalmente incluído no itinerário das melhores excursões de Salzburgo. Também é possível visitar este local emblemático por conta própria, se assim o desejar.

Informações úteis

  • A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: diariamente das 8:00 às 20:00 horas.

8. Patinagem no gelo na pista do estádio desportivo Eisarena Salzburg.

Basileia, Kunsteisbahn|©ritsch48
Basileia, Kunsteisbahn|©ritsch48

Patinar na pista de gelo do estádio desportivo Eisarena Salzburg é uma das coisas imperdíveis a fazer em Salzburgo em dezembro. Poderá praticar um desporto tradicional de inverno e desfrutar de um ambiente animado, rodeado de habitantes locais e turistas.

Ao chegar a este centro desportivo, situado a cerca de dez minutos de carro da Praça Mozart, encontrará uma pista ao ar livre e uma pista fechada. Em qualquer um dos espaços, desfrutará de um ambiente festivo: luzes coloridas, decorações de Natal, cânticos de Natal e outras músicas da época.

Esta é uma atividade que pode fazer sozinho e é adequada para toda a família. De facto, se estiver com crianças na pista, elas ficarão maravilhadas ao ver o lendário Pai Natal a deslizar sobre a pista de gelo. É um ótimo momento para tirar algumas fotografias.

Informações úteis

  • Preço: a taxa de entrada é de aproximadamente 5 euros por adulto e cerca de 4 euros para crianças com menos de 18 anos.
  • Horário de funcionamento: a pista está geralmente aberta todos os dias das 10:00 às 16:30 ou segunda, quarta e sábado das 19:15 às 20:30.

9. Fazer um passeio de tobogã em Ramsau am Dachstein a partir de Salzburgo

Ramsau am Dachstein|©Jens Leibiger
Ramsau am Dachstein|©Jens Leibiger

Se gosta de passeios de trenó, então deve aproveitar o mês de dezembro em Salzburgo para fazer uma aventura guiada por Ramsau am Dachstein. Deixe a azáfama da cidade para trás e relaxe numa floresta tranquila com um panorama de inverno único.

Nesta aventura, tal como noutros passeios e excursões de um dia em Salzburgo, será acompanhado por um guia-motorista. Este irá falar-lhe da história da cidade e do local que irá visitar.

Viajará ao longo do vale de Salzach até à aldeia de Schladming. Aí, a paisagem de neve abre caminho e começa o passeio de trenó puxado por cavalos através do planalto alpino. Descobrirá uma vista espantosa de prados e florestas. Para além disso, irá parar em alguns miradouros com uma atmosfera completamente nostálgica.

Informações interessantes

  • Preço: o preço da excursão é de cerca de 95 euros por pessoa.
  • Duração: a atividade dura normalmente cerca de oito horas.

10. Festejar a passagem de ano à porta da catedral de Salzburgo

pessoas em frente à catedral|©Josef Lex (El buen soldado Švejk)
pessoas em frente à catedral|©Josef Lex (El buen soldado Švejk)

Se planeia passar o último dia do ano na cidade de Mozart, então uma boa alternativa é ir até aos arredores da Catedral de Salzburgo. Aí, todos os dias 31 de dezembro, poderá viver um ambiente de festa inesquecível: música, gastronomia, fogo de artifício, etc.

A partir das 16 horas, deve dirigir-se ao centro histórico para ouvir os tiros de canhão da fortaleza de Hohensalzburg. Em seguida, a partir da ponte Staatsbrücke, a Brigada Bürgergarde dispara uma salva de tiros.

Depois, pode passear pela praça de alimentação Christkindlmarkt, na Praça da Catedral. Poderá provar alguns vinhos para aquecer o corpo e experimentar pratos como o fondue, entre outras preparações.

À meia-noite, sentir-se-á como se tivesse sido transportado para um verdadeiro conto de fadas, pois o céu fica completamente iluminado pelo fogo de artifício, aceso do alto da fortaleza que guarda a cidade. Tudo isto enquanto os 12 sinostocam na catedral eas pessoas dançam no meio da praça ao som de música clássica e urbana.

Temperaturas em Salzburgo em dezembro

vista de Salzburgo com neve|©cigpack.at
vista de Salzburgo com neve|©cigpack.at

Em dezembro, as temperaturas em Salzburgo oscilam entre 4°C e -4°C. Ao longo do dia, há uma descida e uma subida máximas de cerca de 2°C. No entanto, raramente o termómetro desce abaixo dos -3°C ou ultrapassa os 10°C.

Neste mês, também se podem esperar cerca de 10 dias de chuva, correspondentes a 177 milímetros de precipitação. Tudo isto, acompanhado de alguns dias de neve. Para além disso, os dias serão mais curtos, com uma duração aproximada de 8 horas e 25 minutos.

O que levar na mala para uma visita a Salzburgo em dezembro?

Mala com roupa|©Craig Adderley
Mala com roupa|©Craig Adderley

A cidade natal de Mozart, Salzburgo, tende a ser muito fria em dezembro. Por isso, é importante levar na mala algumas roupas quentes e algumas roupas feitas de tecidos resistentes. Desta forma, poderá manter-se quente e desfrutar de todas as actividades sazonais.

Por exemplo, é necessário levar calças compridas e casacos. Além disso, acessórios como um cachecol, um par de luvas e um chapéu. Meias de lã e botas de cano médio com boa tração são também necessárias para que se possa deslocar com conforto e segurança.