Bucareste em 3 Dias: um guia para tirar o máximo proveito da tua visita

Três dias podem parecer curtos, mas com um plano bem concebido, poderá explorar o melhor de Bucareste e as suas principais atracções. Mergulhe na essência da vibrante capital da Roménia.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Bucareste em 3 Dias: um guia para tirar o máximo proveito da tua visita

Bucareste | ©Aleksandr Osipov

Bucareste é a capital da Roménia, a cidade mais importante do país e também um dos destinos mais famosos da Europa Oriental, pelo que 3 dias podem não parecer suficientes para descobrir este lugar. No entanto, com um itinerário organizado com base na localização geográfica das atracções e uma visita intensiva, será possível ver os pontos altos da cidade e da região.

Algumas das melhores coisas para fazer em Bucareste em 3 dias incluem visitar a Villa Ceausescu, visitar o Museu Nacional da Villa, apreciar as vistas panorâmicas do Arco do Triunfo, relaxar no Parque Cismigiu, visitar o centro histórico da cidade, visitar o Castelo do Drácula, assistir a um espetáculo no Ateneu Romeno, visitar o Palácio do Parlamento e visitar o Museu dos Sentidos.

Dia 1: Visita à Villa Ceausescu, visita ao Museu Nacional da Villa, vista panorâmica do Arco do Triunfo, relaxamento no Parque Cismigiu e passeio pelo centro histórico da cidade

Vila de Ceausescu| ©lightmeister
Vila de Ceausescu| ©lightmeister

Para o primeiro dia da sua visita a Bucareste, sugiro um circuito pelo norte da cidade, que inclui os espaços verdes mais notáveis da capital romena e algumas das melhores atracções culturais, como a Villa Ceausescu e o Museu Nacional da Villa. Também se pode passear pelo centro histórico e jantar nos bares e restaurantes mais destacados deste lugar que conserva a sua estética medieval.

Visita à Villa Ceausescu

A história da Roménia está intimamente ligada aos anos do regime comunista, por isso sugiro que comece a sua viagem visitando a Villa Ceausescu. Construída para albergar a família do líder romeno Nicolae Ceausescu, a villa é um monumento arquitetónico que reflecte os excessos e a opulência da era socialista.

Uma visita à Villa Ceausescu dar-lhe-á uma visão única da vida quotidiana da família governante e uma compreensão dos excessos que levaram à Revolução de 1989 na Roménia. A história da villa está entrelaçada com a queda do comunismo na Roménia, uma vez que foi aqui que Nicolae e Elena Ceausescu foram capturados antes de serem julgados e executados.

A Villa Ceausescu pode ser alcançada através dos autocarros das linhas N113, N117, N119, 205, 282, 301, 331 e 381 e da linha de metro M2.

Reservar bilhetes para a Villa Ceausescu

Visitar o Museu Nacional da Villa

Depois de visitar a Villa Ceausescu, a próxima paragem do passeio é o Museu Nacional da Villa, que está localizado no Parque Herastrau, a cerca de 20 minutos de autocarro.

Esta exposição é uma joia cultural que permite aos visitantes mergulharem na rica história e no património artístico do país, albergando uma coleção que vai desde a arte medieval até às peças contemporâneas.

Nos corredores deste local, que é considerado um dos melhores museus de Bucareste, pode explorar uma coleção de objectos históricos, pinturas, esculturas e elementos da vida quotidiana que vão desde a Idade Média até aos dias de hoje.

A partir da Villa Ceausescu pode chegar ao Museu Nacional da Villa através das linhas de autocarro 202, 285, 331 e 335.

Comprar bilhetes para o Museu Nacional da Villa

Aprecie as vistas panorâmicas do miradouro do Arco do Triunfo

Localizado a cinco ruas do Museu Nacional da Villa, o Arco do Triunfo é um monumento construído para comemorar a participação da Roménia na Primeira Guerra Mundial e é um local que oferece um deck de observação de 27 metros de altura, a partir do qual é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

A vista do miradouro do Arco do Triunfo permite ver alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como o Palácio do Parlamento e a Catedral Patriarcal. Também poderá ver os telhados da velha Bucareste.

O Arco do Triunfo é protagonista de algumas das melhores visitas guiadas de Bucareste, e também lhe permitirá tirar algumas das melhores fotografias da capital romena.

Participe numa visita guiada em Bucareste

Relaxar no Parque Cismigiu

Parque Cismigiu| ©băseşteanu
Parque Cismigiu| ©băseşteanu

O Parque Cismigiu, em Bucareste, não é o maior espaço verde da cidade, nem o mais visitado, mas é um dos mais bonitos. Este oásis urbano, criado em 1847, é um dos mais antigos da capital romena e oferece um refúgio sereno e relaxante, ideal para uma pausa entre excursões.

Aqui encontrará um caminho ladeado de árvores, lagos, estátuas e fontes ornamentadas que criam um ambiente ideal para relaxar. E se planear visitar Bucareste no inverno, encontrará os trilhos cobertos de neve e as árvores vestidas de branco.

Para os mais pequenos, o Parque Cismigiu tem parques infantis, pelo que é também um destino ideal se planear visitar a cidade em família. As crianças podem desfrutar do entretenimento ao ar livre aqui e, se estiver a planear visitar Bucareste durante o Natal, encontrará também decorações para a véspera de Natal e ornamentos luminosos. É também um ótimo local para explorar num passeio de bicicleta.

A partir do Arco do Triunfo, pode chegar ao Parque Cismigiu através das linhas de autocarro 100 e N113 em cerca de 20 minutos.

Participe num passeio de bicicleta

Passear de bicicleta pelo centro histórico da cidade

A Cidade Velha de Bucareste é um dos lugares imperdíveis a visitar durante um passeio pela cidade, especialmente ao pôr do sol e depois de escurecer. Este bairro antigo, conhecido como Lipscani, chamará a sua atenção com a sua arquitetura medieval e ruas de pedra que ainda preservam edifícios do século XV.

Lipscani é também um dos epicentros do entretenimento em Bucareste e pode encontrar alguns dos bares e pubs mais notáveis para jantar no final do seu primeiro dia na cidade. O Caru' cu Bere é um dos restaurantes mais famosos a visitar durante a sua visita e oferece pratos tradicionais romenos numa atmosfera folclórica.

Pode chegar à Cidade Velha a partir do Parque Cismigiu, numa caminhada de cerca de 12 ruas ou no autocarro N116, numa viagem de cerca de 10 minutos.

Reservar um pub crawl

Dia 2: Visite o Castelo de Drácula e assista a um espetáculo no Ateneu Romeno

Castelo do Drácula| ©Big Page
Castelo do Drácula| ©Big Page

Depois de ter visto algumas das principais atracções no coração de Bucareste, no segundo dia proponho um passeio pela capital romena para visitar um dos locais mais visitados do país: o Castelo do Drácula, situado em Bran, nos Cárpatos. Poderá também encerrar a visita no segundo dia assistindo a um espetáculo no Ateneu Romeno.

Visitar o Castelo do Drácula

Visitar o Castelo de Drácula a partir de Bucareste é uma das melhores coisas a fazer na Roménia e permitir-lhe-á entrar na misteriosa região da Transilvânia e descobrir uma joia arquitetónica impregnada de l endas. Este icónico edifício medieval, conhecido como Castelo de Bran, é famoso pela sua ligação ao Drácula de Bram Stoker.

Embora o castelo em si não esteja diretamente ligado a Vlad, o Empalador, que inspirou o mito do Conde Drácula, a arquitetura e a localização estratégica do castelo oferecem uma experiência fascinante. Construído no século XIV para proteger a fronteira da Transilvânia, este edifício passou de fortaleza militar a residência real.

Durante a visita, pode explorar os corredores e salas do castelo e também explorar exposições que vão desde a história medieval da região até à ligação literária com Drácula.

O Castelo de Drácula pode ser alcançado por conta própria, de comboio, autocarro, táxi ou carro alugado, em cerca de 2,5 horas, ou pode optar por uma excursão organizada a partir de Bucareste, que é frequentemente incluída entre as melhores excursões a partir da capital romena.

Reservar uma visita guiada ao Castelo do Drácula

Assistir a um espetáculo no Ateneu Romeno

A visita ao Castelo do Drácula pode levar o dia todo, por isso, para terminar o segundo dia, sugiro assistir a um espetáculo no Ateneu Romeno. Este edifício neoclássico é um símbolo do rico património cultural da Roménia e a sua sala de concertos, famosa pela sua acústica refinada, tornou-se um palco emblemático para uma grande variedade de espectáculos.

Aqui encontrará principalmente concertos de música clássica, sendo a Orquestra Filarmónica George Enescu a principal protagonista dos espectáculos. O Ateneu Romeno também acolhe uma oferta cultural que inclui concertos de música contemporânea, recitais de poesia e espectáculos teatrais.

Por outro lado, o Ateneu R omeno iluminado à noite proporciona um dos melhores postais da cidade, pelo que, no final do espetáculo e antes de jantar na zona deste teatro polivalente, poderá tirar algumas das melhores fotografias nocturnas neste local. O Ateneu Romeno pode ser alcançado através das linhas de autocarro 100 e N113.

Dia 3: Visita ao Palácio do Parlamento, passeio pela avenida Unirii, descoberta dos vestígios do comunismo na cidade e visita ao Museu dos Sentidos de Bucareste.

Palácio do Parlamento| ©Dennis Jarvis
Palácio do Parlamento| ©Dennis Jarvis

O terceiro e último dia da sua viagem não lhe dará descanso, porque pode visitar o Palácio do Parlamento, que é uma das atracções mais famosas da cidade. Além disso, sugiro também um passeio pela Unirii Boulevard, descubra os vestígios do comunismo na capital romena e feche a sua viagem com uma visita ao Museu dos Sentidos, que lhe permitirá viver uma experiência imersiva completamente diferente.

Visita ao Palácio do Parlamento

O Palácio do Parlamento, construído durante o regime comunista, é considerado um dos maiores edifícios do mundo e é a principal atração de Bucareste, reflectindo a ostentação tardia do governo de Nicolae Ceausescu e a sua importância atual como sede do Poder Legislativo. Com os seus imensos salões, corredores luxuosos e pormenores ornamentados, este monumento de mármore e vidro surpreende os visitantes pela sua escala e opulência.

Embora originalmente concebido como a Casa do Povo, o edifício alberga atualmente várias instituições, incluindo o Parlamento romeno, e tornou-se um símbolo controverso da história recente do país.

Também é possível visitar o Palácio do Parlamento de Bucareste por conta própria ou com uma visita guiada. O local pode ser alcançado de metro até à estação Unirii ou de autocarro nas linhas N101, N104, N106, N114, N118 e N122.

Reservar uma visita guiada ao Palácio do Parlamento

Passeio pela Avenida Unirii

Situado em frente ao Palácio do Parlamento, o Unirii Boulevard é uma das principais artérias da cidade e também um local que, ao longo de cerca de três quilómetros, testemunha o planeamento urbano e a arquitetura socialista da Roménia da era comunista.

A história da avenida Unirii está ligada à deslocação maciça de habitantes e à demolição de bairros inteiros para dar lugar a esta avenida. Ao longo da avenida, verá uma combinação de arquitetura brutalista e monumentos emblemáticos, como a fonte em frente ao Palácio do Parlamento. A ampla avenida é também o epicentro das visitas guiadas de Bucareste.

Caminhar ao longo da Unirii Boulevard permitir-lhe-á descobrir a vida urbana e cultural da capital romena. Nas proximidades, encontrará locais como a Igreja da Ressurreição e, se planear visitar Bucareste na época do Natal, verá esta artéria repleta de decorações natalícias.

Participe numa visita guiada em Bucareste

Descubra os vestígios do comunismo na cidade

Depois de percorrer a avenida Unirii, uma das melhores maneiras de conhecer o espírito de Bucareste é descobrir os vestígios do comunismo na cidade. Esta experiência permitir-lhe-á também resgatar as memórias de um dos períodos mais negros da história local.

Durante o passeio, é possível visitar os edifícios públicos de Lipscani, bem como o Museu do Comunismo, que oferece uma imersão profunda na história deste período através de exposições, fotografias e testemunhos reveladores. Explorar os cantos e recantos da cidade por conta própria pode ser uma experiência introspectiva, mas também pode participar numa visita guiada para uma perspetiva mais contextualizada.

A partir da Unirii Boulevard pode chegar aos edifícios públicos da Cidade Velha numa caminhada de 10 minutos e ao Museu do Comunismo nos autocarros N110 e N115.

Participe numa visita guiada ao comunismo

Visitar o Museu dos Sentidos em Bucareste

Visitar o Museu dos Sentidos em Bucareste permite-lhe embarcar numa fascinante viagem sensorial que desafia a perceção e estimula os sentidos de formas inesperadas. Este museu inovador é uma experiência interactiva única concebida para explorar as maravilhas e os mistérios do mundo que o rodeia, razão pela qual tem sido considerado um dos melhores museus de Bucareste desde a sua abertura.

Nas várias salas desta exposição interactiva pode mergulhar em ilusões de ótica, desafios tácteis e experiências sonoras que despertam a curiosidade e questionam a realidade.

O Museu dos Sentidos também oferece uma oportunidade única de participar ativamente na exposição, tocando, sentindo e explorando cada canto, proporcionando um espaço lúdico e educativo para visitantes de todas as idades, tornando-o um destino ideal para famílias e grupos.

Este local, que pode ser alcançado a partir do Museu do Comunismo numa viagem de 15 minutos nas linhas de autocarro N1, N110, N115 e N116, é um destino ideal para famílias e grupos.

Reservar bilhetes para o Museu dos Sentidos

Itinerário da visita de 3 dias a Bucareste

  • Dia 1
  • Visita à Villa Ceausescu
  • Visita ao Museu da Villa
  • Ver o Arco do Triunfo
  • Passeio pela cidade velha
  • Dia 2
  • Visita ao Castelo do Drácula
  • Apreciar as vistas das montanhas dos Cárpatos
  • Participar numa visita guiada ao castelo
  • Assistir a um espetáculo no Ateneu Romeno
  • Dia 3
  • Visitar o Palácio do Parlamento
  • Passeio pela avenida Unirii
  • Seguir as pegadas do comunismo
  • Visitar o Museu dos Sentidos

Com esta excursão de 3 dias, descobrirá os principais sítios de Bucareste e dos seus arredores. Terá também a oportunidade de mergulhar na cultura local, aprendendo sobre a história desta cidade e também sobre a essência romena encontrada na arquitetura eclética dos seus edifícios e na beleza das suas ruas.