Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Cagliari
A capital da Sardenha é um destino subestimado que o receberá com praias quentes, achados arqueológicos e uma fascinante salina rosa frequentada por flamingos. Alguns dias serão suficientes para mergulhar em degustações de vinhos, fazer um passeio de barco ou explorar os seus recantos naturais.
Algo que a torna tão encantadora é o contraste entre os seus bairros medievais e coloridos, além de ser construída sobre sete colinas: Castello, Colle San Michele, Colle di Bonaria, Monte Urpinu, Monte Claro, Tuvu Mannu e Tuvixeddu. Ansioso por conhecer este diamante italiano? Deixo-lhe algumas recomendações sobre as melhores atividades e locais em Cagliari.
1. Delicie-se com os bairros e monumentos mais bonitos, a bordo de um carro vintage
Para criar um itinerário completo, deve ter em conta que Cagliari tem quatro bairros históricos: Castello, Villanova, Stampace e Marina. Em cada um deles, encontrará uma faceta diferente da cidade, sejam muralhas, arte de rua, passeios marítimos ou miradouros.
Se quiser visitar estes bairros históricos, vai adorar reservar um passeio vintage por Cagliari. É uma experiência original que o convida a subir num veículo dos anos 60 para passear pelas zonas e monumentos mais destacados. O melhor é que geralmente incluem paragens curtas para que possa apreciar a arquitetura e tirar muitas fotografias.
Castello
Em Castello espera-o a zona mais antiga de Cagliari, com fachadas ricamente decoradas que evidenciam a passagem da arquitetura gótica e barroca. Vale a pena perder-se no labirinto de ruas de calçada, edifícios históricos, torres pisanas e subir a colina que costumava ser um bairro exclusivo da classe alta.
- Catedral de Santa Maria: foi construída no século XIII sobre uma antiga cripta, mas ao longo da história sofreu várias transformações e adotou vários elementos da Catedral de Pisa, por isso vai adorar.
- Bastione di Saint Remy: fica sobre as antigas muralhas da cidade e é um espetáculo visual completo. No seu interior, pode ver antigas estruturas militares na Galleria dello Sperone e exposições culturais na galeria Passeggiata Coperta. Ou então, suba ao Terraço Humberto I e delicie-se com as vistas panorâmicas.
- Torre de San Pancrazio: explore a herança cultural numa das torres mais antigas e emblemáticas de Cagliari. Pode subir até ao miradouro e apreciar a vista para o mar.
- Anfiteatro Romano: este edifício irá transportá-lo para a antiga Sardenha, onde poderá ver as arquibancadas e a arena para imaginar os espetáculos que eram apresentados.
Villanova
Villanova contrasta notavelmente com o bairro de Castello pelo seu ambiente vibrante e colorido, onde se destacam as casas típicas decoradas com plantas. Embora seja menos conhecido do que outros bairros, será sempre divertido caminhar pelas suas ruas autênticas e desimpedidas. Ficará agradavelmente surpreendido com os murais e graffitis, especialmente na Via San Saturnino, uma joia que poucos aproveitam.
No coração do bairro, esperam por si as suas praças, que são o ponto de encontro de muitos italianos e, a partir daqui, é fácil chegar a monumentos como:
- Igreja de San Giacomo: tem uma fachada impecável que encanta com seu estilo gótico catalão.
- Basílica de San Saturnino: provavelmente não se parece com nenhuma igreja que já tenha visto antes, pois é uma construção paleocristã que data do século V d.C. A sua localização estratégica junto a uma antiga necrópole torna-a uma paragem obrigatória.
Stampace
Stampace divide-se no bairro alto e no bairro baixo de Cagliari e é ideal para parar em miradouros e visitar as ruínas do que outrora foram edifícios imponentes. Aqui, o tempo parece ter parado e destaca-se pela sua simplicidade que, de alguma forma, consegue roubar as atenções. Talvez seja porque ainda se pode respirar no ar a autenticidade e as tradições dos artesãos, carpinteiros e ferreiros que habitaram as suas ruas.
Alguns locais que deve visitar são:
- Jardim Botânico: um oásis com mais de 500 espécies de plantas.
- Baluarte de Santa Croce: não fica diretamente no bairro, mas na parte alta e é ideal para contemplar Stampace e o resto da cidade.
Marina
Caminhar pelo bairro marítimo de Cagliari é um verdadeiro deleite. Pode perder-se pelas suas ruas perpendiculares ou caminhar pela Via Roma, que margeia o mar e oferece um passeio panorâmico entre os veleiros do porto, oficinas de artesanato e galerias de arte. Esta zona é famosa pela sua variedade de restaurantes e trattorias, ideais para saborear pratos de marisco fresco.
2. Inscreva-se na rota do vinho no coração da capital da Sardenha
Na Sardenha, a cultura vinícola é muito importante, pois produz uvas de alta qualidade que refletem o terroir da ilha: a combinação perfeita entre solo, clima, uvas e a habilidade italiana para criar sabores intensos, frescos e frutados.
Embora na cidade encontre uma infinidade de bares e restaurantes onde pode desfrutar de um bom vinho Cannonau ou Vermentino, nada como aprender sobre a produção em adegas, vinhas e quintas. Ficará encantado com a hospitalidade sarda e compreenderá que o segredo por trás disso são as tradições ancestrais e a paixão dos vignaioli, os famosos viticultores da ilha.
Aviso que é difícil resistir ao vinho sardo, mas vai adorar sucumbir aos seus encantos e descobrir Cagliari através dos sentidos. Para este tipo de experiências, é mais confortável reservar um tour de vinhos em Cagliari, pois geralmente inclui transporte e uma degustação numa adega cheia de charme.
3. Faça um passeio de barco
Cagliari é uma cidade que se revela em todo o seu esplendor a partir da tranquilidade de um passeio de barco. A bordo, você se deleitará com a costa sarda e poderá sentir a brisa marinha, enquanto navega por suas enseadas escondidas e mergulha nas cores do litoral mediterrâneo.
Estará no meio de uma zona endémica de pradarias de posidonia, um ecossistema que só se forma em certos pontos do Mediterrâneo e encanta com estrelas-do-mar, pargos e chocos. Embora seja uma atividade agradável em qualquer época do ano, é mais apreciada sob os raios de sol do verão e da primavera.
Reservar uma excursão de barco por Cagliari pode ser muito divertido, pois geralmente fornecem uma câmara subaquática para capturar os segredos do mar. Além disso, pode escolher entre experimentar esta maravilhosa atividade pela manhã ou no início da tarde e aproximar-se das principais atrações da costa:
- Calamosca, esta baía é um segredo bem guardado pelos habitantes locais, que encanta com praias tranquilas e águas cristalinas.
- Poetto, a praia mais famosa de Cagliari e uma excelente parada para praticar snorkel.
- Sella del Diavolo, se a observar atentamente, poderá perceber que tem uma forma peculiar. Segundo a lenda, isso deve-se ao facto de o diabo ter atirado a sua cadeira para aqui após uma luta nos céus do Golfo de Cagliari.
4. Aprenda a preparar culurgiones, a massa recheada da Sardenha
Para se conectar com as tradições culinárias da capital da Sardenha, pode se inscrever em uma aula de culinária de culurgiones. A massa recheada é deliciosa e tem nuances semelhantes às raviólis, mas todos os seus segredos serão revelados por um cozinheiro local. Geralmente, terá três horas para aprender a fazer os dobras e formar o bolinho sem que o recheio saia.
É claro que uma refeição italiana não está completa sem um bom vinho, entradas e sobremesa. Não se trata apenas de seguir a receita, mas também de mergulhar na sua história e personalizar o recheio de acordo com as suas preferências, escolhendo entre batata, queijo pecorino, ervas aromáticas, espinafre e azeite. No final da aula, você provará suas próprias criações e comerá até ficar satisfeito. Nada como levar um pedaço de Cagliari para casa!
Se você vai ficar vários dias, é claro que pizza, massa e gelato! Mas não deixe de provar outras delícias locais:
- Sebadas, uma massa frita recheada com queijo fresco e aromatizada com casca de limão ou laranja.
- Burrida, um guisado de pintarroja (um tipo de tubarão) marinado.
- Amaretti, biscoitos crocantes de amêndoas doces e amargas.
- Pardulas, tarteletes recheadas com ricota.
5. Chegue ao Parque Regional de Molentargius-Saline de bicicleta
Se planeia alugar uma bicicleta ou reservar um passeio de bicicleta por Cagliari, não deixe de pedalar até o Parque Regional de Molentargius-Saline, famoso por suas salinas cor-de-rosa e flamingos da mesma cor que se exibem e brincam na água. Esta joia pouco conhecida fica em Assemini, a zona industrial da cidade.
Aqui também pode ver antigas salinas e moinhos de vento e descobrir a sua história. Originalmente, extraía-se sal, o que estava a deteriorar o ecossistema. Por isso, esta prática foi interrompida em 1985, deixando apenas vestígios do que costumava ser e tornando-se uma área protegida
Mas, se fosse a si, ficaria aqui, depois de um tempo seguiria para as praias de Cagliari e de lá para o Farol de Capo Sant'Elia, uma paragem que encanta com as vistas do golfo mediterrâneo, da praia Poetto e da Sella del Diavolo. A área circundante tem várias trilhas para caminhadas e ciclismo, então um passeio de bicicleta é a desculpa perfeita para se aproximar da história marítima.
6. Descubra os enclaves naturais de Cagliari
Além das praias, da boa comida e dos bairros históricos, Cagliari é conhecida pelos seus encantos naturais. As montanhas da Sardenha têm ecossistemas diversificados, resultado da atividade vulcânica e da erosão. É bastante agradável fazer uma caminhada, mas talvez queira experimentar algo diferente e reservar um passeio de jipe pela natureza em Cagliari.
Um passeio deste tipo é perfeito para serpentear entre as florestas e vales que rodeiam a capital, e até chegar à fascinante reserva florestal Is Cannoneris, onde pode apreciar a vida selvagem entre javalis, águias reais e falcões peregrinos. Pode dar um mergulho nas enseadas e baías de praias pouco exploradas como Chia, Porto Zafferano e Tuerredda, esta última uma baía peculiar em forma de meia-lua.
7. Perca-se pelas passagens subterrâneas da cidade
Nas profundezas de Cagliari escondem-se histórias interessantes, não perca nenhuma! As passagens subterrâneas foram uma resposta à Segunda Guerra Mundial, sendo utilizadas principalmente como abrigos antiaéreos. Algumas são mais antigas e eram utilizadas para recolher água armazenada para períodos de seca.
Eles se tornaram uma atração imperdível, na verdade, a maioria está localizada nos bairros de Stampace e Marina e entre os principais estão:
- Túnel da Galleria Rifugio dell'Istituto dei Salesiani.
- Túnel-Refúgio do Colégio Salesiano.
- Cripta de Santa Restituta.
- Área Arqueológica de Santa Eulalia.
8. Aventure-se num piquenique com burros sardos
Se quiser mudar um pouco de cenário e combinar a natureza com a excelente gastronomia de Cagliari, por que não experimentar um piquenique com burros sardos? É uma experiência famosa para respirar ar puro e interagir com esta espécie amigável. Terá liberdade para acariciá-los e aproximar-se até onde o seu tratador recomendar.
Mais tarde, poderá passear pelo pomar e provar queijos artesanais acompanhados por deliciosos vinhos locais e outros aperitivos que tornarão este piquenique inesquecível. Geralmente, é realizado no parque nacional de I Sette Fratelli, uma maravilha nos arredores da cidade.
9. Passeie de comboio turístico por Cagliari
A partir da Piazza del Carmine, pode desfrutar de um passeio no comboio turístico de Cagliari, que lhe permite conhecer as principais atrações turísticas em aproximadamente 45 minutos. A bordo, poderá desfrutar dos comentários informativos de um audioguia e experimentar um percurso que combina áreas estreitas e de difícil acesso, bem como as vias mais importantes do centro da cidade.
Não oferece paragens livres, mas pode ser útil se quiser familiarizar-se com a cidade ou desfrutar de um passeio tranquilo. Além disso, se for com crianças menores de três anos, pode obter um bilhete gratuito para elas.
10. Aproveite uma escapadela pelos arredores
Durante umas férias mágicas na costa italiana, a única regra é nunca dizer não aos planos que lhe são oferecidos. Existem várias excursões interessantes que podem tornar o seu itinerário mais interessante, quer goste de escapadelas na natureza, sítios arqueológicos ou cidades semelhantes a Cagliari (mas com menos turistas). Há para todos os gostos!
Excursão a Barumini e Giara di Gesturi
Muitas pessoas são atraídas pelos nuraghi que a Sardenha esconde, uma construção megalítica e um testemunho da comunidade nurágica, os habitantes da ilha durante a Idade do Bronze. Reservar uma excursão a Barumini e Giara di Gesturi a partir de Cagliari permite-lhe comprovar isso por si mesmo e ver uma raça de cavalos selvagens no Parque da Giara. Toda a diversão sem se preocupar com a logística!
Excursão privada a Su Nuraxi
Se você acha os sítios arqueológicos interessantes, então vai se divertir muito ao reservar uma excursão privada a Su Nuraxi saindo de Cagliari. Esse tipo de experiência oferece um itinerário completo que permite aprofundar-se nas tradições da ilha e ouvir a história por trás de suas ruínas. Além disso, geralmente inclui uma parada na reserva natural de Molentargius-Saline, o que é ótimo para otimizar o seu tempo.
Excursão a Alghero
Umas férias em Cagliari são a desculpa perfeita para conhecer outro destino da Sardenha, nada melhor do que reservar uma excursão a Alghero, uma cidade murada a três horas de distância. Claro, pode considerar isso se tiver espaço no seu itinerário e se quiser passear pelo centro histórico, tão encantador quanto o da capital, mas menos movimentado.
É claro que não irá tão longe apenas para ver a cidade, também terá a oportunidade de mergulhar na piscina de água salgada da caverna Grotta del Bue Marino, escondida entre as famosas Grutas de Neptuno. Terá tempo para ver outros nuraghes e achados arqueológicos no Complexo de Palmavera, ou dar uma olhada nas tumbas da Necrópole Anghelu Ruju.