10 coisas para fazer em Toulouse

10 coisas para fazer em Toulouse

    Mais sobre: 10 coisas para fazer em Toulouse

    Muito perto da fronteira com Espanha, espera-te uma maravilhosa escapadela a Toulouse. É conhecida como a Cidade Rosa pela cor característica das suas casas e edifícios de tijolo, que contrastam com o rio Garona. Aqui a diversão, a boa comida e um bom vinho para acompanhar cada plano estão garantidos.

    Mergulhe na cultura francesa nos seus vinhedos urbanos ou participe numa tarde de Apéro com amigos, como faria um morador local. Também tem museus, percursos de bicicleta, passeios de tuk tuk e escapadelas a cidades e vilas antigas. A seguir, deixo-lhe um guia com os locais imperdíveis.

    1. Entre no coração de Toulouse

    Catedral de Toulouse| ©Frédéric Neupont
    Catedral de Toulouse| ©Frédéric Neupont

    Ao chegar a Toulouse, não perca tempo. Depois de descansar um pouco no seu alojamento, pode sair para se familiarizar com os encantos locais. Um bom ponto de partida é o coração da cidade, perto da Place du Capitole. A partir daí, deixe-se levar pela história e pelo ambiente vibrante para conhecer maravilhas como a Catedral de Toulouse, a Basílica de Saint-Sernin e o Museu dos Jacobinos.

    Há muitas coisas para ver, por isso o mais conveniente pode ser contratar uma visita guiada por Toulouse. Este tipo de experiências pode ser personalizado para ter um itinerário feito à medida. Parece-me a oportunidade perfeita para sair do lugar comum e combiná-lo com paragens gastronómicas à sua escolha.

    Place du Capitole

    Este costuma ser o ponto de partida das visitas guiadas, pois está conectado a várias ruas importantes. Aqui esperam por si algumas das principais atrações turísticas, como o Teatro Nacional e a Prefeitura de Toulouse. A atmosfera desta praça é espetacular de dia e de noite e acredita-se que todos os caminhos terminam aqui.

    Se tiver tempo, aproveite a entrada gratuita no Capitólio e delicie-se com as suas salas históricas que abrigam obras de arte, bustos de personagens famosos e outras maravilhas que o mergulham na história de Toulouse. À noite, ela se ilumina oferecendo um espetáculo de luzes, enquanto aos sábados é organizado um mercado bem em frente.

    Catedral de Toulouse

    Uma das paradas que sugiro incluir é a Catedral de Toulouse, também conhecida como Catedral de Saint-Étienne. Tem um design original e, ao entrar, é impossível ignorar o altar barroco e os vitrais do século XIV. A sua história é maravilhosa, já que os primeiros registos desta igreja datam do ano 844, numa carta de Carlos II da França.

    Ao longo da história , sofreu várias modificações e restaurações devido a guerras, incêndios e outros eventos históricos que deixaram a catedral em ruínas. Destaca-se também o seu belo campanário, cuja forma se assemelha a um ninho de andorinha.

    Basílica de Saint-Sernin

    Se quiser visitar o local de descanso de São Saturnino, o padroeiro de Toulouse, então tem que se dirigir à Basílica de Saint-Sernin. Este é um dos maiores templos românicos da França e entre os seus elementos destacam-se o altar-mor, o campanário e as capelas escalonadas.

    Contrate uma visita guiada por Toulouse

    2. Pedale pelo Canal du Midi

    Ponte em Toulouse| ©Frédéric Neupont
    Ponte em Toulouse| ©Frédéric Neupont

    Pedalar pela Cidade Rosa é algo que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida. Há inúmeras estações de bicicletas espalhadas por Toulouse, então pode alugar por horas ou dias e aproveitar as ciclovias para evitar o trânsito e as multidões.

    Pode começar pelo Canal du Midi, uma antiga estrada cercada por vegetação exuberante, onde verá barcos ancorados e as profundezas do canal dos dois mares. É assim chamado porque liga o rio Garonha ao mar Mediterrâneo. E se decidir ir com um guia, poderá chegar até ao Túnel de Malpas e atravessar os Ponts Jumeaux, uma série de pontes concebidas para interligar toda a cidade.

    Se for mais longe, poderá chegar a campos de girassóis e vinhas. Também passarás pelas eclusas, das quais, na minha opinião, a que mais te deixará sem fôlego é a eclusa de Fonseranes, pela sua beleza incomparável. Em geral, existem diferentes rotas que podes fazer para ver os pontos turísticos imperdíveis da cidade, bem como as suas praças e recantos escondidos. Mas, sem dúvida, atravessar a Pont Neuf e o Quai de la Daurade deixarão as melhores lembranças do rio Garonha.

    Esta cidade está repleta de ruas de paralelepípedos e monumentos históricos que valem a pena visitar. E se não quiser perder nada, pode sempre reservar um passeio de bicicleta por Toulouse. Um guia local fornecerá informações relevantes à medida que o passeio avança e terá um itinerário otimizado para pedalar por muitos lugares em tempo recorde.

    Reserve um passeio de bicicleta por Toulouse

    3. Delicie-se com a cena gastronómica do Mercado Victor Hugo

    Gastronomia de Toulouse|©HEN-Magonza
    Gastronomia de Toulouse|©HEN-Magonza

    Uma parada gastronómica é sempre bem-vinda, especialmente numa cidade rica em sabores e tradições como Toulouse. Pode começar pelo Mercado Victor Hugo, que é coberto e recebe-o com uma atmosfera animada e uma infinidade de barracas que convidam a comer até cair. Aqui, os aromas são irresistíveis e pode dar uma olhada nos produtos frescos, que incluem frutas, queijos e a mítica salsicha de Toulouse.

    A gastronomia de Toulouse ganha vida neste mercado e pode aproveitar degustações de comida e vinho em suas cerca de 80 barracas, por isso é difícil decidir onde comer ou quais valem a pena.

    Contratar um tour gastronómico pode ajudar a conhecer as melhores bancas do mercado enquanto um guia apresenta a cena culinária. Em cada parada , ele contará sobre as receitas e a origem de cada prato. Além disso, poderá ver como cozinham lentamente um Cassoulet numa panela de barro enquanto descobre porque é considerado o prato estrela da gastronomia local.

    Ao sair, não se esqueça de ir ao seu Apéro, uma tradição francesa muito semelhante às tardes de tapas em Espanha. Os franceses costumam reunir-se nas principais praças e cafés para relaxar e socializar com amigos e familiares acompanhados de bebidas como vinho, vermute ou cocktails e tábuas de queijos, bolos, enchidos e outros aperitivos.

    Contrate um tour gastronómico por Toulouse

    4. Combine um passeio pelo centro histórico e pelo bairro de Saint-Cyprien

    Edifícios do centro histórico de Toulouse| ©Frédéric Neupont
    Edifícios do centro histórico de Toulouse| ©Frédéric Neupont

    É claro que não pode deixar Toulouse sem visitar o centro histórico e perder-se pelos seus bairros encantadores. Embora caminhar seja divertido, chega um ponto das férias em que já não dá mais. E esta parece-me a desculpa perfeita para adicionar uma atividade diferente, como reservar um passeio de tuk tuk por Toulouse. Subirá num veículo elétrico que desliza facilmente entre o trânsito e as ruelas escondidas.

    Chegará aos principais pontos de interesse do centro histórico, onde o esperam as ruas mais comerciais, casas de pedra e o bairro Carmes, famoso pelo seu mercado, as adegas e as suas paragens que enriquecem o paladar.

    Também poderá visitar locais pouco conhecidos e zonas emblemáticas como o bairro de Saint-Cyprien. No passado, era uma zona de peregrinação e refúgio de exilados. Atualmente, encanta pelo seu ambiente cosmopolita à beira do rio, sobretudo no verão.

    Reserve um passeio de tuk tuk por Toulouse

    Experimente o melhor vinho de Toulouse

    5. Experimente o melhor vinho de Toulouse

    Experimente o melhor vinho de Toulouse

    Experimente o melhor vinho de Toulouse| ©Hellotickets
    Experimente o melhor vinho de Toulouse| ©Hellotickets

    Os vinhos de Toulouse são famosos, pois a região é produtora de vinho desde a Idade Média. Em várias regiões, é promovido o cultivo da negrette, uma uva que se caracteriza pelo sabor suave e acidez equilibrada, perfeita para acompanhar queijos e carnes magras. Existem diferentes tipos de vinhos e recomendo que você aproveite uma degustação variada que inclua:

    • Malbec: é um vinho robusto em que são utilizadas frutas pretas como a Carignan (cereja ou ameixa preta) e especiarias que lhe conferem um sabor único. A produção principal provém da cidade vizinha de Cahors.
    • Tannat, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon: são vinhos provenientes de Madiran que se destacam pelo seu sabor potente, obtido com frutas exóticas, couro e especiarias.
    • Vinhos de Gaillac: são uma seleção de vinhos que podem ser brancos (Sauvignon e Muscadelle) ou tintos (Braucol e Duras).
    • Négrette: é produzido principalmente em Fronton, embora haja produção em Toulouse, na vinha Domaine de Candie. Delicie-se com os sabores explosivos da sua uva, que combina com frutos vermelhos como morangos e cerejas.

    Na cidade há uma grande quantidade de bares, vinhas urbanas e adegas que oferecem uma experiência agradável. Reservar um tour de vinhos por Toulouse é a melhor maneira de desfrutar de uma seleção cuidadosa de vinhos regionais.

    O passeio é feito com um guia especializado, que partilhará detalhes enriquecedores sobre o processo de elaboração e as tradições vinícolas da região. Geralmente, são oferecidas paragens em 2 ou 3 bares emblemáticos com degustações de vinhos e aperitivos.

    Reserve um tour de vinhos por Toulouse

    Divirta-se no mundo temático Halle de la Machine

    6. Divirta-se no mundo temático Halle de la Machine

    Crianças a brincar|©MI PHAM
    Crianças a brincar|©MI PHAM

    Se procura uma experiência diferente, não deixe de comprar bilhetes para o Halle de la Machine. É um espaço cultural, artístico e de lazer que oferece workshops e um museu infantil, bem como exposições que ajudam a compreender como são criadas as suas atrações. É ideal para ir em família ou com amigos, pois poderá desfrutar de diversas atrações mecânicas. Entre as mais populares encontram-se:

    • Passeio no Minotauro Asterión: é uma máquina gigante de 14 metros de altura na qual pode subir para desfrutar de movimentos cheios de adrenalina. No seu dorso, há um templo grego de dois andares e efeitos especiais que tornam a atração ainda mais emocionante.
    • Aranha Gigante: Ariadne, a aranha, espera por si para encantá-lo com um espetáculo repleto de diversão. Fique atento para apreciar os seus movimentos graciosos, que lhe permitem subir e levantar-se até atingir 20 metros de altura.
    • Pista dos Gigantes: aqui pode ver minotauros e outras figuras mitológicas mecânicas em ação.

    Tenha em atenção que alguns bilhetes não incluem o passeio no minotauro, a Rotonda de Carré Sénart e as oficinas, uma vez que estes têm normalmente um custo adicional.

    Compre bilhetes para a Halle de la Machine

    7. Explore o Museu Aeronáutico Aeroscopia

    Museu Aeroscopia de Toulouse| ©Vasconium
    Museu Aeroscopia de Toulouse| ©Vasconium

    Esta cidade tem vários museus que irá apreciar e não pode perder o Museu Aeroscopia de Toulouse, que despertará a sua curiosidade pela aviação. Pode desfrutar de uma exposição com mais de 40 aviões, entre os quais se destacam o Airbus A300B e o Super Guppy.

    Pode até ver o interior de um Concorde, um tipo de avião que era considerado o mais rápido do mundo e no qual embarcaram estrelas como Paul McCartney e Michael Jackson. A bordo, era possível chegar de Nova Iorque a Londres em três horas, o que proporcionava uma experiência quase supersónica. Cada um tem a sua própria história e aqui pode descobri-la com um audioguia informativo.

    Também conta com experiências interativas, como um simulador que permite viver uma experiência de aviação em primeira mão. Terá exposições multimédia, ecrãs táteis e a possibilidade de ver o interior de um avião de carga militar. Sem dúvida, é o local ideal para se sentir como um piloto enquanto descobre as inovações da aviação.

    Compre bilhetes para o Museu Aeronáutico Aeroscopia com antecedência, o que lhe dá acesso a todas as áreas e poupa tempo na bilheteira.

    Compre bilhetes para o Museu Aeronáutico Aeroscopia

    8. Relaxe nos jardins locais

    Jardins| ©Hellotickets
    Jardins| ©Hellotickets

    Pode reservar algum tempo para explorar os jardins mais bonitos de Toulouse e desligar-se um pouco das zonas mais turísticas. Existem várias opções, e entre as minhas favoritas estão:

    • Jardim Japonês: neste oásis de natureza, encontrará uma réplica bastante fiel dos jardins japoneses de Quioto. Tenho a certeza de que ficará sem fôlego ao ver os seus lagos, pontes e variedade de plantas asiáticas.
    • Jardim Real: é um espetáculo completo para quem gosta de natureza. E a fonte central parece-me ideal para relaxar ou fazer um piquenique com amigos. Entre as árvores escondem-se algumas esculturas e atrai muitos turistas durante o outono e o verão.
    • Jardim des Plantes: tem de visitar este jardim se viajar com crianças, pois tem diferentes áreas para elas. Além disso, oferece uma experiência enriquecedora que o introduz no mundo das ervas medicinais e das plantas exóticas.

    9. Visite a Cidade do Espaço

    Cité de l'Espace| ©Jorge Láscar
    Cité de l'Espace| ©Jorge Láscar

    Se vai ficar vários dias em Toulouse, aproveite para visitar a Cidade do Espaço, conhecida pelos locais como Cité de l'Espace. É um parque temático ideal para explorar o espaço e os segredos da astronomia. Entre as suas principais atrações estão modelos em escala real e réplicas do foguete Ariane 5, da estação espacial Mir e de módulos da nave Soyuz.

    Tem dois planetários e não pode perder um espetáculo sobre o cosmos para sentir que está a voar pelo universo. Poderá aprender um pouco sobre a Voyager 1, a primeira a chegar tão longe da Terra, e como a NASA recuperou o contacto com a nave.

    Não perca uma parada no Terradome, uma atração que recria uma semiesfera onde você pode ver o Big Bang e o Sistema Solar. Você também tem experiências imersivas de cinema em 3D e simuladores que levam você a caminhar pela lua, testemunhar o lançamento de um foguete ou desfrutar de missões espaciais a partir da Estação Espacial Internacional.

    10. Fuja para Albi, os caminhos para a França medieval

    Cidade de Albi| ©Xiquinho Silva
    Cidade de Albi| ©Xiquinho Silva

    A pouca distância de Toulouse espera por si Albi, uma cidade fascinante que o transportará para a Idade Média. A sua beleza arquitetónica não passa despercebida e, pelo caminho, pode aproveitar paragens rápidas em aldeias antigas como Cordes sur Ciel.

    Ao chegar, a primeira coisa a fazer é perder-se pelas ruas de calçada e explorar o centro histórico, onde se encontra a famosa Catedral de Sainte-Cécile, a maior catedral de tijolo do mundo. Pode explorar ao seu ritmo e fazer paragens estratégicas nos seus locais mais emblemáticos, como o Palácio Berbie e o Museu Toulouse Lautrec.

    Muitas pessoas preferem reservar uma excursão a Albi a partir de Toulouse, pois geralmente incluem transporte em autocarro turístico e descontos para atividades imperdíveis, como museus, passeios e entradas em monumentos.

    Reserve uma excursão a Albi saindo de Toulouse

    Dicas para visitar Toulouse

    Toulouse| ©Marco 44
    Toulouse| ©Marco 44
    • Clima: os verões em Toulouse costumam ser fortes, enquanto os invernos são caracterizados por serem suaves e chuvosos.
    • Cortesia: certifique-se de cumprimentar com um Bonjour ao entrar em lojas e restaurantes, é algo muito valorizado pelos locais.
    • Segurança: em geral, é uma cidade segura e amigável com os turistas, mas há algumas áreas a evitar, como Mirail e Matabiau. São bairros inseguros devido à criminalidade e atividades clandestinas, principalmente à noite.

    Avaliações de outros viajantes

    4.6
    · 6784 Avaliações
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    A visita ao Halle de la Machine foi bastante interessante, adorei a mistura de arte e tecnologia. Não te esqueças de usar sapatos confortáveis, há muito para explorar.
  • C
    C.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma experiência única e emocionante de exploração de máquinas fantásticas - vale mesmo a pena visitar!
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Foi uma experiência fantástica! É uma experiência que nos deixa de boca aberta e que eu recomendo a todos.
  • V
    V.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei a criatividade e a originalidade do Halle de la Machine, mas a sinalética podia ser um pouco mais clara para os visitantes de primeira viagem.
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    Visitei o Halle de la Machine em Toulouse com a minha melhor amiga e foi uma experiência espetacular! Se é fã de máquinas e engenharia, este sítio é um sonho tornado realidade.