Infelizmente, esta experiência de momento não está disponível. Explore outras atividades incríveis abaixo.

As 10 melhores coisas para fazer em La Rochelle

Descubra o que ver e fazer em La Rochelle, uma encantadora cidade portuária na costa atlântica francesa. Veja os locais imperdíveis, atividades e os cantos mais charmosos para aproveitar ao máximo sua visita.

As 10 melhores coisas para fazer em La Rochelle

Mais sobre: As 10 melhores coisas para fazer em La Rochelle

La Rochelle, a cidade que se rebelou contra o rei, é um lugar onde a história e o mar se encontram numa mistura de aventura e cultura.

Esta cidade portuária, conhecida pelas suas fortalezas medievais e pela sua resistência durante o reinado de Luís XIII, é hoje uma joia da costa atlântica francesa, ideal para quem procura descobrir o seu encanto marítimo, desfrutar das suas vistas impressionantes e explorar os seus museus e ruas cheias de vida. Neste destino fascinante, esperam por si passeios relaxantes junto ao porto, experiências de aventura na natureza, uma arquitetura interessante e atividades que o farão descobrir o melhor da cidade rebelde e os seus tesouros mais escondidos.

1. Perca-se no centro histórico de La Rochelle

Catedral de São Luís| ©Selbymay
Catedral de São Luís| ©Selbymay

Um percurso perfeito para percorrer o sul de França inclui o centro histórico de La Rochelle, uma espécie de museu ao ar livre que conta a história da cidade através dos seus edifícios, arquitetura renascentista, cafés e casas de madeira, com o Grande Relógio como entrada icónica.

Ao longo do seu labirinto de ruas, pode explorar a Vieille Ville, o coração histórico de La Rochelle, e descobrir locais emblemáticos como as suas três torres, a Câmara Municipal murada que parece estar protegida por gárgulas e o Palácio da Justiça. Outro ponto de destaque são os museus da zona, como o Museu do Novo Mundo.

Por último, considerando que durante anos La Rochelle foi um bastião protestante, vale a pena visitar a Catedral de São Luís e a Torre de São Bartolomeu, património cultural que se destaca pela sua arquitetura gótica. Todos eles merecem ser conhecidos como se deve, reservando uma visita guiada.

Um passeio pelo centro histórico de La Rochelle é uma experiência sensorial única. Imagine-se a perder-se pelas ruas estreitas, descobrindo pequenas praças escondidas e lojas de artesanato. O ar salgado do mar mistura-se com os aromas da padaria e dos cafés, criando uma atmosfera mágica que também é segura para os peões.

Detalhes de interesse

  • Duração: reserve pelo menos algumas horas do seu itinerário se for apenas ver o exterior dos monumentos. Se quiser entrar, reserve meio dia.

Reserve uma visita guiada por La Rochelle

2. Visite as emblemáticas Torres de La Rochelle

Torres de La Rochelle| ©Andy Roberts
Torres de La Rochelle| ©Andy Roberts

As Torres de Saint-Nicolas, da Cadenas e da Linterna são três fortificações medievais que se erguem orgulhosamente no porto de La Rochelle, lembrando o passado defensivo da cidade rebelde.

Graças aos seus 45 metros de altura média, poderá vê-las à distância ao reservar um passeio de segway, de bicicleta ou a pé. No entanto, ao comprar bilhetes para as torres, não só desfrutará de vistas panorâmicas do Porto Velho e da costa atlântica, mas também de um passeio histórico onde aprenderá sobre a resistência de La Rochelle contra o poder real.

Cada torre oferece uma perspetiva única: os 42 metros da Torre de Saint-Nicolas são um símbolo de proteção, a Torre das Correntes, com os seus 38 metros de altura, é a guardiã da entrada do porto e a Torre da Lanterna iluminava a cidade a partir de 55 metros de altura, ao mesmo tempo que servia como prisão. Como lembrança desta última, poderá ver a história dos prisioneiros retratada em cerca de 500 grafites. É uma experiência fascinante para os amantes da história e da arquitetura medieval.

Detalhes de interesse

  • Duração: cerca de 1,5 horas para percorrer as três torres.
  • Horário: das 10h às 13h e das 14h15 às 17h30 na época baixa, com horário alargado no verão.
  • Localização: Quai du Gabut, 17000 La Rochelle.

Compre bilhetes para as torres de La Rochelle

3. Procure o arca perdida entre casas medievais

Arquitetura medieval de La Rochelle| ©Pere
Arquitetura medieval de La Rochelle| ©Pere

Os fãs de Indiana Jones devem saber que La Rochelle é o primeiro cenário da saga, já que, no início dos anos 80, Steven Spielberg ficou encantado com esta cidade portuária e a escolheu como localização para «Em Busca da Arca Perdida» Desde então, La Rochelle oferece uma divertida caça ao tesouro que atravessa a sua história medieval.

Esta atividade leva-o a percorrer ruas antigas e a descobrir recantos escondidos entre pontos emblemáticos como a Casa de Henrique II de Inglaterra e a igreja de San Salvador para resolver enigmas que revelam segredos fascinantes da cidade.

Guiado por pistas num percurso concebido para desafiar a sua inteligência, terá a oportunidade de ver os detalhes da arquitetura medieval, como arcos, varandas e torres fortificadas que, em tempos, protegeram a cidade rebelde. É uma forma perfeita de explorar, aprender e viver uma aventura diferente no coração de La Rochelle.

Detalhes de interesse

  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • O que deve saber: este percurso é realizado ao ar livre, percorrendo principalmente o centro histórico de La Rochelle.
  • Recomendação: use roupas e calçados confortáveis e comece sua busca no centro da cidade, onde receberá as primeiras pistas.

Reserve a sua caça ao tesouro em La Rochelle

4. Veja os dinossauros do Planet Exotica

Vendo um esqueleto de dinossauro| © Hellotickets
Vendo um esqueleto de dinossauro| © Hellotickets

Se é apaixonado pela pré-história e pela vida selvagem, o Planet Exotica é uma paragem obrigatória em La Rochelle. Este parque temático não só alberga réplicas realistas de dinossauros, mas também uma enorme coleção de répteis vivos, insetos e uma rica flora exótica que o mergulhará num ambiente de aventura.

Ao percorrer o parque, ficará cara a cara com dinossauros em tamanho real, caminhará entre exuberantes jardins tropicais e conhecerá de perto espécies de cobras, tartarugas e lagartos. Com atividades interativas e espaços de lazer para todas as idades, o Planet Exotica garante uma experiência educativa e divertida, ideal para quem viaja em família.

Detalhes de interesse

  • Duração: entre 1 e 3 horas, dependendo da visita.
  • Horário: aberto todos os dias da semana das 10h às 18h (verão) e das 10h às 17h (inverno).
  • Localização: 5 Av. des Fleurs de la Paix, 17200 Royan, a 20 minutos de carro do centro de La Rochelle

Compre bilhetes para o Planet Exotica

5. Visite o mercado de La Rochelle

Place du Marché, La Rochelle| © Robert Cutts
Place du Marché, La Rochelle| © Robert Cutts

O mercado central de La Rochelle é o coração da vida local e um paraíso para os amantes da boa comida. Este mercado vibrante, com a sua grande história, oferece uma amostra dos melhores produtos frescos da região.

Ao percorrer os seus corredores, poderá degustar queijos artesanais, ostras frescas, marisco acabado de pescar e uma seleção de vinhos locais que refletem a riqueza do terroir francês. É uma oportunidade ideal para provar especialidades regionais e conhecer os produtores locais, que partilham a sua paixão pelos sabores autênticos de La Rochelle.

Detalhes de interesse

  • Duração: 1,5 a 2 horas.
  • Horário: o mercado abre de terça a domingo, das 7h às 13h.
  • Endereço: Place du Marché, 17000 La Rochelle.

Reserve uma visita guiada por La Rochelle

6. Mergulhe na história do Bunker de La Rochelle

Bunker de La Rochelle| © Jean-Pierre Bazard
Bunker de La Rochelle| © Jean-Pierre Bazard

O Bunker de La Rochelle é uma relíquia fascinante e pouco conhecida da Segunda Guerra Mundial transformada em museu, cuja entrada é emoldurada por um gato preto, cuja figura encurvada evoca um ar de mistério. Este símbolo, emblema da Terceira Frota Submarina, lembra-nos os emblemáticos navios que encalharam em La Rochelle durante a guerra.

Escondido no centro histórico, este bunker foi construído em 1941 pelos nazis para proteger os seus oficiais durante os ataques aéreos aliados. Hoje, o bunker foi restaurado e aberto ao público como museu, oferecendo uma visão imersiva da história da ocupação alemã em La Rochelle.

Ao explorar os seus corredores estreitos ao longo de cerca de 300 m² e ver as salas recriadas com precisão, os visitantes experimentam como era a vida em tempos de guerra, com objetos originais, testemunhos e composições audiovisuais que oferecem uma experiência envolvente e impactante que convida à reflexão.

Detalhes de interesse

  • Duração: com cerca de 90 minutos poderá percorrer o museu.
  • Horário: está aberto de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.
  • Endereço: 8 Rue des Dames, 17000 La Rochelle.

7. Explore o Aquário de La Rochelle

Fachada do aquário| © Aquarium La Rochelle
Fachada do aquário| © Aquarium La Rochelle

Mergulhe no Aquário de La Rochelle, um dos melhores aquários da Europa, onde poderá conhecer mais de 12 000 espécies num ambiente concebido para aproximá-lo do mundo subaquático. Desde tubarões a espécies exóticas dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, os 82 tanques em salas temáticas transportam-no para habitats aquáticos únicos, com recriações impressionantes de recifes de coral e mangais.

Por outro lado, este aquário conta com instalações interativas que o tornam uma experiência educativa e envolvente, ideal para todas as idades. Aqui, não só verá peixes coloridos, mas também secções para as crianças, onde elas poderão aprender sobre a importância da conservação dos oceanos em meio a uma experiência eco-sustentável que começa assim que chega. Este é mais um motivo para viajar com crianças pela região francesa, com a possibilidade de adicionar um passeio de ferry elétrico-solar.

Detalhes de interesse

  • Duração: entre 1 e 2 horas.
  • Horário: o Aquário de La Rochelle abre diariamente das 9h às 20h na alta temporada e das 10h às 18h na baixa temporada.
  • Localização: Quai Louis Prunier, 17000 La Rochelle.

8. Descubra a biodiversidade no Parque Charruyer

Parque Charruyer| © Etienne Baudon
Parque Charruyer| © Etienne Baudon

Este parque urbano é um oásis verde que cobre 40 hectares. No centro de La Rochelle, é ideal para um momento de tranquilidade e conexão com a natureza desde o final do século XIX. Com uma extensão de quase dois quilómetros, o Parque Charruyer possui áreas arborizadas, lagoas e trilhos onde pode passear, fazer um piquenique ou simplesmente relaxar em frente aos rios Lafond e Fétilly.

Vale a pena mencionar que, após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o parque adicionou um pequeno zoológico gratuito às suas atrações. Aqui você verá patos, pavões e cabras que encantam visitantes de todas as idades. Este é um refúgio ideal para desfrutar de um descanso após um dia de exploração pela cidade.

Detalhes de interesse

  • Duração: entre 30 minutos e 1,5 horas
  • Preço: o parque é de acesso gratuito.
  • Horário: aberto 24 horas.
  • Localização: Camino de las murallas / Rue Jean Mermoz 17000 La Rochelle.

9. Siga os passos de Aimé Bonpland no Museu de História Natural

Leão em exposição no museu| ©Selbymay
Leão em exposição no museu| ©Selbymay

No Museu de História Natural de La Rochelle, os visitantes podem conhecer a vida e obra de Aimé Bonpland, o brilhante botânico ofuscado por Alexander von Humboldt, que explorou e catalogou inúmeras espécies do hemisfério sul.

Este museu abriga uma notável coleção etnográfica e de história natural, organizada em cinco níveis com uma extensão de 2.300 m². Aqui, os amantes da ciência e da botânica encontram um paraíso com a possibilidade de explorar uma coleção de cerca de 10.000 objetos que mostram a diversidade da natureza e da cultura global. O percurso começa no piso térreo, onde o esplendor do litoral francês e a sua riqueza natural são revelados. Também no subsolo é possível ver fósseis fascinantes da região.

No primeiro andar, destaca-se a girafa Zarafa, uma peça de história interessante que vem do antigo Egito otomano do século XIX e que dá início à viagem dos naturalistas por terras distantes em busca de novas espécies. Os andares superiores abrigam a coleção etnográfica da Ásia, Oceânia e América, enquanto o herbário, na área de arquivos, oferece uma janela para a obra de Bonpland, com delicados exemplares de plantas prensadas e secas pelo próprio naturalista há dois séculos.

Detalhes de interesse

  • Duração: cerca de 2 horas.
  • Localização: este museu está localizado na 28 Rue Albert 1er, La Rochelle.
  • Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.

10. Fuja para a encantadora ilha de Ré

Ponte sobre as Ilhas de Ré| ©Wikipedia
Ponte sobre as Ilhas de Ré| ©Wikipedia

Situada a apenas 10 quilómetros de La Rochelle e ligada por uma ponte de três quilómetros, a ilha de Ré é a mais popular das ilhotas próximas e é um destino perfeito para uma escapadela curta.

Aqui poderá mergulhar no estilo de vida insular enquanto percorre a ilha de bicicleta — a opção preferida —, de autocarro ou mesmo de barco. Destaca-se pelas suas estradas pitorescas, rodeadas por paisagens salinas, vinhas e pequenas aldeias de casas brancas. As suas praias, como Le Bois-Plage-en-Ré, Rivedoux-Plage e La Flotte, oferecem tranquilidade e o ambiente descontraído convida a saborear marisco fresco em algum dos restaurantes locais e a praticar desportos como o kitesurf.

Se quiser evitar as multidões, convido-o a anotar esta visita entre as coisas a fazer em La Rochelle na primavera ou no início do outono, quando poderá desfrutar da sua essência com mais calma.

Detalhes de interesse

  • Duração: recomenda-se uma excursão de meio dia ou dia inteiro.
  • O que deve saber: localizada a 10 km a leste do centro de La Rochelle.

Dica da Carla

Outra alternativa para fugir das multidões é optar por visitar a ilha de Aix, a favorita de Napoleão Bonaparte, a apenas 20 minutos de ferry. Ou pode visitar a selvagem e bela ilha de Olerón, que também está ligada por terra a La Rochelle.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 2585 Avaliações
  • N
    N.
    4
    (0 Avaliações)
    O final em frente à Câmara Municipal foi um final agradável para mim. Gostaria que tivesse havido um breve momento de café ou de descanso.
  • H
    H.
    5
    (0 Avaliações)
    Laurence (guia) foi simpático e respondeu às nossas perguntas sobre a arquitetura medieval e o comércio. Foi bom.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Visita recomendada. As restantes muralhas e a zona portuária são muito fotogénicas. Ideal para tirar boas fotografias.
  • L
    L.
    5
    (0 Avaliações)
    Embora a língua fosse o inglês, o guia foi muito claro e o passeio não foi excessivo. O guia adaptou-se ao ritmo do grupo.
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    As torres no início do percurso (Cadeia e Lanterna) são bastante impressionantes. E o guia indicou-as muito bem.