Atlanta em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Atlanta é uma cidade cosmopolita que oferece muitas coisas interessantes para fazer num dia, tanto culturais como naturais.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 8 minutos

Atlanta em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Jackson Street Bridge, Atlanta, Estados Unidos | ©Joey Kyber

A cidade de Atlanta é conhecida não só pelos seus edifícios altos, mas também pelos seus parques urbanos onde se pode ir apanhar uma lufada de ar fresco. Quer esteja interessado em história, cinema, botânica, botânica ou arte de rua, há algo para todos na cidade. Prepare-se se quiser ver tudo o que há para ver e fazer em Atlanta num só dia.

A excursão que sugiro inclui quatro locais: Westside Park, o parque que alberga o reservatório tornado famoso em séries de televisão e filmes; Centennial Olympic Park, construído para os Jogos Olímpicos de 1996; Marthin Luther King Historic Site, líder da luta pelos direitos civis das pessoas de ascendência africana; e o Atlanta Botanical Garden, onde pode ver numerosas colecções de plantas iluminadas de uma forma especial à noite.

Veja o famoso reservatório no Westside Reservoir Park

Visitar os sítios de The Walking Dead| ©Thomas Hawk
Visitar os sítios de The Walking Dead| ©Thomas Hawk

Durante a sua estadia de 1 dia em Atlanta, não pode perder o Westside Park, anteriormente conhecido como Bellwood Quarry, onde verá o reservatório tornado famoso por aparições em séries como Stranger Things e The Walking Dead. O parque é um verdadeiro pulmão da cidade e oferece uma excelente vista panorâmica de Atlanta.

Westside Park, inaugurado em 2021, está repleto de árvores, áreas verdes para desfrutar de um piquenique, ciclovias e parques infantis. Recomendo que o visite de manhã cedo para ter tempo de ver outras atracções. A partir do centro de Atlanta, pode chegar ao parque em cerca de 16 minutos de carro, ou em cerca de 40 minutos de transportes públicos.

Se já visitou a cidade ou é fã da série, pode fazer uma excursão Stranger Things em Atlanta ouThe Walking Dead, para ver os locais onde muitas cenas destas séries foram filmadas em Atlanta e muitas outras curiosidades sobre a série.

  • Horário: das 6h às 23h. O Centro de Informações do Parque está aberto das 9h às 16h.
  • Localização: 285 Andrew Young International Blvd NW, Atlanta.
  • Entrada: Gratuita.
  • Como chegar: A partir do Aeroporto Internacional de Atlanta, pode chegar em 30 minutos de carro pela autoestrada 285, ou em hora e meia de transportes públicos.

Reservar uma excursão a Walking Dead

Visite o Centennial Olympic Park no centro de Atlanta

Parque Olímpico do Centenário| ©nnever5000
Parque Olímpico do Centenário| ©nnever5000

O Cent ennial Olympic Park foi construído quando a cidade se estava a preparar para receber os Jogos Olímpicos de 1996. É um parque de 85 000 metros quadrados, com vegetação, caminhos, esculturas, uma roda gigante de 61 metros de altura, praças e fontes.

Possui a Fonte dos Anéis, que tem a forma do emblema olímpico de 5 anéis interligados. Estes anéis têm 8 metros de diâmetro e são constituídos por cerca de 250 jactos de água que atingem uma altura de 10 metros. Costumam ser harmonizados com luzes e sons várias vezes ao dia e, como se pode caminhar entre eles, muitos visitantes aproveitam para se refrescarem no verão.

À volta dos anéis estão as 23 bandeiras das cidades que acolheram os Jogos Olímpicos anteriores e, à sua volta, as 8 Torres Hermes, com 19 metros de altura, inspiradas nas torres que rodeavam os espaços públicos na Grécia antiga.

Se quiser percorrer o parque sem perder nada, pode ouvir o guia áudio do Parque Olímpico do Centenário, embora só esteja disponível em inglês.

Mais informações sobre o Parque Olímpico do Centenário

  • Horário: Todo o dia. O Centro de Informações está aberto das 9h às 16h.
  • Localização: 285 Andrew Young International Blvd NW, Atlanta.
  • Entrada: gratuita.
  • Como chegar lá: a partir do Westside Park pode chegar ao Centennial Park de carro em cerca de 10 minutos, ou de transportes públicos em 45 minutos.

Compre o seu Atlanta City Pass

Atracções perto do Centennial Olympic Park

Perto do Centennial Olympic Park estão outras atrações turísticas populares, como os estúdios da CNN, o Georgia Aquarium, o College Football Hall of Fame, o World of Coca Cola e o National Center for Civil and Human Rights. Lembre-se que com o Atlanta City Pass pode obter descontos na entrada para os locais da sua escolha.

Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos

Entre os locais próximos ao Centennial Park está o Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos, um lugar onde você pode aprender sobre a história de Atlanta. A história da cidade é marcada pela luta pelos direitos humanos e civis, cujo principal porta-voz e defensor foi Martin Luther King até ser assassinado em 1968.

Recomendo que, se não puderem entrar, pelo menos vejam a sua arquitetura moderna, com as duas grandes paredes curvas que o enquadram. Não perca também a grande escultura de água nas traseiras, com citações de Margaret Mead e Nelson Mandela.

Nas instalações do Centro, pode ver exposições interactivas sobre a história dos direitos civis nos 3 pisos do Centro.

  • Horário: de terça a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Sábados das 10 às 17 horas.
  • Localização: 100 Ivan Allen Jr. Boulevard, Atlanta.
  • Entrada: cerca de 20 euros para adultos.
  • Como chegar lá: O Centro Nacional de Direitos Civis e Humanos fica a cerca de 500 metros do Centennial Olympic Park.

Visite o sítio histórico de Martin Luther King Jr

Casa de Martin Luther King Junior.| ©Lucas J
Casa de Martin Luther King Junior.| ©Lucas J

A dois quilómetros e meio do Centennial Park encontra-se o Martin Luther King Jr. Historic Site, onde o líder nasceu e se dedicou à luta pelos direitos civis das pessoas de ascendência africana nos Estados Unidos.

Aí poderá visitar vários locais de interesse relacionados com a vida e obra do Dr. King. Recomendo que se dirija primeiro ao Dr. King Historic Site Visitor Center, onde receberá informações sobre o significado destes locais de valor histórico, social e cultural. As visitas ao local de nascimento de Martin Luther King Jr. também são organizadas nesse local e são efectuadas por ordem de chegada, com 15 pessoas por visita.

Normalmente, há muitas pessoas que querem ver a casa, pelo que recomendo que vá o mais cedo possível e que se inscreva assim que chegar, pois poderá ter de esperar para ver a casa. As visitas decorrem todos os dias, exceto em alguns feriados, das 10h às 16h.

Se estiver interessado em saber mais sobre a vida de Martin Luther King Jr e a sua luta pelos direitos civis, recomendo que faça uma visita guiada com um guia especializado que lhe contará tudo em pormenor.

Inscreva-se para uma visita guiada a Martin Luther King em Atlanta

O que ver no sítio histórico de Martin Luther King Jr

  • O local de nascimento de Martin Luther King Jr., localizado na 451 Auburn Ave.
  • A Igreja Batista Histórica, onde o líder foi batizado e pastoreado, tal como o seu pai, Martin Luther King Sr. Foi também o local de reuniões importantes para a luta dos direitos civis. Não está aberta a visitas. Situa-se no número 407 da Auburn Avenue.
  • Os painéis informativos expostos nos passeios do bairro do Dr. King referem-se à sua história. As residências foram preservadas para manter o espírito do bairro onde viveu Martin Luther King Jr., mas não é possível entrar para ver o seu interior.
  • A estação de bombeiros nº 6, uma das primeiras estações a promover a integração entre negros e brancos, serve agora de museu.
  • O Carter-King Peace Trail, um trilho de 2 km que presta homenagem aos dois laureados com o Prémio Nobel da Paz, o Presidente Jimmy Carter e o Dr. King. O trilho atravessa o Freedom Park.
  • O Passeio da Fama Internacional dos Direitos Civis, que exibe as pegadas reais de indivíduos proeminentes na luta pelos direitos civis e humanos, como Rosa Parks e o arcebispo pacifista emérito Desmond Tutu.
  • Praça da Paz, com o belo Jardim Internacional de Rosas para a Paz Mundial e mensagens relacionadas à paz de crianças de escolas da cidade.
  • O King Center, onde se encontram os túmulos de Martin Luther King e da sua mulher. Contém exposições sobre Martin Luther King, Rosa Parks e Gandhi. Localizado na 449 Auburn Ave.

Saiba mais sobre o Martin Luther King Jr. Historic Site Visitor Center

  • Horário: das 9h00 às 17h00 diariamente, exceto no Natal, no Dia de Ano Novo e no Dia de Ação de Graças.
  • Localização: 450 Auburn Ave NE, Atlanta.
  • Entrada: gratuita.
  • Como chegar lá: A partir do Centennial Park, pode apanhar um autocarro para o Martin Luther King Jr. Historic Site, que o deixará lá em cerca de 10 minutos. Existe também uma linha de metro que passa nas proximidades.

Piedmont Park e o Jardim Botânico de Atlanta

Parque Piedmont| ©Charles Green
Parque Piedmont| ©Charles Green

Outro parque a não perder é o Piedmont Park, localizado a quatro quilómetros e meio do Local Histórico Martin Luther King, Jr., a 15 minutos de autocarro. É um belo lugar para apreciar o pôr do sol na cidade de Atlanta, onde se pode tirar as melhores fotos da cidade.

O parque tem trilhas, playgrounds para crianças, o lago Clara Meer no centro, um jardim botânico e restaurantes e bares como o Willy's Mexicana Grill, que fica aberto até as 22h.

Um mapa do parque pode ser encontrado no sítio Web do Piedmont Park.

  • Horário: Todos os dias, das 6h às 23h, exceto no Natal, no Ano Novo e no Dia de Ação de Graças.
  • Localização: 450 Auburn Ave NE, Atlanta.
  • Entrada: gratuita.
  • Direcções: A partir do Martin Luther King, Jr. Historic Site, pode apanhar um autocarro para o Piedmont Park, que o deixará lá em cerca de 15 minutos.

Jardim Botânico de Atlanta

Um dos locais mais bonitos do Piedmont Park é o Jardim Botânico de Atlanta, com 12 hectares, que pode ser visitado tanto de dia como de noite. É um local dedicado à conservação das plantas, que foi concebido e cuidado até ao mais ínfimo pormenor.

No parque, é possível ver numerosas colecções de plantas de todo o mundo, um arboreto, um jardim japonês e esculturas que são verdadeiras obras de arte, como as esculturas de vidro de Dale Chihuly e a famosa escultura da Deusa da Terra, criada pela Mosaïcultures Internationales de Montréal, que se tornou um ícone de Atlanta.

À noite, as luzes são acesas e o parque adquire uma magia especial. A não perder se visitar Atlanta em dezembro.

  • Horário: diariamente das 9h às 16h e das 17h às 23h, exceto feriados. Consultar o horário de abertura no sítio Web do Jardim Botânico de Atlanta.
  • Duração: A duração média de uma visita ao jardim é de 1,5 a 2 horas.
  • Localização: 450 Auburn Ave NE, Atlanta.
  • Taxade entrada: cerca de 15 euros para a entrada geral, 25 euros aos fins-de-semana, 28 euros para visitar o parque à noite.
  • Como chegar lá: a partir do Martin Luther King, Jr. Historic Site, são 15 minutos de carro ou 25 minutos de autocarro até à entrada do jardim botânico.

Desfrute da cozinha sulista em Atlanta

Famoso prato de Waffles e Frango.| ©Jeff Keyzer
Famoso prato de Waffles e Frango.| ©Jeff Keyzer

À noite, se o seu passeio pela cidade não o tiver cansado, pode aproveitar para experimentar alguma da comida típica de Atlanta, mais conhecida como comida sulista.

Os destaques da comida sulista incluem churrasco de porco, costelas de porco mergulhadas em molho picante, frango frito e guisado de Brunswick. Mas o que eu mais recomendo é terminar o dia com uma das melhores excursões gastronómicas de Atlanta.

Alguns dos restaurantes mais famosos de Atlanta são o The Establishment e o South City Kitchen Midtown, ambos localizados perto do Piedmond Park.

Além disso, em Atlanta há muitas alternativas para desfrutar da noite, como assistir a um espetáculo de música ou de teatro, ou fazer uma excursão nocturna para ver as luzes de Atlanta, quando a cidade iluminada tem um encanto diferente.

Chegámos ao fim do percurso que lhe proponho fazer num dia em Atlanta, com os lugares mais representativos de Atlanta. Além disso, em cada etapa do itinerário encontrará informações sobre locais próximos para que possa também informar-se sobre outras opções. Espero que esta informação seja muito útil e que, se decidir passar mais alguns dias na cidade, possa desfrutar das melhores excursões de Atlanta.