Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Zaragoza
Cada recanto de Saragoça conta uma história que o fascinará. Pode perder-se pelas suas ruelas e viver a cultura aragonesa, seja numa aula de culinária espanhola ou visitando as plantações de azeite. Se há algo que esta cidade tem são monumentos encantadores como o Palácio de Aljafería, o Teatro Romano e La Lonja.
Recomendo reservar alguns dias para mergulhar numa rota histórica através da influência mudéjar, romana e eventos como a Inquisição. Nesta joia, espera-te um delicioso tapas acompanhado pela arte de rua da rua El Tubo. Se fores com crianças, não deixes de explorar o aquário da cidade e desfrutar de um passeio no autocarro turístico. Em geral, Saragoça é o destino que imagina quando procura história, gastronomia e arte.
1. Descubra os locais imperdíveis a pé
A melhor maneira de descobrir o encanto desta cidade é perder-se pelas suas ruas e passagens, onde encontrará histórias fascinantes com até 2000 anos de antiguidade. Saragoça pode ser considerada a cidade das quatro culturas, pois conservou edifícios de diferentes períodos e civilizações.
Há tantos lugares para ver que muitas pessoas optam por reservar uma visita guiada por Saragoça. Parece-me um excelente plano para explorar a fusão de culturas ao longo da sua história.
Teatro Romano de Caesaraugusta
Uma visita obrigatória em Saragoça é o Teatro Romano de Caesaraugusta, um vestígio da época hispano-romana no século I d.C. que se tornou um museu impressionante. É um dos maiores da Espanha e, na época, foi uma proeza pela sua capacidade de acomodar até 6.000 pessoas.
Vai lembrar-lhe um pouco as ruínas do Teatro Marcelo de Roma e pode visitar o interior através de passarelas e exposições interativas. Observe atentamente o seu sistema de galerias abobadadas e a fossa situada sob o palco.
Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Ao caminhar pelas ruas de Saragoça, é possível que você fique contemplando a Basílica do Pilar, uma das mais espetaculares e antigas da Espanha. Segundo a lenda, seu nome teve origem porque a Virgem Maria apareceu ao apóstolo Santiago no ano 40 d.C. e deixou um pilar como prova, bem como o pedido para construir uma igreja em seu nome.
Atualmente, é um exemplo da arquitetura barroca e pode aproximar-se para ver as suas quatro torres, onze cúpulas e o retábulo maior construído em alabastro. Aqui pode desfrutar das Festas do Pilar todos os dias 12 de outubro, onde se reflete o fervor religioso com procissões, concertos e fogos de artifício.
Seo del Salvador
A Catedral del Salvador é um monumento emblemático que encontrará em Saragoça. Vai adorá-la porque foi construída no local de uma antiga mesquita e chamará a sua atenção pelos detalhes característicos da arquitetura mudéjar aragonesa.
2. Visite o Palácio da Aljafería
O Palácio da Aljaferia é um dos poucos exemplares da arquitetura hispano-muçulmana em Espanha, com uma fachada e uma história tão espetaculares quanto a Mesquita de Córdoba e a Alhambra de Granada. Ao visitá-lo, sentirá que está a viajar pela cultura islâmica, mudéjar e renascentista e poderá descobrir a antiga residência de lazer dos reis muçulmanos da Taifa.
Ao longo dos anos, desempenhou diferentes funções, desde fortaleza até sede da Inquisição. Por isso, o seu interior chama a atenção com as suas arcadas originais e a beleza impressionante do pátio islâmico de Santa Isabel.
Reserve um tempo e não deixe de visitar o Trono do Trovador, a parte mais antiga do palácio. Se quiser visitar este palácio e descobrir outros tesouros escondidos da cidade, pode reservar um tour privado por Saragoça. Este tipo de experiência permite personalizar um itinerário de acordo com os seus interesses e mergulhar em histórias interessantes.
3. Mergulhe nas visitas históricas
Saragoça tem locais significativos de vários períodos históricos e pode organizar um itinerário para descobrir as histórias e os edifícios que deixaram a sua marca. Desde a Inquisição até ao mudéjar, é possível descobri-los por conta própria ou inscrever-se numa visita privada e personalizá-la ao seu gosto.
Saragoça da Inquisição
Alguns edifícios e ruas de Saragoça são o seu bilhete para os tons mais sombrios do passado. Embora durante a Inquisição a cidade se tenha tornado um centro religioso e cultural, foi também uma ferramenta de controlo ideológico que desencadeou a perseguição daqueles que pensavam de forma diferente. De facto, muitos foram acusados de heresia e severamente julgados.
Como mencionei, durante muito tempo o Palácio da Aljafería foi a sede da Inquisição, onde se elaboravam planos atrozes. No entanto, existem outros locais importantes para compreender este período:
- Rua dos Pregadores.
- Porta de Toledo.
- Museu de Goya.
Saragoça Romana
A Saragoça Romana ou Caesaraugusta deixou um legado arquitetónico que vale a pena conhecer. Desde o Teatro Romano até às muralhas e ao fórum, cada recanto é um testemunho do esplendor e da opulência que marcaram os primórdios da cidade. Nesta época, eram famosos os banhos termais, as arcadas (embora só restem ruínas delas nesta cidade) e as impressionantes exposições no Museu do Fórum.
Saragoça mudéjar
A influência mudéjar ainda pode ser apreciada na gastronomia, arquitetura e arte. Na verdade, se prestar atenção, notará que muitas ruas e monumentos têm padrões e cerâmicas típicos desta época. E embora seja difícil imaginar, houve uma época em que era conhecida como Medina Albaida (a Cidade Branca) porque todas as suas casas eram de gesso e cal.
Embora isso não tenha prevalecido ao longo do tempo, ainda é possível apreciar o estilo hispano-muçulmano que transformou o centro histórico, bem como o seu encanto palpável no bairro de La Magdalena.
4. Desfrute de uma aula de culinária espanhola e conheça o mercado local
Se quiser entrar em contacto com a cultura culinária do país, inscreva-se numa aula de culinária espanhola! Antes de vestir o avental, passe pelo colorido Mercado de Saragoça para desfrutar de uma experiência gratificante, onde cada banca oferece produtos frescos, como cereais e peixe acabado de chegar do mar.
Terá tempo suficiente para aprender as técnicas de corte da carne aragonesa, bem como os truques que os zaragozanos utilizam nas suas cozinhas. A aula é organizada para pequenos grupos, para que todos possam partilhar o espaço e participar cortando, misturando e cozinhando juntos.
Durante a experiência, poderá fazer novos amigos que também gostam de cozinhar e, no final, sentar-se-ão juntos para provar as suas próprias criações, saboreando cada garfada com um copo de vinho. O menu costuma ser variado e depende dos produtos da época, mas adiante-lhe que entre os pratos mais famosos da gastronomia local encontra a Borraja com Batatas e sobremesas como a Trenza de Almudévar.
Garanto que não se arrependerá se decidir reservar uma aula de culinária espanhola com um tour pelo mercado de Saragoça. Não só aprenderá as receitas, como também entrará em contacto com as tradições gastronómicas da região e levará um pedacinho de Aragão para sua casa.
5. Não perca o aquário de Saragoça
Outra atração que deve visitar é o Aquário de Saragoça, um programa imperdível para toda a família. Abriga mais de 5.000 animais de cerca de 350 espécies diferentes em 70 aquários e aquaterrários. Cada área tem as condições necessárias para a sobrevivência das espécies provenientes dos rios mais importantes do mundo: Nilo, Mekong, Amazonas, Murray e Ebro.
Na verdade, uma das suas principais atrações é a simulação de um rio na parte central, onde se concentram lontras, tubarões e crocodilos do Nilo. Em geral, tem diferentes animais e atividades educativas, como workshops sobre répteis e a possibilidade de mergulhar com animais.
Comprar bilhetes para o aquário de Saragoça com antecedência garante-lhe a entrada sem filas, e só terá de escolher o dia e a hora de acesso.
6. Delicie-se com a gastronomia local em El Tubo
Provavelmente passará algumas vezes pela rua El Tubo, onde ficará encantado com a arte de rua e os restaurantes onde se come de forma espetacular. Está sempre cheia de vida e as suas esplanadas são perfeitas para fazer uma pausa no meio da agitação. Além disso, é inevitável aproximar-se das vitrines dos bares para espreitar, pois os aromas tentadores das tapas recém-preparadas convidam-no a entrar em cada estabelecimento gastronómico que salpica a zona.
Aqui deve provar as migas aragonesas, as almôndegas de bacalhau e as torrijas. Embora seja a zona gastronómica por excelência, Saragoça irá surpreendê-lo com as suas propostas noutros locais, como a rua Coso, a Plaza del Pilar e o Mercado de Saragoça.
É altamente recomendável reservar um tour gastronómico por Saragoça, pois um especialista local irá dar-lhe recomendações sobre o que comer e onde. Vai gostar muito, pois geralmente inclui degustação de tapas e bebidas.
7. Conheça La Lonja de Zaragoza
La Lonja de Zaragoza é uma galeria de arte que oferece várias exposições totalmente gratuitas. No passado, era usada para comércio clandestino e tinha um andar secreto que funcionava como um arsenal. Pode visitá-la mesmo que planeie ficar pouco tempo, pois será uma visita curta, mas proveitosa, ideal para mergulhar nos segredos da história local.
Tenha em conta que a maioria das exposições são temporárias, por isso é difícil prever com o que ficará surpreendido. Muito perto fica El Caballito de La Lonja, uma paragem fotográfica obrigatória com uma história comovente que pode descobrir se passar pela zona com um guia ou um habitante local.
8. Suba no autocarro turístico de Saragoça
O conforto vem em primeiro lugar e, por isso, deve procurar diferentes opções para percorrer a cidade de forma rápida e eficiente. O autocarro turístico de Saragoça tem um percurso diurno e noturno que lhe será bastante útil durante as suas férias.
Um dado curioso é que, ao reservar o autocarro turístico diurno, deve comprar separadamente os bilhetes para o percurso noturno se também quiser participar no passeio noturno. No entanto, os bilhetes para o passeio noturno incluem o autocarro diurno no preço. A minha recomendação, portanto, seria que optasse diretamente pelo noturno, que é um dois em um.
Pode reservá-lo online e trocá-lo em qualquer um dos Postos de Turismo de Saragoça ou esperar e comprá-lo diretamente à sua chegada.
Rota diurna
O percurso diurno oferece 16 paragens livres para que possa organizar um itinerário personalizado. Tem a opção de fazer o percurso completo de 90 minutos e ouvir os comentários informativos do audioguia a bordo, ou aproveitar para passear pela cidade ao seu ritmo. Tenha em conta que, uma vez ativado, terá 24 horas para desfrutar do serviço.
Entre as paragens de destaque encontram-se:
- Paseo Echegaray, perto da Basílica del Pilar.
- Calle de los Diputados, perto do Palácio de La Aljafería.
- Praça de España.
- Paseo Cuellar.
- Praça da Seo.
- Passeio Pamplona.
Rota noturna
O passeio noturno não inclui paragens livres e tem uma duração de 65 a 70 minutos, com comentários informativos a bordo. Em geral, este passeio é ideal para conhecer o encanto das noites aragonesas e descobrir como elas se iluminam. Poderá ver:
- A Lonja de Saragoça.
- A famosa rua Don Jaime I.
- A Ponte de Pedra.
- O Passeio da Independência.
9. Descubra os segredos do azeite em Belchite
A região de Aragão é famosa pela produção de azeite. Por isso, a apenas quarenta minutos de Saragoça, Belchite espera por si com uma experiência enriquecedora. Aqui poderá mergulhar entre os olivais centenários, famosos pelas suas azeitonas pretas, ou parar nas plantações para aprender sobre o processo de extração.
O azeite não é apenas um excelente tempero para as refeições, mas também tem usos cosméticos. Assim, durante esta visita, poderá aprender como ele é transformado em produtos de uso diário. Além disso, é possível participar ativamente na elaboração do azeite ou aprender a harmonizar azeites com diferentes alimentos.
A ocasião é perfeita para parar na vila de Belchite, que o encantará com sua história, ruínas e vestígios da Guerra Civil Espanhola. Tenha em conta que a Cidade Velha concentra todos os edifícios antigos, abandonados e em ruínas, enquanto a Cidade Nova é uma amostra da resiliência espanhola.
Embora esteja muito perto da cidade e possa ir por conta própria com o autocarro
HIFE S.A, é mais confortável reservar uma excursão a Belchite a partir de Saragoça, que geralmente inclui transporte e uma deliciosa degustação de azeite.
10. Visite a Cartuja Aula Dei
Se quiser sair da cidade, pode considerar uma visita à Cartuja Aula Dei, um mosteiro de arquitetura mudéjar e gótica que teve vários usos ao longo da história. Além disso, a estrutura original foi uma ideia de Hernando de Aragón em 1563, mas foi confiscada dos seus proprietários durante a desamortização de 1835.
Atualmente, vale a pena dar uma olhada na igreja, que tem um claustro espetacular e um pátio muito bonito. Além disso, está rodeada por muralhas espetaculares e todos os sábados são oferecidas visitas guiadas, geralmente às 10h00 e às 11h30, ministradas pela comunidade católica Chemin Neuf.
Também pode apreciar algumas das obras mais impressionantes de Francisco Goya e solicitar o audioguia musical que o ajudará a criar uma atmosfera eclética. É claro que não pode deixar de visitar as celas dos monges, equipadas com comodidades como capela, refeitório, dormitório, estúdio, oficina e horta. Não se arrependerá de viver esta experiência, além disso, é fácil chegar lá com a linha 28 do autocarro Zaragoza Avanza.