Mais sobre: 10 coisas para fazer em Halifax
Halifax é uma cidade portuária do Canadá, situada na província da Nova Escócia. Aqui, o tempo parece ter parado na época vitoriana, especialmente em locais como a Cidadela, onde pode experimentar as tradições escocesas e descobrir a história militar.
Entre as suas fortalezas, espera-o uma viagem de descontração com inúmeros planos, como passear num veleiro histórico, subir a bordo de um veículo anfíbio ou percorrer as suas pitorescas ruas de segway. Muitos deixam passar esta joia porque desconhecem tudo o que ela tem para oferecer. É uma pena, porque Halifax tem uma estreita relação com o Titanic. Ansioso para conhecê-la? Deixo-lhe uma lista com os imperdíveis desta cidade.
1. Visite o Citadel National Historic Site
A primeira coisa que deve fazer é visitar a Cidadela de Halifax, também conhecida como Citadel National Historic Site. É um local histórico imperdível pelo seu papel na história do Canadá. Está localizado na Ilha Georges e, assim que atravessar as suas muralhas, estará a entrar na época em que os britânicos fundaram a cidade.
Além disso, a sua peculiar forma de estrela não passa despercebida e em cada esquina é possível apreciar a sua história militar. Por isso, conta com o Forte George e outras fortalezas que protegem o porto marítimo. Muitas pessoas perdem a melhor parte, pois não sabem que aqui são realizadas atividades interativas como:
- Viver uma experiência de destilação e degustação dos licores envelhecidos mais importantes de Halifax.
- Apreciar a troca da guarda todos os dias de maio a novembro. É um desfile cerimonial que inclui trajes escoceses e música típica.
- Aproveitar o tiro do canhão ao meio-dia, uma tradição escocesa com mais de 200 anos de história.
- Visitar a exposição histórica da Cidadela, dividida em várias secções que abordam diferentes épocas da cidade.
- Faça uma caça aos fantasmas e conheça a Cidadela à noite.
- Torne-se soldado por um dia e use o seu próprio kilt, aprenda a marcha do desfile tradicional, dispare a sua espingarda ou toque o tambor.
- Experimente um Natal vitoriano com música, danças e a alegria do Pai Natal.
Se não quiser se preocupar com a logística, pode reservar uma visita guiada por Halifax, já que este tipo de experiência geralmente inclui transporte e visitas aos principais pontos turísticos. A seguir, menciono outras paragens habituais neste tipo de passeio.
Pier 21
No Pier 21, também conhecido como Museu Canadiano da Imigração, pode descobrir a história de milhões de imigrantes que chegaram ao Canadá entre 1928 e 1971. Naquela época, as viagens não tinham evoluído tanto e eram uma verdadeira odisseia.
Tem dificuldade em imaginar isso? Tem exposições interativas, como o simulador de um camarote de navio, que permite experimentar como era a viagem do início ao fim. Entre os seus corredores, há testemunhos e objetos pessoais dos viajantes, pois o desafio não terminava ao pisar em solo canadiano; eles tinham que passar pelos controlos de imigração para poderem ficar no país.
Cervejaria Alexander Keith
Bem-vindo a uma das cervejarias mais populares de Halifax! A Cervejaria Alexander Keith é uma joia antiga da costa, pois foi criada em 1820. Nesta fábrica, espera-lhe um ambiente alegre com escoceses que mantêm as tradições do seu criador. Verá as pessoas a dançar, cantar e desfrutar de espetáculos divertidos que tornarão a sua visita realmente especial.
Em geral, é um grande pilar da cerveja local e poderá participar numa visita guiada vestindo trajes da época. Vai divertir-se muito e poderá conhecer a história da cervejaria, bem como provar a deliciosa cerveja India Pale Ale.
Dartmouth
A vantagem de se inscrever em visitas guiadas é a possibilidade de conhecer as cidades vizinhas. Dartmouth é um lugar pitoresco famoso por seus mercados e lendas ligadas aos assentamentos celtas e saxões. Além disso, foi refúgio de piratas e corsários e, se eu fosse você, não perderia um passeio histórico por suas ruelas.
Fisherman’s Cove
Ao pensar em Halifax, muitas pessoas têm a imagem de casas coloridas, mas a verdade é que elas estão em Fisherman’s Cove. Trata-se de uma vila de pescadores com mais de 200 anos de história, a apenas vinte minutos. É famosa pelo seu calçadão, trilhas costeiras e restaurantes de frutos do mar que recebem cinco estrelas de quem tem a sorte de visitá-los.
2. Embarque numa viagem a bordo do navio histórico Tall Ship Silva
Halifax é uma cidade ideal para relaxar, pois muitos dos seus planos permitem-lhe desligar-se. Entre eles, nada melhor do que reservar um passeio de veleiro em Halifax para conhecer outra faceta da Nova Escócia. Existem diferentes cruzeiros temáticos que abordam a história do Titanic e as histórias das guerras. No entanto, o mais popular permite-lhe subir ao Tall Ship Silva, um barco histórico que navegou pelas águas escandinavas.
Esta experiência dura normalmente duas horas e permite-lhe conhecer a história do barco, enquanto percorre a costa de Halifax. Poderá comprar bebidas a bordo para se sentar e apreciar as vistas do porto marítimo, da ponte Harbor Bridge e do parque florestal Point Pleasant.
Durante o percurso, é possível interagir com a tripulação, aproveitar para dar nós, içar as velas ou tomar o leme por alguns segundos.
3. Desfrute de um passeio no autocarro rosa de Halifax
Ao caminhar por Halifax, é impossível não notar o grande autocarro rosa que percorre as suas ruas. É uma forma prática de conhecer a cidade ao seu ritmo, pois oferece 10 paragens livres para entrar e sair quando quiser.
Pode escolher entre viajar no piso inferior e desfrutar do ar condicionado ou aproveitar o piso descapotável e deleitar-se com as vistas panorâmicas. Em ambos os casos, terá um guia turístico que partilhará histórias fascinantes sobre cada monumento e também a possibilidade de descer e subir quando quiser e quantas vezes quiser.
Tenha em conta que a frequência habitual dos autocarros varia entre 20 e 45 minutos, embora possam demorar um pouco mais na época alta. Como alternativa, tem o Pedal Bus, que é uma espécie de tuk tuk com um bar a bordo, e o Halifax Beer Bus, que combina um passeio pela cidade com paragens em cervejarias locais.
Se decidir comprar bilhetes para o autocarro turístico de Halifax, terá 24 horas para desfrutar desta atração com total liberdade e flexibilidade. A seguir, menciono algumas paragens que pode aproveitar.
Centro histórico
É claro que o centro histórico de Halifax merece uma visita. Aqui concentram-se monumentos e ruelas do século XVIII, como a Igreja Redonda de São Jorge e a Câmara Municipal. Além disso, esta zona fica a poucos minutos do porto marítimo, o que demonstra o quão acolhedora é esta cidade. Durante o seu passeio, poderá encontrar o Museu Marítimo do Atlântico, o maior e mais antigo do Canadá.
Catedral e galeria de Halifax
A Catedral Basílica de Santa Maria é uma das igrejas mais antigas do Canadá e vale a pena dar uma olhada na sua arquitetura neogótica. É uma janela para o século XIX, com seus tetos altos e vitrais com cenas bíblicas.
É claro que numa cidade tão pitoresca encontrará espaços de arte. Por isso, outra paragem de interesse é a Galeria de Arte da Nova Escócia, que oferece uma ampla coleção de peças históricas e artísticas. Se tiver sorte, a sua visita poderá coincidir com as suas atividades especiais, que incluem visitas noturnas, exposições de realismo e workshops de pintura.
4. Suba no anfíbio de Halifax, uma viagem por mar e terra
Há inúmeras opções para conhecer a Nova Escócia e, entre as minhas favoritas, está o Harbour Hopper, uma atração que combina um passeio por terra e água. Para começar a viagem, você conquistará as principais ruas, que são uma janela para a história, os monumentos e a arquitetura da cidade.
É claro que não faltarão comentários a bordo para que possa mergulhar em cada detalhe da cidade. Mais tarde, o anfíbio se transformará em um barco conversível e estará pronto para admirar a costa enquanto passa perto de outros veleiros.
Sugiro comprar bilhetes para o Harbour Hopper em Halifax com antecedência, assim poupará tempo na bilheteira.
5. Faça uma escapadela a Peggy’s Cove
A partir de Halifax, é fácil chegar a outros locais espetaculares, como Peggy's Cove, uma vila piscatória a quarenta e cinco minutos. Não pode estar tão perto de um dos locais mais turísticos do Canadá e perder a oportunidade de o visitar.
Ao chegar, a primeira coisa que verá é o famoso Farol de Peggy's Cove, que se ergue sobre enormes rochas de granito, onde o mar bate suavemente. É um local muito popular para tirar fotografias, por isso não se esqueça de posar ao lado deste monumento. Também não pode perder as casas coloridas no cais e os mercados que oferecem produtos locais.
Algumas pessoas costumam visitar o memorial das vítimas do voo 111 da Swissair, que se despenhou na vila e não deixou sobreviventes.
O mais fácil é reservar uma excursão a Peggy's Cove a partir de Halifax. Desta forma, não terá de se preocupar com a logística e poderá relaxar enquanto aprecia a vista do Oceano Atlântico. Mas não se preocupe! Estas experiências costumam oferecer tempo livre para explorar a vila ao seu ritmo.
6. Visite o Fairview Lawn Cemetery, o cemitério do Titanic
Halifax tem uma estreita relação com a história do Titanic, pois era um dos portos mais próximos e o ponto de chegada dos navios de resgate.
Por isso, o Cemitério Fairview Lawn tornou-se o local de descanso final de cerca de 120 vítimas. A história é bastante trágica, pois a maioria não foi identificada, então você verá túmulos com nomes e outros que indicam apenas a data e um número.
Você é livre para visitá-lo, mas lembre-se de manter uma atitude de respeito. Em geral, a ilha tem histórias do Titanic por toda parte e há percursos que permitem conhecer como foi o resgate. Há relatos sombrios, como o da pista de patinagem que se transformou em necrotério, onde os corpos foram empilhados enquanto tentavam identificá-los. Há também a funerária que hoje funciona como restaurante.
7. Relaxe nos jardins públicos de Halifax
Para desfrutar da cidade ao ar livre, nada melhor do que visitar os famosos Jardins Públicos de Halifax. Eles são um vestígio da época vitoriana e me parecem ideais para aproveitar a cidade como um morador local faria.
Costumam oferecer concertos ao ar livre, exposições de flores, espetáculos de violino e visitas guiadas de junho a outubro, com foco na horticultura e na história dos jardins. Lembre-se de que a maioria das atividades é sazonal e pode variar.
8. Explore o Scotiabank Centre, o hall da fama do desporto
Se gosta de desporto, não pode perder uma visita ao Scotiabank Centre. Ele está localizado no centro da cidade e é a casa do Halifax Mooseheads, o time de hóquei local. Aqui poderá descobrir a paixão pelo gelo e porque é que este desporto é tão importante no Canadá.
É claro que não pode perder um jogo e a oportunidade de viver uma das tradições canadenses. Além disso, aqui se encontra o Hall da Fama do Desporto de Halifax, que o espera com exposições interativas, coleções da equipa local e até simuladores para que experimente este desporto em primeira mão.
9. Delicie-se com um mergulho na praia Rainbow Haven em Cow Bay
Se quiser continuar a desfrutar da beleza atípica de Halifax, pode dirigir-se a um dos locais favoritos dos habitantes locais: Rainbow Haven em Cow Bay. Esta praia irá surpreendê-lo, pois é considerada um pequeno refúgio da Nova Escócia, perfeito para deixar para trás as zonas turísticas. Também é popular pela variedade de atividades para toda a família, entre as quais se destacam:
- Natação, de julho a agosto há salva-vidas disponíveis, no resto do ano é recomendável ficar perto da costa.
- Surf e caiaque
- Beachcombing, na praia pode contratar passeios guiados para descobrir locais escondidos.
- Voleibol de praia.
A praia pode ser visitada durante todo o ano, mas é mais recomendável de maio a outubro, quando os serviços de banheiros e casas de câmbio estão disponíveis. Para chegar com mais conforto, é melhor pegar um táxi ou alugar um carro, pois fica a trinta minutos de Halifax. Você também pode optar pelo autocarro da Halifax Transit até Cow Bay e, de lá, caminhar até a praia ou pedir um táxi a um preço mais acessível.
10. Explore a gastronomia da Nova Escócia à beira-mar
Em Halifax, a gastronomia canadiana funde-se com as tradições escocesas, pelo que pode encontrar uma ampla variedade de pratos. A maioria dos restaurantes oferece marisco fresco, mexilhões e os famosos cachorros-quentes de lagosta.
A cerveja artesanal é a melhor companhia para se sentar à beira-mar e apreciar a vista. Além disso, é comum encontrar Donairs, uma versão do kebab turco que se originou na Nova Escócia. É preparado com pão pita, tomate, cebola, molho de alho doce e carne.
A pizza Donair é outra estrela da gastronomia de Halifax e destaca-se pela sua mistura de sabores pronunciados. Geralmente é preparada com carne de borrego, carne de vaca, queijo, molho doce, molho à base de vinagre e especiarias.
É claro que a sobremesa nunca deve faltar e na Nova Escócia há variedade para escolher, sendo as mais populares:
- Cola de Castor, é uma sobremesa originária de Quebec que conquistou Halifax. Trata-se de uma massa frita polvilhada com canela, açúcar ou chocolate. Diz-se que a cola autêntica deve ter a forma de um castor, caso contrário, não está à altura da receita canadiana.
- Bolo de manteiga, aprecie a massa crocante e o recheio açucarado de manteiga que derrete facilmente na boca. O destaque desta sobremesa é o delicioso xarope de ácer.
Dicas para visitar Halifax
- Roupas adequadas: o clima de Halifax é bastante instável, por isso é importante levar roupas adequadas para a estação e algumas camadas extras para o caso de uma mudança de última hora.
- Horários: se for na época baixa, deve saber que Halifax costuma ser uma cidade muito tranquila, pelo que alguns monumentos e lojas fecham cedo.
- Excursões: Halifax é uma cidade facilmente acessível através de transportes públicos. No entanto, para visitar locais como a Cidadela ou Peggy's Cove, é mais conveniente procurar experiências que facilitem as deslocações.