Infelizmente, esta experiência de momento não está disponível. Explore outras atividades incríveis abaixo.

10 coisas para fazer em Glasgow

Glasgow é uma cidade de diversas experiências culturais e artísticas, tanto nas galerias de arte e museus como nas ruas.
10 coisas para fazer em Glasgow

Mais sobre: 10 coisas para fazer em Glasgow

Há muitas coisas para ver e fazer em Glasgow, uma das cidades mais importantes da Escócia e do Reino Unido, especialmente no que diz respeito à cultura e à arte, já que conta com uma grande quantidade de museus, galerias e centros culturais. As ruas também são uma tela para os artistas, que souberam embelezar a cidade com a sua arte de rua.

Se está a pensar visitar esta cidade escocesa, descobrirá opções muito diversas para desfrutar durante a sua estadia, como ver obras de arte de destaque de todo o mundo ou fazer os melhores passeios de Glasgow para conhecer a sua cultura, gastronomia e tradições, e até mesmo a sua paixão pelo futebol. Aqui vou contar-lhe o que não pode perder quando visitar esta cidade.

1. Descubra a arte urbana no centro de Glasgow

Ruas de Glasgow| ©David Rowan
Ruas de Glasgow| ©David Rowan

Glasgow é uma cidade que se destaca pela sua arte de rua e onde cada recanto é um tesouro artístico a ser descoberto. Isso começou com a iniciativa da Câmara Municipal de dar nova vida às paredes da cidade por ocasião dos Jogos da Commonwealth em 2014, e mais tarde juntaram-se as galerias de arte e os artistas independentes.

Existem cerca de 30 murais que embelezam a cidade e que pode conhecer durante a sua visita a Glasgow. A maioria encontra-se no centro, por isso é um passeio ideal para fazer a pé. Pode começar o seu passeio perto da Catedral de Glasgow, na High Street, onde se encontra o mural de São Mungo, o padroeiro da cidade, e o de Santa Enoch e o seu filho, ambos realizados pelo artista Smug.

Depois, pode seguir pela W George Street e explorar os arredores da Galeria de Arte Moderna, onde poderá ver muitos murais. Pode consultar este mapa para não perder nenhum. Outra opção é participar de um passeio guiado com um especialista local, o que é uma boa ideia se quiser conhecer o significado das obras e sua dimensão cultural de forma mais completa.

Reserve um tour de arte urbana

2. Viva a paixão pelo futebol nos estádios da cidade

Hampden Park| ©Daniel
Hampden Park| ©Daniel

Glasgow é uma cidade onde o futebol é vivido com paixão e onde pode conhecer dois estádios emblemáticos para os amantes deste desporto. Hampden Park foi o maior estádio do mundo até 1950, enquanto Celtic Park, fundado em 1892, é um dos mais antigos da Europa. Ambos já foram sede de importantes competições desportivas.

A melhor forma de conhecer estes estádios é participando em visitas guiadas com guias locais. Tenha em atenção que os horários podem mudar consoante os jogos que estiverem a decorrer, por isso é melhor reservar estas visitas com antecedência.

Estádio Hampden Park

O estádio Hampden Park é a sede da seleção nacional de futebol da Escócia, onde foram disputados torneios de importância internacional.

Se participar numa visita guiada ao estádio Hampden Park, poderá percorrer todas as instalações, desde o campo de jogo até aos balneários, e até caminhar pelo túnel por onde os jogadores entram em cena. Também pode visitar o Museu do Futebol Escocês, onde poderá ver a primeira Taça da Escócia, camisolas antigas e outras relíquias.

  • Localização: Letherby Dr, Glasgow G42 9BA, Reino Unido.
  • Horário: todos os dias, das 11h às 15h, aproximadamente. O horário pode variar quando há jogos.

Estádio Celtic Park

O Celtic Park é o estádio do lendário time de futebol Celtic Park, um dos mais bem-sucedidos do país, junto com o Rangers. É também o maior estádio da Escócia.

Durante uma das visitas guiadas ao estádio Celtic Park, poderá conhecer todas as instalações do clube, como os vestiários, a sala de imprensa e o campo de jogo, e reviver a euforia dos jogos que lá se disputam. Também poderá ver material audiovisual sobre a história do clube e os seus feitos desportivos.

  • Localização: Janefield St, Glasgow G40 3RE, Reino Unido.
  • Horário: todos os dias, das 11h às 17h30, aproximadamente. Os horários podem variar quando há jogos.

Reserve uma visita guiada ao estádio Celtic Park

3. Desfrute da gastronomia única de Glasgow

Comida em Glasgow| ©Mike_fleming
Comida em Glasgow| ©Mike_fleming

Não se conhece uma cidade completamente até se desfrutar da sua gastronomia, por isso, provar os pratos típicos de Glasgow é algo que não pode faltar na sua estadia. Além disso, se fizer uma visita guiada, os sabores da cidade e do país também o acompanharão quando fizer as melhores excursões a partir de Glasgow para conhecer as maravilhas naturais que a rodeiam.

Alguns destes pratos típicos podem ser o haggis, o prato nacional da Escócia feito à base de carneiro; Cullen Skink, a sopa típica escocesa feita com peixe, batata e leite; e Scotch Pie, um pastel recheado com carne. Também pode provar o cranachan, feito com queijo, uísque, aveia e framboesas. O que não pode faltar é o uísque, considerado uma bebida nacional, ou o refrigerante Irn-bru, que é o vício de muitos escoceses.

Um dos bairros mais recomendados pela sua gastronomia é Finnieston, onde encontrará uma grande variedade de restaurantes. Lá está o The Gannet, um restaurante que oferece pratos típicos escoceses, e o Ox and Finch, onde encontrará um menu variado.

Na cosmopolita Glasgow, também pode experimentar comida de todo o mundo, como no Hard Rock Café, onde os pratos americanos são os protagonistas. Não se esqueça de reservar com antecedência se decidir comer em algum desses restaurantes, pois são alguns dos mais populares da cidade.

4. Visite Clydeside e conheça como é produzido o uísque, a bebida nacional da Escócia

Clydeside| ©cessna152towser
Clydeside| ©cessna152towser

Provar o uísque é algo que não pode faltar na sua visita a Glasgow, pois é considerado a bebida nacional da Escócia e uma parte importante da sua cultura. Uma das melhores formas de o fazer é visitar Clydeside, uma destilaria de destaque da cidade localizada junto ao rio Clyde.

Clydeside fica num antigo edifício construído em 1877, The Old Pump House, que costumava ser utilizado em atividades portuárias. É um dos edifícios mais interessantes da cidade, com as suas amplas janelas com vista para o rio e as fotos antigas nas paredes. Lá, pode participar numa visita guiada pela fábrica para saber como o whisky é produzido e aprender a história desta bebida em Glasgow.

Se participar na visita guiada, também poderá desfrutar de uma degustação de algumas variedades de whisky. A Clydeside é especializada num single malt leve e apimentado. Também poderá levar uma garrafa, se desejar, para desfrutar durante a sua estadia.

Detalhes de interesse

  • Localização: 100 Stobcross Rd, Glasgow G3 8QQ, Reino Unido.
  • Horários: as visitas guiadas realizam-se normalmente todos os dias entre as 12h e as 15h.
  • Preço do bilhete: cerca de 21 € para adultos.

Reserve uma visita guiada à destilaria Clydeside

5. Explore o Museu e Galeria de Arte Kelvingrove

Museu e Galeria de Arte Kelvingrove| ©cattan2011
Museu e Galeria de Arte Kelvingrove| ©cattan2011

O Museu e Galeria de Arte Kelvingrove é uma instituição centenária que abriu as suas portas em 1901. É o principal museu de Glasgow e um dos mais visitados da Escócia e do Reino Unido. Está localizado no West End, um bairro cultural vibrante, às margens do rio Kelvin.

Lá poderá explorar as suas 22 galerias com coleções permanentes e temporárias muito diversas, que abrangem desde peças arqueológicas do Antigo Egito, como o sarcófago de Pa-Ba-Sa, até armaduras antigas, fósseis, objetos de design e obras de arte moderna. Entre elas destacam-se o Cristo de San Juan de la Cruz, de Salvador Dalí, e Homem com armadura, de Rembrandt, bem como obras de Botticelli, José de Ribera e Van Gogh.

O edifício também merece uma visita pela sua impressionante arquitetura, uma vez que se encontra numa mansão de estilo barroco no parque Kelvingrove, um dos principais pulmões da cidade. Tanto o museu como o parque e a Universidade de Glasgow são atrações que sempre fazem parte dos itinerários de um dia em Glasgow e que não pode perder.

Além de visitar as coleções, pode assistir a um dos concertos de órgão gratuitos que são realizados na sala principal. O órgão fez parte de uma exposição em 1901, mas acabou por ser instalado no museu, para deleite de todos os visitantes.

Detalhes de interesse

  • Localização: Argyle St, Glasgow G3 8AG, Reino Unido.
  • Horário: de segunda a quinta-feira e sábados, das 10h às 17h; sextas-feiras e domingos, das 11h às 17h. Concertos de órgão de segunda a sábado, às 13h, e domingos, às 15h.
  • Preço da entrada: gratuita.

6. Desfrute da natureza no Jardim Botânico

Jardim Botânico| ©cattan2011
Jardim Botânico| ©cattan2011

Se quiser dar um tempo na cidade e curtir a natureza, o Jardim Botânico de Glasgow é o lugar perfeito. Localizado no bairro West End, ele ocupa cerca de 11 hectares ao lado do rio Kelvin. É um dos lugares mais bonitos da cidade para passear e apreciar a diversidade de plantas de todo o mundo.

O Jardim Botânico é composto por dois viveiros vitorianos de ferro forjado, o Kibble Palace e o Hopkirk Building, onde pode ver as diversas coleções de plantas, que vão desde orquídeas a fetos centenários, árvores e flores. É também um local onde costumam ser realizados eventos, palestras, leituras e workshops, por isso recomendo que consulte o calendário para não perder nada.

Além disso, pode inscrever-se em uma das visitas guiadas que acontecem uma ou duas vezes por dia, dependendo da época. Elas são realizadas por voluntários e exigem inscrição prévia. Se for a Glasgow com crianças, este é um passeio que elas vão adorar, pois o jardim é cercado por um parque público onde costuma-se ver esquilos.

Uma forma interessante de chegar ao Jardim Botânico de Glasgow é sobre duas rodas, pois há ciclovias ao longo do rio Kelvin. Também pode participar numa visita guiada de bicicleta, que geralmente inclui a visita a espaços verdes como este jardim e o Parque Kelvingrove, além de museus e galerias de arte.

Detalhes de interesse

  • Localização: 730 Great Western Rd, Glasgow G12 0UE, Reino Unido.
  • Horário: o parque está aberto todos os dias das 7h até ao anoitecer. Os viveiros estão abertos das 10h às 18h e das 10h às 16h15 no inverno.
  • Preço da entrada: gratuito.

Reserve um passeio de bicicleta por Glasgow

7. Passeie pelo claustro da Universidade de Glasgow

Universidade de Glasgow| ©Costas Christou
Universidade de Glasgow| ©Costas Christou

A Universidade de Glasgow é uma das mais prestigiadas do Reino Unido e costuma figurar entre as 100 melhores universidades do mundo. Entre os seus alunos, conta com figuras ilustres como o filósofo Adam Smith, e até mesmo Albert Einstein já lecionou nas suas salas de aula. É também uma das atrações mais populares de Glasgow.

Localizada em frente ao parque Kelvingrove, a Universidade de Glasgow abriga vários museus dentro de suas paredes: o Museu Hunterian, a Galeria de Arte Hunterian e o Museu Zoológico. Para conhecer a universidade, pode explorá-la por conta própria ou participar de alguns dos passeios que costumam ser oferecidos pelos alunos da instituição.

Uma das partes mais bonitas da Universidade são os seus claustros góticos, onde certamente se sentirá num filme de Harry Potter. Também não pode perder os seus jardins, onde pode dar um passeio relaxante ou sentar-se nos bancos para desfrutar do ar livre. Se já viu Outlander, deve saber que os pátios serviram de cenário para a aclamada série.

Museus da Universidade de Glasgow

Estes são os museus que pode explorar durante a sua visita à Universidade de Glasgow:

  • Museu Hunterian: é um dos mais antigos da Escócia. Lá poderá ver fósseis de dinossauros, minerais e muitos estudos de anatomia em formaldeído. Há também uma coleção sobre a época romana na Escócia. Localizado no edifício principal da Universidade, abre de terça a sábado, das 10h às 17h.
  • Galeria de Arte Hunterian: contém obras de arte de pintores como Rembrandt e Rubens e uma ampla coleção dedicada ao arquiteto, designer e artista escocês Charles Mackintosh, que criou um estilo arquitetónico próprio, o Glasgow Style. A galeria está localizada no edifício principal da Universidade e está aberta de terça a sábado, das 10h às 17h.
  • Museu Zoológico: é um museu dedicado aos animais que habitam o Reino Unido. Está localizado no edifício Graham Kerr. Está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Detalhes de interesse

  • Localização: 85 Rue Dalhousie, Québec, QC G1K 8R2, Canadá.
  • Horários: a universidade está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h50, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h20. Os alunos fazem visitas guiadas de quinta a domingo, às 14h.
  • Preço da entrada: a entrada na universidade e nos museus é gratuita.

8. Visite a cervejaria mais popular da Escócia: Tennent’s

Tennent’s| ©Francesca Sandri
Tennent’s| ©Francesca Sandri

Além do uísque, Glasgow é conhecida pela sua cultura cervejeira e pela sua longa tradição na produção desta bebida. Uma das cervejarias mais populares do país, a Tennent’s, fica nesta cidade, por isso não pode perder a oportunidade de a visitar.

A Tennet’s é uma cervejaria tradicional cujas origens remontam a 1556, quando o seu fundador, Robert Tennent, estabeleceu a primeira cervejaria em Glasgow. A comercialização começou no século XVIII na fábrica Wellpark, que pode visitar nesta cidade. A tradição continuou na família até aos dias de hoje.

Durante a sua visita à fábrica de cerveja, pode participar numa visita guiada para conhecer as instalações e o processo de fabrico da cerveja. Também poderá aprender sobre a história da cerveja em Glasgow e provar as suas diferentes variedades. E se ficar com vontade, pode levar algumas garrafas para desfrutar durante a viagem.

Detalhes de interesse

  • Localização: 161 Duke St, Glasgow G31 1JD, Reino Unido.
  • Horários: as visitas guiadas costumam ser realizadas todos os dias entre as 11h e as 16h.
  • Preço do ingresso: cerca de 26 € para adultos.

9. Descubra o legado de Charles Mackintosh

Charles Mackintosh| ©zoetnet
Charles Mackintosh| ©zoetnet

Charles Rennie Mackintosh foi um arquiteto, designer e artista escocês, cuja importância costuma ser comparada à de Gaudí na Espanha. Ele criou seu próprio movimento arquitetônico, conhecido como Glasgow Style, e você pode ver seus principais expoentes nesta cidade.

Um dos edifícios mais famosos do artista é The Lighthouse, uma construção icónica com uma torre que emula um farol e onde funciona o Centro Escocês de Design e Arquitetura e o Centro de Interpretação sobre o artista.A sua escada em espiral é realmente surpreendente.

Outro dos edifícios emblemáticos projetados por Mackintosh é a Escola de Arte de Glasgow, considerada a sua obra-prima. Tem um estilo que combina estética e funcionalidade, bem como a arquitetura tradicional japonesa, o art nouveau e a arquitetura escocesa.

Também pode visitar o The Willow Tea Rooms, onde, além de admirar as obras do artista, pode desfrutar da hora do chá, uma tradição tão escocesa quanto inglesa. Este salão de chá foi fundado pela esposa do artista com o design de Mackintosh e oferece objetos inspirados na sua arte. Também pode visitar a The Mackintosh House, uma casa recriada tal como foi projetada pelo artista e sua esposa.

Detalhes de interesse

  • The Lighthouse: 11 Mitchell Ln, Glasgow G1 3NU, Reino Unido.
  • Escola de Arte de Glasgow: 167 Renfrew St, Glasgow G3 6RQ, Reino Unido.
  • The Mackintosh House: 82 Hillhead St, Glasgow G12 8QQ, Reino Unido.
  • The Willow Tea Rooms: 97 Buchanan St, Glasgow G1 3HF, Reino Unido.

10. Explore o Museu Riverside dos Transportes

Museu Riverside| ©Red Moon 15
Museu Riverside| ©Red Moon 15

O Museu Riverside é um museu dedicado aos transportes que se destaca pela sua construção vanguardista e original com formas ondulantes. Projetado pela renomada arquiteta Zaha Hadid, foi construído no século XXI na confluência dos rios Clyde e Kelvin. Tem duas entradas, uma na cidade e outra na margem do rio.

No interior do museu, que recebeu o prémio de Museu Europeu do Ano em 2013, poderá ver uma extensa coleção de cerca de 300 veículos de diferentes épocas, que vão desde bicicletas a comboios e autocarros. Também poderá ver um veleiro com mais de cem anos, o The Tall Ship at Riverside, que está ancorado no rio em frente ao museu.

Não só o edifício do Museu Riverside é uma obra de arte, como a forma como os veículos estão expostos chama muito a atenção. Muitos deles, independentemente do peso, são exibidos em prateleiras nas paredes, desafiando a gravidade.

Algo que não pode perder neste museu é a reconstrução de três ruas de Glasgow com carruagens, elétricos e outros veículos antigos, onde pode caminhar, e os dois metros que pode abordar para se transportar no tempo.

Detalhes de interesse

  • Localização: 100 Pointhouse Rd, Govan, Glasgow G3 8RS, Reino Unido.
  • Horário: de segunda a quinta-feira e sábados, das 10h às 17h; sextas-feiras e sábados, das 11h às 17h.
  • Preço da entrada: gratuita.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 5436 Avaliações
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma maneira fantástica de descobrir Glasgow! O passeio de bicicleta levou-me pelos locais mais emblemáticos da cidade.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma forma divertida de aprender sobre a cidade
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    O guia era simpático e conhecedor, e eu pude apreciar as vistas enquanto fazia exercício. Altamente recomendado!
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Glasgow Cycle Tour - diversão e exercício num só - um must para os entusiastas do ciclismo!
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Uma forma divertida e ativa de explorar Glasgow. O passeio de bicicleta permitiu-me ver a cidade de uma perspetiva diferente.